1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A minha 1º Reflex - Help

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por grovaile, 16 de Agosto de 2012. (Respostas: 21; Visualizações: 2416)

1. Boas,
    vim ate aqui para pedir a vossa ajuda para fazer a escolha mais acertada conforme o meu orçamento. Eu quero me iniciar na fotografia e então aqui vai:

1º O QUE
    : Máquina;
    2º POR QUANTO: 700 euros (se for necessario um pouco mais);
    PARA FAZER O QUE: Retratos e Paisagens;
    4º PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite e talvez um pouco interiores;
    5º COMO ÉS: Aficionado;
    6º JÁ TENS: Apenas tenho uma HP de 8 Mps;
    COMO É A TUA "REDE": Eu apenos quero comprar objectivas que sejam compativeis com uma futura maquina (tanto faz Nikon ou Canon);
    ONDE COMPRAR: Talvez Fnac ou *****, não sei bem.

Eu não sei se compre uma reflex de gama baixa (D3100/1100D) ou se vale a pena comprar logo uma de gama media (D5100/600D). Em termos de objectivas eu gostva de comprar em 1º lugar uma 50mm f/1.8 e talvez mais tarde (se comprar uma de gama baixa talvez compre logo) uma 55-200 Vr (se acharem que devo de comprar outras em vez destas eu aceito opiniões, qualquer que seja deve ser melhor que a minha xD).
    Fico a espera por FeedBack.

2. Nunes91

Nunes91 Banido

Canon 600D + 18-55mm is II + VUK
    ***** 679 euros.

3. schon

schon Power Member

Se for mesmo para gastar 700 euros só porque sim, tens : Nikon d5100 +18-55 649 Euros, d5100 +18-55 + 55-200 VR 779 euros fnac.pt

Agora mais a sério, se não precisares de bracketing, nem ligares muito a video, uma d3100 já é muito boa, em termos de qualidade de imagem não fica aquém de uma 600D ou d5100.
    O que te vai mesmo fazer diferença são as lentes...
    Sim a 55-200 VR é uma lente razoável.
    Em termos de 50 mm a nikkor 55 1.8 AF-S é mais cara que a equivalente Canon (quase o dobro do $$$), mas também é melhor construída e terá mais qualidade(sendo que a relação qualidade preço esta melhor na 50 da Canon).

Quanto a escolha de lentes, acho que a 18-55 + 55-200 é um bom kit para começar, assim como uma 35 f1,8 ou 55 f1,8 para completar, como falastes em retratos, a 55 1,8 já começa a ser interessante.
    Depois com uso, é que vais ver realmente o que te faz mais falta em termos de lentes, e eventualmente despachar as que não te interessam...etc...
    Tenta pesquisar nos tópicos, existem muitos com dúvidas iguais a tua.

Última edição: 16 de Agosto de 2012
  4. Hum então parece que até não estava muito errado xD, mas ja agora outra pergunta, saiu agora a nova D3200 vale a pena ou nem por isso???

Outra pergunta, eu como referi la em cima eu por agora tanto me faz a marca, so quero é que quando comprar uma nova (ainda falta algum tempo), as lentes ainda sejam compativeis, então eu não queria me arrepender da marca que escolher agora porque depois pode me sair caro trocar. Por isso para ti é melhor optar por canon ou nikon? (n e necessario explicar o porque não quero que isto gere polemica xD)

5. schon

schon Power Member

Acho que não vale a pena, por o preço que ias gastar acabas por conseguir comprar mais lentes e acessórios junto com uma d3100 por exemplo.

A d3200 tem um sensor melhor, mas no fundo continua a ser ... uma d3100 (com 24mpx, com um pouco mais de FPS, e mic input para video).
    Mesmo comparativamente a uma 600D ou d5100, iria preferir estas a uma d3200.

Na minha maneira de ver, vejo isto por esta ordem de ideia :
    1*primeiro lentes : sem elas não consegues determinadas fotos (dist focais e aberturas), e a qualidade de imagem dependem em muito delas.
    2*funcoes avançadas da maquina
    3* por fim sensor(isto tendo em conta que qualquer sensor nikon/canon actual já é bastante capaz)...

Agora atenção, isto é a minha opinião, mas nem todos pensamos igual...

6. Ja vi que tmb tens uma 3100, ja agora que objectivas e que tens?

7. schon

schon Power Member

Por acaso já não tenho D3100, comprei uma d300(2007).
    Em temos de lentes tenho uma Nikkor 18-70 3.5-4.5(já tive uma Tamron 17-50 2.8 mas começou a falhar)
    , 35 f.18, 70-300 VR e uma Tamron Macro 90 mm.

8. schon

schon Power Member

Para ser rápido, porque agora tenho de me deitar....A 18-70 acaba por se uma lente intermédia,descontinuada, com um pouquinho mais de zoom que as 18-55. Só a comprei por ter arranjado barato, e por nao ter me decidido no que vou comprar para substituir a tamron.Em relação as 35 e 50 mm são lentes diferentes. Nos sensores apsc a 35 mm corresponde mais ao menos aquilo que os teus olhos vêem, acaba por ser uma lente chamada standart. A 50 mm já aumenta um pouco, já é uma lente tele. Sinceramente são duas lentes boas, mas com objectivos diferentes. A 50 mm tem uma vantagem, pois já começa a ser uma lente interessante para retratos... A 35 e uma lente interessante para andar na rua e captar sem pensar muito em compor alem daquilo que estas a ver...Mas poderá ser demasiado wide para muita gente.

9. Schon outra pergunta, vale a pena comprar o kit com a 18-55? estive a pensar em comprar a maquina so com o corpo e depois comprar uma 50mm da nikon e uma 55-200 (ou outra ainda n sei bem).
    Quanto e que te custou a 70-300?

10. schon

schon Power Member

Ora bem, o kit com a 18-55 acho que não é nada mau para começar.
    Sinceramente abdicar de uma zoom standard 18-55, e ficar só com uma 50mm não me parece boa ideia.
    A 18-55 dos kits (todas, tirando a não IS da Canon), apesar de terem aberturas modestas, são lentes opticamente bastante boas, e o zoom de 3X que elas proporcionam, acaba por dar alguma versatilidade. Com 18-55 consegues fotografar paisagens(18) e consegues já fazer alguns retratos engraçados por exemplo.

Se tu comprares só uma 50 mm, vais ter tu de andar a fazer zoom com as pernas, sendo que muitas vezes, sobretudo em espaços mais apertados/interiores vais muitas vezes desejar ter algo mais wide.

Se quisesses mesmo uma lente prime como lente principal, era mais aconselhável ir para uma 35mm 1.8. É a medida standard para sensores crop. Pois é aquela medida nem demasiado tele, nem demasiado wide, mas em retratos por exemplo acaba por não ser tão boa como a 50, depois em termos de bokeh penso que a 50 será superior . Há muita gente a dizer que é com primes que se aprende, e concordo plenamente, simplesmente é um exercício que nem toda a gente está disposto a fazer.

Independentemente de tudo, para começar acho melhor comprar uma lente de kit, e complementar(nem que seja mais tarde) com uma prime para momentos mais criativos, ou momentos onde tenhas pouca luz e não possas usar flash, ou queres um pouco mais de qualidade para determinadas fotos (retratos por ex). Se tiveres mesmo dinheiro tenta arranjar uma zoom standard 2.8 (Tamron ou sigma), tipo 18-50 ou 17-50.

Quanto a lente zoom, a minha 70-300 arranjei usada a 250 euros, nunca mais a vi a esse preço, alias no forum do custume está quase sempre por volta dos 350-400 nos usados. É uma lente já bastante boa, mas não te aconselho a gastar mundos e fundos nela. É uma lente full-frame (tem a vantagem de em DX usar a parte melhor da lente que é o centro), por isso é mais pesada/maior que a 50-200 ou 50-300. Tem o defeito de ser bastante soft a 300mm (embora de quando em vez me saiem shots bastante sharp), pelo que uso quase sempre entre 70-250, evitando os 300.

A 50-200 VR mais uma vez é uma exelente lente, com uma relação qualidade/preço muito boa, aconselhando a 55-300 VR se puderes.
    Não te esqueças também que neste campo de 200 para 300 a diferença não é abismal.

Última edição: 17 de Agosto de 2012
  11. ok, entao eu tenho andado a ver umas opções e gostava que me indicasses uma delas caso fosses tu a iniciar, enato aqui vai:

Nikon D3100 + 18-55 VR + 55-300 VR (kit) ----- 759 euros

Nikon D5100 + 18-55 VR + 55-200 VR (kit) ----- 749 euros

Nikon D3100 + 18-55 VR (459 euros) + 50 mm ---- 609 euros

Nikon D5100 + 18-55 VR (575 euros) + 50 mm ---- 725 euros

(caso tenhas uma outra opção (outra lente) que fosse melhor, estou aqui para aceita-la ;) )

Já agora obrigado por toda a ajuda que me tens dado :)

12. Nunes91

Nunes91 Banido

13. Nikon D3100 + 18-55 VR + 55-200 VR (kit) ---- 635 euros (faltou esta opção)

14. schon

schon Power Member

Nestas opções realço as duas :

A opção 1 : Nikon D3100 + 18-55 VR + 55-200 VR (kit) ---- 635 euros e comprava a parte a 50 af-s 1.8 mais tarde (+ 200 eur + ao -, ou até menos um pouco se usada), pois os 100 euros que poupas já ajudam.

Ou então como o Nunes91 disse opção 2:

Se não dás tanto valor ao video(sobretudo a conta do mic input e ecrã rotativo), se não estás muito virado para HDR (bracketing), a opção 1 é a mais equilibrada, como vês quase que já dá para ter uma 50 1.8 logo de inicio, ou pelo menos já poupas alguma a pensar comprar uma.

Se estiveres com receio que alguma função da d5100 te venha a fazer falta, é a melhor opção.

Um outro conselho, pega nas duas e vê se alguma te cai melhor nas mãos (experimenta as Canon equivalentes também).

Não querendo complicar mais... tenta ver nas lojas recomendas(existe um sticky algures), tipo cameranu.nl e kameraexpress, podes ainda poupar uns trocos. Tens de ter em mente que em termos de garantia só vais ter 1 ano (o outros terias de mandar para Holanda). Por exemplo numa dessas lojas deves conseguir a d3100 +18-55 VR + 55-200VR + 501.8 AF-S por 760 euros + ao -.

15. Já agr obrigado aos dois, mas continuo com a mesma duvida que era mesmo nessas duas, mas tmb estava a pensar o HDR se não me engano tmb da para fazer em photoshop.

E já agora, eu tambem consigo arranjar nas mesma loja a 50mm por 150 euros (total 785 euros com a d3100), so se não for desta que falas:

http://hi-techwonder.com/product.aspx?idProduct=231

16. Wildstar

Wildstar Power Member

Não, essa é a AF (não tem motor de focagem). Nessas máquinas essa objectiva não tem focagem automática. A que tem motor é a AF-S.

O HDR tens sempre que fazê-lo em Photoshop, a D3100 não tem é o bracketing (tirar as várias fotos para fazer o HDR mantendo o obturador premido, na D3100 tens de tirar as fotos separadamente o que requer tripé e comando à distância).

17. schon

schon Power Member

N vi todas as lojas, é uma questão de ver qual compensa mais(cameranu, kameraexpress hit-tech... etc...)
    Como o Wlidstar disse , Atenção que essa é AF (na d3100 e d5100 tens de comprar lentes AF-S).

Quanto ao HDR, a vantagem da d5100 é que consegue tirar-te três fotos seguidas com uma exposição diferente.

Na d3100 terás que :
    - Usar tripé e mudar manualmente a exposição
    - Usar raw e criar 3 jpegs com 3 exposições ou mais diferentes...
    - Poderás usar um só jpeg mas os resultados serão menos bons e não será um verdadeiro HDR.

Na d300 consigo tirar até 9 exposições de rajada em backeting, mas sinceramente usei duas vezes, o hdr não é uma coisa que me atraia muito... mas isso lá está, vai de cada um.

18. Última edição: 17 de Agosto de 2012
  19. //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////cameranu.nl////////////// kameraexpress/////////////////////////////////////////////////

Nikon D3100 + 18-55 VR + 55-200 VR (kit) ---------------------------- 578 euros-------------------- 597 euros

Nikon D3100 + 18-55 VR + 55-300 VR (kit) ---------------------------- 698 euros ------------------- 655 euros

Nikon D5100 + 18-55 VR + 55-200 VR (kit) ---------------------------- 688 euros ------------------- 665 euros

Nikon AF-S 50 mm F/1.8G ----------------------------------------------- 178 euros ------------------- 169 euros

Novamente mais barato (comparei os outros preços a lojas como fnac), mas não vou ter problemas com a alfandega??? (acho que não vale a pena perguntar se são lojas de confiança, parece que muito pessoal já comprou atraves desta e td correu bem)

Já agora schon, onde é que compras-te a tua? (já não a tens a tua pois não?)

Partilhar esta Página