A Messy Transition: 32bits' 2GB addressing space limitation

Talvez porque nas consolas ñ podes meter mais um DIMM de 1gb ou 2gb... eles têm de programar os jogos pra correr naquele hardware "limitado"

Para mim isso é q é um programador! Se eu consigo fazer o mesmo que tu com menos de metade dos recursosn ent muito provavelmente sou um melhor programador.

Eu vejo o exemplo da PS2! é um hardware extremamente ultrapassado( segundo os parametros das novas consolas) e mesmo assim fico parvo com o q conseguem fazer em jogos como o God of War 2!

Para mim o essencial é a optimização.
 
Estou a começar a duvidar do nível intelectual de alguns que aqui responderam.
Parem de discutir o "saber programar com menos RAM é melhor" porque isso nem sequer interessa para esta discussão, já foi dito isso mais do que uma vez! Se não tem nada construtivo para acrescentar à discussão, ignorem o tópico e spamem outro qualquer.

Em relação a quem falou do APE/AWE, eu pessoalmente não conhecia isso e pelo que estive a pesquisar fiquei curioso como isso não foi abordado no artigo. Seja como for, já enviei um email ao autor do artigo a confronta-lo sobre isso mesmo. ;)
 
Estou a começar a duvidar do nível intelectual de alguns que aqui responderam.
Parem de discutir o "saber programar com menos RAM é melhor" porque isso nem sequer interessa para esta discussão, já foi dito isso mais do que uma vez! Se não tem nada construtivo para acrescentar à discussão, ignorem o tópico e spamem outro qualquer.

Em relação a quem falou do APE/AWE, eu pessoalmente não conhecia isso e pelo que estive a pesquisar fiquei curioso como isso não foi abordado no artigo. Seja como for, já enviei um email ao autor do artigo a confronta-lo sobre isso mesmo. ;)

Excelente atitude.
Se receberes resposta, diz qualquer coisa, com isto ainda fiquei mais curioso.
 
sei que aqui ja disseram o contario mas ok

na exame informatica deste mes (ok a revista sucka, mas aqui em casa assinaram porque dava pontos tap :D ) vem a falar de um computador bla bla que tem 4GB de ram e vem com o windows Vista 32 bits..
e eles dizem que nao tem muita logica visto que o Vista apenas detecta 3071 MB ou seja 2.99GB..

nao sei se esta bem , mal ou sao eles que sao burros e nao activaram algo(pae.. mas tenho ideia que isso ja vem activaod de raiz com cpus recentes)..
anyway.. fica a nota
 
nao se esquecam que numa consola so corre o jogo..
logo sao 256/512/whatever Mb so para um jogo, enquanto que num PC temos 2 gigas mas temos imensa coisa a correr em background, antivirus a comer ram, um sistema operativo pesado , servicos, messengers etc...


Ya nos requisitos dos jogos vem descriminado....

Requerimentos minimos: Processador a X Ghz e 2 gb de ram dos quais H para o messenger, Y para o S.O. , Z para o antivirus e o restante para o jogo....tens uma logica bastante boa.


Quanto ao tópico em si, o problema dos sistemas hoje em dia x64 nomeadamente da microsoft seja ele Vista ou XP é em primeiro lugar alguma incompatibilidade de algum hardware, não tanto como se notava a um tempo atrás mas ainda algo que impede uma transição sem problemas

Apesar do facto de sistemas x64 e a grande maioria das pessoas hoje em dia vira-se para o Vista "endereçarem" e fazerem uso desse aumento de memoria muita da mesma vai acabar por ficar desperdiçada pelo que aqui se falou e que está directamente relacionado com o assunto que o facto de hoje em dia um programador não se preocupar muito com a optimização, ja para nao falar no teste do mesmo.

Está-se a tornar o "pão nosso de cada dia" Software tanto a nível de jogos como também de produtividade e segurança, vir para o mercado cheio de bugs e erros, e acabar por requerer bastantes recursos porque simplesmente já existe parecido e queremos ver se ainda conseguimos vender..."
 
Última edição:
Requerimentos minimos: Processador a X Ghz e 2 gb de ram dos quais H para o messenger, Y para o S.O. , Z para o antivirus e o restante para o jogo....tens uma logica bastante boa.
fds, e vais dizer que quando tens um jogo a breakar, se deres kill a montes de processos o jogo nao fica mais rapido?
pelo menos eu quando tinha um PC mais lento, sempre que ia jogar CS e outras porcarias dava kill ao explorer.exe e outras porcarias..
ou seja provavelmente quando num jogo dizem "recomendado XX gigas" e para nao teres de andar feito parvo a dar kill a processos que so consomem ram, e mesmo assim o jogo correr fluido..
 
Quanto ao tópico em si, o problema dos sistemas hoje em dia x64 nomeadamente da microsoft seja ele Vista ou XP é em primeiro lugar alguma incompatibilidade de algum hardware, não tanto como se notava a um tempo atrás mas ainda algo que impede uma transição sem problemas


O Xp 64 é uma palhaçada...
O Vista 64, o único defeito que lhe tenho a apontar é o facto de sermos obrigados a ter que instalar drivers certificados. Se há forma de dar a volta a isso, eu não a consegui encontrar. E o pior ainda são os poucos fabricantes que disponibilizam drivers para o vista 64.
 
O Xp 64 é uma palhaçada...
O Vista 64, o único defeito que lhe tenho a apontar é o facto de sermos obrigados a ter que instalar drivers certificados. Se há forma de dar a volta a isso, eu não a consegui encontrar. E o pior ainda são os poucos fabricantes que disponibilizam drivers para o vista 64.

Vista x64 aqui, normalmente drivers não certificados, apenas pedem o costumeiro pedido de autorização do windows defender. Posso estar equivocado.
 
tao cedo acho q nao vou puder testar os 4 gigas de ram e o PAE >(
em principio o meu prob principal fica resolvido mexendo na bios, o resto depois vejo
 
Os 939 não tinham dificuldade em gerir 4 dimms??

O meu X2 3800+ s939 está com 4 dims de 512mb e não foi por isso que lhe baixei os clocks...

Tinha 2 dims de 512mb comprei outros 2 iguais, meti os defaults na bios, depois voltei a clockar como antes... 265*10 vcore 1.35 (ar) 1:1 2.5 3 5 1T ou seja um ganho de 650Mhz neste processador. E 2Gb de memória em 4 dims sem problemas... Já experimentei com dims de 1 Gb e aí é que tive imensos problemas, acho que 4Gb de memória dá carradas de problemas no meu sistema... acabei por optar pelos 4*512mb.
 
Ok, 4 horas depois, já temos resposta!

Hello,
I've read your article you wrote about the 32bit addressing problem in Windows and discussed it on some boards and at one point one brought to the discussion the APE/AWE and I got curious because I didn't knew about that.
Apparently the solution was already found and is ready to be used.
Most processors nowadays support APE and windows has AWE, so shouldn't programmers just start using it and leave the problem behind until the 64bits land safely on "mainstream land"?
Am I missing anything?

Best regards,

Nelson.

VuDu, AWE(or rather the hardware behind it, PAE) isn't a viable solution at the consumer level for a few reasons. Critical to that is that on a technical level PAE is a nightmare, it has performance issues due to additional address tables, it breaks drivers(and it's not in any way an easy task to make drivers compatible) and it's only 36bit (which buys a very short amount of time). PAE in practice was reimplementation of segmented memory to help a handful of applications get around on 32bit OSs until 64bit came, and it's here. No one wants to be using segmented memory, the switch to 64bit is easier just because segmented memory is so difficult to use.

So in short, yes, PAE could work in theory, but in practice it will be unnecessarily slower and many systems will crash due to it.

-Thanks
Ryan Smith
AnandTech, Inc
Ok... pelo que já tinha lido teria que haver alguma resposta pelo lado dos programadores para arranjar software e hardware que trabalhasse com as "memory windows" virtuais, segundo ele, esse esforço seria um pesadelo e realmente uma vez que já por aí andam os 64bits, desnecessário.
Em relação aos 36bits, se não estou em erro, iria-nos salvar até aos 64Gb, que - a ver pela evolução actual - daria para desenrascar uns "anitos". :-D
Concluindo, acho que a questão é mesmo "porque ainda não mudámos para os 64bits?". O PAE serve apenas para remediar uma "mão cheia" de aplicações de 32bits "esfomeadas" de memória enquanto os 64bits não entram e a olhar uns anitos para trás as previsões apontariam que o Vista não seria um "Vistita", que fosso "o S.O." e que trouxesse consigo a mudança para os 64bits em definitivo.
 
Ok... pelo que já tinha lido teria que haver alguma resposta pelo lado dos programadores para arranjar software e hardware que trabalhasse com as "memory windows" virtuais, segundo ele, esse esforço seria um pesadelo e realmente uma vez que já por aí andam os 64bits, desnecessário.
Em relação aos 36bits, se não estou em erro, iria-nos salvar até aos 64Gb, que - a ver pela evolução actual - daria para desenrascar uns "anitos". :-D
Concluindo, acho que a questão é mesmo "porque ainda não mudámos para os 64bits?".

Até 64GB ia salvar durante anos suficientes para haver uma margem residual de processadores exclusivamente 32bit no mercado.

Ainda não mudámos para 64bit precisamente por causa disso...ainda se vendem processadores 32bit, e pior, ainda existem muitos processadores 32bit.

Eu não tenho a certeza, mas fazer drivers para duas gamas de bit é mais do que mudar de compilador não? Requer mais trabalho...e logo, não é rentável estar a fazer drivers para 32 e 64bit...
 
Já se passou dos 8 bits paras os 16 bits, e dos 16 bits para os 32 bits...


Qual o problema da tyransição para os 64 bits?

Tudo evolui, e chegou o tempo de evoluir e restruturar tudo.
 
É que o salto para 64-bit é brutal mesmo... Talvez não interesse aos tubarões... :002:

Já agora, estes x64 actuais endereçam mesmo 64-bit, ou menos?
 
Back
Topo