"A Intel está a matar os jogos de PC"

hum..

qualquer dia, dizem que o portatilzinho de 100 dolares esta a estragar o mercado devido a ser fraquinho...

ou que os celerons tem mts mhz mas tem menos perfomance, e isso nao ajuda a tecnologia e engana as pessoas..

como tudo na vida ha PC's para mercados difrentes ... as placas integradas sao um desses mercados ;)

btw, os gajos da vobis nao sei s eles as vezes nao sabem mesmo, ou nao querem dizer q sabem pa tentar enganar o pessoal ...
 
Exactamente. Para mim neste momento, uma GMA num portátil chega e sobra... Para o meu pai ou irmã ou mãe por exemplo, a GMA provavelmente é demasiado boa... Já para um amigo meu que gosta de jogar Oblivion, duvido que a GMA lhe sirva. Por outro lado para qualquer empresa que precise de meia dúzia de máquinas de trabalho a GMA chega e sobra e não é ao acaso que a Intel lidera o mercado das gráficas há vários anos.

Quem joga a sério não compra Celerons nem GMAs se tiver dinheiro para mais, claro está.
 
Os funcionarios da vobis nao sabem, nem têm de o saber.
Ate eu que ha uns tempos atras dominava por completo a tecnologia do Socket A, e fazia trinta por uma linha e sabia dizer de tras para a frente o melhor material a usar, so pq durante 1 ano me deixei ficar e deixei de gastar tanto tempo a ver reviews and shit like that, hoje em dia se quizesse comprar amanha 1 pc, nao saberia escolher da forma mais adequada e iria ter de ficar uma semanita a examinar e perceber todo o tipo de material ha disposiçao.

Dito isto, como é obvio um empregado da Vobis que nao tem nenhuma formaçao geral, e muito menos nenhuma especifica em informatica, e que trabalha 8 horas por dia numa caixa, ou a fazer reposiçao da loja e/ou apoio ao cliente, como é obvio nao vai chegar a casa e examinar reviews para ajudar o cliente da melhor forma quando lhe perguntarem qual é o melhor pc. isso é algo que compete ao cliente, obvio q se o cliente tiver 1 palmo de testa vai a uma loja especializada, para isso é que foram criadas as lojas de informatica "e mesmo em algumas delas, o proprio pessoal que la trabalha tah completamente OUT do mercado real, e ate poderia dar varios exemplos bem perto de minha casa, pelo menos 3", dito isto, eu acho q é algo q tem de vir do cliente, ou entao conhecer uma loja de confiança, eu por exemplo so confio numa loja em todo o portugal para me dar esse tipo de conhecimento, porque tb foi a unica onde eu fui e informaram-me devidamente e ninguem me enganou.

Se eu trabalhar como bate chapas, nao tenho de compriender como troco segmentos a 1 carro "provavelmente ate saberia, mas nao faz parte do meu main job, talvez o meu hobbie".

anyway, a intel para mim morreu ha anos, e graças a deus que a AMD subiu no mercado, porque ha uns bons anos, a intel nao tinha nenhuma concorrencia, e poderia fazer o que bem lhe apetece-se, hoje em dia, apos tais declaraçoes, talvez algo mude.


Cya
 
migueluxo disse:
Os funcionarios da vobis nao sabem, nem têm de o saber.
Ate eu que ha uns tempos atras dominava por completo a tecnologia do Socket A, e fazia trinta por uma linha e sabia dizer de tras para a frente o melhor material a usar, so pq durante 1 ano me deixei ficar e deixei de gastar tanto tempo a ver reviews and shit like that, hoje em dia se quizesse comprar amanha 1 pc, nao saberia escolher da forma mais adequada e iria ter de ficar uma semanita a examinar e perceber todo o tipo de material ha disposiçao.

Dito isto, como é obvio um empregado da Vobis que nao tem nenhuma formaçao geral, e muito menos nenhuma especifica em informatica, e que trabalha 8 horas por dia numa caixa, ou a fazer reposiçao da loja e/ou apoio ao cliente, como é obvio nao vai chegar a casa e examinar reviews para ajudar o cliente da melhor forma quando lhe perguntarem qual é o melhor pc. isso é algo que compete ao cliente, obvio q se o cliente tiver 1 palmo de testa vai a uma loja especializada, para isso é que foram criadas as lojas de informatica "e mesmo em algumas delas, o proprio pessoal que la trabalha tah completamente OUT do mercado real, e ate poderia dar varios exemplos bem perto de minha casa, pelo menos 3", dito isto, eu acho q é algo q tem de vir do cliente, ou entao conhecer uma loja de confiança, eu por exemplo so confio numa loja em todo o portugal para me dar esse tipo de conhecimento, porque tb foi a unica onde eu fui e informaram-me devidamente e ninguem me enganou.

Se eu trabalhar como bate chapas, nao tenho de compriender como troco segmentos a 1 carro "provavelmente ate saberia, mas nao faz parte do meu main job, talvez o meu hobbie".

anyway, a intel para mim morreu ha anos, e graças a deus que a AMD subiu no mercado, porque ha uns bons anos, a intel nao tinha nenhuma concorrencia, e poderia fazer o que bem lhe apetece-se, hoje em dia, apos tais declaraçoes, talvez algo mude.


Cya

eh pa, não creio que custe muito informar convenientemente o cliente.
um gajo que perceba e goste de informatica mantém-se actualizado, especialmente se trabalhar no sector.
eu se me visse a trabalhar numa loja dessas, acho que era capaz de informa decentemente um eventual cliente. tipo, basta seguir o mercado, no minimo saber o que se tem na loja.

o que acontece é que quem se candidata a essas lojas, acaba por ver exigida tanta qualificação como para um caixa do modelo ou continente. e aqui é que esta o erro.
uma mão de obra minimamente qualificada não fazia mal nenhum, e melhorava substancialmente o rendimento e imagem da loja, além de reduzir o nº de clientes insatisfeitos, por terem sido aconselhados por alguém que não percebe nada daquilo.
a vantagem do cliente da vobis, é que se compra uma treta qualquer que depois se vem aver que não gosta, tem a facilidade de poder voltar à loja e dizer que quer trocar. isto acaba por ser sempre mau para a loja, mas nestas grandes superficies acaba por ser pratica corrente.

e pior ainda, é que se calhar a mão de obra qualificada que podia estara a aconselhar os clientes a comprar como deve de ser, anda à procura de emprego.
 
Estamos a esquecer que quem tem o poder economico normalmente costumam ser os pais, e normalmente é prenda para os filhos.. Os pais não têm tempo nem para se coçar, e normalmente o mundo informático é ainda algo bastante "out of scope" da maioria, logo como tudo na vida, compram normalmente o que tem o melhor preço/qualidade que julgam ser o correcto, o que normalmente dá depois uma compra pouco acertada..

Abraços
 
viskonde disse:
btw, os gajos da vobis nao sei s eles as vezes nao sabem mesmo, ou nao querem dizer q sabem pa tentar enganar o pessoal ...

Desde q vi um tecnico da Vobis a tentar enfiar um cpu socket 775 numa mobo para socket 478, tentando forçar para ver se dava (???) já acredito em tudo.
:002:
 
ToTTenTranz disse:
Tens uma percepção estranha da realidade.. e mais não digo..

eu não entendo por gamer o puto de 12 anos que faz birra para o pai comprar a placa grafica que tem a caixa com cores bonitas ... tava a dizer gamers a serio

talvez prefiras a expressão "hardcore gamer", era esse o segmento de mercado a que me referia
 
Archangel disse:
Desde q vi um tecnico da Vobis a tentar enfiar um cpu socket 775 numa mobo para socket 478, tentando forçar para ver se dava (???) já acredito em tudo.
:002:


OMFG... Nunca se deve é forcar nada, que o tamanho minusculo dos pinos fica-se logo meia hora a arranja-los a seguir so para os desentortar, isto se nao se tiver partido nenhum :P

(eu sei do que falo uma vez ao tirar a massa termica um venice 939 escorregou.. ficaram uns 30 tortos.. Ainda por cima de um amigo meu.. Nada que uma hora a suar e com cuidado extremo.. E uma faca e dedos sem tremer nao ajudasse a recuperar :P)
 
Os tipos da vobis não percebem nada daquilo... sao uns zeros na informática.
Só para dar um exemplo.. há uns tempos atrás troquei de router... e tinha netcabo. Ora na vobis do colombo só havia um router c/ fios.

Eu perguntei-lhe se era pa cabo ou para adsl, ele disse que dava pra ambos, cheguei a casa só dava pra ADSL. Fui la de novo e berrei com eles... devolveram.me o dinheiro.
Acabei por ir a ASUS de lisboa, comprei um router mais barato, melhor e atendimento 5*.
 
Serei o unico a dizer que talvez o Mark Rein devesse pensar em desenvolver um jogo mais focado para a jogabilidade, diversão e longevidade do que tentar inventar novas formas que tornar os sistemas actuais obsoletos?

Isto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...

Todos falam sobre os "pcs rascas" não correrem os jogos como deve ser por serem muito fracos, eu cá digo que os jogos não correm nos "pcs rascas" porque serem muito fracos, bastava-lhes desenvolver dois motores graficos no mesmo jogo, eles fizeram isso no UT99, o jogo tinha 4 diferentes variantes do motor grafico, é assim tão dificil, em vez de fingir que se está a reduzir nos poligonos e afins, criar mesmo versões diferentes do motor grafico? Uma para high end, mid end e low end?

E não me venham com o "ah e tal desce a resolução e corta nisto e naquilo", basta eles escreverem trés tipos de texturas e tres tipos de geometria para aquilo funcionar...

Enfim... o Mark que se preocupe em criar um jogo exepcional em termos de diversão e longevidade que talvez as pessoas perdoem o facto do motor grafico ser estupidamente puxado para uma altura em que o homem comum tem um PC com os seus 4/5 anos e as placas graficas mal tocam nos 64mb...
 
Moralez disse:
Serei o unico a dizer que talvez o Mark Rein devesse pensar em desenvolver um jogo mais focado para a jogabilidade, diversão e longevidade do que tentar inventar novas formas que tornar os sistemas actuais obsoletos?

Isto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...

Todos falam sobre os "pcs rascas" não correrem os jogos como deve ser por serem muito fracos, eu cá digo que os jogos não correm nos "pcs rascas" porque serem muito fracos, bastava-lhes desenvolver dois motores graficos no mesmo jogo, eles fizeram isso no UT99, o jogo tinha 4 diferentes variantes do motor grafico, é assim tão dificil, em vez de fingir que se está a reduzir nos poligonos e afins, criar mesmo versões diferentes do motor grafico? Uma para high end, mid end e low end?

E não me venham com o "ah e tal desce a resolução e corta nisto e naquilo", basta eles escreverem trés tipos de texturas e tres tipos de geometria para aquilo funcionar...

Enfim... o Mark que se preocupe em criar um jogo exepcional em termos de diversão e longevidade que talvez as pessoas perdoem o facto do motor grafico ser estupidamente puxado para uma altura em que o homem comum tem um PC com os seus 4/5 anos e as placas graficas mal tocam nos 64mb...

de facto a optimização dos recursos, por parte dos jogos, é bastante decepcionante.
mas as placas graficas não se limitam apenas a ser mais rapidas, também possibilitam novas funcionalidades de programação. funcionalidades essas que não encontras em placas on-board.
e mesmo que se desenvolvam motores graficos para os variados fins, o pessoal que joga com o motor mais leve, acaba por ver um jogo totalmente diferente. que é preticamente a mesma coisa, que se reduzir a resolução e os efeitos no motor mais pesado.

se todo o software fosse exaustivamente optimizado, um PIII a 1ghz, hoje em dia ainda era uma maquina fenomenal. mas a riva TNT2, continuava a não poder apresentar jogos como apresenta uma x1900xtx.

mas, eh pa, a não optimização também ajuda os fabricantes de hardware... e tudo se vai puxando mutuamente.
se fores sozinho numa estrada se calhar vais a 110, mas se o resto do pessoal na estrada for a 150, tu se calhar vais mais depressa, independentementnte de precisares ou não.

mas em parte ate concordo com o teu ponto de vista.
 
Última edição:
acho que aquilo que um jogo simples "puxa" para aqui que um jogo "complexo" "puxa" é damasiado para o que se vê. ter uma coisita a reflectir meia duzia de imagens é preciso uma tecnologia nova? pah... para a imagem que se consegue ter num jogo de ultima geração penso que nao compensa o preço que se dá por... é precisa muita evolução no hardware para se ver alguma coisa melhorzita na imagem... enfim.
eu ca continuo a jogar sonic's, super hung on como dia o Moralez e jogos do genero. se um jogo é para divertir q inventem jogos para isso em vez de fazerem um filme. jogo o nfsmw neste pc e apenas por gostar dele e querer jogar baixo tudo... ok, perde-se muito daquilo que o jogo realmente é e se continuassemos com sonic's 2 e 3 nao havia concorrencia... mas sao opinioes :P
cumps
 
sto posso ser apenas eu que jogo Super Mario III, Super Hang-On e, na faculdade, o povo é completamente colado em Worms Armagedon ou em Warcraft III e muitos divertem-se com Tekken III e Samurai Showdown 5, podemos ser apenas uma pequena fatia do mercado que ainda se preocupa com o factor diversão...

isso e que e uma grande verdade... parece q os jogos hoje em dia, e so pa serem bons graficametne, e dps falta sempre aquilo que nos mantem agarrados montes de tempo a jogar...

worms armageddon ainda este ano nas aulas jogavamos isso lol
e um dos jogos mais jogados (ou o mais jogado) e o CS 1.6 cujo motor e super antigo...

tb acho q todos os jogos deviam ser acessiveis pos PC's mais antigos...
do tipo, iamos as opcoes, se metessemos tudo no high , precisavamos de um FX 62 pa correr, mas e fossemos la, puxassemos tudo para o very low, ate um PIII corria aquilo... :D

ai que saudades do super mario land 2...:D
 
zx-9r disse:
eu não entendo por gamer o puto de 12 anos que faz birra para o pai comprar a placa grafica que tem a caixa com cores bonitas ... tava a dizer gamers a serio

talvez prefiras a expressão "hardcore gamer", era esse o segmento de mercado a que me referia
Não é preciso ser um génio. Se tiver dinheiro para gastar, basta comprar a placa mais cara que conseguir. De certeza que não vai ficar com uma GMA like GPU...

Assumindo este factor económico, a reflexão sobre melhor solução torna-se meramente secundária...
 
zx-9r disse:
ok desculpem la o meu comentário extra-terrestre, devo viver noutra dimensão :rolleyes:
De certa forma concordo contigo. A única coisa que é preciso saber é que uma gráfica dedicada é melhor que qualquer solução integrada. Assumindo que o marketing dos fabricantes de GPU tem hoje em dia o peso que tem, não é preciso ter grande consciência para comprar uma solução suficiente. Considero que qualquer coisa tipo 7600 ou 6600 até são suficientes para correr as coisas. Um amigo meu completamente alheado destas coisas cehgou à loja porque queria jogar oblivion, comprou a placa baseado no preço e na geração depois de ver os requisitos do jogo. Comprou uma 6600 que não é a melhor do mundo mas dá perfeitamente.
 
Back
Topo