• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo A planear montar o meu primeiro PC e muitas dúvidas entre componentes

Nihil

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Por volta de 800€. Novembro/Dezembro.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1080p, de tudo um pouco) (70%)
c) Office / Navegação web / Filmes (30%)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Por partes. GPU em 1 ou 2 anos para uma melhor, talvez. CPU se me durar 4-5 anos ou mais era o ideal.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
N/A

6) Vais fazer Overclock?
Para já não, mas talvez mais tarde, comprando um CPU cooler melhor.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX, mesmo que vá para uma motherboard mATX gostaria que a caixa ainda desse para se no futuro tiver uma placa ATX. Grelha frontal era o ideal para a melhor circulação de ar. Preferia com pelo menos duas ventoinhas frontais e uma traseira já incluída, para não precisar de comprar ventoinhas extra logo de início. Janela e RGB não são uma necessidade mas não desgostava se possível.
Estava de olho na nova Lian Li Lancool 215, mas qual é a probabilidade de apanhar uma no próximo mês, especialmente ainda a 69€? Se calhar pouca ou nenhuma, não?
Phanteks P300A a 55€ parece decente mas só vem com uma ventoinha traseira, não vale muito o preço se depois tenho que comprar ventoinhas para adicionar, não?
A MSI MAG FORGE 100M a 45€ parece um bom preço, mas que raio, serei o único a achar aquela caixa feia para caraças? E tirando isso, ela é uma caixa de jeito?
Também já vi uma Deepcool MATREXX55 MESH ADD-RGB 4F a cerca de 69€, tem grelha frontal, janela, ARGB, e já vem com 3 ventoinhas na frente e uma traseira. Parece ser porreira, mas tenho dificuldade em encontrar reviews ou opiniões de jeito sobre ela. Alguém com mais experiência em caixas do que eu tem opinião ou palpite?
Também estou aberto a outras sugestões, claro.

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD Ryzen 5 3600. De todos os componentes é aquele que me sinto mais certo na escolha tendo em conta o preço e performance. Iria para o 3600X se a diferença de preço fosse menor, provavelmente, tendo em conta o cooler ser a parte mais fraca do 3600.

c. Motherboard (chipset, formato)
> MSI B450 Gaming Plus Max, B450M Mortar Max, B450M Pro-VDH MAX
Tinha decidido ir para mATX porque sempre são mais baratas e o que se perde em PCIe não me faz muita falta em princípio, mas mais recentemente a Gaming Plus Max parece ter baixado de preço e comecei a pensar se entre essa e a Mortar, ambas a 97-99€, não vale mais a primeira? E a Pro-VDH é uns 25-30€ mais barata, mas vale a pena a poupança? O que é que perco exatamente? As entradas de PCIe extra? Para que precisaria de mais do que quatro? Para referência, não preciso de WiFi, por exemplo.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16 GB 3200Mhz CL16
Não estou errado em dizer que aqui pode ser a mais barata desde que sejam as especificações desejadas e de uma marca de jeito, certo? Na casa dos 60€ seria provavelmente o mais baixo que consigo encontrar. Por exemplo, Corsair Vengeance LPX, presta, serve, ou nem por isso?

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Single, prefiro Nvidia.
Estava a planear ir para uma GTX 1660 Super, apesar de nas últimas semanas terem subido um pouco de preço, de 215-225€ para 230€+. Será que ainda vale a pena assim? Não queria mesmo ir mais abaixo que uma 1660S. Já andei a olhar para as RTX 2060 (não super) a 310-330€, mas isso já era capaz de puxar o orçamento demais e não sei se valeria a pena. É melhor que a 1660S? É, claro, mas é um bom investimento agora, ou não valeria mais a pena a 1660S por agora e em um ano ou mais revisitar a coisa?

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Pessoalmente acho que me arranjo bem só com 1 TB, não tenho grandes ficheiros para guardar para além de jogos, e não tenho grande aversão a fazer manutenção ao que preciso de apagar ou não com frequência, e se no futuro precisar de mais espaço sempre posso adicionar mais uma SSD. Tendo isso em conta, pensei se não valia mais a pena ir só para uma SSD de 1 TB, sem HDD? Olhando para preços gostaria de não passar dos 100€ aqui, acham realista? Tinha o olho em duas:
SSD M.2 2280 Crucial P1 1TB 3D QLC NAND NVMe PCIe
SSD Western Digital Blue 1TB M.2 2280 TLC SATA SSD
São boa escolha? Tendo em conta coisas como loading times em jogos, não há grandes diferenças entre SATA e NVMe, mas infelizmente não me parece que escolher SATA seja muito mais barato, por isso mais vale NVMe, ou não é bem assim?

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Silenciosa é sempre bom, mas quanto ao resto, digam-me vocês, olhando aos valores e o resto da build, o que vale mais? Acho que 500-550W seria o ideal para mim, não é demais e deixa-me espaço para melhoramentos no futuro sem precisar de substituir a fonte.
Be Quiet Pure Power 11 500W parece ser a melhor opção, mas acho 80€ um bocado puxado, não?
As CX da Corsair parecem estar com o preço demasiado alto de momento, com o mais baixo que encontro para uma de 450W a ser 65€.
Vi uma fonte EVGA 600 BR a 56€, são 600W mas o preço parece bom, talvez até de mais. É fiável ou seria melhor ficar de olho numa das outras a melhor preço eventualmente?

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Sim, mas já estou meio resolvido nisso.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Peço desculpa pelo testamento e carrada de perguntas, mas é a primeira build que faço e depois de tanto pesquisar e estudar o assunto tenho tantas hipóteses na cabeça e queria mesmo ouvir opiniões sobre várias coisas antes de me meter no investimento e fazer asneira, que é o meu medo. Outra coisa que me pergunto é se coisas como o Black Friday/Cyber Monday e isso, no próximo mês, vão me valer de alguma coisa ou se é melhor não ter grandes expectativas? Não será até que da maneira como stocks andam e com o natal a chegar acabe com tudo o que queira esgotado se esperar por descontos?

Agradeço desde já a quem tiver a pachorra de ler isto tudo e de me ajudar.
 
Nessa casa de preco em caixa ja arranjas caixa que usam 2x200mm ha frente e uma 120mm atras.

Tipo Raijintek Silenos Pro A-RGB 3 fans incluidas, aquela lian li e esta sao mt similares.
A memoria que escolheste serve perfeitamente.
 
Última edição:
Raijintek Silenos Pro A-RGB

Obrigado pela sugestão, nunca tinha visto essa caixa. Quando fui procurar por imagens de repente até pensei que as imagens eram todas com o painel frontal removido, depois é que olhei melhor e percebi que é vidro. Dá um ar um bocado estranho, assim com as entranhas na frente todas à mostra, parece ela que está permanentemente por acabar de montar. E aquelas ventoinhas a receberem ar só dos lados parece-me um bocado mal pensado, mais valia a frente ser mesh em vez do vidro que é só para "looks" e tal. E ter janela de vidro dos dois lados também me parece desnecessário, ter ali a desgraça toda de cable management à mostra. Em suma, não é que queira ser esquisito, mas acho que é vidro a mais.
 
Nada, ninguém? Por favor? Precisava mesmo de saber se estou certo nas minhas ideias acima, errado e a fazer asneira, ou assim-assim, nem que seja por descargo de consciência.

Por exemplo, na parte da SSD, para coisas como jogos, SATA ou NVMe não há grande diferença, ok, mas com 1 TB até aos 100€ as duas SSDs que encontro são:
M.2 2280 Crucial P1 1TB 3D QLC NAND NVMe PCIe
Western Digital Blue 1TB M.2 2280 TLC SATA SSD

Ambas a praticamente o mesmo preço. Está a escapar-me alguma coisa ou não vale a pena ir para SATA se NVMe custa o mesmo e é um pouco mais rápido? Se não preciso de NVMe vou para SATA que deve ser mais barato... mas afinal custam o mesmo dentro das que eu vi. O que é que me está a escapar?
 
No SSD é preferível o WD blue que tem dram, o crucial apesar de ser teoricamente mais rápido para o que vais fazer a diferença é mínima e o facto de não ter dram irá afetar a sua longevidade.
Quanto ao resto:
board se quiseres fazer overclock leva a b450-a pro ou a b450 gaming plus
A mag forge 100m é uma caixa bastante porreira para o preço
Evita as fontes evga silver e bronze, honestamente. A be quiet é boa escolha apesar do preço. As CX 550 se arranjares a 70€ também são boa opção. Seasonic s12 III também são boa opção.
 
o facto de não ter dram irá afetar a sua longevidade.
Era isto mesmo que eu precisava de ler. Longevidade interessa-me muito mais que um load time dois ou três segundos mais curto.
board se quiseres fazer overclock leva a b450-a pro ou a b450 gaming plus
Ambas essas boards custam acima de 100€, ou estarias a referir-te à versão Max tanto numa como outra? A B450 Gaming Plus Max está agora a 83€, ainda menos que quando eu fiz o tópico. A esse preço não é uma boa compra quando comparada a uma das mATX que custam o mesmo ou só ~10€ a menos e fico com uma ATX que dá para overclock se eu for por aí mais tarde?

Sobre a MAG Forge 100, não estou a duvidar de todo, mas por curiosidade, em que é que dirias que é uma boa caixa? Qualidade do material, as ventoinhas, airflow, outra coisa, tudo? Por muito que não goste de olhar para ela também acho o preço muito tentador, já que é dinheiro que podia ir para outro componente.

E sobre as fontes EVGA, obrigado, estava com um pressentimento que não era boa escolha mas não podia ter a certeza sem ter experiência com elas. Não sei o porquê das fontes terem aumentado tanto de preço nas últimas semanas/meses desde quando comecei a olhar a preços, mas pode ser que nas próximas semanas com o Black Friday e isso apanhe alguma mais em conta... talvez? Não faço ideia.
 
Back
Topo