A Intel sente a pastilha por isso ...

Nabais,

>Não exageres. Ele não chamou ninguem de "puto pobre". Voces
>são muito sensiveis ...
Pois não, chamou putos com pouco dinheiro para gastar:
"A AMD é para putos que não têm muito $$$$ para gastar"



E explica melhor como é que defendes que uma CPU que vende pouco mais de 2K unidades num ano pode ser classificada como produto de transição.
Produto de transição é algo que pode ser usado quer no que existe quer no que se quer que exista e com força suficiente (volume de vendas) para que os programadores se dêm ao trabalho de mudar.

O Itanium não é transição, é ruptura. Se fosse transição a Intel podia desligar hoje a ficha das fábricas do P7 (PIV) porque o mercado aguentava a TRANSIÇÃO a bordo do Itanium.


E olha, faz um esforcinho por seres menos biased no que toca a sockets. Quando o SlotA saiu, foi para competir com o Slot1. Entretanto a Intel chegou-se à frente com o Socket370, Socket423 e Socket478.
A AMD mudou para Socket 462 e vai continuar a suportá-lo pelo menos até 2003.
Há uma diferençazinha entre ter 2 sockets em dois momentos de tempo muito distintos e ter 4 sockets sendo que 3 deles praticamente coexistem no mesmo momento de tempo.


>E claro, apesar de a AMD ter andado a defender a microsoft no
>tribunal, será que vamos ter SO windows para o Hammer? E
>nas versões server, será que esse SO têm suporte Microsoft?
Sim, vai haver suporte de Windows para x86-64. E mesmo que não houvesse....... fazia diferença? É como ter um SO com suporte para 32bit quando os programas só usam 16bit.

Foi a inutilidade que o 32bit teve no início, e é a inutilidade que o 64bit do Hammer vai ter durante os primeiros anos (pelo menos para o mercado das "massas").
Mas é de louvar que alguém tome a iniciativa.




Ps: Não sei se já te apercebeste da espiral de "estar no contra" em que enveredaste. Lês qualquer coisa que tenha um Intel ou um AMD e enquanto a página do reply carrega já estás a pensar em "NÃO, ...".
 
Última edição:
Intel Cuts Executives' 2001 Bonuses by 61%

"Intel Corp. cut the 2001 bonuses of its top executives by an average of 61% and did not raise their salaries, as the world's largest semiconductor's profit plunged 88% last year amid the worst downturn ever for the chip industry.

Chief Executive Craig Barrett saw his 2001 bonus cut by 61% to $1.08 million from $2.78 million the year before, while his salary was unchanged at $575,000. Chairman Andy Grove's bonus also was cut by 61% to $981,800 from $2.54 million as his salary remained at $525,000."


ahhhhhhhhhhhhhhh


Então é por isto que a intel começou com a propaganda e baixou o nivel :D

Não foi o tal do Jerry Sanders que disse que a Intel nunca se safou num mercado em que não controla-se os preços?

Isto só se tem visto quase todos os meses cortes nos preços , porque será ?
 
Originally posted by pnabais
Raptor,

"Bem, vamos la esclarecer aqui uma coisa!"

Tá bem ... :)


"Itatium - Um processador que demorou "séculos" a aparecer, foi apresentado como a Revolução"

Era mais um produto de transição e a ideia sempre foi essa.

"e até mesmo como a Salvação da Intel... Tem potencial, mas é estupidamente caro... "

Os produtos com custos de desenvolvimento elevados costumam ser caros. É mais ou menos regra na Industria que os Early Adopters pagam os custos de desenvolvimento.


"não há aplicações devidamente desenhadas para ele, ou seja, é um PISA-PAPEIS dos Ricos! "

Regra geral tambem é assim, sobretudo quando se fala de um produto de transição que se sabe que vai ter pouco sucesso economico.

Não sei se estavas a espera que o Itanium fosse um enorme sucesso comercial(e porque), porque a mim sempre me pareceu um produto para "arrancar" uma evolução e não para fazer dinheiro. Os futuros farão dinheiro ...

Enfim, medidas que não trazem lucro imediato são dificeis de compreender, mas felizmente há quem as tome.

Hmm... aonde é que eu posso comprar um? Dá para correr alguma coisa a 32 bits, ja que é um "hibrido"? só se for o Simcity2000, e mesmo assim axo que tenho que usar o Memaker para ele poder correr! :D

"Hammer - O Processador AMD! Totalmente desenhado pela AMD, um "life-time achievement!" Aplicações, irá te-las pq possui suporte directo para aplicações tanto a 32 bits como 64 bits, ao contrario do Itanium que possui um Emulador de M***a de 32 bits! "


Enfim, um processador de evolução na continuidade, copiando o que a Intel já tinha feito na transição 16b->32b.
Quanto ao sucesso imediato do Hammer, parece-me que vai depender de até que ponto é que vai conseguir correr apps 32bits melhor que os actuais o fazem.
Aparentemente acontece, a ver vamos.

E claro, apesar de a AMD ter andado a defender a microsoft no tribunal, será que vamos ter SO windows para o Hammer? E nas versões server, será que esse SO têm suporte Microsoft?

Vai ser o Exito que a Intel queria que o Itanium fosse... ou n tivessem eles andado anos e anos com a propaganda do Merced e do Windows Memphis ou outra cena qq desenhado especificamente para ele, que nunca chegou a ver a luz do dia!


"Vai revolucionar (o que o Itanium deveria ter feito) o mercado! ""

Qual mercado? O de servidores ou o dos desktops?

Ambos! Tanto iremos ver o Hammer a rullar nos desktop, com melhorias de quase 25% em relação a vulgares cpu's de 32 bits à mesma velocidade!

"A nivel de ver servidores AMD, bem, se procurares bem, la no "historial" deste forum novo, o servidor deste forum é um vulgar Athlon700 numa motherboard BUGGOSA (Via) e pelos vistos, temo-lo visto crashar constantemente!!! "

Enfim, já vi que a tua definição de "servidor" é um x86 compativel instalado com o Windows Server. Não é exactamente a minha ...

Quanto a usar o server da Unreal para dares (bons) exemplos, mais valia estares calado.
Qual é o teu problema? Não está perfeito?
Tens crashado? Tem tido problemas? é lento? ainda não ardeu...

"Outro grande exemplo é o ANANDtech!!! Se fores ver, já à quase 2 anos que a Anandtech realizou um artigo interessantissimo, em que a grande duvida era o que escolher para servidor!!! "

Isso a mim parece-me mais um exemplo de m***a, mas pronto.

Alias, se o webserver do Anando era UM dual Athlon MP, o gajo fazia bem era se começasse a ler alguma coisa sobre "clustering" ...


Tu pareces esquecer um ponto importante ... é que não há servidores AMD à venda. Vai lá ao site dos fabricantes de servidores e vê se encontras algum ...

E isso é uma desvantagem? Porque será que o mercado n tem servidores AMD? Será pq eles n existem ou não querem que eles existam?

DELTA,

"Eu dantes era intel-maníaco, e olhava com estranheza para a AMD e Cyrix, não confiava neles"

E fazias muito bem ... muita gente foi enganada com os PR's da altura.
Parece-me que tu também foste enganado com o PR actual! A AMD tinha PR?

"Mas depois, quando a Intel começou a mudar de sockets como quem muda de cuecas"

A AMD tambem teve slot A, passou para socket A e agora vai mudar de socket outra vez. Não é assim tão diferente ...

De qualquer forma, a ideia de fazer um upgrade do CPU deixando o resto da trampa no PC sempre foi duvidosa.

Do que é que te queixas? De não poder por um PIV numa board LX, com memorias PC66?

"é que passado pouco tempo já anunciava a descontinuação do socket 423. "

Quando o socket 423 saiu já se sabia que ia ser descontinuado passado pouco tempo. Não foi dito pouco depois.

ora deixa cá ver... vejamos, criticas a AMD por ter criado um formato que existe desde que sairam os Athlon Thunderbird 700 para SDR e que muitas delas ainda hoje sejam usadas, na perfeição e sem problemas com os processadores mais actuais? Isso é má onda? Para mim é uma estrategia perfeita, pq "pica" o pessoal a fazer upgrades mais constantemente... enquanto com a porcaria dos sockets Intel que mudam como de dia para a noite, compraste um P3 a 1000, queres um P4 a 1600, muda de socket, agora queres um P4 1800a, muda de socket... ou seja, despesas absurdas e desnecessárias, ou seja, evitaveis!

Mas pelos vistos axas isso um exito da parte da intel, tudo bem, é contigo, só que esta estrategia limita a vontade dos utilizadores de fazerem upgrades, ou seja, abrandar o mercado!


STRAKATA,

"Quando se entra num fórum e se chama a +80% dos seus membros de putos pobres"

Não exageres. Ele não chamou ninguem de "puto pobre". Voces são muito sensiveis ... ;)

Ai não? ia jurar que sim... tipo isto:

"A AMD é para putos que não têm muito $$$$ para gastar"
 
Lá por se dizer que o Itanium e o Hammer são cpus
de 64 bits não quer dizer que tenham mercados semelhantes
ou que sejam concorrentes.

O Hammer é uma mera extensão das instruções x86-32 bits
a 64 bits (+ as SSE2 da Intel + hypertransport) enquanto o Itanium é um cpu revolucionário e é
uma das mais bem sucedidas tentativas de conceber um
cpu VLIW e EPIC. Esquecem-se que o Itanium já existe
há algum tempo, tem um sistema operativo, windows XP
(e .NET) , há compiladores para ele e já existem algumas
aplicações nativas para processamento de dados.

As pessoas que falam mal do Itanium são geralmente pessoas
pouco informadas ou *biased* e que julgam que um cpu
vale pelo desempenho que *mostra* a correr aplicações
x86-32 bits. O Alpha foi e ainda considerado um bom
processador apesar de ter sido um desastre a correr
por emulação aplicações x86-32 bits.

O Itanium é e vai continuar a ser um processador caro.
Há que pagar os custos de desenvolvimento, evitar
que o CPU caia na *rua* e sobretudo cpus com 2,3 ... MBytes
de cache são geralmente caros.
 
Originally posted by iJFerreira
O Hammer é uma mera extensão das instruções x86-32 bits
a 64 bits (+ as SSE2 da Intel + hypertransport) enquanto o Itanium é um cpu revolucionário e é
uma das mais bem sucedidas tentativas de conceber um
cpu VLIW e EPIC. Esquecem-se que o Itanium já existe
há algum tempo, tem um sistema operativo, windows XP
(e .NET) , há compiladores para ele e já existem algumas
aplicações nativas para processamento de dados.

O Hammer é uma MERA estensão ?!?!
Ou muito me engano ou fazer uma extensão pra 64 bits tendo a preocupação de ser Backward compatible parece ser bem mais complexo do q iniciar uma arquitectura completamente sem "preocupações" do q está pra trás e sem as rédeas pra performance q as antigas x86 implicam pra um processador da nova geração, como é o caso do Hammer. Neste caso, tiveram q dar voltas pra encontrarem qual o caminho correcto pra conseguirem aumentar a performance sem perderem a compatibilidade e principalmente a boa performance nos 32 bits.
O Itanium é uma verdadeira BOMBA, um optimo processador sem duvida, mas as implicações de o mercado se virar totalmente pra este são enormissimas e a meu ver este constituiu um semi-falhanço. A intel como empresa com milhares de accionistas e com necessidades constantes de apresentação de lucros não teve aki um caso de puro sucesso. Acredito q já contassem até certo ponto com isto, mas como acredito q será a arquitectura desenvolvida pela AMD a vingar no mercado(e não uma mera cópia do q fez a intel dos 16 pros 32, são coisas MUITO diferentes) ao qual a Intel tb acabará por aderir, os anos em q esta permancerá no activo, qd for altura de cortar laços com a x86 ja a IA-64 da Intel estará desactualizada, pondendo-se concluir q não terá continuidade no futuro (assim penso eu, mas só o futuro o dirá...)

O q a Intel fez com as extensões de 16 para 32 bits for ir de encontro a necessidade do mercado, tendo tido exito obvio, ao passo q agora terá dado umm passo em falso, tendo tal sido aproveitadpo pela AMD pra preencher o espaço vazio entre a transição de 32 pra 64 bits. O 8 ou 80 na informática não resulta muito bem, e a Intel ja se apercebeu disso, e é aí q entra, julgo eu, o Yamhill!
O Itanium mais a sua arquitectura nunca sairão do terreno dos servidores, e a estratégia da AMD de fazer um produto q engloba todos os mercados (com os necessarios ajustes), tem nitidas vantagens em termos logisticos e de intercompatibilidades, sendo inegavel a inteligência desta estratégia.
Basiei a minha opinião neste artigo, q apesar de não ser recente ainda se aplica, embora talvez possa ser um pouco AMD biased:

Anandos

E se estão a ler esta frase, merecem todo o meu respeito pela paciência q têm em ler os meus testamentos... :-D ;)
 
Se perguntas se corre código x86-32 ... sim , emula x86-32 ...
mas não foi desenhado para isso

Mas é mesmo EMULAÇÃO , logo é extremante lento ... leia-se : "comparavel a um 486" a correr x86
 
silver,

o hammer ao nível da *programação* é uma mera
extensão a 64 bits do x86 + pipelines mais longos +
SSE2 e mais uns pózitos.

A extensão do x86 a 64bits é trivial, difícil é fazer com que
seja rapidamente adoptado pelas partes e pelas pessoas
que desenvolvem software.

Já leste o artigo sobre o Prescott que indiquei?
Leste como é simples tornar o P4 compatível com
o x86-64 ?

O hammer é muito mais que os 64bits. É uma nova
arquitectura que tornará os sistemas baseados nos
cpu AMD muito mais fluídos. Para sistemas Duais penso
que não vão ter concorrência à altura em termos de desempenho/preço.
 
JF,

Sim, posso dizer q li o artigo, mas foi um pouco na diagonal, pq a forma como estava disposto o texto e as cores do site cansaram-me e não tive paciência de ler a 100%. Recordo-me de ter lido alguma coisa sobre o P4 com instruções 64bits, e fiquei com a ideia de ser uma extensão do mesmo processador e não uma coisa completamente nova como na primeira vez q ouvi falar do Yamhill. Parece-me a melhor estratégia, especialmente se houver hipotese de manter a mesma plataforma do P4. Poupam custos no desenvolvimento, só pra começar.
Algo q se pode concluir caso tudo isto se venha a confirmar no futuro é q de certa forma uma importante vitória pra AMD no aspecto do development, a dar continuidade ao bom trabalho q fizeram com Athlon e a aproveitarem parte deste! É pena q estas instruções sejam "limitantes" no aspecto da performance, sendo preferivel q se desenhasse tudo do inicio sem rédeas como no caso do Itanium, mas o mercado não consegue dar saltos tão grandes e tão drásticos. Parece-me a solução lógica e vem com um "V" de vitória ja a nascença.
 
Silver,

se a Intel quiser *lixar* a AMD basta desenvolver um
set de instruções x86-64 bits ligeiramente diferente e pronto.
Sabes qual sairia vencedora? Nem preciso dizer, claro.
É o peso do elefante.

:)
 
"O hammer é muito mais que os 64bits. É uma nova
arquitectura que tornará os sistemas baseados nos
cpu AMD muito mais fluídos. Para sistemas Duais penso
que não vão ter concorrência à altura em termos de desempenho/preço." ....

Ferreira ... ehs tu ??
 
Back
Topo