1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A Messy Transition: 32bits' 2GB addressing space limitation

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por VuDu, 17 de Agosto de 2007. (Respostas: 85; Visualizações: 6901)

  1. VuDu

    VuDu Power Member

    Boas,
    aqui ficam os links para 3 excelentes artigos que discutem a proximidade da limitação do endereçamento de memória a 32bits aliado à "excelente" gestão de memória do Windows (PRINCIPALMENTE do Vista) e juntamente com maus hábitos de programação por parte das software houses.

    Parte 1: A Messy Transition: Practical Problems With 32bit Addressing In Windows
    http://www.anandtech.com/gadgets/showdoc.aspx?i=3034

    Parte 2: A Messy Transition: Windows XP, Vista, and the 2GB Barrier
    http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3044

    Parte 3: A Messy Transition: Vista Buys Some Time
    http://www.anandtech.com/systems/showdoc.aspx?i=3060

    Eu recomendo a lerem os 3 artigos para ficarem com uma melhor noção do que se está a passar.
    Para aqueles que já disseram "buah não tenho tempo para ler", pelo menos ficam alertados que actualmente está-se a chegar ao limite da RAM disponível para as aplicações (jogos neste caso) mais recentes e mais pesadas nos sistemas 32bits.
    E o "melhor" de tudo é que não há uma alternativa segura para os gamers (um SO a 64bits equiparável em termos de suporte ao 32bits, nem em Linux).

    É triste que o sistema de memoria do SO mais vendido no mundo, na pratica, não liberte mais do que 1.5G para as aplicações, mas melhor ainda, o Vista, já oferece mais RAM, RAM essa que ao chegar aos 2G faz fogo de artificio... e adivinhem qual é a solução... exacto, não "dar" tanta RAM.

    Tenho pena que o artigo não tenha comparado a situação com outro SO Linux, o que seria dificil, pois os jogos mais recentes são alérgicos ao OpenGL, and therefor... mas seria interessante comparar o sistema "temos 40 livres? metáde pra mim, metade pra ti! Ainda sobram 50? Excelente, toma lá os teus 25." com um SO a "serio".

    Eu sei que estes números 2G, 1.5G parecem "grandes", mas acreditem que daqui a uns meses, quando a maioria tiver 4G no pc, vai começar a moer o juízo por ter tanta RAM para "nada".
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Ao meu ver, o mal é nível da programação dos jogos, basta ver que as consolas só tem 256 a 512 mb de ram e chega e sobra, enquanto no PC, devoram 2 gigas e puff :S
     
  3. V3ctor

    V3ctor Moderador
    Staff Member

    Talvez porque nas consolas ñ podes meter mais um DIMM de 1gb ou 2gb... eles têm de programar os jogos pra correr naquele hardware "limitado", tu num pc podes modificar tudo... acho que os programadores (como é obvio) são os gajos que empurram o hardware pra frente... vendas pessoal... vendas...
     
  4. VuDu

    VuDu Power Member

    A culpa é de alguém. Ou do SO que diz que há mais RAM disponível quando não há e o jogo crasha ao tentar usar o que não tem direito, ou o SO diz que não há memoria livre e o jogo simplesmente "estica" a corda até rebentar.
    Os jogos tem de ser programados para usar o que há. Os das consolas usam o que têm, os do PC tem de estar preparados para usar o que possam ter.
    Por alguma razão nas consolas não há opções para mudar a resolução, qualidade de texturas, nivel de AA, AF, ligar e desligar efeitos, etc...

    Seja como for, não acho que limitar as aplicações a 2G quando se têm 4G ao total é ridículo. Tudo porque o sistema de memoria divide metade para "fora" e a outra metade para "dentro".
     
    Última edição: 17 de Agosto de 2007
  5. Xmeagol

    Xmeagol Power Member

    2GB chega perfeitamente

    quanto mais clock melhor


    EDIT: Quantidade, ou Qualidade, eis a questao :D
     
  6. VuDu

    VuDu Power Member

    Clock? :s Se estas a jogar online num mapa gigante com dezenas de indivíduos "parados" para que te serve o clock?
    Alias, isto não tem nada a ver com a qualidade ou quantidade, a RAM não tem nada a ver com a evolução dos clocks dos processadores. Quem trabalhar em ambientes "grandes" vai sempre precisar de mais RAM, independentemente do processador.

    Aqui fica algo que me deixa a cossar o couro cabeludo LOL
     
  7. Ricardo C.

    Ricardo C. Power Member

    Eles nas consolas conseguem optmizar os jogos muito melhor e com melhores gráficos, no PC é uma desgraça, jogos que na consola precisam de 512 mb de ram no pc precisam de 2GB por exemplo, isto também é devido que todas as consolas tem o hardware igual, enquanto que no PC não.
     
  8. MinisterOfSound

    MinisterOfSound Power Member

    "Amusingly, given a big enough card (such as a 1GB Radeon X2900XT), it's theoretically possible to consume all 2GB of virtual address space under Vista with just the WDDM and the application each trying to manage the video memory, which would leave no further virtual address space for anything else the application needs to do." - Dá para rir.

    Depois chamam-me maluco por ter comprado mais uma licença do Win Xp Pro em vez de comprar uma do Vista e por ter o Vista Ultimate "arrumado". Pelo que se vê nesta review e em outras mais me convenço que por cada inovação que criam há uma carrada delas que ficaram por fazer, serei o unico a pensar que já era altura de conseguirem fazer mais com menos?

    Cumps.
     
  9. viskonde

    viskonde I quit My Job for Folding

    nao se esquecam que numa consola so corre o jogo..
    logo sao 256/512/whatever Mb so para um jogo, enquanto que num PC temos 2 gigas mas temos imensa coisa a correr em background, antivirus a comer ram, um sistema operativo pesado , servicos, messengers etc...
     
  10. VuDu

    VuDu Power Member

    Por alguma razão a limitação dos 4Gb passa para 2Gb...
    O sistema de gestão de memória dos Windows, descem o limite dos 32bits para os 2Gb. O que não era preocupante se tivessem sido tomadas precauções! O único movimento dos lados de Redmond foi lançar uma patch para o Vista para tentar aproximar as coisas ao XP.
    Isto nunca deveria de ser necessário! O Vista deveria de conseguir disponibilizar mais memoria às aplicações! É essa a função do SO.

    Deixem-se de comparações inúteis com as consolas. É um tema totalmente diferente e uma coisa destas nunca aconteceria numa plataforma (consolas) com limites bem definidos.
    Não tem lógica comparar com as consolas que tem menos RAM, nem comparar com a evolução dos GHz dos processadores. A memoria é um "mundo" à parte. Nunca pensaram em deixar de compara discos maiores para se preocuparem em comprimir tudo com o WinRAR, pois não? A filosofia é essa. O objectivo é: se está disponível é para ser usada!
    Se existe alguém com um pc de 4Gb esses 4Gb deveriam de ser aproveitados!
     
  11. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    Não, não és... :002:

    Eu queria era um XP 64-bit a funcionar tão bem como o XP sp2 32-bit actual... :)
     
  12. MoDu

    MoDu Power Member

    SteelBoy19, foi por isso que migrei para o Vista x64. Ao menos o suporte é practicamente igual. Mau ou bom, ao menos posso usar o processador que tenho, e as aplicações agradecem. Sinceramente, por aqui não me posso queixar de memória, tenho 2 gigas e não uso o pc para jogos. O Sony Vegas gosta muito de poder ter 1 giga só para ele.
     
  13. rav3n

    rav3n Power Member

  14. viskonde

    viskonde I quit My Job for Folding

  15. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    É mais que sabido que os processadores com uma palavra de 32 bits apenas conseguem endereçar 2Gbs de memoria . Não a novidade nenhuma nisto se estivessem mais atentos nas aulas teriam aprendido isto. Esses processos de tentar suportar mais RAM não passam de macacadas as quais os processadores não foram concebidos para fazer, pode vir a sair no futuro 1 processador com instruções especiais para isso.

    Quanto ao sistema de gestão de memória do windows, há alguma novidade que funciona mal? o sistema de swap é tão bom que nem sequer utiliza um disco ou partição dedicada, faz aquilo em FAT32 ou NTFS.

    A solução é simples e foi apontada pela AMD já ha mais de 2 anos, é a evolução para processadores de 64bits...
     
    Última edição pelo moderador: 17 de Agosto de 2007
  16. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Sempre tive a ideia que o limite de memoria em 32bits era 4gb e nao 2gb e que tanto o xp como o vista suportam correctamente esta quantidade de memoria (tanto que tou a pensar colocar 4gb na minha maquina actual com o xp32bits e ubuntu 64bits :p)
     
  17. souto

    souto To fold or to FOLD?

    É mais que sabido em que parte do planeta?

    Limite teórico para endereçamento a 32 bits:

    2^32 = 4 * 2^30 = 4 GiB

    Ou isso, ou andei a aprender pó boneco. Não me parece que quem tenha estado sem atenção nas "aulas" tenha sido eu. Tenta ser mais cuidadoso nas palavras que escreves, há pessoal por cá que sabe o que escreve.

    Cumprimentos.
     
  18. VuDu

    VuDu Power Member

    Sim, o limite é de 4Gb. Basta ler os links do primeiro tópico... ignorando posts menos felizes vamos lá tentar manter a discussão "constructiva".
     
  19. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    O problema está quando se pensa que se podem utilizar a palavra inteira do processador... Mas não, as instruções do processador não podem ser apenas o endereço de memória!

    http://kb.iu.edu/data/abmh.html

    Como podes contactar ai nesse artigo universitario, ja no MAC OS para endereçar mais de 8MB de RAM eram mais que 24 bits, e pelas vossas contas 2^24=16MB
     
  20. rfsapiens

    rfsapiens I fold therefore I AM

    Boas,

    Qualquer CPU actual de 32Bits ja suporta o PAE que é a "expansão" para os 32bits ficarem com adressing até 36Bits.O Vista 32bits tem um switch desses de modo a ter 4GB disponiveis para usar nas aplicações. Só tem de colocar o switch no ficheiro de arranque e o problema fica resolvido.

    http://www.microsoft.com/whdc/system/platform/server/PAE/PAEdrv.mspx

    Aqui tem o k vos disse.Não liguem aos rumores :lol: se a M$ diz que o Windows XP SP2 suporta PAE e pode ser activado com o switch /PAE no boot.ini (atenção que o processador de 32 /64bits tem de suportar isto tal como o Pentium 4 equivalente ou superior).A M$ limitou de proposito o Windows XP SP2 mas esses 4GB ficam disponiveis às aplicações como se pode constatar pelo link que meti aki.
    O Vista 32Bits tambem suportam o PAE.Só tem de fazer o k está neste link da M$.

    http://support.microsoft.com/kb/929580

    Cumps,

    Rfsapiens.
     
    Última edição: 17 de Agosto de 2007

Partilhar esta Página