A misteriosa tecla "fn"

lidador

Power Member
Olá! O meu iBook G4 tem no canto inferior esquerdo do teclado, junto à tecla "control", uma tecla denominada "fn". Eu não tenho esta tecla em nenhum dos outros macs que uso regularmente (Mini + eMac) nem nunca a vi em macs antigos que usei, e como até hoje ainda não encontrei utilidade para esta tecla misteriosa, venho aqui perguntar se alguém sabe para que serve esta tecla e porque motivo ela surge com tal originalidade (e aparente inutilidade) no teclado do meu iBook.
 
Última edição:
Nos outros portáteis (sem ser MAC) normalmente utiliza-se o FN+uma tecla (tipo FN+F1, FN+F2) para fazer alterações como alterar o brilho do monitor, desligar o wireless, etc.

Suponho que nos MAC seja algo do género..

Cumps
 
em principio e isso..

ve se as tuas Teclas Fx nao têm simbolos em pequeno... depois e so usar ...

FN penso que seja de FuNction lol
 
A tecla Fn só costuma vir em portáteis e não é nada inútil e serve para o que o Scarecrow referiu

Vendo esta pic

88132_1.gif


diria que serve exactamente para o mesmo que os outros portáteis. Serve para usares o numpad directamente, para regular directamente o brilho, o volume, .... e todo o tipo de segundas funções que dão para ler no teclado
 
Premindo Fn+Backspace faz Delete (apaga o caracter à frente do cursor). Eu sei que está no teclado apresentado acima mas é algo que escapa a muitos e que muita gente gosta de usar.
Sinceramente, eu uso muuuuuuuuuuuuuuuuito raramente.

Rui Batista
 
Eu quando falei em "inutilidade" não quis ofender a dita tecla... longe de mim tal intenção. É só que, quando carrego nela não acontece nada... E, como se vê na imagem de teclado do timber, eu já tenho no canto superior esquerdo teclas especialmente dedicadas (e assinaladas) para regular o volume e luminosidade, sem necessidade de usar teclas modificadoras. Tendo a ver a tecla "fn" como uma solução (uma tecla) à procura de uma função.
 
A tecla Fn sozinha de facto não serve para nada mas o Alt, o Control, o Shift, o Command e outras teclas semelhantes também não servem para nada sozinhas e não é por isso que são consideradas inúteis
 
Eu uso-a em dois casos. Primeiro para o Exposé (no OSX) e depois para usar as teclas de subir/descer/mutar o som e subir/descer luminosidade do ecran em Bootcamp (XP).


Sim, eu tenho o XP no Macbook para jogar...:004:
 
Dá jeito para activar/desactivar o teclado numérico... aquilo não é muito jeitoso mas por vezes preciso daquilo para jogar um ou outro joguito... :rolleyes:
 
para além do que aqui foi referido, a tecla Fn pode servir para accionar as funções do software (F1, F2, ..., F12) ou para accionar a função do hardware (brilho, som, etc.).

por default, para accionar as teclas F1, F2, ..., F12 (provocando efeitos no software) precisamos de premir também o Fn, enquanto que para as funções do hardware basta accionar a tecla. isto pode ser mudado em: System Preferences -> Keyboard & Mouse -> Keybord -> Use the F1-F12 keys to control software functions
 
Boas malta. Gostaria de saber se há maneira de mapear a tecla Fn no windows XP para outra tecla, tipo o Control.
É que tenho um MBP e uso o windows somente para jogar e para jogos FPS o Control dá me muito jeito só que no teclado do portátil tá no lugar do Control.
Essa é a minha dúvida.

Obrigado ;)
 
Boas malta. Gostaria de saber se há maneira de mapear a tecla Fn no windows XP para outra tecla, tipo o Control.
É que tenho um MBP e uso o windows somente para jogar e para jogos FPS o Control dá me muito jeito só que no teclado do portátil tá no lugar do Control.
Essa é a minha dúvida.

Obrigado ;)

É possível criando um layout especifico... Como? Não me perguntes... Não uso XP nem mexo com tal coisa.
 
Se nas preferências de teclado tiveres definido para português ele está no mesmo sitio de ***** teclado português, não interessa o que está pintado na tecla!


Então mas se não interessa o que está pintado na tecla (parto do principio que não tem o til pintado na tecla) e tiver definido para português, não me posso esquecer que ele lá esta, tipo tenho de colocar uma nota ou assim uma coisa lá pa me lembrar :S

E quem fala do til fala dos outros acentos.
 
Última edição:
Então mas se não interessa o que está pintado na tecla (parto do principio que não tem o til pintado na tecla) e tiver definido para português, não me posso esquecer que ele lá esta, tipo tenho de colocar uma nota ou assim uma coisa lá pa me lembrar :S

E quem fala do til fala dos outros acentos.

Lol, é uma questão de hábito. Eu já nem olho para o teclado, até podia não ter lá nada.
 
Pois... o meu PowerBook tem teclado internacional (comprei-o no eBay). Está configurado para o layout português, mas eu nem olho para os símbolos, pelo que tanto me dá ter pintado o teclado internacional ou o português.

No entanto, já ouvi dizer que, para programar, o teclado internacional dá muito jeito... tem as chavetas e os parêntesis rectos mesmo à mão. ;)
 
Back
Topo