Penso que o que define uma geração, para além do hardware são o conceito dos jogos e a forma como os jogamos, nao so a jogabilidade propriamente dita mas o contexto do jogo, as perspectivas de enquadramento...
vou dar um exemplo, o SONIC marcou uma geração, a das plataformas em 2d...essa será sempre a referencia ...a perspectiva horizontal, a velocidade e os graficos e som da epoca fizeram dele um classico do inicio dos anos 90....nada do que se fez nas gerações seguintes foi identico (e nem tao pouco melhor, as plataformas hj em dia estão em desuso
)
na geração que se seguiu, o conceito que mais se notabilizou foi o do 3D, que nas 16 bits deu os primeiros passos, mas que só a geração das playstations permitiu solidificar, como por exemplo os resident evils ou metal gear....foi a primeira vez que se jogou um jogo de acção a 3 dimensoes, e as plataformas que foram notabilizadas pelo Sonic davam lugar aos Mario 64, ou aos Crash Bandicoot, que ate dava para jogar de frente para trás e da esquerda para a direita em 3d , cujos conceitos estavam tapados anteriormente por limitações de hardware....
a geração da PS2/XBOX evoluiu mais em termos de hardware, sendo possivel tornar os jogos mais complexos e maiores....fica talvez marcada essencilamente pelo GTA e pela liberdade e multiplicidade de acções num jogo...o realismo conduziu a maior notoriedade dos jogos na sociedade pelas polemicas causadas
aqui gostaria de sublinhar que penso que a geração 16 bit e a 32 bit são mundos completamente distintos e talvez a transição de mais fácil distinção e isso leva me a concordar com a questão que colocas. afinal tudo isto (xbox 360, PS3 )nao parece mais do mesmo, mas mais bonito???
os conceitos são os mesmos....