A pensar em WaterCooling

MEIA

Power Member
Ando a pensar em arrefecer o processador e a placa gráfica e fiquei surpreendido com o custo, à volta de 800€. Estava a pensar que seria à volta de metade disto por isso tenho que pensar melhor.

Neste momento é para Intel 7700K + RTX3090 , quando vier DDR5 mudo só o bloco do processador.

A lista

1 X Bloco CPU EKWB Classic Intel D-RGB - Niquel + Acrilico - 67,90 €

1 X Bloco VGA EKWB EK-Quantum Vector Trio RTX 3080/3090 D-RGB - Níquel + Acrílico - 179,90 €

1 X Backplate VGA EK-Quantum Vector Trio RTX 3080/3090 Preto - 44,90 €

1 X Reservatório+Bomba EKWB Quantum Kinetic TBE 200 D5 PWM D-RGB - Acrílico - 194,90 €

2 X Radiador Cobre EKWB CoolStream PE 360 2 x G1/4 40mm Preto - 89,90 €

1 X Tubo Flexível EKWB ZMT 11-16mm 3 metros Preto Mate - 15,90 €

2 X Conector EKWB Quantum Torque STC 12-16mm - Pack 6 - Preto - 38,90 €

1 X Sensor de Fluxo EKWB Quantum D-RGB - 34,90 €

1 X Válvula EKWB AF Ball Valve G1/4 Femea / Femea Preto - 14,90 €

1 X Conector em X EKWB AF G1/4 Femea Preto - 4,35 €

Agora algumas dúvidas
Posso desmontar o dissipador de uma placa gráfica, colocar outro e continuar a ter garantia ?
A bomba que escolhi conseguirá ter potencia para fazer circular a água por todo o circuito ?
Dois radiadores de 360 chegam ?
Faltará alguma coisa?

Esta parte do forum parece andar um pouco parada, vamos lá ver se tenho sorte em ter respostas.
 
nao sei o suficiente para te sugerir alternativas mais baratas,
diria que 2 rads de 360 chegam e sobram e já com muito overclock À mistura

um bloco da GPU universal fica-te a coisa muito mais barata
 
MEIA Apesar da EK ser do melhor, não é o mais barato, sei por experiência pois tenho bastante material deles.
Podes sempre poupar em alguns itens indo para outras marcas Alphacool, Watercool etc...
A esse hardware ainda tens que adicionar as fans.
Respondendo às tuas questões:
A gráfica sendo MSI vai ter selo de segurança num dos parafusos, sendo removido poderá invalidar a garantia, (com jeito dá para retirar sem deixar marcas).:wink:
Sim a bomba é mais que suficiente, igual para os radiadores.
Se quiseres umas ideias, podes ver o meu sistema no "mostra a tua configuração" aqui do fórum.
 
nao sei o suficiente para te sugerir alternativas mais baratas,
diria que 2 rads de 360 chegam e sobram e já com muito overclock À mistura

um bloco da GPU universal fica-te a coisa muito mais barata

Obrigado pela info!
Não queria ir pelo bloco universal porque acho que é necessário a 3090 ter bom arrefecimento tanto nas vrm como memórias que aquecem mesmo muito.

MEIA Apesar da EK ser do melhor, não é o mais barato, sei por experiência pois tenho bastante material deles.
Podes sempre poupar em alguns itens indo para outras marcas Alphacool, Watercool etc...
A esse hardware ainda tens que adicionar as fans.
Respondendo às tuas questões:
A gráfica sendo MSI vai ter selo de segurança num dos parafusos, sendo removido poderá invalidar a garantia, (com jeito dá para retirar sem deixar marcas).:wink:
Sim a bomba é mais que suficiente, igual para os radiadores.
Se quiseres umas ideias, podes ver o meu sistema no "mostra a tua configuração" aqui do fórum.

Nice! Obrigado pela ajuda!
Queria que o sistema de WC se aguenta-se bastante tempo, se EK é bom, se calhar compensa por durar mais.
Esqueci-me completamente das ventoinhas, tenho que as adicionar.
Pena a MSI ter essa politica, mais um ponto a considerar.
Acho que já tenho as minhas dúvidas esclarecidas, tenho que ponderar melhor todos os pontos de vista.

Muito obrigado!
 
Estive ocupado com outras coisa e o possível projecto esteve em standby.
And goddamn o preço com tudo chegou aos 1000€ outch.
Parece que a MSI não me tira a garantia só por substituir o sistema de arrefecimento, acho que estou safo.
Mas tenho um problema maior que acho que me vai fazer desistir disto, a 3090 tem memórias dos dois lados do PCB e parece haver alguns problemas de sobreaquecimento dessas memórias quando se colocam WB porque tem que se substituir a backplate que não têm boa performance a dissipar esse calor, a que vem de origem faz de dissipador e até tem heatpipes.
Existe algum waterblock para uma MSI Suprim 3090 que tenha bom arrefecimento na backplate ? Não consegui encontrar nada, mas tenho noção que não conheço bem este mundo e podem existir outras marcas mais "obscuras" ou menos famosas.
 
Os backplate na maioria dos casos são apenas para estética/protecção dos circuitos da gráfica.
No caso dos EK (os outros não faço ideia) são em alumínio e com thermal pads para ajudar na dissipação de calor, incluindo as Vram (no caso da 3090).
No faço ideia se a vram aquece assim tanto, para necessitar de cooling dedicado.
 
As vram precisam mesmo de dissipador de calor bom, a gddr6x aquecem bastante e como a 3090 também tem na parte de trás, a backplate tem mesmo que ser boa a tirar de lá o calor. A malta do mining queixa-se bastante porque tem temperaturas mais altas nas memórias que com o cooler original.
Bem, o projecto vai ficar de lado, sei que é bastante complicado ter uma backplate arrefecida a água por causa do espaço e por isso acredito que não vá existir uma solução em breve.

Muito obrigado [mention]w@rrior [/mention], deste uma grande ajuda!
 
Ui, pensei que não desse para fazer por causa de ter que ser tão fino.
A EK ouviu as queixas da malta e conseguiu fazer estas surpresas.
Se sair para a minha, lá vai ter que ser, era a minha única desculpa de não avançar.
 
Back
Topo