A melhor consola de sempre - Actualização

Qual acham que foi a melhor consola de todos os tempos?


  • Total voters
    399

PaTr0n

Power Member
Eu criei esta thread para ver o que pensam todos acerca das consolas e qual acham que é a melhor.

Eu acho que a melhor até agora foi a Ps2 devido aos seus grandes jogos e também a nível de jogabilidade.

P.S. Desculpem lá mas eu esqueci-me de umas consolas importantes na outra thread.
 
Ora bem, votei no Super Nintendo e uma vez que não me apetece estar a escrever todas as razões, aqui vai um copy/paste do que escrevi noutro fórum.



Eu que nunca deixo para trás as minhas máquinas anteriores, venho aqui escrever porque é que eu considero o Super Nintendo como a melhor consola de todos os tempos, vista da perspectiva de alguém que escreve em 2007, e não em 1992 quando a 16-bit da Nintendo era uma novidade promissora.

O Super Nintendo, ou Super Famicom como os nossos (sortudos) congéneres nipónicos o conhecem, foi lançado em terras japonesas no final de 1990, nos EUA cerca de um ano depois e no nosso continente na primavera de 1992. Após ter tido um sucesso estrondoso com o NES - 60 milhões de unidades vendidas em todo o Mundo e um domínio quase inquebrável no Japão e nos EUA, onde detinha quotas de mercado na ordem dos 80-90% - o final dos anos 80 trouxe duas concorrentes que colocaram a fasquia mais alta - a Mega Drive da SEGA (conhecida no além Atlântico como Genesis) e a TurboGrafx da NEC (se não estou em erro).

Estas máquinas estavam tecnologicamente muito mais adiantadas do que o NES/Famicom e ameaçavam o domínio da Nintendo no Japão e nos EUA. Isto não significa que a Nintendo julgasse que o NES seria eterno, muitos de nós neste fórum conhecemos a já célebre história da parceria falhada com a Sony aquando do desenvolvimento de uma drive de CD-Rom para a sucessora do NES, algo conhecido como Play Station (com espaço, por motivos de copyright a actual marca da Sony chama-se PlayStation porque "Play Station" é ainda um nome detido pela Nintendo), mas após ter ultrapassado esse momento turbulento, o Super Famicom estava pronto para lançamento no Japão em Novembro de 1990.

Tal como o seu antecessor, foi um verdadeiro fenómeno - o Japão rendeu-se à mestria da casa de Quioto e a Mega Drive foi virtualmente inexistente no mercado japonês. Nos EUA o panorama foi bastante mais renhido, aliás foi um verdadeiro combate taco-a-taco. A Genesis, com uma vantagem temporal adiantara-se mas o SNES ganhou um fôlego considerável devido não só às suas capacidades técnicas superiores que faziam os jogos 3rd party mais impressionantes, como as proezas de Mario&Ciª levaram a que milhões de americanos optassem pela máquina da Nintendo.

Na Europa não tivemos um cenário semelhante. Embora o SNES fosse uma máquina bastante respeitável, a Mega Drive no nosso continente sempre foi um peso pesado e desconheço qual foi a mais vendida. Sabemos sim, e muito bem, que a Europa foi a região que menos viu o brilho do SNES, com os maiores atrasos de lançamento e o menor acesso ao seu catálogo de jogos.

Porque considero eu então o SNES como a melhor máquina de sempre? Reúne uma série de factores essenciais onde se distinguiu da sua concorrente directa (a Mega Drive) e que hoje continuam a fazer da 16-bit da Nintendo uma excelente opção para quem nunca teve uma.

- tecnicamente era bastante mais avançada, o que não surpreende ao olharmos para os seus títulos. Na Mega Drive, jogos como Star Wing, Donkey Kong Country, Super Mario World 2 ou outras pérolas seriam impossíveis devido às suas limitações técnicas

- em termos de jogos first-party, e embora isto seja altamente discutível, tem um legado impressionante; não estou a minimizar os títulos exclusivos da Mega Drive (que para mim é a segunda melhor consola de sempre), mas os franchises da Nintendo deixaram uma marca mais sólida no mundo dos jogos. A melhor prova disto é o interesse que ainda hoje suscitam e as suas múltiplas adaptações a novas gerações de consolas, o que também acontece no caso da SEGA mas numa escala mais reduzida

- em termos de third parties, devido à tecnologia mais avançada do SNES estes ficavam claramente favorecidos na 16-bit da Nintendo. Há quem critique a Nintendo por não ter permitido que a versão SNES do Mortal Komat original tivesse sangue...pois bem, a versão SNES é substancialmente mais avançada que a da Mega Drive, apenas para dar um exemplo

- teve uma aceitação em grande escala pelos consumidores, tornando-se na consola mais vendida da sua geração com 49 milhões de unidades no Mundo inteiro. Um sinal claro de que é possível uma consola que seja um êxito de vendas ter uma dose substancial de títulos de alta qualidade

- foi apoiada durante um período de tempo que ultrapassou largamente o da sua geração. Aqui não nos demos conta disso, mas o último lançamento para o SNES foi o Fire Emblem Thracia 776, em 2000 e a Nintendo apenas descontinuou o seu fabrico em 2003! É obra! Isto para não falar que, entre 1995 e 2000, ou seja já em plena era dos 32-bit, no Japão esteve disponível o serviço SatellaView que permitia fazer uma ligação a um satélite a determinadas horas e fazer downloads de conteúdos e de extras para o SNES. Uma verdadeira intranet numa máquina que foi desenvolvida no final da década de 1980

- finalmente, e último motivo, mas não menos importante: Super Mario World, F-Zero, Link to the Past, Final Fantasy VI (ou III nos EUA), Donkey Kong Country, Star Wing, Terranigma, Actraiser, Secret of Mana, Super Mario Kart, Chrono Trigger, Super Mario World 2 Yoshi's Island, Super Metroid, Sim City, Super Castlevania IV, Super R-Type, MegaMan X, Super Mario RPG e por aí fora...

EDIT: eu escrevi isto há uns meses, entretanto fiquei a saber os números aproximados das vendas do SNES em cada território - entre 17 e 18 milhões no Japão, 22 milhões nos EUA e 8,5 milhões na Europa; a sua concorrente directa, Mega Drive, ficou em desvantagem no Japão - onde vendeu cerca de 5 milhões - e nos EUA - cerca de 19 milhões - mas em ligeira vantagem na Europa - cerca de 9,5 milhões.


Apaga o outro tópico.
 
Última edição:
Tenho que concordar contigo Topguy se tivesse que definir um top 3 de consolas sem dúvida que seria em 1º Lugar a PS2 em 2º a PSX/PSone e em 3º a SNES. Estas foram as verdadeiras consolas que fizeram-me passar largas horas a jogar as outras simplesmente passaram-me ao lado apesar de ter uma N64 e uma DC também.
Mas indo de encontra ao objectivo do tópico sem dúvida que tenho que escolher a PS2 foi sem dúvida a consola que esteve sempre no topo tanto em termos de jogos como de todos os acessórios e afins ainda nos dias de hoje mesmo na hora da sua "morte" continua a lançar grandes jogos... mas muitos ficarão para a história (God of War, Shadow of the Colossus pra não falar dos GT's, Tekken's, Metal Gear's). Ainda hoje jogo sempre que posso e não tenho o minimo interesse ainda em comprar uma consola da nova geração pois não me cativam minimamente.

Portanto aqui fica o meu "voto" Playstation 2
 
a dreamcast e que rula, acham que vale a pena encomendar do ebay em 2ª mao ou corro o risco de nao trabalhar?
 
a Wii em si ainda não teve muito tempo para mostrar o que é, mas considerando que combina em si todas as consolas da nintendo e mais algumas, a wii é a melhor :D

btw. esta deve ser a terceira ou quarta vez em que alguem faz esta pergunta
 
LOL existem tanats consolas boas...

para mim:

Mega drive: porque porque foi a minha 1ª e única consola
GameBoy: o portátil que quase todos tinham (aquele ecrâ verde uiui)
Game Gear: LCD a cores portátil para jogar ou ver TV... mas as 6 pilhas que leva não duravam mais de 3hrs
Super NES: porque foi o auge dos videojogos da gold-era
Dreamcast: poucos jogos mas muito bons mesmo, e um comando brutalíssimo que arruma com qualquer outro..

possivelmente a wii


não consigo escolher nenhuma :-D


Cumprimentos
 
Última edição:
Eu votei na Nintendo 64 (só tem um voto e é meu), a minha 1ª consola, e ainda hoje jogo. Grandes jogos da Rare (Banjos, 007 Goldeneye, Jet force gemeni.) e da Nintendo (Super Mario 64, Mario Kart, SSB Zelda Ocarina of time e Majoras Mask)

SNES acredito que seja excelente, mas na altura desta consola eu mal andava, não pude construir uma opinião sobre ela. Talvez encomende uma, só para juntar à colecção de consolas. Os jogos posso fazer download da VC.

A gamecube piorou em relação á N64, embora goste muito.

GB Nunca fui muito fan de portateis.

Ps2 comprei uma devido ao dvd, gostei dos jogos, mais tarde estragou-se, como ainda não tinha dvd voltei a comprar outra ps2, não gosto nada, nunca mais toquei nela desde que tenho a wii.

Dreamcast, dos poucos jogos que joguei gostei muito, este foram os meus favoritos na altura, House of dead (claro) e taxi driver.

ps3, pelo que vi não me agrada muito.

ps1 odeio mesmo, talvez a pior consola, e isso dos cds, prefiro diquetes de N64.

Xbox, não sei muito desta consola

Xbox 360, esta já sei, e talvez a compre... mas de certeza que não é a melhor consola de sempre.

Nintendo ds, fixe, mas tenho poucos jogos...

psp, na ds tinha poucos jogos na psp tenho 1, horrível quando tou em casa, mas até entretém quando tou na escola sem nada para fazer, o jogo é o pacman colosseum. Prefiro ds.

wii ainda é cedo para ter uma opinião fixa, mas de certeza que vai no bom caminho, epá temos cá um futuro...:drooling::drooling:

As restantes (megadrive saturn...) joguei alguns joguitos mas mal me lembro, não me deve ter marcado muito.


Daqueles votos todos só não compreendo 2, os 2 votos na psp. :(
 
Última edição:
Back
Topo