À procura de nova impressora mais rápida

MEIA

Power Member
Boas

Tenho uma Creality Ender 5 Plus que se porta relativamente bem, mas ando à procura de algo mais rápido. Para referencia no cura a velocidade de impressão está configurada para 80mm/s, mas colocando a 40mm/s a diferença muitas vezes nem chega a 20% do tempo de impressão.
Não preciso de um volume tão grande de impressão, raramente passo dos limites do volume das impressoras "normais"
Existe algo mais rápido por aí?
 
Não sei bem o orçamento e o que pretendes, além da maior velocidade de impressão.

Mas impressoras mais rápidas são as coreXY. Não sei em termos de custos encaixam no que pretendes gastar.

Há as Voron, que imprimem bastante rápido e com alguns mods muito rápido mesmo, mas são DIY e não sei se estás disposto a tal.
 
Neste momento só quero maior velocidade de impressão mantendo a qualidade que tenho que é razoável. São só protótipos, não precisa de ficar bonitinho, mas tem que ser funcional.
Quanto ao orçamento, quanto menos melhor e não pode ser acima dos 2000€

Obrigado pela dica, infelizmente afastei-me um pouco de tudo o que é DIY, mas vou investigar a Voron

Obrigado pelas dicas !

Edit: lembrei-me que a que tenho é corexy. Lembro-me vagamente de dizerem que as delta também eram fixes, vale a pena dar uma vista de olhos nelas ?
 
Edit: lembrei-me que a que tenho é corexy. Lembro-me vagamente de dizerem que as delta também eram fixes, vale a pena dar uma vista de olhos nelas ?
Pois, a Ender 5 plus é CoreXY, .. :D

Nem lembrei, porque como há várias Ender e nem tenho acompanhado muito agora já nem lembrava.

As delta do que tinha visto em termos de qualidade é sempre mais manhoso, mesmo que muita qualidade de impressão não seja exigência, eu desconfiava sempre das delta.

As coreXY são rápidas e estáveis.

Com o orçamento que tens também dá, no limite, para uma PrusaXL.
Ainda não foi lançada e, sendo Prusa, vai ter bastante procura pelo que ou encomendas agora, sem saber muito bem a questão da velocidade, ou se encomendares quando sair (Q2-Q3)depois é mais uns 2-3 meses para a receberes, pelo que a receberias lá para outubro ou assim.
A Prusa, em princípio terá velocidade real mais rápida do que a que tens, embora não se possa ter 100% de certeza disso, o que se pode garantir mesmo é que em termos de qualidade de impressão e fiabilidade será muito superior e o tempo perdido em coisas que não seja simplesmente imprimir será também inferior, pela superior qualidade e fiabilidade/durabilidade da impressora.

Como a questão da qualidade de impressão não é dos pontos mais importantes não sei se valerá a espera pela PrusaXL para ver como realmente é.


Na questão da velocidade é preciso ver que o limite de velocidade de impressão estará sempre nos limites físicos do que é a impressão 3d: um extrusor a 'cuspir' plástico aquecido/derretido e a movimentar-se rápido..
A partir de um certo ponto o limite, por melhor que sejam os componentes e mais estável que seja a impressora, é mesmo questão de física.

Eu via a Voron e estudava alguns upgrades para meter logo de início que permitam imprimir rápido com qualidade aceitável.
 
Mais uma vez obrigado pela informação!

Deste-me a entender que talvez não consiga ter uma coisa visivelmente mais rápida com a tecnologia actual. Mesmo assim no fim‑de‑semana quero ver essa voron e investigar a nova prusa.
Com 2 impressoras e dependendo do que for imprimir, eventualmente conseguirei reduzir o tempo para metade.

Passei os olhos muito ao de leve pelas impressoras de resina e vi que poderiam ser bem mais rápidas a imprimir, mas fiquei pouco impressionado com a rigidez dos matérias em que se imprime, desde serem frágeis e muito susceptíveis de se degradar rapidamente com humidade. Como o que faço tem que ser funcional e ter alguma resistência mecânica, coloquei as de lado.
Encontrei informação errada e/ou desactualizada e existe algo mais resistente ?

Muito obrigado pela ajuda !
 
Uma impressora de resina não é opção?
Não são propriamente rápidas, só têm o benefício de imprimir 1 ou dezenas de peças (com a mesma 'altura'), desde que caiba na área de impressão, demorar o mesmo tempo e aí, sim, poupa-se imenso tempo.

Também há a questão do volume de impressão, ele diz que raramente ultrapassa o volume de impressora (FDM) normal, que é ~25x25x25, ou perto mas a grande maioria das impressoras de resina não têm volume de impressão de uma impressora 'normal' (FDM). Apesar de não precisar de volume de impressão grande acho que impressores de resina convencionais (que não custe muitos milhares) acho que só a Sonic Mega 8k poderá ter volume de impressão que chegue para o que quer, e mesmo assim no eixo Y não chega a 20cm.

Depois há a questão dos materiais, resistência dos mesmos e custos, peças imprimidas em resina não são muito resistentes, há resinas um bocado mais resistentes mas são mais caras. Não sei se servirá para o que quer.

Há ainda a questão dos fumos e cheiros, uma impressora a resina deita fumos tóxicos que não devem ser inalados e a resina não deve contactar com a pele, obriga a trabalhar e limpar com cuidados (uso de luvas e máscara adequada, limpeza com alcool, etc) quando é preparar a impressão e ao remover os objectos impressos. E também a ter a impressora num local isolado ou fechado num armário com ventilação/exaustão directa para a rua. É sempre menos prático, obriga a maiores procedimentos e cuidados que FDM.

Por isto não referi impressora de resina.

Dito isto, se ele costuma fazer impressão repetida de objetos de pequena dimensão com frequência, uma impressora de resina pode representar um ganho brutal em termos de tempo, se conseguir meter vários objectos na mesma impressão. O orçamento dá para a Sonic Mega 8k, é questão de averiguar. Desde que não necessite de muita resistencia nas peças, já há resinas 'abs like' que já têm alguma resistencia, é só questão de ver os custos, que as peças em resina vão ficar um bom bocado mais caras do que impressas em FDM.

Mais uma vez obrigado pela informação!

Deste-me a entender que talvez não consiga ter uma coisa visivelmente mais rápida com a tecnologia actual. Mesmo assim no fim‑de‑semana quero ver essa voron e investigar a nova prusa.
Com 2 impressoras e dependendo do que for imprimir, eventualmente conseguirei reduzir o tempo para metade.

Passei os olhos muito ao de leve pelas impressoras de resina e vi que poderiam ser bem mais rápidas a imprimir, mas fiquei pouco impressionado com a rigidez dos matérias em que se imprime, desde serem frágeis e muito susceptíveis de se degradar rapidamente com humidade. Como o que faço tem que ser funcional e ter alguma resistência mecânica, coloquei as de lado.
Encontrei informação errada e/ou desactualizada e existe algo mais resistente ?

Muito obrigado pela ajuda !
Uma impressora CoreXY de qualidade/bem montada e afinada e com os devidos mods certamente que imprime mais rápido do que a Ender 5 Plus.

O que disse era só mais para gerires expectativas, mesmo que pudesses gastar 4 ou 5 mil euros numa impressora xpto toda 'kitada', há sempre a questão de estamos perante uma máquina que tem que derreter plástico e mover o extrusor e/ou a cama de impressão, e estar a depositar o plástico o plástico derretido sobre camadas em cima uma das outras.
Ou seja, poderás conseguir impressora 3d um bocado mais rápida do que aquilo que tens e manter qualidade de impressão aceitável, mas ums impressora 3d mesmo muito rápida depois começa a apresentar problemas de impressão derivado das limitações da tecnologia/física.

Pois, ao ter duas impressoras também tens a vantagem de estarem as duas a imprimirem.

Pelo que descreves, se podes esperar, eu talvez investigasse a Voron, mas era capaz de encomendar a Prusa entretanto. A Prusa é imprimir e esquecer, nada tem a haver com outras FDM. O DIY de montar e fazer afinações é engraçado quando se tanto tempo para tal, mas estar a ajustar questões de impressão com alguma frequência é chato.
Só se fosse para imprimir, com frequência, vários objectos de dimensão pequena que possam caber vários ao mesmo tempo no tabuleiro de impressão de uma impressora de resina é que também iria ponderar uma impressora de resina.
 
Última edição:
Top! Obrigado!
Pois, assim tenho mais uma confirmação que em resina as coisas são um pouco mais frágeis e o volume de impressão costuma ser pequeno e acho que não me chega para a maior parte das coisas que faço.

Já andei a ver por alto e parece que vou gastar uma pipa de massa, mas estou entusiasmado por pelo menos ter 2 impressoras … e quem sabe também vem uma prusa normal, gostei do que andei a ler, mas vai depender do espaço que tenho na garagem.
 
Com a Prusa ficas bem servido certamente.

e quem sabe também vem uma prusa normal
Se estás a falar da Prusa MK3s como a 'normal', para essa esperava mais um bocado para ver se lançavam a MK4, que deve a próxima impressora 3d que vão lançar depois de sair a PrusaXL.

Digo isto porque a MK3s é uma bela impressora, mas a nova MK4 vai trazer a nova board/processador 32bit, e isto vai permitir margem para melhor qualidade de impressão/rapidez/objectos mais complexos/calibrações mais avançadas, etc, não é só pelo ecrã já um bocado arcaico da MK3s e que na MK4 será ecrã mais actual tipo o da Prusa Mini, com mais informação.

O processador/board da MK3s já é bastante antigo, a Prusa tem muito pessoal a trabalhar no firmware e, para os limites da board, já está muito puxada, mas com a nova board vão poder evoluir mais. A Prusa Mini que já foi lançada há um tempo já tem a nova board 32bits, a PrusaXL que vai sair também terá e quando sair a nova MK4 também terá. Comprar a MK3s agora é comprar uma impressora que vai ficar para trás em termos de evolução de software e funções, quando as outras com nova board vão evoluir.

Uma das vantagens da Prusa é mesmo o suporte (pós venda) e suporte de software, vão sempre evoluindo o software/firmware, corrigindo algum problema que possa ter e acrescentando novas funcionalidades com o tempo.

Visto que já tens impressora e que pensas juntar a XL à que tens, no caso da MK esperava para nova.
 
Nunca fiz testes de regidez uma vs o outro, mas tenho múltiplos suportes que antes fazia em PLA que passei a fazer em resina e não noto perda nenbuma, apenas ganhos.

A area é relamente um problema, as unidades maiores como as Anycubic photon X têm 200x120x245mm pode ser pouco para coisas específicas, mas no geral penso que serve a maioria das pessoas.

Estou a reformular uma série de coisas na minha oficina nova e estou a dar bastante uso a impressora, a única coisa mais direta que posso dizer é que sem nenhum acabamento e se exagerarmos a cura, os objectos ficam quebradiços, cair ao chão facilmente parte algo.

Agora continuam a aguentar pesos a vontade, (PS não faço acabamento a não ser para coisas "bonitas", o que importa mesmo é o tempo de cura e a resina usada.)

testes 3rd party que confio bastante, como podem ver existem teste que as resinas ficam bastante equiparadas ou ate superam pla/petg
 
Última edição:
Obrigado pessoal!
Vou atrasar a compra porque tenho que meter ventilação na garagem para poder imprimir à vontade. Assim vou esperar pela prusaXL e ver do que é capaz ou até mesmo pela nova MK porque sinceramente acho que não preciso da XL, já tenho uma impressora grande.

Gostei desse video, mas acho que ele cometeu um grande erro em imprimir com 100& infill. Mesmo assim e bem lá para a frente tenho que experimentar uma impressora de resina. Só é pena esse volume de impressão.

Acho que estamos com o mesmo estado de espírito rjSampaio, também ando a remodelar a garagem e a impressora não tem parado.
 
Isso, eu inicialmente pensei que seria obrigatório algo mais ventilado, mas quando fui obrigado a imprimir no meu escritório comigo lá dentro e porta fechada por 9h, nem o cheiro incomudou, nem todas as resinas são agressivas, a actual mal uso luvas por exemplo, só uso para não deixar marcas mesmo.
 
Back
Topo