A minha odisseia na escolha de um ISP

Cyber.User

Power Member
A título de curiosidade, deixo aqui o relato do que passei até ter finalmente uma ligação de Internet decente.

Em 2005, mudei-me para uma casa nova, numa urbanização recente em Évora.
Já tinha decidido não me meter com a PT, e uma vez que até estava perto da sede da Cabovisão em Évora (uns 500 metros), fui lá averiguar acerca da disponibilidade do serviço na minha zona. Disseram-me que na zona mais antiga do bairro já estava disponível, mas que andavam a fazer os primeiros estudos de permilagem na zona nova, pelo que não podiam prever qualquer data.

Foi então que começou a surgir por aqui a publicidade da Clix relativa aos preços para zonas Clix (nos tempos dos 10 GB de tráfego por mês + Happy Hours por cerca de 25€). Para saber se o serviço estava disponível na minha zona, indiquei o nº da minha vizinha e para minha felicidade, lá me apareceu a mensagem a dizer que estava numa zona Clix. Liguei para o serviço da apoio ao cliente e disse que pretendia aderir ao serviço, bem como à instalação da linha telefónica através da Clix. A adesão foi feita imediatamente por telefone, no dia 1 de Agosto de 2005.

2 semana depois, enviaram-me os documentos para assinar, mas como já vinha preenchidos com os meus dados e tinham alguns erros nesses, tiveram de enviar de novo, tendo chegado às minhas mãos no final de Agosto, sendo que no mesmo dia preenchi o que faltava e enviei.

No final de Setembro, finalmente a empresa que instala as linhas para a PT veio instalar em minha casa a linha para a Novis (segundo constava na documentação que o técnico tinha).
Lá fiquei com um número atribuido e uma linha funcional, a qual nunca usei.

Depois de algum tempo sem notícias, liguei para a Clix e disseram-me que a desagragação da linha estava marcada para a 3ª semana de Outubro.

No início de Novembro liguei uma vez mais para a Clix e disseram-me que afinal seria nessa semana.

O tempo foi passando e nada de desagregação...

Como já estava farto dos tipos do Clix, e como tinha urgência em ter uma ligação à Internet aderi ao Kanguru, que por aqui funciona na sua velociade máxima (384), embora com muita instabilidade ao nível da ligação.

Em Janeiro ou Fevereiro, lembrei-me de ligar uma vez mais para a Clix a peguntar o que se passava. Perguntaram-me se não tinha recebido uma carta... Por telefone disseram-me "que na central a que estava ligado a PT não disponibilizava espaço para a Clix instalar a sua tecnologia" (foram mesmo estas as palavras usadas). Informaram que "tinham recorrido desta decisão" mas que eu devia também de entrar em contacto com a PT para os pressionar, ao que que respondi que esse era trabalho deles.

Entretanto continuava com o meu Kanguru.

Lá para Maio, lembrei-me de ligar uma vez mais para o serviço de apoio ao cliente da Clix e chatei-me "à brava" com os tipos.
Mais uma vez perguntaram se não tinha recebido uma carta. Claro que não... Senão não estaria a ligar... Disseram que seria impossível disponibilizarem-me o serviço, mas com uma grande atrapalhação devido às causas. Disseram-me que iria receber a tal carta e que a linha que me tinha montado iria ser retirada sem qualquer custo para mim (que surpresa...).

Passado umas 2 semanas lá recebi a tal carta que apenas dizia que não podiam disponiblizar o serviço por questões de ordem técnica...

E continuava com o Kanguru, cada vez com ligações mais instáveis. Tanto podia estar ligado um dia inteiro, como ir abaixo de 5 em 5 minutos.

No início de Setembro comecei a ver uma carrinha da Cabovisão na minha zona. Uma vez mais fui à sede, saber da diponibilidade do serviço. Sorte a minha, já estava disponível em algumas ruas da urbanização, mas em outras, como a minha, tinha dificuldade em fazer chegar o sinal e passar cabos (?). Disseram que nunca era demasiado tempo, mas para não contar com o serviço a curto / médio prazo.

Foi então que por um problema qualquer (no apoio ao cliente do Kanguru disseram que estavam a par do problema aqui em Évora) fiquei uns dias sem Kanguru. E desde que voltou a funcionar, estava mais instável que nunca.

Foi então que me fartei e me tive de render...

No dia 19 de Setembro aderi on-line ao Kit linha telefónica + Sapo 1ª vez.

Hoje (bem, a esta hora ontem...) dia 23 de manhã vieram instalar a linha e trouxeram o telefone sem fios e o kit do Sapo.
À tarde já tinha o meu Sapo 4 megas a funcionar. E claro que aderi à factura electrónica e ao Débito Directo para ter direito a mais tráfego.

Mais de um ano depois, tenho finalmente uma ligação à Internet decente. Bem... é capaz de ser melhor não comemorar já... Com a minha sorte deve estar a surgir por aí um problema qualquer com o Sapo.

Moral da história: Se não os podes vencer, junta-te a eles.
 
Bem realmente nada fácil .. dois ISP's diferentes (alias a clix nem chegou a ser).
Penso que com CV irias ficar bem servido mas possivelmente não justificava os cabos etc que iriam gastar na tua zona possivelmente havia pouca gente, em todo o caso com Sapo e com os limites que se avizinham penso que tens um ISP "bom".
Vai dando noticias! :)
 
Comigo foi com a Oni. Uma história semelhante, apenas a desculpa foi que o meu número não estava na central principal da PT, e esta não permitia acesso a outros operadores.

Contactei a PT e a anacom e acabei por concluir que a oni não queria pagar o preço inerente à operação... e continuei na netcabo. Não foi odisseia, durou apenas 2/3 meses.

O clix é o maior? O sapo? A netcabo? Whatever... Por estas e outras é que muito do que neste forum (e outros) se tem escrito sobre ISPs é discutir o sexo dos anjos.
 
Parece-me que no adsl muitos problemas se devem ao facto de:

Por um lado, os operadores concorrentes da PT (Clix, Oni, etc) muitas vezes não conseguem servir os seus potenciais clientes devido ao facto de terem de usar infraestruturas geridas pela PT que assim lhes dificulta ao máximo o seu trabalho.

Do outro lado, as ofertas da PT tornam-se problemáticas visto que até à pouco tempo era operador único, o que lhe permitiu ganhar facilmente a liderança de mercado. Ou seja, tem uma quota de mercado demasiado grande para gerir e quando os fogos são muitos os bombeiros não conseguem chegar a tempo a todo o lado.
 
Mais uma curiosidade a acrescentar...

Quando a PT me instalou a linha para a Novis, à qual foi atribuída uma número, e ia verificar na página da Clix a disponibilidade do serviço, aparecia a tal conversa do "Parabéns! Já pode aderir ao serviço Clix ADSL", dizendo que estava numa zona Clix.

Quando começaram a dizer que não me podiam disponibilizar o serviço, a mensagem mudou, dizendo que não estava numa zona Clix ou algo do género.

Agora, com esta nova linha e este número, aparece o famoso "Parabéns! Já pode aderir ao serviço Clix ADSL.
Faça já a sua adesão online, a forma mais rápida e cómoda de aderir ao Clix ADSL."

É realmente uma falta de profissionalismo.
 
Última edição:
Eu também estava todo contente tb aparecia essa "famosa" mensagem mas não arrisquei entretanto a CV tb mudou o tarifario e não me importei mais com isso mas que é realmente chato lá isso é.
 
Mais uma curiosidade a acrescentar...

Quando a PT me instalou a linha para a Novis, à qual foi atribuída uma número, e ia verificar na página da Clix a disponibilidade do serviço, aparecia a tal conversa do "Parabéns! Já pode aderir ao serviço Clix ADSL".

Quando começaram a dizer que não me podiam disponibilizar o serviço, a mensagem mudou, dizendo que não estava numa zona Clix ou algo do género.

Agora, com esta nova linha e este número, aparece o famoso "Parabéns! Já pode aderir ao serviço Clix ADSL.
Faça já a sua adesão online, a forma mais rápida e cómoda de aderir ao Clix ADSL."

É realmente uma falta de profissionalismo.
Ah, mas eu estava e estou em zona oni...........
 
re:

O problema com a CV é a rapidez com que a sua rede se expande. Também existem outros problemas como licenciamentos e pressão por parte das concorrentes.

Nos isp's de adsl, é sempre a PT que dificulda ao máximo. Se aderirmos aos pacotes 1ª vez é tudo feito rapidamente..... se for de um outro de ISP, é tudo feito com a prioridade mais baixa possivel.

Tambem temos que ver que muitos destes isp's não estão interessados em cobrir o pais todo, mas simplesmente algumas àreas.
 
Será que estou em alguma lista negra dos ISP's?

No início a ligação ao Sapo até estava estável, pois tinha caido uma vez que me recorde.
Agora nos últimos dias é uma constante... A ligação tando aguenta umas 5 horas como pode cair ao fim de 10 minutos. Já me começo "a passar da cabeça" com este problema, pois segundo os gajos do apoio ao cliente, o problema não é da linha, que segundo eles esta aguenta atá aos 6 Megas na boa (tenho 4 Megas). Cada vez que ligo para lá dizem-me para exprimentar uma coisa nova...

O que se passa é que de repente, a ligação do modem (Sagem USB) cai, ficando a luz da ligação ADSL intermitente, voltando a ficar fixa depois de alguns segundos. E não tenho microfiltro nem nenhum telefone ligado...

Entretanto comprei um Kit do Clix com o router Aolink. Tenho de arranjar tempo para o configurar e ver se as coisas melhoram...
 
Será que estou em alguma lista negra dos ISP's?

No início a ligação ao Sapo até estava estável, pois tinha caido uma vez que me recorde.
Agora nos últimos dias é uma constante... A ligação tando aguenta umas 5 horas como pode cair ao fim de 10 minutos. Já me começo "a passar da cabeça" com este problema, pois segundo os gajos do apoio ao cliente, o problema não é da linha, que segundo eles esta aguenta atá aos 6 Megas na boa (tenho 4 Megas). Cada vez que ligo para lá dizem-me para exprimentar uma coisa nova...

O que se passa é que de repente, a ligação do modem (Sagem USB) cai, ficando a luz da ligação ADSL intermitente, voltando a ficar fixa depois de alguns segundos. E não tenho microfiltro nem nenhum telefone ligado...

Entretanto comprei um Kit do Clix com o router Aolink. Tenho de arranjar tempo para o configurar e ver se as coisas melhoram...
http://forum.bandalarga.org/banda_larga_configuracao_aolynk_dr814_para_sapo_adsl-3414.html
 
Back
Topo