1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A misteriosa tecla "fn"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por lidador, 30 de Julho de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 12667)

1. lidador

lidador Power Member

Olá! O meu iBook G4 tem no canto inferior esquerdo do teclado, junto à tecla "control", uma tecla denominada "fn". Eu não tenho esta tecla em nenhum dos outros macs que uso regularmente (Mini + eMac) nem nunca a vi em macs antigos que usei, e como até hoje ainda não encontrei utilidade para esta tecla misteriosa, venho aqui perguntar se alguém sabe para que serve esta tecla e porque motivo ela surge com tal originalidade (e aparente inutilidade) no teclado do meu iBook.

Última edição: 30 de Julho de 2007
  2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Nos outros portáteis (sem ser MAC) normalmente utiliza-se o FN+uma tecla (tipo FN+F1, FN+F2) para fazer alterações como alterar o brilho do monitor, desligar o wireless, etc.

Suponho que nos MAC seja algo do género..

Cumps

3. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

em principio e isso..

ve se as tuas Teclas Fx nao têm simbolos em pequeno... depois e so usar ...

FN penso que seja de FuNction lol

4. timber

timber Zwame Advisor

A tecla Fn só costuma vir em portáteis e não é nada inútil e serve para o que o Scarecrow referiu

Vendo esta pic

diria que serve exactamente para o mesmo que os outros portáteis. Serve para usares o numpad directamente, para regular directamente o brilho, o volume, .... e todo o tipo de segundas funções que dão para ler no teclado

5. rui_mac

rui_mac Power Member

Premindo Fn+Backspace faz Delete (apaga o caracter à frente do cursor). Eu sei que está no teclado apresentado acima mas é algo que escapa a muitos e que muita gente gosta de usar.
    Sinceramente, eu uso muuuuuuuuuuuuuuuuito raramente.

Rui Batista

6. lidador

lidador Power Member

Eu quando falei em "inutilidade" não quis ofender a dita tecla... longe de mim tal intenção. É só que, quando carrego nela não acontece nada... E, como se vê na imagem de teclado do timber, eu já tenho no canto superior esquerdo teclas especialmente dedicadas (e assinaladas) para regular o volume e luminosidade, sem necessidade de usar teclas modificadoras. Tendo a ver a tecla "fn" como uma solução (uma tecla) à procura de uma função.

7. timber

timber Zwame Advisor

A tecla Fn sozinha de facto não serve para nada mas o Alt, o Control, o Shift, o Command e outras teclas semelhantes também não servem para nada sozinhas e não é por isso que são consideradas inúteis

8. Peidina

Peidina Banido

Eu uso-a em dois casos. Primeiro para o Exposé (no OSX) e depois para usar as teclas de subir/descer/mutar o som e subir/descer luminosidade do ecran em Bootcamp (XP).

Sim, eu tenho o XP no Macbook para jogar...:004:

9. bsod

bsod Power Member

Dá jeito para activar/desactivar o teclado numérico... aquilo não é muito jeitoso mas por vezes preciso daquilo para jogar um ou outro joguito... :rolleyes:

10. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

para além do que aqui foi referido, a tecla Fn pode servir para accionar as funções do software (F1, F2, ..., F12) ou para accionar a função do hardware (brilho, som, etc.).

por default, para accionar as teclas F1, F2, ..., F12 (provocando efeitos no software) precisamos de premir também o Fn, enquanto que para as funções do hardware basta accionar a tecla. isto pode ser mudado em: System Preferences -> Keyboard & Mouse -> Keybord -> Use the F1-F12 keys to control software functions

11. Stellar

Stellar Power Member

Boas malta. Gostaria de saber se há maneira de mapear a tecla Fn no windows XP para outra tecla, tipo o Control.
    É que tenho um MBP e uso o windows somente para jogar e para jogos FPS o Control dá me muito jeito só que no teclado do portátil tá no lugar do Control.
    Essa é a minha dúvida.

Obrigado ;)

12. Sox

Sox Power Member

É possível criando um layout especifico... Como? Não me perguntes... Não uso XP nem mexo com tal coisa.

13. Borracha2

Borracha2 Power Member

Onde está o til aqui? É dificil adaptar-se a este tipo de keyboard?

14. timber

timber Zwame Advisor

Este teclado da pic é norte-americano (ou outro país anglo-saxónico qualquer). Não tem til

15. Fcirne

Fcirne Power Member

Se nas preferências de teclado tiveres definido para português ele está no mesmo sitio de ***** teclado português, não interessa o que está pintado na tecla!

16. OldMan

OldMan Power Member

A mim parece-me que aquela tecla de baixo do ESC é o til (~), estou enganado?

17. RaaR

RaaR Power Member

Penso que estás correcto, pelo menos é onde eu faço o til quando estou com teclado americano (quando arranco Linux em single user mode e palermices dessas).

18. Borracha2

Borracha2 Power Member

Então mas se não interessa o que está pintado na tecla (parto do principio que não tem o til pintado na tecla) e tiver definido para português, não me posso esquecer que ele lá esta, tipo tenho de colocar uma nota ou assim uma coisa lá pa me lembrar :S

E quem fala do til fala dos outros acentos.

Última edição: 19 de Setembro de 2007
  19. Sox

Sox Power Member

Lol, é uma questão de hábito. Eu já nem olho para o teclado, até podia não ter lá nada.

20. bsod

bsod Power Member

Pois... o meu PowerBook tem teclado internacional (comprei-o no eBay). Está configurado para o layout português, mas eu nem olho para os símbolos, pelo que tanto me dá ter pintado o teclado internacional ou o português.

No entanto, já ouvi dizer que, para programar, o teclado internacional dá muito jeito... tem as chavetas e os parêntesis rectos mesmo à mão. ;)

Partilhar esta Página