1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A minha 1ª Câmara Fotográfica [Qual a mais indicada?]

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por THOR, 27 de Dezembro de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 2024)

1. THOR

THOR Power Member

Boas pessoal. Sempre gostei de imagens de boa qualidade, paisagens principalmente, mas nunca tive um equipamento minimamente adequado para tirar as minhas próprias fotos. Tenho muito respeito pelo mundo da fotografia, que é bem mais complexo do que possa parecer, por isso mesmo é que estou disposto a aprender com a ajuda de guias na internet ou até de livros. Mas, para isso também necessito de adquirir uma máquina decente.

Estava a pensar numa DSLR, devido à possibilidade de trocar de lentes, à superior qualidade de imagem (melhor sensor, etc), o que as faz mais "future-proof". Decidi portanto criar este tópico para vocês, que muito mais percebem deste tema que eu, me ajudarem a fazer uma escolha correta, porque, mesmo não sendo dos maiores, um investimento numa DSLR de entrada é sempre um investimento.

Questionário:

1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
      Apenas a máquina com uma daquelas lentes que já vêm incluídas... sendo que depois comprarei acessórios, como uma bolsa, etc...
    2. POR QUANTO: Não definido, mas deve de estar entre os 400-600€
    3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
      Um pouco de tudo, mas principalmente em exteriores, paisagens, etc.
    4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
      Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados...
    5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
      (Casual, aficionado, entusiasta ou profissional) Sinceramente, não sei bem... :S
    6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Um Samsung Galaxy SII :P
    7. COMO É A TUA "REDE": O meu pai usa uma Canon SX40HS... de resto ninguém se dedica muito à fotografia :P
    8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
      Loja online, devido aos preços estarem baixos neste momento (Natal-Ano Novo)

O que tenho em ideia:

Estas 2 primeiras são as mais caras dentro das minhas opções atuais:

CANON EOS 600D + EF-S 18-55 mm IS II ~ 580€ neste momento

NIKON D5100
    NIKON D5100 + objectiva AF-S VR DX 18-55 mm (580 €) ou + AF-S VR DX 18-105 mm (620€)

Esta é a minha outra opção, que também me atraiu muito, devido ao preço reduzido (~400€ +
    AF-S DX 18-55 VR). E, segundo reviews, não fica muito longe das duas anteriormente indicadas. Só tenho pena que não tenha um ecrã LCD como o das outras, "que se possa mover" (n me lembro do nome desse tipo de ecrãs :P):

Nikon D3100:

Então pessoal, o que acham?

Cumps

Última edição: 27 de Dezembro de 2012
  2. THOR

THOR Power Member

Sei que é tarde pessoal, mas, ninguém? :(

3. Wildstar

Wildstar Power Member

Qualquer uma é boa opção. O mais importante nestas máquinas não é o corpo mas sim as lentes. Agora tens de ter noção que uma 18-55 não dá para muito (é equivalente a uma compacta com 3x zoom). Com orçamento baixo é sempre melhor ir pelo corpo mais barato e gastar o resto em lentes do que fazer o inverso.

Neste momento as máquinas Nikon são melhores e são mais baratas, mas dizem mal da assistência deles em Portugal.

4. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Mas as lentes são mais caras.

5. THOR

THOR Power Member

Obrigado. Então, se eu comprasse apenas o corpo que lentes me recomendavam?

6. boras

boras Power Member

E podem não ter AF com lentes antigas que se encontram no mercado em segunda-mão a bons preços :D. Mas esse problema não se deve por para este caso.

No teu caso acho que ia para a NIKON D5100 + AF-S VR DX 18-105 mm (620€)

Última edição: 28 de Dezembro de 2012
  7. THOR

THOR Power Member

Pois, o problema é que não sei se posso gastar tanto. Ainda nao sei o meu orçamento completo, porque estou a pedir ao meu pai para me dar parte do dinheiro, mas as respostas dele são muito pouco precisas. Que tal ir para a Nikon D3100+essa mesma lente? É uma boa aposta ou nem por isso?

8. Wildstar

Wildstar Power Member

E que tal uma D3100+18-55+55-200?

Não acho lá muito recomendável comprar só o corpo até porque a 18-55 é relativamente boa.

A questão é, queres andar com ela como se fosse uma compacta ou vais entrar no espírito a sério trocar de lente conforme a ocasião?
    Pessoalmente acho sempre que o orçamento mínimo para uma DSLR é ~1000€. Máquina + o conjunto básico: 18-55 + 55-200 + 50 f/1.8. Abaixo disso convém pensar bem se queremos mesmo uma DSLR.

9. THOR

THOR Power Member

Mais uma vez obrigado pela opinião.
    Em principio irei para a Nikon d3100+18-55, assim ficarei com uma lente para fazer minimamente um pouco de tudo. Mesmo que nao compre logo mais 2 ou 3 lentes, poderei fazê-lo no futuro...

10. THOR

THOR Power Member

Estou a ponderar outra opção: a Nikon D3200+18-55 está a 490€ na Amazon.uk... No entanto está a acabar o stock, e eu gostaria de saber, se, se o stock acabar o desconto também chega ao fim? O que acham? Cumps

11. Wildstar

Wildstar Power Member

A D3200 a esse preço não faz sentido quando a D5100, melhor em tudo*, está a 500€.

*: excepto nos MP, que não interessam para nada com lentes de entrada.

12. THOR

THOR Power Member

Boas

Gostaria que me esclarecesses/em melhor as diferenças principais entre a Nikon D5100 e a Nikon D3200 e o que faz uma ou outra melhor, porquê, e em quê (em que situações), de maneira a que fique mais esclarecido. :)

Cumprimentos ;)

13. Wildstar

Wildstar Power Member

As D3x00 são entrada de gama, as D5x00 já são linha média. Mesmo não sabendo as caracteristicas em específico, isto é como nos carros.

Mas no caso da D3200 a Nikon esmerou-se (para competir com as novas MILC) e acabou por sair muito semelhante à D5100. Mas esta última continua ter a vantagem do ecrã amovível, poder fazer bracketing (tirar várias fotos de rajada com exposições diferentes para depois poder combinar ou simplesmente escolher a melhor) e, salvo erro, controlo mais avançado do D-Lighting (expansão da gama dinâmica, muito importante em cenas de alto contraste (só se aplica se usares JPEG)).

14. THOR

THOR Power Member

Bem, então, em principio irei para a Nikon D5100 caso se mantenha em desconto até a meados da próxima semana. Está a 500€ com a lente 18-55 na Amazon.co.uk.Cumps

15. GodSpeed

GodSpeed Power Member

Tens também na cameranu.nl a €489.

Com 18-105 tens na spotdatecnologia.com a €569, mas não conheço este site, não sei se é de confiança.

16. THOR

THOR Power Member

Boas pessoal

Podem explicar-me como funcionam as compras na ***** Pro? Não se paga o IVA, etc? Porque a Nikon D5100 + OBJECTIVA AF-S VR DX 18-105 MM está a 511,38€ (Sem IVA).

Cumps

17. Wildstar

Wildstar Power Member

Não se paga o IVA porque é para empresas que podem tratar os artigos como se fosse mercadoria. Não sou empresário portanto não sei como isso funciona concretamente, mas simples trabalhadores por conta de outrém não podem fazer isso.

18. THOR

THOR Power Member

Obrigado pela resposta. O meu pai tem uma empresa portanto essa câmara com essa lente é um bom negócio... Será melhor que a 18-55... Penso eu

19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

E a actividade da empresa dele justifica a compra de uma máquina fotográfica?

20. THOR

THOR Power Member

Pois, isso nao sei. É uma Quinta que faz casamentos, batizados, excursões... E tem parte restaurante para almoços e jantares. É a Quinta da Luz Restaurante O Teimoso...

Partilhar esta Página