A melhor consola de sempre - Actualização

Qual acham que foi a melhor consola de todos os tempos?


  • Total voters
    399
Foi tambem a consola que deu a conhecer mais os jogos ao publico em geral, a partir da psx as consolas passaram a "deixar de ser so para putos" e começaram a entrar nas casas do publico em geral.

Isso não terá sido antes consequência do facto que os tais "putos" das anteriores consolas já eram agora crescidos e finalmente a opinião deles contava?
 
Acho incrível aqueles que votaram nas consolas mais recentes (aka wii, xbox360, ps3, ds, psp) a não ser que tenha sido a primeira consola que tiveram alguma vez na vida, aí já se desculpa, até porque o tempo delas ainda nem acabou.
Secalhar não perceberam bem a parte do FOI no título do tópico. :-D
wii inclui NES SNES N64 MD, TG16 e GCN (e Wii). Considerando que tem jogos dessas consolas todas e vai ter mais e tem varios controllers bons diferentes, parece-me justo ela ser a melhor
 
Isso não terá sido antes consequência do facto que os tais "putos" das anteriores consolas já eram agora crescidos e finalmente a opinião deles contava?

não me parece pois as consolas nao nasceram nas 16 bit ou nas 8 bit, sao bem mais antigas que isso, se fosse esse o caso deixavam de ser para putos nas de 8 ou 16 bit, o que eu creio que criou essa situação foi uma maior capacidade para criar uma sensação de realismo atraves de um sistema mais poderoso que permitia gráficos, fisica e som muito mais realista.

:P


lol isto ja para nao falar dos claros fan boys que votaram na ps3...lool por favor... o que que a consola fez assim de tao bom para merecer ser considerada a melhor?
sim sim e muito bonita e tem graficos muito bonitos, mas e inovação? e exclusivos? e acessivel ao publico em geral atraves de um preço melhor? lool
 
Última edição:
acho que as 3 consolas desta geração, nomeadamente a ps3 wii e xbox360 não deviam constar nesta lista uma vez que o verdadeiro potencial de cada consola ainda não foi completamente explorado
 
não me parece pois as consolas nao nasceram nas 16 bit ou nas 8 bit, sao bem mais antigas que isso, se fosse esse o caso deixavam de ser para putos nas de 8 ou 16 bit, o que eu creio que criou essa situação foi uma maior capacidade para criar uma sensação de realismo atraves de um sistema mais poderoso que permitia gráficos, fisica e som muito mais realista.
as primeiras consolas depois do crash foram marketed para crianças, e os que jogavam antes normalmente (claro com muitas excepções) passaram para o pc
 
Acho um piadão às opiniões que dizem que foi com a PlayStation que os videojogos passaram a ter uma indústria sólida e se tornaram num passatempo aceitável...

Isso é o tipo de treta que a Sony gosta de fazer constar. Aliás, a Sony chama a esta geração a "terceira" :joker: mas nós já vimos que para a Sony, analisar o mercado e dirigir-se ao público não é muito com eles...

Como eu já disse anteriormente, a indústria dos jogos já se estabeleceu há muito tempo. No final da década de 1970, o Atari 2600 foi a primeira consola a tornar-se num formato de referência, com mais de 20 milhões de unidades vendidas e estabeleceu um fenómeno sem precedentes no ocidente, tornou-se numa máquina gozada por crianças e adultos.

Depois do crash de 1983
, o mercado voltou a estar em alta a partir de 1985 graças ao NES, que se tornou ele próprio outra referência a nível mundial com mais de 60 milhões de unidades vendidas - se isto não é sucesso, não sei o que será. Ainda hoje, os jogos mais vendidos de sempre são do NES: Super Mario Bros. com 40 milhões de cópias, Duck Hunt com 28 milhões - estes vinham quase sempre de oferta - e Super Mario Bros. 3 com 18 milhões - este sim, o jogo mais vendido de sempre em título individual, uma vez que não vinha em bundle com a consola.

Mais uma vez, o NES extravasou idades e classes, tornou-se no principal objecto de entretenimento para os americanos, foi enorme no Japão e teve algum sucesso na Europa, embora nunca tivesse dominado o mercado europeu devido à concorrência da MAster System e dos microcomputadores. Era uma consola apreciada por crianças e por adultos, em conjunto ou separados.


Na geração de 16-bit, o sucesso foi ainda maior. Mega Drive e Super Nintendo estavam em todo o lado - no Japão (onde o SNES vendeu quase 18 milhões e dominou 80% do mercado), nos EUA (onde se tornou no "embate" mais renhido de sempre e terminou com aproximadamente 22 milhões de SNES e 20 milhões de Mega Drives, ou Genesis como era conhecida por lá) e na Europa onde se tornaram fenómenos muito populares (9,5 milhões de Mega Drives e 8,5 milhões de SNES).

Mas pronto, os jogos eram toscos até a PlayStation ter chegado. Até aí eram coisa de geeks infelizes fechados nos quartos e sem vida que nunca viam a luz do sol ou de miudinhos com 8 anos. Depois, de um dia para o outro a PlayStation chegou e BUM!, deu-se a revolução e até estrelas pop e gente "glamorosa" gostavam de jogos. Aliás, até se tornou num poderoso afrodisíaco, quem tinha uma PlayStation garantia imediatamente uma horda de amantes ardentes, quando até aí, quem dizia em público que gostava de jogos era totalmente ostracizado e estava condenado a não ter vida social.

Gimme a break..
 
A Nintendo64 é quem manda aqui!..:wah:
Sem dúvida a consola mais divertida que já tive, e com os melhores jogos que já joguei.

Já agora a minha lista de jogos pa N64::D

Legend of Zelda: Ocarina of Time:bigrinbo:
Legend of Zelda: Majora's Mask
Super Mario 64
Banjo Kazooie
007 Goldeneye
Diddi Kong Racing
Paper Mario
Mario Kart 64
Turok dinosaur hunter
Turok 2 seeds of evil
Armourines project s.w.a.r.m
Lylat wars (StarFox 64)
ISS 98
Donkey Kong 64
CastleVania 64
South Park
Jet Force Gemini
NBA courtside
F1 World Grand Prix
Gauntlet Legends
Mischief Makers
Doom 64
EarthWorm Jim 3D
1080 Snowboarding
...hmm axo que não me esqueci de nenhum.

Gostava mesmo de arranjar mais alguns como o Conker's Bad Fur Day, Banjo-tooie, Perfect Dark, Starcraft 64, mas é difícil encontrá-los.:sad:
 
Última edição:
Com a PS1 surgiu o termo "Indústria Videojogável". Antes tudas as consolas eram brinquedos com super marios, sonics e pac-mans.
a ps1 foi a revoluçao.

Só quero dizer Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.


O que ele queria dizer, era que antes da PS, gaming era um passatempo, não só pouco popular e uncool, como também apelava principalmente a jovens com idades inferiores a 16 anos. Aí sim, inegávelmente a PSX trouxe muita gente para o mundo dos videojogos para além do ocasional FIFA.

Daí a ser revolucionária ainda vai um bocado, mas hey, não se pode sempre acertar nas palavras certas...

Rapaz, eu tive uma mega drive com praí 8 anos e muitos dos meus colegas na primária tinham uma. O que estás a dizer é uma coisa tão ridícula que nem te passa pela cabeça, sobretudo se quem ler o teu post for alguém com pelo menos uns 20-22 anos e viveu nessa época, se soubesses o que me deu vontade de rir ao dizeres que o gammimg era "não só pouco popular e uncool", isto é completamente mentira e um absurdo. Além de na altura me lembro de haverem montes de pessoas com mais de 16 anos a ter uma consola até o meu tio comprou uma mega drive quando me viu a minha porque ficou espantado com os jogos sobretudo o Sonic 1 e Streets of Rage.
Só havia uma difrença é que na altura em vez de SÓ jogarmos na consola íamos também jogar à bola e andar de bicicleta , e passávamos muito boa parte do dia na rua a brincar e hoje pelo que vejo já não é assim, os iúdos passam o dia agarrados à consola ( e olha que na altura os jogos eram muito mais viciantes, tinham excelentes histórias, eram originais,ao contrário de quase todos os actuais que vão buscar quase tudo ao passado) o que para mim não é uma coisa saudável.


Rpscavaleiro, grande jogo era esse World Cup Italia 90, hoje uma pessoa que o veja ri-se dele e não sabe o que era divertido, já agora chegaste a jogar o Fifa 95 esse na altura foi mítico.
 
Rapaz, eu tive uma mega drive com praí 8 anos e muitos dos meus colegas na primária tinham uma. O que estás a dizer é uma coisa tão ridícula que nem te passa pela cabeça, sobretudo se quem ler o teu post for alguém com pelo menos uns 20-22 anos e viveu nessa época, se soubesses o que me deu vontade de rir ao dizeres que o gammimg era "não só pouco popular e uncool", isto é completamente mentira e um absurdo.

Eu vivi essa altura. E acredita que nessa altura as probabilidades de um grupo de jovens trocar um jogo de futebol, por exemplo, por uma tarde de jogatana eram muito menores.
Era um hobby secundário na maior parte dos casos, e servia como um passatempo.

Escusavas era de ter sido tão ríspido. Eu próprio votei na Mega Drive, e em termos de apelo, mesmo na altura, a PSX apelava-me muito pouco (na realidade, depois de ver a Saturn, fiquei desapontado com essa geração de consolas)

Continua no entanto a minha opinião: a grande explosão dos videojogos foi na era da PSX, e creio que não sou so eu com essa opinião.
 
Eu vivi essa altura. E acredita que nessa altura as probabilidades de um grupo de jovens trocar um jogo de futebol, por exemplo, por uma tarde de jogatana eram muito menores.
Era um hobby secundário na maior parte dos casos, e servia como um passatempo.

Escusavas era de ter sido tão ríspido. Eu próprio votei na Mega Drive, e em termos de apelo, mesmo na altura, a PSX apelava-me muito pouco (na realidade, depois de ver a Saturn, fiquei desapontado com essa geração de consolas)

Continua no entanto a minha opinião: a grande explosão dos videojogos foi na era da PSX, e creio que não sou so eu com essa opinião.

Desculpa se fui ríspido, mas acho se nós não trocávamos um jogo de futebol por uma tarde de jogatana é porque foi da maneira que fomos criados e não por causa de qualidade ou dos jogos da consola.
Eu falo de mim e dos meus amigos nós desde que me lembro andávamos sempre a brincar na rua por melhor que fosse uma consola nunca iam-os trocá-la por uma tarde de futebol ou de bicicleta. Como digo, foi uma mudança de mentalidades e não foi propriamente a PS1 que fez isso.
 
Eu vivi essa altura. E acredita que nessa altura as probabilidades de um grupo de jovens trocar um jogo de futebol, por exemplo, por uma tarde de jogatana eram muito menores.
Era um hobby secundário na maior parte dos casos, e servia como um passatempo.

Escusavas era de ter sido tão ríspido. Eu próprio votei na Mega Drive, e em termos de apelo, mesmo na altura, a PSX apelava-me muito pouco (na realidade, depois de ver a Saturn, fiquei desapontado com essa geração de consolas)

Continua no entanto a minha opinião: a grande explosão dos videojogos foi na era da PSX, e creio que não sou so eu com essa opinião.
acho que a experiencia num país como portugal não é representativo do que acontece no resto do mundo (claro estou a supor que viveste em portugal o tempo todo). Mas tambem tenho de admitir que houve mais pessoas a jogar consolas na 5ta (?) geração (não só na PS).
as razões que vejo por tal ter acontecido:
marketing mais virado para adultos
jogadores anteriores que agora mais velhos convencem os outros a jogar
já estava a tornar-se um hobby mais aceitado.

realmente não sei o que há na PS de especial que levasse uma audiencia mais expandida a comprar a consola (menos o cd player, porque essa claro a audiencia expandida adora). deve ter sido o 3D, mas havia um 3D mais limpo e bonito na N64...
 
Megadrive.

Foi a consola que melhores experiencias me deu no mundo do gaming e mais momentos divertidos tive a jogar.

Agora as expectactivas estão muito altas, o jogos tem exelentes graficos mas nunca conseguiram igualar o que sentia quando jogava megadrive com os meus amigos.
 
realmente não sei o que há na PS de especial que levasse uma audiencia mais expandida a comprar a consola (menos o cd player, porque essa claro a audiencia expandida adora). deve ter sido o 3D, mas havia um 3D mais limpo e bonito na N64...

Jogos mais sóbrios. Tomb Raider por exemplo, feito a uns anos atrás ficaria feito com sprites, e um estilo cartoonesco. Basicamente aplica-se a todos os jogos de temas menos "animados", que ao ganharem um 3D mais sóbrio (a N64 pelo que vi, compensava a falta de espaço em cartucho com cenários coloridos) tornaram-se apelativos à camada mais velha.

No entanto a única razão não será só essa. De certo a influencia de gamers da "idade de ouro" também teve lugar, e o marketing também teve a sua cota parte.
 
o problema da N64 para com a psx era mesmo o facto de a primeira ser mesmo cartucho porque em termos de hardware a N64 era mais poderosa certo? então porque é que a N64 não teve uma vitoria esmagadora face à psx?

Em termos de venda a verdade é que o marketing teve um grande impacto nas vendas, mas só isso não influênxia na altura (ja nos dias de hoj e a conversa muda um pouco)



OFFTOPIC
alguem se lembra qual era aquele jogo que vinha com a Master System 2, sem cartucho ja vinha integrado na consola?
 
Só quero dizer Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.




Rapaz, eu tive uma mega drive com praí 8 anos e muitos dos meus colegas na primária tinham uma. O que estás a dizer é uma coisa tão ridícula que nem te passa pela cabeça, sobretudo se quem ler o teu post for alguém com pelo menos uns 20-22 anos e viveu nessa época, se soubesses o que me deu vontade de rir ao dizeres que o gammimg era "não só pouco popular e uncool", isto é completamente mentira e um absurdo. Além de na altura me lembro de haverem montes de pessoas com mais de 16 anos a ter uma consola até o meu tio comprou uma mega drive quando me viu a minha porque ficou espantado com os jogos sobretudo o Sonic 1 e Streets of Rage.
Só havia uma difrença é que na altura em vez de SÓ jogarmos na consola íamos também jogar à bola e andar de bicicleta , e passávamos muito boa parte do dia na rua a brincar e hoje pelo que vejo já não é assim, os iúdos passam o dia agarrados à consola ( e olha que na altura os jogos eram muito mais viciantes, tinham excelentes histórias, eram originais,ao contrário de quase todos os actuais que vão buscar quase tudo ao passado) o que para mim não é uma coisa saudável.

Lembro-me de passar tardes inteiras ao fim-de-semana a viciar na MegaDrive e na SNES com o meu irmão e mais dois amigos!
Eu acho que nesse tempo não havía a "noção" dos jogos serem "cool" ou não; básicamente jogava quem gostava, e não era isso que nos ía fazer ganhar/perder os favores das fêmeas!

Até mesmo porque cheguei a levar as consolas para a casinha de férias que costumávamos alugar e as minhas amigas e a minha prima que lá íam, tambem gostavam de jogar nas consolas! (Sonic, principalmente; era mais "imediato" e não exigía uma "aprendizagem" tão rigorosa como no caso de um,.. SFII)

Que a Sony tem os seus méritos, isso tem, e daqui fala alguem que não quería mais nada do que Sony's para Walkman's, e que sempre teve muito boa opinião da marca em geral, e claro que foi importante para o mercado de consolas; mas temos que perceber que todos os "alicerces" já tinham sido "plantados" pela Nes uma década antes...

Foi a Nes que revitalizou e salvou (sim, "salvou" é mesmo esse o termo! Podemos dizer que qualquer empresa no seu devido tempo podería ter feito o mesmo, mas quem tomou a iniciativa foi a Nintendo, por isso é para essa marca que vai o mérito!) a indústria Americana do marasmo total e do declarado "desinteresse" pós-crash do mercado de 1983 pelas consolas!

Votei na SNES, pelos motivos expostos no meu outro post desta thread, porque se tratou da consola que "refinou" o conceito da Nes até níveis de qualidade gráfica/jogabilidade impensáveis para a altura! (Pena o maldito D-Pad da Nintendo que ainda hoje sucka para caraças!)

Se formos a ver pela quantidade de jogos que tenho em casa, ganharía a PS2, a PS ou a MegaDrive antes da SNES; mas acontece que me informei bastante acerca da SNES e descobri que mais de metade das pérolas desta consola nunca chegaram aos States, quanto mais à Europa!
E a qualidade/implementação dos jogos era fora de série!

Tantos clássicos que nunca viram a luz do dia neste lado do mundo!

Se formos bem a ver, a PS não é mais do que o "sucessor" espiritual da SNES, senão vejamos;
herdou alguns dos maiores franchises da SNES (FF's inclusive), era tal como a SNES uma "RPG-Console" (Pelo menos para os Japoneses! Porque cá na europa já sabemos a tristeza que é!)
Até na porcaria do comando copiaram, (O original da PS era horrivel) com aquela "cruzinha" fatela no lugar do D-Pad e desta vez sem "centro"! (Pior do que na NES/SNES)
E depois, o 4 botões do lado direito na mesma disposição "losangunal" do comando da SNES! Com um comando de 6 botões com um D-Pad tão bom que a SEGA tinha, bem podíam ter copiado desta!
Lembro-me de olhar para PS ao início com um desdém horrível só porcausa disso!
Aquilo que me levou a mudar de ideias foi a chegada do Dual-Shock e do Gran Turismo! (Hmm.. . Mazda's..... hmmmmmm!!)

Enfim, a Sony pegou numa consola e elevou-a ao estatuto de "Tech-gadjet" quase como os telemóveis! O que não deixou de ser um feito notável para o expandir do mercado, mas só o conseguíu porque a Sega e a Nintendo já vinham a "espicaçar" o mercado anos antes!

Bolas, até nas "políticas" de marketing a Sega precedeu a Sony!
Quem sabe do que me refiro, decerto se lembra de algumas "jogadas sujas" da parte da Sega para denegrir a Nintendo! (Sim, já naquele tempo era assim; e deve ter sido daí que se criou na Europa e principalmente em (p)ortugal a "ideia" da Nintendo ser uma marca "infantil"!)

Era "infantil", mas tambem tinham SF's e Mortal Kombat, mas prontos, a Nintendo era infantil e a Sega não!... tretas do marketing!

Aquilo que a Sony veio implementar foi a "vaidade" de se ter uma consola, (de "marca") e de injectar dinheiro na fatía mais "sensacionalista" do mercado! Claro que isso trouxe uma boa quantidade de jogos e franchises atrás! (Money Talks!) Mas não fizeram, ou inovaram em nada que outras empresas não tivessem antes feito para os videojogos!

É isso que parece que muita gente mais novita desconhece ou não quer aceitar!
A Sony é um gigante de consumo, tal como a Microsoft; e tal como esta, só metem as "manápulas" onde lhes "cheira" a dinheiro; (nada de mal nisso, é essa a natureza delas) enquanto que empresas como a Nintendo ou a SEGA são especializadas em jogos e são elas que "abrem" as portas de onde empresas como Sony ou Microsoft se vão meter a investir dinheiro!
Se no meio desse "investimento" tivermos boas consolas e bons jogos, tanto melhor para nós, consumidores, que ficamos bem servidos!

\w/
 
Realmente, é uma coisa que muita gente parece não perceber, mas a Sony limitou-se a introduzir uma máquina que devido ao marketing, vendeu mais do que qualquer outra até então - o NES também vendeu mais do que qualquer máquina até à altura, aliás depois da PS2 e da PS1, o NES é a consola doméstica mais vendida de sempre.

Se observarmos os jogos produzidos pela Sony Computer Entertainment - os 1st party da Sony - vemos alguns jogos bastante bons, mas pouquíssimos títulos imortais, ao nível dos jogos que tenham dado um verdadeiro impulso ao desenvolvimento dos jogos e que se possam dizer "este é uma verdadeira obra de arte".

Entre as franchises da SCE e associados, temos:

- Gran Turismo - considerado por muitos como o melhor simulador de condução de todos os tempos; contudo, é alvo de críticas devido à falta de realismo da condução e aparentemente, o quinto título da série vai ser o primeiro a ter uma condução vista a partir do cockpit

- God of War - franchise recente, conta com dois títulos muito bons, sem dúvida, mas são realmente jogos "históricos" da mesma forma que o Ocarina of Time ou Super Mario 64?

- Destruction Derby - apenas teve um capítulo, relançado várias vezes; era um bom jogo, mas deixou marcas na indústria?

- WipeOut - inspirado no F-Zero (o criador do WipeOut considera F-Zero como uma das suas fontes), é uma excelente série de corridas futuristas. Fez história? Algum dos seus capítulos foi considerado um dos jogos mais indispensáveis nas restritas listas dos melhores títulos de todos os tempos?

- Buzz! - bem, isto é orientado para um outro mercado e dificilmente é uma marca "pesada" na indústria dos jogos

- Killzone - o primeiro foi recebido como um jogo medíocre, o segundo é uma incógnita

- LocoRoco - título muito original para a PSP, este tem boas hipóteses de deixar um legado

- Shadow of the Colossus - título muito bom, mas cuja influência no panorama dos jogos ainda não conseguimos apurar

Normalmente, os títulos que mais brilham nas PlayStations, e quando digo isto refiro-me à qualidade, são 3rd parties - Final Fantasy, Resident Evil, Tekken, etc

Na Nintendo, temos a nível de 1st party:

- Super Mario Bros., Super Mario World, Super Mario World 2, Super Mario 64 - de 1985, 1990, 1995 e 1996 respectivamente, cada um destes títulos é um marco na história dos jogos; são verdadeiras enciclopédias abertas sobre como fazer um título imortal

- The Legend of Zelda, A Link to the Past, Ocarina of Time, Majora's Mask, Wind Waker - lançados respectivamente em 1986, 1991, 1998, 2000 e 2003; são necessárias palavras? A série Zelda é das mais importantes que alguma vez foi feita na história dos jogos. No que diz respeito a jogos de aventuras, Zelda é A referência. O primeiro capítulo foi possivelmente o primeiro jogo de consolas com uma história minimamente estruturada e que envolvia activamente o jogador, além de ter sido o primeiro videojogo a permitir ao jogador gravar o seu progresso

- Metroid e Super Metroid - mais uma vez, a excelência da produção da Nintendo a mostrar como se faz um jogo de acção e exploração; lançados em 1987 e 1994 respectivamente, são dos jogos mais relevantes que foram feitos até hoje no seu género

- Starfox/Starwing - o primeiro jogo de consolas com gráficos inteiramente 3D, um verdadeiro virar de página na indústria dos jogos

- Super Mario Kart - possivelmente o primeiro jogo de corridas com karts; lançado para o SNES em 1992, utilizou a tecnologia Mode 7 que permitia fazer rotações dos cenários de forma a simular pistas em 3D, enquanto nos outros formatos tínhamos apenas sprites que se deslocavam verticalmente no écran; foi uma das maiores experiência em multiplayer na altura e ainda hoje se realizam campeonatos do primeiro Mario KArt

- F-Zero e F-Zero GX - lançados em 1990 e 2003 para SNES e GameCube respectivamente, constituem um dos pontos mais altos dos jogos de corridas com temas futuristas; o primeiro foi uma verdadeira lufada de ar fresco com gráficos excelentes para o seu tempo e uma jogabilidade fantástica, o último está entre os melhores jogos da geração passada

Aqui temos, grosso modo, uma pequena comparação entre os contributos da Sony e da Nintendo para o desenvolvimento de jogos. Não entrei pelas 2nd parties, mas aí a Nintendo leva igualmente vantagem - só a Rare (ex-2nd party), Intelligent Systems, HAL e Retro Studios são suficientes para desequilibrar a compração a favor da Nintendo.
 
Back
Topo