1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A minha experiência com o Virtual PC 2007 (ex-"Instalar o Windows 95 no Virtual PC")

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Maxiwell, 15 de Março de 2013. (Respostas: 22; Visualizações: 2677)

1. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Boa tarde.

Hoje instalei o Windows Virtual PC 2007 para recordar alguns sistemas operativos. Estou a tentar instalar o Windows 95, mas não passa disto:

Uploaded with ImageShack.us

O que será que estou a fazer de mal?

Última edição: 26 de Março de 2013
  2. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino
    Staff Member

Assim de repente, parece-me que esta a tentar bootar pela rede. Seleciona outra opção (cd-rom ou algo do género no teu caso) na bios do VirtualPC

3. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Consegui iniciar o setup. No entanto aparece isto:

Uploaded with ImageShack.us

4. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino
    Staff Member

Se calhar o Virtual PC cria os discos virtuais formatados em NTFS, mas isso já não te sei dizer honestamente. Tenta de alguma forma formatar em FAT

OU o disco está definido como SATA.

Última edição: 15 de Março de 2013
  5. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Instalei o Windows 98 num HD virtual e ele está a funcionar lindamente, mas aconteceu uma coisa que não era suposto acontecer. Criei um disco com 30GB, mas o Windows apenas reconhece 1,5GB. Porque é que isto acontece? Consigo acrescentar espaço ao HD virtual?

Última edição: 17 de Março de 2013
  6. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Nenhum utilizador do Virtual PC me ilumina? :(

7. touromelga

touromelga Banido

são windows velhos, logo tens de fazer uma maquina virtual o mais semelhante possivel ao pc requerido na epoca para correr essas versões, no tempo do win95 e 98 não havia discos de 30gb, no maximo dos maximos 2gb e em fat32 o win95 ainda era fat16 na transição do msdos, e memoria ram na epoca não ia muito alem dos 32mb...

portanto pelo que vejo tu estas a configurar mal a maquina virtual

windows 95 a maquina virtual tem de ter 16mb de ram e um disco de 1gb fat16
    windows 98 a maquina virtual tem de ter 32mb de ram e um disco de 2gb fat32, não vale apenas andares a querer mais espaço pois não suporta mais que os 2gb a fat32 e a fat16 a mesma coisa não vai alem de 1gb depois tem de passar para a fat32 mas apenas o win95b suportava fat32 ou seja um segundo update que saiu antes do win98 na epoca...

8. Maxiwell

Maxiwell Power Member

O espaço recomendado pelo Virtual PC 2007 para o Windows 98 é de aproximadamente 16GB. Achas que é demais?

9. touromelga

touromelga Banido

16gb???? tu és novo já vi pelo teu perfil, logo não tens noção nenhuma do hardware que se usava na epoca em que os windows 95\98 eram sistemas operativos correntes, portanto na epoca a unidade de medida era kb's e megas e não gigas e teras como nos dias de hoje usava-se fat16 e fat32 mais tarde nasceu o actual NTFS....

era bom que eu tivesse um pc em 1995 com win95 e 16gb de disco mas não tinha, tinha um pc com 100mhz, 4mb de ram e 512mb de disco, cdrom 2x(leitura), uma unidade de diskettes 1.44mb, placa de som sound blaster 16bits, com um monitor 800x600 e mais umas coisas e era maquina para custar 2000€

portanto esquece as recomendações do programa, e faz um pc virtual apenas com o que eu mensionei atras que chega muito bem e sobra para brincares, com win95 ou win98 visto que um disco até 2gb é mais que suficiente perante o que se usava na epoca , tanto para programas como jogos...

10. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Pelos vistos a tua teoria está errada. Activei o suporte para discos grandes durante a instalação do sistema operativo e resultou: tenho o Windows 98 instalado num HD virtual de 30GB.

Para a próxima pensa duas vezes antes de dares informações falsas. ;)

11. touromelga

touromelga Banido

afirmações falsas??? são verdadeiras ,vai estudar rapaz, que eu na epoca desses sistemas operativos usava computadores a serio e não maquinas virtuais para brincar como tu agora...

se percebesses disso nem tinhas vindo aqui abrir um post...

12. Antr4cite

Antr4cite Power Member

As informações que te foram dadas retratam a realidade na época.

Para teres uma ideia dos requisitos do Windows 98 aqui vai:

486DX 66 megahertz (MHz).
    16 megabytes (MB) de memória RAM.
    225 MB (fat16) ou 175 MB (fat32)

O facto de te estar a funcionar num disco virtual de 30gb tem que ver com o FAT32 (suporte para discos grandes na época - máx 32GB). O ntfs só estava habilitado em termos de leitura e escrita no Windows NT.

Se o uso do Virtual PC 2007 não for obrigatório recomendava-te que usasses antes o VirtualBox.

Última edição: 17 de Março de 2013
  13. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Touromelga, induziste-me em erro quando deste a entender que o Windows 98 não reconhecia HDs de 30GB.

Se és assim tão entendido em informática porque não me sugeriste que activasse o suporte para discos grandes? Eu queria uma solução para o meu problema e não uma lição de história. ;)

14. tripas

tripas To fold or to FOLD?

Ele ajudou-te, indicou-te o tipo de formato em que o hdd devia estar formatado. E parece que o windows 95 não suporta discos superiores a 2gb. Lembro-me de na altura de quem tinha discos de tamanho maior ter de fazer partições.

O windows 98 já veio com o problema dos 2gb corrigidos, que pelos vistos só corrigiu até aos 32Gb.

------------

Outra coisa que acontecia na altura, embora o SO operativo suporta-se discos "grandes" a bios da motherboard só vinha preparada para lidar com discos até X cilindros... sendo necessário um update à bios (caso existisse) para poder usar discos "grandes".

15. touromelga

touromelga Banido

continuas a não perceber nada de nada, eu percebo e bem mais que tu de pc's, tanto como trabalhar neles como os construir, tanto que se eu te desse um pc daquela epoca nem sabias mexer nele pois nada teem haver com os de hoje e muito menos vais aprender de uma maquina virtual a experiencia hardware\software daquele tempo...

mas tambem não vou perder tempo a ensinar-te, tens muita coisa na web sobre a informatica na decada de 90, pesquiza e aprende, hoje qualquer um se desenrrasca com um pc sem grande esforço, na outra epoca não e não era qualquer um que tinha pc em casa como na actualidade net então nem se fala...

nao te faças mais esperto que aqueles que te estão ajudar a ver as coisas como elas eram na respectiva altura...

16. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Ele não me deu nenhuma sugestão prática para eu resolver o meu problema. Limitou-se a dar-me uma aula da história, a despejar termos técnicos e a referir a sua vasta experiência com computadores para superiorizar-se a mim. :rolleyes:

Touro, eu montei a máquina virtual para explorar plataformas antigas e não para aprender com elas. Guarda a tua fanfarrice para os impressionáveis. ;)

17. SubCode

SubCode Banido

Instala o VMPlayer e escolhe Windows95, ele automaticamente sugere-te a config de hardware adequada ao SO ;) O virtual pc e o virtualbox estão a milhas da VMware.

18. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Obrigado pela sugestão, SubCode. Quando tiver oportunidade vou explorar esse programa. :)

A dúvida que vou expor a seguir está relacionada com o próprio Windows 98 e não com o Virtual PC, mas como os dois assuntos estão ligados escuso de criar outro tópico: Quando acedo a algumas páginas aparece o seguinte erro: "This program has performed an illegal operation and will be shut down. If the problem persists, contact the program vendor." Depois o navegador encerra. A que se deve? É possível contornar o problema?

EDIT: Instalei a última versão do Mozilla suportada pelo Windows 98, que me permite aceder à maioria dos sites sem problemas. ;)

Última edição: 18 de Março de 2013
  19. Antr4cite

Antr4cite Power Member

Não concordo que estejam a milhas um do outro. Acho um tanto ou quanto exagerada essa observação. Sim, o VMware é mais intuitivo e tem melhor apresentação gráfica mas de resto não há grande diferença, alias o VirtualBox tem melhor performance que o VMPlayer.

E quanto aos profiles/assistentes de configuração de SO o VirtualBox também está muito bem servido, por exemplo para SO's Windows tens profiles desde o Windows 3.1 até ao Windows 8.

Última edição: 18 de Março de 2013
  20. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Sabem onde é que eu posso encontrar uma versão do Adobe Flash Player compatível com o Windows 98?

Partilhar esta Página