A pensar mudar para Linux, mas...

SuperMocho84

Power Member
... não queria deixar de fazer coisas que faço no Windows.

E foi por isso que ao longo destes últimos anos, apesar de seguir com curiosidade o mundo do pinguim, nunca avancei para a mudança. Só que actualmente, um dos principais entraves ao Linux (o vício dos jogos) está a morrer, por isso penso que está na altura de fazer (ou tentar) a transição. Já estive a ler alguma documentação online, e acabei de experimentar o Ubuntu em Live CD. A primeira impressão é muito positiva, e deixou-me com vontade de voltar ao mundo do Linux.

Agora, existe software para realizar determinadas tarefas de que eu não consigo abdicar. Pela minha pesquisa, em alguns casos tenho o mesmo programa compatível, ou então equivalente. Se me conseguirem adiantar programas que façam o mesmo dos que eu utilizo em Windows, Linux aí vou eu!

Os que estiverem sublinhados são imprescindíveis.

Windows -----------------------------------------> Linux

Firefox - Firefox

MSN - Pidgin

utorrent - Deluge

DVD Shrink - ?

DVD Decrypter - ?

Media Player Classic - Ubuntu traz player. Há Melhor?

Winamp/foobar - Ubuntu traz player. Há Melhor?

Winpower - ?

ConvertXtodvd - ?

Winrar - 7-Zip

Emule Xtreme - ?

Nero - Ubuntu traz programa. Há Melhor?

K-Lite Mega Codec Pack -
?

CdEx - ?

Mp3Tag - ?

VobSub - ?

Everest ?

Office - OpenOffice

Para terminar, uma última questão: é normal não ter acesso à net via Live CD, ou trata-se da primeira dor de cabeça "patrocinada" pelo pinguim? :p Uso um router Linksys.

Agradeço uma luzinhas aqui para o newbie. Fiquem bem.
 
Dá tb uma vista de olhos aqui ( Programas / Links Uteis )

DVD Shrink / DVD Decrypter - dvdShrink via wine :P ou então, nativos, xDVDShrink, K9copy, dvd::rip ...

Media Player Classic - O do ubuntu. Ou Mplayer, por ex

Winamp/foobar - há tantos :D ve aqui

Winpower - Eu uso o knutclient, mas é pra KDE, pra gnome (ubuntu) n sei

Emule Xtreme - amule ?

Nero - O que vem no Ubuntu ...

K-Lite Mega Codec Pack -
Para ? :P

CdEx - ?

Mp3Tag - Tb dá em wine, ou entao, nativamente, Easy Tag.

VobSub - subrip ?

Everest ?
Tens muita info aqui, por ex. Ve tb este site e este.
Como vês, o problema é escolher :P

à net, acedes via wireless?
 
O router é wireless, mas acedo por cabo de rede. Tenho um IP estático no meu pc por causa do emule.

Thanks pelos links!


EDIT: Estive a brincar e a investigar mais um pouco. Já resolvi o problema do Winpower (tem versão linux, dah!). Resta resolver o da net, ConvertXtodvd e vobsub (a não ser que o Ubuntu leia legendas de raiz).

O CdEx ripa músicas de cd's para mp3 e o vobsub lê legendas nos vídeos.
 
Última edição:
Eu tb mudei ha bem pco tempo....
Tenho as duas instaladas.....tenho mto boa impressao, so que enquanto nao tiver tudo a funcionar e em meu conhecimento nao elimino o windows.....
as minhas colunas por exemplo nao funcionam as 4, so duas funcionam....

De resto e 5 estrelas, era assim que tud devia ser
 
O router é wireless, mas acedo por cabo de rede. Tenho um IP estático no meu pc por causa do emule.
É só configurares o IP então, como no windows, através de um GUI.

Resta resolver o da net, ConvertXtodvd e vobsub (a não ser que o Ubuntu leia legendas de raiz).
A maior parte dos players já suportam leitura de legendas (mplayer, vlc, etc..) inclusivamente o do Ubuntu que, se não estou em erro, tem o mplayer como backend.

Como já foi referido, o problema não vai ser saber se há alternativas mas sim quais escolher. =)
 
Como já foi dito aqui, a liberdade que o linux nos permite acaba por ser um dos seus grandes contras (too much of a good thing?), mas enfim...conversas para outros tópicos.

Em geral, pela minha experiência de um ano sem windows, os unicos programas que não têm alternativa são cenas muito especificas (no meu caso sao programas que tenho que usar para a faculdade) ou cenas muito pequeninas, tipo alguns utilitários que podes encontrar no download.com, por exemplo.

Também tens os "gigantes" proprietários photoshop, Office e iTunes. Para estes existem alternativas livres/abertas (e gratuitas) mas infelizmente simplesmente não estão ao nível, ponto final.

Coisas gerais que toda a gente faz, claro que existem alternativas (ver filmes, ouvir musica, gravar cd's etc) na minha opinião muito boas, muitas vezes melhores.
 
Continuo a não conseguir ligar-me à net... Podiam-me dar umas luzes sff? É que é capaz de estar a falhar algo muito simples... é que mesmo em Windows não sou propriamente um profissional, mas lá consegui ligar-me, agora no Ubuntu...
 
tens o applet default?
instala o wicd,é capaz de ser mais facil para ti

O applet default? Newbie here!

Volto a frisar que sou novato nestas coisas e que ainda estou a correr apenas o Ubuntu a partir do Live Cd. Hoje vou montar um pc velho que tenho aqui e aí sim, instalo de raiz.

Eu até acho que estou apenas a "falhar" em algo óbvio. Não poderiam indicar-me o processo básico que se deve efectuar no caso do Ubuntu não detectar a net automaticamente? O router é um Linksys WAG200. É só esta ajuda que peço. Prometo que a partir daqui, só em caso de "desespero agudo" volto a incomodar. :)

EDIT: CONSEGUI!
Senhoras e senhores, meninos e meninas, primeiro post em Ubuntu! Sou tão teimoso que lá consegui! :P
Continuo é com o símbolo da rede ao pé das horas com um triângulo laranja com um ponto de exclamação a dizer "sem ligação à rede". Porque será?

 
Última edição:
Dizes qual é o router, mas não dizes qual é a placa wireless que tens instalada ... :P


Nenhuma, estão os 2 pc's ligados por cabo, o novo (velho) que estou a montar é que vai ser ligado via pen wireless.

EDIT: CONSEGUI!
Senhoras e senhores, meninos e meninas, primeiro post em Ubuntu! Sou tão teimoso que lá consegui! :P
Continuo é com o símbolo da rede ao pé das horas com um triângulo laranja com um ponto de exclamação a dizer "sem ligação à rede". Porque será?

 
Back
Topo