A melhor banda larga portatil??

Só não referes que no que toca à cobertura uma só antena da tecnologia CDMA cobre mais área que 10 antenas UMTS/GSM.

Por isso, se a Radiomovel investir um pouquito mais pode ter o país todo rapidamente coberto com EVDO a 2.4Mbs. Enquanto do lado das 3 irmãs gémeas me parece que talvez daqui a 10 ou mais isso possa a acontecer.

10 anos? tens a nocao da velocidade de crescimento da rede 3G? O 3G surgiu em 2004 e, por exemplo, a TMN ja cobre 80% do pais... a vodafona costuma estar mais a frente por isso tera uma percentagem equivalente...

E a questao n é o custo de construcao da rede (ou melhor... tambem é...) a questao é a sustentabilidade da rede... ja n ha clientes para a radiomovel... Todos concordamos que a banda-larga portatil é conveniente mas os preços praticados nao sao para todos principalmente considerando k a maioria das pessoas n precisa de bandalarga portatil e tem mais por menos em casa... assim, neste momento a radiomovel so tem como rendimento os 35 euros (fora os subsidios da placa) que os clientes zapp pagam (ok, n conto com o k as redes de transportes pagam por usarem a radiomovel... mas duvido que tenham lucros tao vastos como a TMN com os seus 4 milhoes de clientes)... as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem... kts "milhoes" é que estara a radiomovel a fazer com os seus clientes?
 
10 anos? as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem...

Gostava de ver a fonte desses números??


TMN ja cobre 80% do pais

Não acredito nisso, eu próprio resido nos arredores de Pombal que fica no eixo litoral entre Leiria e Coimbra e por aqui apenas há 3G nas cidades e junto aos principais eixos rodoviários, o resto é paisagem (já pra nem mencionar o HSDPA dos 1.8 ou 3.6 Mbs). E basta ir aos sites deles pra pesquisar que a cobertura incide praticamente sobre as cidades e vilas nas zonas envolventes só tens GSM.
 
1. eu tinha lido isso num jornal k me passou pelas maos ontem ou hoje... mas lendo bem a fonte que arranjei agora vejo que o numero so pode ser de clientes 3G (telemoveis e banda-larga portatil) aqui esta: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=239204
Seja como for o meu objectivo com o numero era mostrar que o mercado de banda-larga portatil (nos moldes que existem e que se preve que se mantem) é limitado... e o zapp só tem essa fonte de clientes... se a TMN tem mais e mesmo assim é pouco onde vai a radiomovel arranjar $$$?

2. Desculpa, eu escrevi uma coisa mas keria dizer outra: 80% da populaçao.... é o número que a TMN da na mesma noticia sobre os 700mil... pode nao valer nada (a estatistica, e eu n axaria estranho) mas nesse caso vamos olhar para a cobertura do zapp (que, diga-se... de acordo com o mapa deles a cobertura pouco mudou desde que eu o consultei ha quase um ano atras): sim... ha alguns spots com banda dentro dos edificios a 2.4... (ate posso aceitar que essa area seja superior a qualquer outro operador comparando a cobertura 1.8... se bem que duvide) mas o resto é "Outras zonas com cobertura dentro dos edificos" ou só fora de edificios... ou seja, tal como é previsto para o CDMA, eles so compraram algumas antenas onde kerem k as pessoas tenham 2.4mbps o resto da cobertura é o que sobre na cobertura dessas antenas... por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps) ora.. eu posso nao ter 3G com o meu kanguru em todo lado (mas hj ja consigo circular em boa extensao da linha do norte ate santarem com 3G) mas pelo menos tenho os 56kbps para o mail... é para isso que kero banda portatil... n para ter de usar nas cidades.
 
...por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps)...

Aquilo? Aquilo o quê?
O mapa desactualizadissimo que a zapp tem online?
Sim, fia-te nesse mapa... Eu já tive EVDO numa zona onde nem mostra qualquer cobertura.
Esse mapa já tem uns meses. A zapp abrange muito mas mesmo muito. Basta-lhes uma unica antena retransmissora pra abrangerem vários km de área. Aqui em setúbal há pelo menos umas 5.
What about that?
 
Desculpa... agora n percebi isso do google com o CDMA? a serio... o google esta envolvido com o standard? mesmo que esteja... isso n mundo a minha posicao... por mais respeito que tenho pelo Google (e eu acho que o Google deve ser a melhor empresa para a qula gostaria de trabalhar) ele n tem força para mudar a realidade: o GSM/UMTS é um sistema aberto e universal... o CDMA nao é...

Depois... em relacao a um eventual contra-ataque da zapp... eles bem podem tentar lacar produtos voz k concorram com a optimus/tmn e vodafone mas... já ouviste dizer que o mercado portugues de telemoveis esta saturado? a penetraçao do telemóvel é de mais de 100% (mais do 1 telemovel por pessoa) as pessoas n vao mudar de rede de um dia para o outro... e no fixo... n é simples eles conseguirem licenças para lançarem oferta no fixo com a rede movel... n nos esquecamos k eles estiveram com muitas dificuldades em conseguir autorizacao...

Mas n adianta discutr mais... o futuro dirá...

quando me referi ao google...era para procurares lá......
e a sério....procura e vai lendo qq coisa....
se quiseres ter que ler durante alguns tempos, procura por 3GPP....
 
Acho que não. Para tarifários pagos á base de tempo (em vez de tráfego) basta-te ligares um telemovel ao computador e tens o mesmo efeito.

Sai-te é carissimo. Mais vale apostar na zapp de 2GB que fica-te em 26€ por mês :p

Uma hora a navegares pelo telemovel saía-te mais caro aí umas 5 vezes, só pra comparares.

Eu aqui há um ano atrás experimentei fazer a ligação 3G ao computador pelo meu 6630 da altura e estive ligado apenas uns breves momentos. Foi logo o saldo todo ao ar. E tinha uns 5 ou 6€...
 
Eu tenho zapp e estou a utilizar-la mais tempo no porto. Durante o dia até gosto o problema e nas HH. Estou com uma placa 3g 384 da tmn, mto melhor durante a noite. Eu desisto da zapp.
 
Coberturas, TMN, Radio Movel, etc

1. eu tinha lido isso num jornal k me passou pelas maos ontem ou hoje... mas lendo bem a fonte que arranjei agora vejo que o numero so pode ser de clientes 3G (telemoveis e banda-larga portatil) aqui esta: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=239204
Seja como for o meu objectivo com o numero era mostrar que o mercado de banda-larga portatil (nos moldes que existem e que se preve que se mantem) é limitado... e o zapp só tem essa fonte de clientes... se a TMN tem mais e mesmo assim é pouco onde vai a radiomovel arranjar $$$?

2. Desculpa, eu escrevi uma coisa mas keria dizer outra: 80% da populaçao.... é o número que a TMN da na mesma noticia sobre os 700mil... pode nao valer nada (a estatistica, e eu n axaria estranho) mas nesse caso vamos olhar para a cobertura do zapp (que, diga-se... de acordo com o mapa deles a cobertura pouco mudou desde que eu o consultei ha quase um ano atras): sim... ha alguns spots com banda dentro dos edificios a 2.4... (ate posso aceitar que essa area seja superior a qualquer outro operador comparando a cobertura 1.8... se bem que duvide) mas o resto é "Outras zonas com cobertura dentro dos edificos" ou só fora de edificios... ou seja, tal como é previsto para o CDMA, eles so compraram algumas antenas onde kerem k as pessoas tenham 2.4mbps o resto da cobertura é o que sobre na cobertura dessas antenas... por isso é que akilo tem tanto espaço em branco (sem cobertura, nem mesmo 153kbps) ora.. eu posso nao ter 3G com o meu kanguru em todo lado (mas hj ja consigo circular em boa extensao da linha do norte ate santarem com 3G) mas pelo menos tenho os 56kbps para o mail... é para isso que kero banda portatil... n para ter de usar nas cidades.


Boas

Não achas estranho o DD só falar da dos 80% da população abrangida pela cobertura 3G da TMN. E o batraquio misturado naquilo tudo. No mínimo suspeito.
Se tivesses lido as noticias do link que colocaste, não fazias a pergunta "onde vai a RadioMovel buscar $$$", e lá verificarias que o principal accionista da RadioMovel é uma empresa da Arabia Saudita e Libano e que dinheiro não lhes deve faltar. E pelo que lí, o dono do Kanguro vai ter concorrência. Ainda bem para o mercado.
Dizes tambem que o "mapa de cobertura pouco mudou". Se quisermos ser honestos verificamos que a zona amarela (EV-DO) aumentou muito nos ultimos meses. Quanto às zonas brancos sem cobertura, ainda de facto ha algumas, parte porque a Portugal Telecom não entrega as frequencias que tem mas não usa no Alentejo, parte porque a Radio Movel ainda não achou adequado colocar lá um transmissor.
De qualquer modo esse mapa existe, vai sendo actualizado é a minha pergunta é: porque é que a TMN e os outros operadores UMTS/3G não disponibilizam mapas, ou melhor porque os retiraram dos sites quando começou a banda larga movel ? A resposta parece-me obvia.

Uma coisa escreveste certa: a banda larga portatil é para usar em todo o lado, principalmente nas zonas rurais, não para as cidades.
Mas aí escolheste o sistema errado, mas com o preconceito que tens com CDMA, não admira.
Aconselho-te e às pessoas que dizem que o GSM é que é um sistema standard etc e que o CDMA blabla bla, para irem a http://www.cdg.org/
Lá poderão ter uma panorâmica de tudo e verificar que o CDMA é o pai de todos os sistemas 3G. O GSM morreu em termos de desenvolvimento, embora ainda vá ser usado para voz durante muitos anos. A propósito, eu faço mais de 6.000 Km/mês a andar aí pelo país real e ainda existem muitos sitios em que tenho rede CDMA450 da zapp e onde a TMN ainda não tem e provavelmente nunca vai ter rede de voz GSM. Que tal para contrapor com os apregoados 80% da população em dados 3G?

Saudações :)

XP
 
Boas, tb ando pra comprar um serviço de banda larla, inclusive ate tou com pressa mas queria ver se esperava pelo novo packa da optimus pra 3,6m, alguem sabe pra quando e q sai???
 
Antes de mais passem por este link da wikipedia para esclarecem entre as confusao que existe em CDMA (standard usado por diversas redes americanas, koreanas e japonesas), W-CDMA, EV-DO, CDMA2000 etc... [ur]http://en.wikipedia.org/wiki/W-CDMA#Misconceptions[/url]. Mas para a discussão este ponto é mais do que suficiente: The CDMA family of standards (including cdmaOne and CDMA2000) are not compatible with the W-CDMA family of standards that are based on ITU standards.

Eu nao tenho preconceito nenhum perante o CDMA... eu estou apenas e juntar factos:
- diferentes redes baseadas nos standards CDMA (do qual o EV-DO é um deles) não são interoperacinais (compra um telemovel CDMA no japao e veras que nao o poderas usar sequer nos EUA numa rede CDMA, quanto mais numa rede GSM)
- a rede GSM (e compatíveis, como o W-CDMA) não só são interoperacionais entre si (podes usar o mesmo telemovel - e ate o mesmo SIM se houver acordo deroaming - em diferentes operadores e paises) como é o standard mais usado no mundo (por isso, mm que o CDMA fosse interoperacional, haveria sempre maior esforço de desenvolvimento e de expansão por parte do GSM)
- Há 3 operadores (actualmente) de GSM/UMTS em Portugal, contra apenas 1 de CDMA.
- Qualquer um dos tres operadores GSM ja lida com clientes nao-empresariais (contra a Radiomovel que so tinha experiencia com clientes empresariais) ha anos... a Zapp so foi lançada ha 1 ano.
- As antenas CDMA sao mais potentes, mas ha 3 vezes mais esforço na expansão da rede GSM (e 2 vezes mais razoes para o fazer no ponto de vista de cada operador GSM).
- Por fim, quem aqui é cliente da Radiomovel? e quem é cliente de uma das operadores GSM? Provavelmente todos os clientes Zapp sao clientes TMN/Vodafone/Optimus... o contrario nao é verdade. Isto só importa para o futuro: caso haja uma fusao ou caso um das 3 decida comprar as redes da outra (ja aconteceu no passado quando as 3 pagaram para a Oniway nao abrir) a rede cresce instantaneamente... No caso do CDMA em Portugal nao ha alternativa... Alem disso nao é de esperar que haja alternativa pois, nos EUA, a AT&T migrou ha uns anos para GSM, no Brasil, as operadores emergentes estao a atacar o poder da Vivo com o GSM e esta tambem estara a migrar nao tarda (principalmente se a Sonae vier a mandar nela).

Mas acho que tenho de esclarecer: eu nao quero que ninguem faça a sua escolha baseando "no que é que vai haver daqui a 10 anos". O contractos sao no maximo de 2 anos, eu ate eu acredito quea radiomovel estar por ca ate la. Depois, ninguem vai escolher um pacote que depois nao lhe serve nas zonas onde circula, por isso se para essas pessoas o Zapp é melhor ainda bem. Eu felizmente, circulo numa zona onde estou bem servido por qualquer uma das 4 operadoras por isso posso dar-me ao luxo de escolher aquela que me parece mais promissora a longo prazo... mas isso nao significa nada pois se amanha (amnha por acaso acaba o meu contracto kanguru) aparece um pacote mais interessante na zapp, eu atiro-me a ele.


PS. Concordo plenamente que acho mau qualquer um dos outros 3 operadores nao ter um mapa com a coberura 3G... mas a verdade é que o formulário é muito mais rigoroso a mostrar os pontos com cobertura do que um mapa... a propria zapp usa um formulario para o cliente confirmar se a sua zona tem cobertura...
 
Para utilizadores ocasionais do serviço de internet portátil a Zapp lançou dia 03/10 um novo tarifário:

- 1GB/mês sem happy hour, com fidelização de 12 meses e pagamento por débito directo - 25€.
Em termos de internet movél não há mensalidade inferior a incluir pelo menos 1GB de trafego.

Este tarifário não serve para quem (como eu) resolveu ficar só com um ISP (móvel + fixo) e usa intensivamente a internet, contudo para grande parte dos profissionais que já tenham uma solução fixa e pretendam um acesso esporádico móvel à net é a opção que acarreta menos custos mensais adicionais...

Cumps.
 
Para utilizadores ocasionais do serviço de internet portátil a Zapp lançou dia 03/10 um novo tarifário:

- 1GB/mês sem happy hour, com fidelização de 12 meses e pagamento por débito directo - 25€.
Em termos de internet movél não há mensalidade inferior a incluir pelo menos 1GB de trafego.

Este tarifário não serve para quem (como eu) resolveu ficar só com um ISP (móvel + fixo) e usa intensivamente a internet, contudo para grande parte dos profissionais que já tenham uma solução fixa e pretendam um acesso esporádico móvel à net é a opção que acarreta menos custos mensais adicionais...

Cumps.

1Gb sem HH? 1Gb?? LOLOLOLOL...
 
Back
Topo