A minha primeira máquina fotográfica

Joao Tiago

I quit My Job for Folding
Como o titulo nos mostra, estou à procura de uma nova máquina fotográfica. Sendo eu um apreciador e entusiasta da fotografia, e nunca tendo oportunidade de investir numa boa máquina fotográfica não pude explorar muito o meu lado criativo através de fotografia.

Após uma conversa com o o investidor nos meus pequenos e grandes lazeres ou deveres, o meu pai, disse que me dava uma boa máquina fotográfica. Como é obvio, sendo eu um grandissimo amador mas que gosta de investir em algo com valor, pensei em comprar uma SLR. Porquê? Porque me dá uma boa qualidade e tem uma maior margem de aprendizagem (suponho que não haja máquina superior ao estilo SLR) e porque nos dá uma maior longevidade. Como apenas ando por este fórum há apenas 3/4 dias a ler tópicos informativos e tudo isso, lá me decidi pelo que queria mais ou menos.

Estive a ver máquinas fotográficas e gostei imenso da marca Canon. E estou de olho numa Canon EOS 450D Body & Canon EF-S 18-55mm IS USM. Ou valerá a pena investir no kit Canon EOS 450D Body & EF-S 18-55mm & EF-S 55-250 mm IS USM? Será esta uma boa máquina para aprendizagem? Já agora, as diferenças desta para uma 40D são muito grandes? Compensará uma 40D? Já a pensar na longevidade.

Agradecia imenso a ajuda que me puderem dar.

Cumprimentos, João Tiago.
 
Opta pelo 2º kit, já ficas com um conjunto porreiro para te iniciares. Máquinas de gamas superiores (40D), só se procurares alguma coisa particular que a gama amadora não te oferece.
 
Opta pelo 2º kit, já ficas com um conjunto porreiro para te iniciares. Máquinas de gamas superiores (40D), só se procurares alguma coisa particular que a gama amadora não te oferece.

Primeiro de tudo, muito obrigado pela tua opinião.

Sim, sempre pensei que o segundo kit era melhor para iniciação porque me daria ainda mais margem de manobra pelo menos até ver que precisarei mesmo de novas lentes. Mas são boas lentes estas do kit? Ou seria melhor comprar o corpo e uma lente mais versátil?

Hoje na ***** mexi numa Sony A200 (penso eu) que estava em exposição e gostei muito do toque e género de máquina (apesar de ser uma Canon 450D a principal escolha).
 
Joao Tiago;3465126uma maior margem de aprendizagem (suponho que não haja máquina superior ao estilo SLR) .[/quote disse:
isto tb uma bridge/superzoom faz
no entanto a nivel de qualidade nd há nd acima de reflex. n te esqueças é que é um investimento continuo
 
Primeiro de tudo, muito obrigado pela tua opinião.

Sim, sempre pensei que o segundo kit era melhor para iniciação porque me daria ainda mais margem de manobra pelo menos até ver que precisarei mesmo de novas lentes. Mas são boas lentes estas do kit? Ou seria melhor comprar o corpo e uma lente mais versátil?

Sim, as lentes são boas (dentro das amadoras). E o melhor nunca é uma lente mais versátil. O melhor são lentes especificas, tipo primes, que nem zoom fazem, mas que têm uma qualidade extraordinária.

Hoje na ***** mexi numa Sony A200 (penso eu) que estava em exposição e gostei muito do toque e género de máquina (apesar de ser uma Canon 450D a principal escolha).
Pah, no geral uma SLR é sempre boa, mas a 450D é claramente superior à A200. E também a lente que vem no kit da A200 é bastante fraca.

Pois, e por isso mesmo quero optar por uma SLR. Porque tem maior manobra de upgrade. Estou certo?

Depende do que entendes por upgrade. Assim por alto, a ideia é ir comprando lentes melhores e mais especificas, para os vários tipos de fotos.
 
Sim, considero um upgrade comprar lentes melhores e mais especificas para o que necessitar e depois sempre que necessário a mudança de corpo, as lentes ainda são aproveitadas.

Tenho aqui uma de muitas questões que conforme me for lembrando vou colocando. Qual a diferença disto:

450D
3.5 fps shooting
The EOS 450D captures up to 3.5 frames per second for a continuous burst of up to 53 large JPEG images (6 in RAW).

40D
6.5 fps shooting
The EOS 40D captures up to 6.5 frames per second for a continuous burst of up to 75 large JPEG images (17 in RAW).

É que usando um modo de sequência de fotografias, ela tira por exemplo 3,5 fotos por segundo?
 
quanto menor for o valor de F maior a abertura e mais luz entra no sensor
n tem nd a ver com focagem. tem sim a ver com a profundidade de campo. em determinadas circunstancia uma abertura grande (f baixo) desfoca td o fundo atras do sujeito
 
quanto menor for o valor de F maior a abertura e mais luz entra no sensor
n tem nd a ver com focagem. tem sim a ver com a profundidade de campo. em determinadas circunstancia uma abertura grande (f baixo) desfoca td o fundo atras do sujeito

Então é bom para retratos, por exemplo? Em lentes grandes (200mm para cima) temos de ter em conta o valor de f?
 
em retratos é usual usar aberturas entre f/1.8 e f/3.5 dependendo das focais
quanto mais for a focal mais facilmente ficas com o fundo desfocado, mas tb tem a ver com a distancia a que estas da pessoa e que o background está da pessoa
 
Este link explica o que o numero F.
O F controla a quantidade de luz que passa para o sensor/filme num determinado espaco de tempo. Tambem influencia a profundidade do focus, quanta distancia entre o ponto minimo de focagem e o infinito, que esta bem focado.

Um livro basico de fotografia esclarece-te todas as duvidas, deves conseguir um bom por menos de 15 euros.
Ou entao tens a net, montes e montes de links...
 
Antes de mais, obrigado por tudo.

Estou agora a ler os sites para me tentar informar bem, e se for necessário a compra de um livro não há problema porque gosto de aprender muito em qualquer área em que entre.
 
Alguém daqui já comprou uma máquina fotográfica pela ***** ou *****? Correu tudo bem?
 
Última edição:
Back
Topo