Artigo/Análise A Kaspersky Lab não consegue decifrar virus Gauss

Antr4cite

Power Member
5 dias após a sua descoberta em milhares (aprox. 2500) de computadores libaneses a Kaspersky Lab emitiu um pedido de ajuda público para decifrar o vírus Gauss.

“Despite our best efforts, we were unable to break the encryption,”
“So today we are presenting all the available information about the payload in the hope that someone can find a solution and unlock its secrets. We are asking anyone interested in cryptology, numerology and mathematics to join us in solving the mystery and extracting the hidden payload.”

Até decifrarem o vírus não podem afirmar nada, no entanto, face ao seu nível criptográfico, especula-se que tenha sido criado pelas mesmas entidades que criaram o vírus Flame e Stuxnet, responsáveis por espiar computadores iranianos e interromper o programa de enriquecimento de urânio do mesmo país, respectivamente.

A sua função aparenta ser a de adquirir as informações de login de contas de email, redes sociais e dos principais bancos do Libano. No entanto, o facto da matriz principal do vírus estar protegida com várias camadas de encriptação de alto nível, aponta para algo mais importante que ainda não descobriram.

“All the precautions used by the authors indicate that the target is indeed high-profile,”

Fonte: http://bits.blogs.nytimes.com/2012/...irus-security-researchers-issue-cry-for-help/
 
Back
Topo