A minha Microsoft está de volta!

Acho que já está de volta há algum tempo... Em 2013 passei de hater a fanboy da Microsoft, quando em vez de ir pelas opiniões de outros decidi conhecer a empresa mais um bocado.
 
Acho que já está de volta há algum tempo... Em 2013 passei de hater a fanboy da Microsoft, quando em vez de ir pelas opiniões de outros decidi conhecer a empresa mais um bocado.

Haaa. Sim 2014 deu um cheirinho que queria "Brincar". Para mim agora é a confirmação. Chiça foram 10 anos perdidos da treta, mas era preciso. A MS tinha-se tornado numa empresa Pirata ("Peter, you became a Pirate") ... na minha opinião claro. Agora vamos ver se de facto continua, mas o Nadella parece-me ser um "Peter" que se precisa. O outro era um Pirata, um Capitão Gancho, sempre foi, até a desconcertante dança do Macaco é típica de um Capitão Gancho. Todos viram isso.

Resultado ... a inovação saiu do ecossistema mal pôde.

Vamos ver se volta, era bom para a Apple também. Mas a MS tem que demonstrar mais um bocado. Por exemplo abrir a XBOX One para App Store, tornar a política da loja mais tipo o que se passa na App Store do Windows 10. Actualmente o modelo de loja na XBOX One é ainda a do Balmer, fechado, fechadinho dando a aparência que é mais aberta ... mas sempre a fechar.
 
Última edição:
Já se notaram sinais de mudança mal este senhor lá chegou e se nos primeiros meses a coisa ainda podia ser só bla bla bla a partir de certa altura percebeu-se que a coisa ía ficar séria. Para mim o momento em que toda a gente (globalmente) consciencializou-se dessa mudança foi no momento em que deram o upgrade grátis para o windows 10. Foi o primeiro momento "WOW" em algum tempo e que confirmou todos os bons sinais que vinham de trás. Tudo o que está a acontecer agora é apenas o cimentar de um caminho que começou muito antes.
 
Quando ele apareceu gostei. Passado algum tempo pensei ... epa mais conversa. O upgrade grátis duvidei, pois a conversa do Windows-as-a-Service só no fim ficou totalmente esclarecida. Mas sim, agora acredito nas intenções.

Mas a MS ainda tem algumas coisas que cortar de uma vez por todas da comunicação. Por exemplo, adorei no geral o apresentação do Panay. Mas vê-se que o software ainda não acompanha o discurso.

O que detestei da apresentação dele foi quando referiu o Outlook Mobile como o melhor cliente de email do género do Planeta. Não pode dizer isso quando o Outlook Universal app, que é o que a maioria das pessoas vai usar no Windows 10, até porque não há outro, não faz pesquisa de emails decente, online não apanha nada. Experimenta com uma conta Gmail por exemplo.

Não pode fazer isso. É um desrespeito para quem eventualmente esteja a desenvolver o cliente de email inovador para o Windows 10, ou quem queira fazer. Não pode. Pior, dá a ideia que para se fazer a melhor coisa do Planeta algo como o Outlook Mobile é suficiente quando claramente é uma nódoa!!!

Outra. Reparaste quando ele demonstrou o clipping com caneta para o Onenote? Repara como aquilo ficou desformato enorme na app. Pois bem, é uma frustração redimensionar aquilo, com caneta e muito mais com o dedo.

Mas há um desejo de mudança profundo no Nadella e o Panay é fogo do mesmo espirito.

PS: Reparaste que não estava lá ninguém da velha guarda do Windows Phone? Como é que ele se chamava mesmo?
 
Também acho que o software ainda tem de pedalar um bocado, na parte mobile então nem se fala. Por acaso ainda à umas semanas estive a ler umas reviews e falavam maravilhas da app Outlook, fui à App Store e novamente excelentes críticas, então decidi instalar aquilo mas não me consegui habituar...pode ter sido por não me ter esforçado o suficiente admito, mas não "engatei" muito com aquilo.

Já no pc no Windows 10 tenho usado bastante mais, mas já por mais do que uma vez que aquilo me falhou (de repente não dá para escrever nada, ou o cursor desaparece e vai para outro local, entre outros). Houve um dia que tive mesmo de usar o broswer para enviar um e-mail com dois anexos, estava impossível de usar aquilo. A maior parte das vezes é sem espinhas mas tenho verificado demasiados erros para o meu gosto. A do Gmail só a usei de forma muito esporádica, não sou grande fã, mas sempre fez o trabalho sem falhas pelo menos.

Não reparei nisso por acaso mas uma coisa eu sei, não consigo gostar muito do one note no meu tlm android. Até tenho aquilo como widget para ser mais eficaz tirar uma rápida nota mas nunca me entendi com a aplicação, e essa já me esforcei, admito que o problema seja meu mas não acho assim tão simples tirar uma nota rápida nele, talvez com caneta aquilo seja melhor mas no tlm demoro mais do que gostaria a apontar alguma coisa.

Não acompanhava a Microsoft nessa altura confesso, não tinha nada que me cativasse para acompanhar as conferências. A primeira da Microsoft que acompanhei com mais atenção foi a primeira do novo CEO penso eu, e gostei do estilo e das ideias. Portanto não estou a ver de quem falas se bem que acho que já li algo sobre isso.

Mas parece-me natural que afastem algum pessoal para dar lugar a outros com ideias novas, é como dizes, estes dois têm grandes ambições e precisam de ser alimentadas, se calhar a visão de quem lá estava antes já não se enquadrava muito ou habituaram-se a trabalhar de uma forma incompatível com as novas ideias de "transveselidade" que o Nadella quer implementar.

Outro ponto que tem de melhorar é o "marketing", a pouca vergonha da página da MS Portugal continua, é má descrição dos produtos (de forma sempre penalizadora para o consumidor), é falta de modelos, falta de acessórios, é a omissão do sistema de suporte se comprarmos através da página etc. Abre-se a da Apple e é um mundo de diferença que pode fazer a diferença entre comprar ou não comprar.

Mais coisas ficarão por dizer concerteza, como a sua relação com os "parceiros" mas já são contas de outro rosário. Ainda estão longe de estarem perfeitos mas pelo menos acho que estão no caminho correcto. Não estou a imaginar uma estratégia muito melhor para voltarem a ser relevantes (salvo seja). É preciso pedalar muito mas se há empresa com recursos para melhorar muitas das coisas que eu disse e muitas outras que ficaram por dizer de forma relativamente rápida é a Microsoft, desde que bem orientada.
 
Nos Lumia notou-se pela apresentação que estes 950 foram lançados mesmo para cumprir calendário. Ainda não é 100% Microsoft..ficou apenas a ponte para o continuum. Para o ano sim veremos o que realmente é um hardware Windows mobile.
O Panay é bem carismático.
 
A Microsoft está realmente diferente e para melhor. Disso não há duvidas, basta olhar para esta ultima apresentação e notar o hype que teve comparado com outras apresentações deles noutros anos. Têm a divisão XBox, os Hololens, a Bend, os Lumia e os Surfaces. Tudo interligado pelo Windows 10 que foi disponibilizado gratuitamente para quem vinha do w8.1 ou w7.

Mas ainda têm pontos a melhorar em muitos aspetos como já aqui foi referido. Podemos começar pelo marketing, por exemplo, que ainda leva uma "abada" da sua maior rival, a Apple, que aliás, dá uma "abada" a qualquer outra marca nesse aspeto.

Depois os Lumia. Epá, eu não digo que os telemóveis sejam feios, porque não o são. Mas da minha parte, também não os acho nada de extraordinário. Acho que lhes falta algum "surface", se é que me faço entender. Um design que de facto os identifique. Que alguém olhe e diga "olha-me este Lumia...". Tirando as pessoas mais ligadas à tecnologia, como a maior parte dos users deste fórum, o resto das pessoas desconhece estes Lumias que foram apresentados. Isto é, se tapares o logo da Microsoft, a maior parte das pessoas não vão fazer a minima ideia que ali está um Lumia 950 ou 950XL. Pelo contrário, tapas o logo da Apple e as pessoas são capazes de identificar que ali está um iPhone. Porque já tem aquele design característico que cativa as pessoas.
A imagem diz muito sobre a marca e acho que a Microsoft está-se cada vez a aperceber mais disso. A prova é mesmo esta apresentação onde se notou um cuidado em todos os aspectos (os videos das apresentações dos dispositivos estavam muito bem feitos, por exemplo) como já não via há bastante tempo em apresentações da Microsoft. Estou expectante que daqui a um ano, quando forem apresentados os novos Lumias (ou serão os Surfaces Phones?), ja venham com um design mais apelativo ao consumidor.

Por fim, o Windows 10. Já o uso desde que saiu e fico com a sensação (já a tinha no Windows 8.1) que tem demasiado "lixo". Se calhar sou só eu, mas por exemplo, grande parte das app's são-me completamente desnecessárias tendo eu um browser onde posso fazer quase tudo muito mais intuitivamente. A unica que uso (quando me lembro) é a da meteorologia, e mesmo a meteorologia, vou muitas mais vezes à do telemóvel porque acho mais pratica (a que vem no iPhone).
A própria store da MS que vem aqui no Windows 10, eu diria que a abri no máximo umas 3 vezes e nunca instalei nada de lá porque acho tudo inútil.
Se calhar para quem tem um dispositivo com ecrã táctil, até faça jeito as aplicações, mas sejamos sinceros, quem os tem? Comparado com quem não tem, a percentagem deve ser muito baixa.

Obs: Não sou fanboy de nenhuma empresa e não quero com isto estar a apontar aquilo que considero que a Microsoft deve melhorar para superiorizar outras empresas. Uso o Gmail, tenho um PC com windows, as minhas consolas são sempre da Sony e o meu telemóvel é um iPhone. Ah, e ainda tenho televisões da LG e da Samsung. :D
 
Última edição:
Alguns pontos.

Não vamos nos enganar. Esta apresentação só foi o que foi devido á presença do Panay e o excelente trabalho feito na linha Surface.

Até o Nadella face a isto não disse mais do que um conjunto de plenitudes. A conversa da treta do "You are the Hub" e que os dispositivos não importam numa apresentação sobre dispositivos foi no mínimo rídiculo. Esta coisa de que o futuro é as pessoas mudarem de dispositivos e os dados irem com as pessoas (pela Cloud), não é futuro é presente. Um presente que a MS está ainda um bocado atrasada no Windows. As pessoas mudam de ecossistema fácilmente. Depois é conversa que não cola muito com coisa como a XBOX One.

"Têm a divisão XBox, os Hololens, a Bend, os Lumia e os Surfaces. Tudo interligado pelo Windows 10 que foi disponibilizado gratuitamente para quem vinha do w8.1 ou w7."

Aqui é que está o problema. É que esta conversa das App Universais do Core único a ideia que dá a um leigo é que está tudo interligado do ponto de vista de funcional e de usabilidade. Quando na verdade nessa matéria está bastante atrasado face ao que acontece com a Apple. Existe muito mais sinergias funcionais entre o iOS e o OSX (Airplay, Continuity) do que que existem entre dispositivos Windows 10 que nessa matéria tem muito pouco e o que tem funciona comparativamente mal. Exemplo? Repara, se não comprares um Lumia não perdes nada funcional nativo do sistema entre o este e o PC como acontece entre um iPhone e um MacBook (Continuity).

As pessoas apaixonadas pela MS falam da Apple como se fosse só Marketing e ridicularizam a empresa ao dizer coisas como o que disse relativamente ao seu Lápis. E não vou dizer que não têm alguma razão por vezes. Mas é uma empresa em que o seu Maketing é muito menos subjectivo e mais verdadeiro do qe o da MS, descontando esta coisa do que nós somo os melhores que a MS também sempre fês.. Apresenta menos, é verdade e o pessoal do Windows goza com isso, mas com uma diferença. O que apresenta funciona bem, ou próximo do óptimo. E isto cria sinergias brutais, porque o que é dito no Marketing fácilmente se constata que é mesmo assim. Ao contrário da MS que cria espectativas imensas e depois quando se vai vêr fica, muito muito aquém.

Este tio de coisas a MS tem que melhorar e muito. Tem que ser mais verdadeira, mais concreta no discurso, mais confiante na apresentação, mais clara no pensamento.
 
Também tens que ver que com Windows 10 ainda só há uma linha de produto por isso a interligação para já fica no papel. Mesmo daqui a uns meses quando os smartphones e a xbox one tiverem win10 vai demorar um pouco a arrancar.
 
Também tens que ver que com Windows 10 ainda só há uma linha de produto por isso a interligação para já fica no papel. Mesmo daqui a uns meses quando os smartphones e a xbox one tiverem win10 vai demorar um pouco a arrancar.

Precisamente, se so ha um OS em teoria espera-se maior sinergias funcionais complementares entre produtos. Se nao, "whats the point?" como diz o Panay. Se calhar em vez de estarem a desenhar uma solucao coxa para o Continuum for Windows Phone deveria de ter investido em pelo menos uma funcao que demonstra-se essa complementaridade a funcionar sem espinhas, essas sinergias, entre um Windows Smartphone, um Windows PC e uma Windows Console sem possibilidade de qualquer equivoco.

Mais tarde quando tivessem um modelo de dispositivos e acessorios para um Conitnuum para o Windows Phone que resolve-se efectivamente um problema que as pessoas que usam tech se deparam todos os dias entao avançar.

Digo eu. Pessoalmente nao tenho razao alguma para comprar os novos Windows Phones. Talvez pela camera, novamente. Nao sei. Nesse aspecto o iPhone parece-me ser mais versátil e é isso que fica. É um bocado parvo, depois de tanto esforço, se uma pessoa pensar, fica na mesma que alguns anos atras.

Ou seja, talvez para o anos seja diferente no contexto do Windows Phone.
 
Última edição:
Só vi agora o post...
"Têm a divisão XBox, os Hololens, a Bend, os Lumia e os Surfaces. Tudo interligado pelo Windows 10 que foi disponibilizado gratuitamente para quem vinha do w8.1 ou w7."

Aqui é que está o problema. É que esta conversa das App Universais do Core único a ideia que dá a um leigo é que está tudo interligado do ponto de vista de funcional e de usabilidade. Quando na verdade nessa matéria está bastante atrasado face ao que acontece com a Apple. Existe muito mais sinergias funcionais entre o iOS e o OSX (Airplay, Continuity) do que que existem entre dispositivos Windows 10 que nessa matéria tem muito pouco e o que tem funciona comparativamente mal. Exemplo? Repara, se não comprares um Lumia não perdes nada funcional nativo do sistema entre o este e o PC como acontece entre um iPhone e um MacBook (Continuity).

Sim, eu tenho noção disso. Eu uso o Windows 10 (como tinha referido) e sei que a Microsoft ainda tem muito trabalho pela frente. Mas para mim, esta conferencia e tudo o que a englobou mostra-me que a Microsoft tem um caminho delineado e está-se a esforçar para que tenha sucesso. Se o terá? Veremos :)

As pessoas apaixonadas pela MS falam da Apple como se fosse só Marketing e ridicularizam a empresa ao dizer coisas como o que disse relativamente ao seu Lápis. E não vou dizer que não têm alguma razão por vezes. Mas é uma empresa em que o seu Maketing é muito menos subjectivo e mais verdadeiro do qe o da MS, descontando esta coisa do que nós somo os melhores que a MS também sempre fês.. Apresenta menos, é verdade e o pessoal do Windows goza com isso, mas com uma diferença. O que apresenta funciona bem, ou próximo do óptimo. E isto cria sinergias brutais, porque o que é dito no Marketing fácilmente se constata que é mesmo assim. Ao contrário da MS que cria espectativas imensas e depois quando se vai vêr fica, muito muito aquém.
Não sei se fiz transparecer isso, mas para mim a Apple não é só marketing. Mas que o seu marketing é muito mais efectivo do que o de outra empresa qq, não tenho duvidas.

Este tio de coisas a MS tem que melhorar e muito. Tem que ser mais verdadeira, mais concreta no discurso, mais confiante na apresentação, mais clara no pensamento.
Mais verdadeira e concreta no discurso concordo. Quanto a ser confiante, acho que, pelo menos nesta conferencia, mostraram-se bastante confiantes em relação aos seus produtos.
 
Boa tarde,

Sinceramente, acho que ainda falta a Microsoft entrar em mais alguns tipos de dispositivos. Um all in one, para concorrer com o iMac. Uma torre, para concorrer com o Mac Pro. Um Surface Mini, para concorrer com o iPad Mini. E alargar o Surface Book para 15" e 17" para dar mais escolha e concorrer melhor com o Macbook Pro.

Cumprimentos.
 
Boa tarde,

Sinceramente, acho que ainda falta a Microsoft entrar em mais alguns tipos de dispositivos. Um all in one, para concorrer com o iMac. Uma torre, para concorrer com o Mac Pro. Um Surface Mini, para concorrer com o iPad Mini. E alargar o Surface Book para 15" e 17" para dar mais escolha e concorrer melhor com o Macbook Pro.

Cumprimentos.

Uma torre... Para quê? De lembrar que o MacOSX não "come" com qualquer hardware, pelo que aqui há sim a necessidade de fazer algo só para aquilo.

Quanto à Microsoft, tem o Windows10. Com 300€ fazes uma torre que o corre à vontade. Tens milhares de componentes (gráficas, CPUs, discos, caixas,bla bla bla) à escolha... Fazer um All in One para quê? O que iriam propôr de diferente que tu já não consigas fazer?
 
Boa tarde,

Os OEM só muito recentemente, desde o Windows 8, começaram a apostar em all in one Windows (sim havia um ou outro modelo antes do W8 mas com o W8 começaram a vir bastante mais). E agora com o W10 há ainda mais aposta dos OEM nos all in one, mas mesmo assim, é uma aposta que não é feita em força. Apenas vi um modelo que me convencia, um da Asus, com ecrã 4k entre outras boas adições. De resto é tudo muito fraquinho. A Microsoft tem espaço aí para "ensinar" aos OEM como se faz um OEM, se entraram no mercado dos laptops e isso já é um mercado tão saturado, têm muito mais a ensinar no dos all in one.

Em relação a um desktop, é algo em que os OEM estão a deixar de investir e em que a Microsoft podia mostrar que vale a pena investir.

Cumprimentos.
 
Back
Topo