A minha saga com a retrocompatibilidade

Tira-picos

Power Member
Desde novo sempre fui fan da PlayStation, não sei por ter sido a minha primeira consola ou por causa dos títulos disponíveis.

Sou uma pessoa que apesar da evolução tecnológica não viro as costas aos jogos que outrora me fizeram passar horas a fio em frente a uma TV a jogar e de vez em quando gosto de voltar a esse canto da minha infância e jogar outra vez esses títulos que possuem uma magia que se perdeu com os novos lançamentos da PS3 e PS4 que perdem a largos pontos contra a PC Master Race.


Como tal eu ainda possuo certos jogos PS e PS2 que gosto de jogar, sozinho ou com amigos, o problema é que para puder jogar títulos PS, PS2 e PS3 num só dispositivo tenho de possuir uma PS3 de modelo CECHE** pois são as únicas que a Sony não pode retirar a retro compatibilidade com os jogos da PS2. Tive uma em tempos, mas que neste momento está nas ruas da amargura raramente liga e quando o faz dá uma mensagem de sobreaquecimento minutos após ligada e em seguida desliga-se… não há muita gente que arranje isto e aqueles que arranjam pedem valores acima do seu valor comercial.


Estava então a ponderar adquirir outra consola do mesmo modelo para substituir esta, mas tenho algum receio que esta situação se volte a repetir devido ao facto de ser quase feitio e não defeito desde modelo e mesmo certas pessoas com quem falei sobre isto afirmam o mesmo.


Agradecia e gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto, pois a minha PS2 velhinha apesar de estar viva e de boa saúde carece de assessórios novos, visto que cada vez é mais difícil adquirir comandos e etc. e o que realmente queria era um único equipamento para tudo (isto inclui jogar online na PSN).
 
Última edição pelo moderador:
Agradecia e gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto, pois a minha PS2 velhinha apesar de estar viva e de boa saúde carece de assessórios novos, visto que cada vez é mais difícil adquirir comandos e etc. e o que realmente queria era um único equipamento para tudo (isto inclui jogar online na PSN).
Esse equipamento único que desejas não existe. No fórum tens uma comunidade retro bastante activa que te pode dar umas dicas relativamente à direcção que deves tomar.

Pessoalmente, se tivesse espaço montava um pequeno setup retro, com um CTR em condições e que permitisse jogar os jogos nas resoluções originais.
 
eu nesse aspecto estou bem tenho as playstations todas cá em casa a ps1, ps2, ps3, e a mais recente aquisição PS4, assim quando se quer jogar alguma coisa mais antiga é só ligar a consola e siga...

ok tens razão que deveriam nas gerações seguintes da playstation poder jogar jogos das gerações anteriores, mas como é natural, não faz muito sentido , logo é preferível ter a consola o qual o jogo foi desenvolvido, funciona muito melhor...

portanto se houve um modelo ps3 que conseguias correr das gerações anteriores presumo que seja uma FAT da 1º geração, o que sim era bastante problemática e de modo algum compensa reparar, se bem que é algo cronico e ninguém te vai garantir quanto tempo durará a reparação, pois deve-se a problemas de construção da dita...
 
eu nesse aspecto estou bem tenho as playstations todas cá em casa a ps1, ps2, ps3, e a mais recente aquisição PS4, assim quando se quer jogar alguma coisa mais antiga é só ligar a consola e siga...

ok tens razão que deveriam nas gerações seguintes da playstation poder jogar jogos das gerações anteriores, mas como é natural, não faz muito sentido , logo é preferível ter a consola o qual o jogo foi desenvolvido, funciona muito melhor...

portanto se houve um modelo ps3 que conseguias correr das gerações anteriores presumo que seja uma FAT da 1º geração, o que sim era bastante problemática e de modo algum compensa reparar, se bem que é algo cronico e ninguém te vai garantir quanto tempo durará a reparação, pois deve-se a problemas de construção da dita...


Exacto... o problema da PS3 Fat não é defeito, é feitio. O objectivo alvo era ter um só equipamento para tudo... por isso o meu dilema.
 
Segue o conselho do thendless. Ainda arranjas PS1 e PS2 usadas a preços decentes e CRT's também não faltam por aí. Arranja as consolas e um Trinitron e tens a melhor experiência de jogo para o que pretendes.
 
Só para te dizer que essa é uma batalha perdida á partida. Mas acredita que isso não é necessariamente mau. Passei pelo mesmo dilema e cheguei ás seguintes conclusões:

  • O problema de Ylod nas Playstation Fat que correm PS2, não é uma questão de se, mas sim uma questão de quando.
  • Assumindo essa certeza, quando a hora chegar, a melhor solução é reballing, que em Portugal se faz (o melhor que eu encontrei) a 45€, visto que é uma solução profissional. E segundo imensos comentários de users e alguns técnicos com quem falei, não é, nem existe solução permanente, a consola dura 6, 12, 18 meses em média até precisar de voltar á mesa de operações.
  • Consegues uma PS3 slim por ~70€, uma PS2 Slim por ~15€ e uma PSone por ~10€ (Não estou a mandar postas de pescada, foi ao preço que comprei as minhas e com alguns extras).
Acho que é um NoBrainer.
 
Back
Topo