A melhor banda larga portatil??

Sobre as últimas "mexidas" nos tarifários da Zapp acho que foram só pra pior :004:
http://www.zapp.pt/telemodem.php?page=tarifario

Quer dizer baixaram 5€ na mensalidade do Zapp Express L pra quem aderir ao pagamento por débito em conta, mas por outro lado acabaram com o período de Happy Hours e ainda introduziram um período de fidelização de 12 meses que antes não existia neste pack, tudo isto com apenas 1GB/mês!!

E no Zapp Express XL mantêm os mesmos preços e limites de tráfego com a particularidade de agora a existência de período de Happy Hours ser apenas pra quem aderir até ao final do ano!! O que virá depois??

Acho que sim, continuem assim que irão mesmo muito longe, basta olhar para o andamento da concorrência pra ver que isto não pode ficar assim durante muito tempo
 
Swimmer vai haver um de 22€, mas não posso dizer muito...

De qualquer forma pra semana já há mais novidades, quem tá a pensar adquirir que espere mais um bocadito...
 
3G ou 2G ? - Dados ou Voz ?

Antes de mais passem por este link da wikipedia para esclarecem entre as confusao que existe em CDMA (standard usado por diversas redes americanas, koreanas e japonesas), W-CDMA, EV-DO, CDMA2000 etc... [ur]http://en.wikipedia.org/wiki/W-CDMA#Misconceptions[/url]. Mas para a discussão este ponto é mais do que suficiente: The CDMA family of standards (including cdmaOne and CDMA2000) are not compatible with the W-CDMA family of standards that are based on ITU standards.

Eu nao tenho preconceito nenhum perante o CDMA... eu estou apenas e juntar factos:
- diferentes redes baseadas nos standards CDMA (do qual o EV-DO é um deles) não são interoperacinais (compra um telemovel CDMA no japao e veras que nao o poderas usar sequer nos EUA numa rede CDMA, quanto mais numa rede GSM)
- a rede GSM (e compatíveis, como o W-CDMA) não só são interoperacionais entre si (podes usar o mesmo telemovel - e ate o mesmo SIM se houver acordo deroaming - em diferentes operadores e paises) como é o standard mais usado no mundo (por isso, mm que o CDMA fosse interoperacional, haveria sempre maior esforço de desenvolvimento e de expansão por parte do GSM)
- Há 3 operadores (actualmente) de GSM/UMTS em Portugal, contra apenas 1 de CDMA.
- Qualquer um dos tres operadores GSM ja lida com clientes nao-empresariais (contra a Radiomovel que so tinha experiencia com clientes empresariais) ha anos... a Zapp so foi lançada ha 1 ano.
- As antenas CDMA sao mais potentes, mas ha 3 vezes mais esforço na expansão da rede GSM (e 2 vezes mais razoes para o fazer no ponto de vista de cada operador GSM).
- Por fim, quem aqui é cliente da Radiomovel? e quem é cliente de uma das operadores GSM? Provavelmente todos os clientes Zapp sao clientes TMN/Vodafone/Optimus... o contrario nao é verdade. Isto só importa para o futuro: caso haja uma fusao ou caso um das 3 decida comprar as redes da outra (ja aconteceu no passado quando as 3 pagaram para a Oniway nao abrir) a rede cresce instantaneamente... No caso do CDMA em Portugal nao ha alternativa... Alem disso nao é de esperar que haja alternativa pois, nos EUA, a AT&T migrou ha uns anos para GSM, no Brasil, as operadores emergentes estao a atacar o poder da Vivo com o GSM e esta tambem estara a migrar nao tarda (principalmente se a Sonae vier a mandar nela).

Mas acho que tenho de esclarecer: eu nao quero que ninguem faça a sua escolha baseando "no que é que vai haver daqui a 10 anos". O contractos sao no maximo de 2 anos, eu ate eu acredito quea radiomovel estar por ca ate la. Depois, ninguem vai escolher um pacote que depois nao lhe serve nas zonas onde circula, por isso se para essas pessoas o Zapp é melhor ainda bem. Eu felizmente, circulo numa zona onde estou bem servido por qualquer uma das 4 operadoras por isso posso dar-me ao luxo de escolher aquela que me parece mais promissora a longo prazo... mas isso nao significa nada pois se amanha (amnha por acaso acaba o meu contracto kanguru) aparece um pacote mais interessante na zapp, eu atiro-me a ele.


PS. Concordo plenamente que acho mau qualquer um dos outros 3 operadores nao ter um mapa com a coberura 3G... mas a verdade é que o formulário é muito mais rigoroso a mostrar os pontos com cobertura do que um mapa... a propria zapp usa um formulario para o cliente confirmar se a sua zona tem cobertura...


Boas

Respeito a tua opinião é claro, pois em Portugal pelo menos desde 1497, sempre houve gente a defender o passado.
Mas a pergunta é : De que estamos a falar ? De redes 3G como o CDMA2000, W-CDMA, CDMA450, UTMS, etc ou redes 2G como o GSM ?
Outra pergunta: falamos de redes de voz ou de dados ? É que como sabes a ZAPP não foi autorizada pela Anacom, pressionada por quem nós todos sabemos, para ter a sua rede de voz e neste momento só tem rede de dados.
Mas vamos por partes. Quando dizes que as diferentes familias de standars dentro do CDMA não são compativeis é verdade, pois o sistema CDMA450 usado pela zapp a funcionar em 450 MHz, não pode utilizar o mesmo equipamento do CDMA2000 dos USA p.ex.
Mas o que eu disse e mantenho é que o CDMA é a base de todos os sistema 3G actuais.
Falas em desenvolvivento e expansão do GSM.
O desenvolvimento do GSM está feito, é uma rede 2G de voz e nunca passará disso. Os nórdicos tentaram criar um GSM 3G para ocupar a faixa dos 450 MHz que anteriormente era ocupada pelas redes analogicas do trunking (a Radio Movel/Zapp, tinha uma delas, mas mais sobre isso á frente), mas não tiveram qualquer sucesso.
Podes apenas de falar em expansão comercial, principalmente na America do Sul, mas para quem parte de zero os aumentos percentuais são sempre grandes.
De resto se o GSM está a migrar para as Americas, o CDMA450 esta a migrar para a Europa. Convem saber que na Europa para além de alguns paises de Leste (Romenia, Rep Checa, Russia, etc), já existem redes CDMA450 na Noroega, Suecia e há outros paises interessados em aproveitar a faixa dos 450 MHz para redes com incidencia rural, a ocupar a faixa de 450 MHZ usada anteriormente nas redes analogicas /truncking. A propria Vodafone Sueca, ja pediu para ser dispensada de completar a sua rede 3G nas zonas rurais, comprometendo-se a subcontratar a rede CDMA450 para fornecer serviços aos seus clientes nessas zonas remotas.

Apontas como negativo a Radio Movel/zapp só ter experiencia com clientes empresariais. É um facto e o cliente n/ empresarial tem caracteristicas diferentes, mas na minha opinião, embora eu ache que tem muito que melhorar, aprendeu depressa.
Dizes ainda que quem é cliente da RadioMovel/Zapp é cliente dum operador GSM. Acho que ja ficou claro, que alguem conseguiu que a Zapp só tivesse dados e não tivesse voz. E nessas condições, decerto mesmo os administradores da Zapp, devem ter telemoveis GSM.
Mas se de facto como dizes, o CDMA não faz concorrência ao GSM, acrescentas ainda que a PT/VIVO no Brasil esta a mudar para GSM, porque é que impediram a Radio Movel de ter rede de voz na tecnologia CDMA450.? Se calhar não era assim tão inofensiva.
O exemplo da PT/VIVO no Brasil, não quer dizer nada. Como sabes a PT só sabe trabalhar em regime de monopólio e de controle de tudo, incluindo os politicos. Lá tinha concorrência e a PT com concorrência perde, seja em CDMA ou GSM, seja com qq tecnologia. Estão mal habituados, para alêm de incompetentes !

Finalmente em relação aos mapas de cobertura. Achas que os operadores 3G/UMTS, que tinham os mapas de cobertura 3G para a rede de telemoveis, quando apareceram com os kangurus e outras placas 3G, retiraram os mapas para esclarecer melhor os utentes, ou para esconder que a cobertura em UMTS em 2.1 GHz não é uma mancha continua mas centenas ou milhares de pequeninas manchas ou pontos desligados entre si ?

Cumprimentos

XP
 
TMN ja cobre 80% do País

10 anos? tens a nocao da velocidade de crescimento da rede 3G? O 3G surgiu em 2004 e, por exemplo, a TMN ja cobre 80% do pais... a vodafona costuma estar mais a frente por isso tera uma percentagem equivalente...

E a questao n é o custo de construcao da rede (ou melhor... tambem é...) a questao é a sustentabilidade da rede... ja n ha clientes para a radiomovel... Todos concordamos que a banda-larga portatil é conveniente mas os preços praticados nao sao para todos principalmente considerando k a maioria das pessoas n precisa de bandalarga portatil e tem mais por menos em casa... assim, neste momento a radiomovel so tem como rendimento os 35 euros (fora os subsidios da placa) que os clientes zapp pagam (ok, n conto com o k as redes de transportes pagam por usarem a radiomovel... mas duvido que tenham lucros tao vastos como a TMN com os seus 4 milhoes de clientes)... as estatisticas sairam ha dias: a TMN é a que reuniu mais clientes na banda-larga portatil (axo k gracas ao combo UMTS/WiFi e à marca em si) e "só" tem 700mil clientes... provavelmente todos os que querem bandalarga portatil (e podem pagar por ela) ja teem... kts "milhoes" é que estara a radiomovel a fazer com os seus clientes?

Caro amigo shriek

A TMN ainda nem sequer em voz GSM tem cobertura total de Portugal.
Não sei a que país te referes, mas eu faço cerca de 5.000 Km/mês circulando pelas estradas de Portugal e conheço muitos, muitos sitios em que a cobertura TMN, não é fraca, NÃO EXISTE, É ZERO. E o pior, quando as pessoas que lá vivem reclamam, apenas dizem que "ESSA ZONA NÃO TEM COBERTURA". E o interessante é que há anos até tinham, mas a TMN, sempre a seguir as directivas casa mãe, a Portugal Telecom : "PRIMEIRO O LUCRO, DEPOIS OS CLIENTES", substituiu nos sites os equipamentos na frequência de 900 MHz, pelos da frequência 1800 MHZ. É claro, as celulas a 1800, têm mais clientes, mais facturação, mas têm pior cobertura. Os que estão mais longe que se lixem.
Só que isso em termos de mercado, paga-se a longo prazo, e depois não venham dizer os cruzados do exercito de salvação Portugal Telecom, que eles são uns coitadinhos, blablabla.

XP
 
Acho deveras curioso a malta a defender as suas "cores" como se de um clube de futebol se trata-se, todavia tenho de vos dizer que parte dessas conversas de parâmetros, gsm praqui , cdma para acolá serve realmente para informar a malta que aqui vem ler este tópico.
O porquê é simples, DEPENDE... do quê? de qual é o uso e para onde ou melhor aonde é que vão usar o serviço. Eu estou numa espécie de "vale" que é a Ota a teclar estas breves palavras, num sitio aonde teria cobertura 3,5G garantida pela Vodafone, num sitio aonde teria cobertura 3G do Kanguru, 3,5G pela TMN e EVDO pela Zapp... e sabem qual é a placa e serviço que uso?

Tmn ... porque mesmo em GPRS é mais rápida que a Optimus e a Vodafone, consigo por vezes apanhar UMTS com 40% o que é mto fixe outras vezes (à noite e num local diferente) só apanho GPRS e guess what funciona!!! O Zapp nem a 1x nem ponta de corno, com antenas sem antenas z010 ou z020 nicles...

Portanto cada um sabe de si e todos estes acessos dependem de 2 factores mto importantes:

A zona , se estiver saturada podem ter uma placa toda GT que vos vai equivaler aquelas coisas que estão a ser recicladas AKA modems 56k analógicos

A necessidade, pois depende do uso que cada um lhe faz e isto é para a malta que se diverte a fazer da Zapp como unico e exclusivo ISP ou até qq uma das outras "redes" visto que eu usava intensivamente a net mas visto que básicamente apenas agora uso a net para trabalhar e ver alguns mails apenas lhe dou um uso mais simplista e tenho o belo do tarifário de 385kbps da TMN com a maravilhosa placa da Option e pronto chega e sobra.

Se forem comprar uma destas placas tenham em conta que podem experimentar as mesmas durante algum tempo (até 15 dias).

Que devem fazer um uso regular e n um uso intensivo pois n se pretende saber qual a velocidade de pico mas sim se é adequado ao uso que lhe querem dar.

Que devem ganhar juizo e deixarem-se de querelas e fazerem como eu, bebam uma "loira" ou um cafézito e vejam o mail e/ou escrevam neste topico como eu estou a fazer mas de ânimo leve e sereno.

P.S.: eu voto TMN, a placa Huawei da Voda n me satisfez nada, fraca captação, perda de sinal, e mto quente.
 
Eu uso o Kanguru, so tenho a dizer que estou satisfeito, na minha zona tenho 3.6 parcial, a velocidade e exelente chega e sobra para as minhas nececidades.
Vodafone tem um serviço mediucre ca na zona, muitas quedas pouco ping, não quero com isto dizer que a vodafone nao e uma boa escolha paraeste tipo de serviçp, cá na minha zona não aconselho assim com a a TMN tb esta um pouco atrazada, mas ao menos nao cai é mais lenta que a Optimus mas comporta-se melhor que a vodafone.
Zapp não dá, demora uma etenidade a abrir uma pagina simples, é caso para dizer bem vindos ao 56Kb hehehe.

Há já me esquecia moro em Paços de Ferreira.

Boas a todos:009:
 
Eu então so tenho a dizer mal da kanguru, bastante instável, sempre a cair.
No apoio a clientes sem duvida que são muito simpáticos mas isso não chega.
Teste Realizado em beja a muito custo, as quebras são imensas.

 
Bem alguém resolveu desenterar isto loll...

Já agora eu ainda estou ligado à Zapp, que tristeza...

Mas agora vou mudar para o Kanguru é que mudei de residência para trabalhar em castelo Branco e aqui a Zapp ainda funciona pior que em Pombal. Já testei aqui o Kanguru e ao fim de algumas horas a sacar acaba por cair, mas a velocidade até é bem alta e o problema das quebras (que todos os isp's acabam por ter um pouco) também se resolve bem com um dialer.
 
bom, vou aproveitar aqui para esclarecer a minha duvida.eu sou de lisboa, que internet portatil deva escolher ?
eu nao estou nada dentro do assunto. já pesquisei e vi que estava tudo dentro dos mesmo preços e velocidades, mas em questão de estabilidade não sei nada.

ajuda...
 
Eu tenho Banda Larga da TMN e até agora não me posso queixar de nada.
A velocidade é muito boa, funciona até na santa terrinha, num vale, e não tem quebras.

Uso mais em Barcelos e a santa terrinha é Tregosa (Conselho de Barcelos).

Pelo resto do país fora, também já experimentei nas viagens do Porto a Lisboa e funciona muito bem.
Até agora nada a apontar.

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo