À procura de novo router

mrwho

Power Member
Boa noite a tod@s.

Acabei de renovar o meu contrato com a MEO, mas a verdade é que o Fibergateway é uma nódoa, e portanto decidi adquirir um router para colocar em modo bridge.

Estou a ponderar optar por um destes (por ordem crescente de preço):

XiaomiMi Wifi Router 4A Gigabit Edition
XiaomiAC2350
XiaomiAX1800
HuaweiAX3 Wi-Fi 6
NetgearR6120
HuaweiAX3 Pro Wi-Fi 6 Plus
TP-LINKAC1900
TP-LINKAC1750
XiaomiAX3600

O AX3600 é considerávelmente mais caro do que os restantes, mas estou disposto a dar o salto se compensar. Outro problema é ser demasiado grande para o local onde o pretendo colocar.

O que pretendo poder fazer no router que adquirir:

- Portas gigabit (pelo que vi, qualquer um destes tem);
- Alterar a configuração DHCP para a gama 10.x.x.x
- (opcional) Configurar DynDNS para o servico DuckDNS
- Configurar um serviço DNS personalizado (1.1.1.1, 8.8.8.8 e 8.8.4.4)
- Criação de uma rede WiFi Guest
- Reencaminhamento de portas para ftp, http e outras
- Controlo parental a determinadas horas.
- Boa performance a servir rede e também a aceder via web para configurar.
(Penso não me ter esquecido de nada - adicionarei se me lembrar de algo...)

Alguém que tenha um destes routers me sabe confirmar (ou desmentir) se todas estas funções são passíveis de serem feitas? E satisfação?

Também aceito sugestões de equipamentos alternativos com caracteristicas semelhantes que permitam de forma relativamente fácil a instalação de dd-wrt, openwrt ou tomato firmware.

Obrigado!
 
Já chegou e está instalado - mais tarde direi a minha opinião, mas para começar um ponto muito negativo:

A minha rede é composta por dispositivos na gama 10.x.x.x - tenho alguns 10.0.0.x, outros 10.0.3.x, outros 10.10.10.x - este router não deixa configurar a máscara de subrede, estando fixa nos 255.255.255.0...

Muito mau...
 
Acho que é mesmo do sistema de configuração do router Xiaomi não dá oportunidade de mudar os DNS, nem as máscaras de subrede, tenho o Mi 4A Gigabit, como é só para "expandir" a rede para o lado da cozinha não tenho nenhuma falha a apontar.
 
Bem, após considerar devolver o equipamento, acabei por optar ficar com ele na esperança de que saia eventualmente um OpenWRT que o suporte (o que tenho lido nos fóruns deles é ligeiramente encorajador).

Acabei por alterar toda a minha configuração de rede para "encaixar" nas capacidades do router (quando na verdade deveria ser ao contrário).

Medi de forma totalmente não-ciêntifica as diferenças de velocidade entre ambos os routers e os resultados, apesar de melhores em alguns casos, não me deixaram assim impressionado por aí além.

FibergatewayXiaomi AX3600
Sala314/118308/119Onde está o router, velocidade medida a ~3 metros
Cozinha19,6/15,871,1/24,5A ~5 metros do router, com duas paredes pelo meio
Quarto34,5/16,338,9/43A ~5 metros do router, com duas paredes pelo meio
Garagem307/118212/119Piso inferior, sem paredes mas com chão pelo meio
Sotão38,9/17,178,5/66,1Piso superior, com uma parede e chão pelo meio
Rua7,65/14,715,8/18,6Rua, ao nivel da garagem

Testes usando o speedtest.net com o puto a usar a internet no PC dele, por isso tomem isto com um grão de sal (ou uma mão-cheia).

Respondendo aos meus critérios:

- Portas gigabit (pelo que vi, qualquer um destes tem) - 3 portas LAN e 1 WAN
- Alterar a configuração DHCP para a gama 10.x.x.x - Permite alterar a gama de IPs, mas subnet é sempre /24
- (opcional) Configurar DynDNS para o servico DuckDNS - Permite DynDNS, mas não para o DuckDNS

- Configurar um serviço DNS personalizado (1.1.1.1, 8.8.8.8 e 8.8.4.4) - Permite definir na WAN, mas para quem tenha um servidor DNS interno na rede, não dá para definir no DHCP
- Criação de uma rede WiFi Guest - Penso que só pela app, via web não existe nada.

- Reencaminhamento de portas para ftp, http e outras - Sim
- Controlo parental a determinadas horas. - Sim, pela app Android

- Boa performance a servir rede e também a aceder via web para configurar. - Bem, cumpre o que diz, mas nada de fantástico, sinceramente.
 
Última edição:
Os firmwares da Xiaomi (curiosamente baseados no openwrt) são muito limitados infelizmente.

Já agora @mrwho esse router (assumo que é a versão global) tem que canais nos 5GHz? Tem 60, 64, 100 por exemplo?
 
FibergatewayXiaomi AX3600
Sala314/118308/119Onde está o router, velocidade medida a ~3 metros
Cozinha19,6/15,871,1/24,5A ~5 metros do router, com duas paredes pelo meio
Quarto34,5/16,338,9/43A ~5 metros do router, com duas paredes pelo meio
Garagem307/118212/119Piso inferior, sem paredes mas com chão pelo meio
Sotão38,9/17,178,5/66,1Piso superior, com uma parede e chão pelo meio
Rua7,65/14,715,8/18,6Rua, ao nivel da garagem
Portanto o Xiaomi AX3600 é melhor que o FGT?
Só notei ali na Sala e na Garagem que o FGT ficou á frente...
 
Portanto o Xiaomi AX3600 é melhor que o FGT?
Só notei ali na Sala e na Garagem que o FGT ficou á frente...

Eu diria que sim - as situações em que ficou ligeiramente abaixo penso que se podem atribuir ao posicionamento do router - o FGW está no chão em linha de visão directa; o AX3600, devido ao tamanho, teve de ficar em cima do móvel parcialmente por trás da TV. Nas situações com maior distância já fez alguma diferença.
Mas, tendo em conta o valor que paguei, e o número estúpido de antenas que ele tem (mais o marketing associado), estava francamente à espera de melhor.
Isso, juntado o facto de ter as limitações que indico acima, já fez com que me arrependesse da compra.
Funciona? Sim, mas... Meh!
 
Esqueci-me de mencionar: como o meu telemóvel não suporta WiFi 6, tive melhores resultados activando no router a função de compatibilidade Wi-Fi 5
 
- Portas gigabit (pelo que vi, qualquer um destes tem) - 3 portas LAN e 1 WAN
- Alterar a configuração DHCP para a gama 10.x.x.x - Permite alterar a gama de IPs, mas subnet é sempre /24
- (opcional) Configurar DynDNS para o servico DuckDNS - Permite DynDNS, mas não para o DuckDNS

- Configurar um serviço DNS personalizado (1.1.1.1, 8.8.8.8 e 8.8.4.4) - Permite definir na WAN, mas para quem tenha um servidor DNS interno na rede, não dá para definir no DHCP
- Criação de uma rede WiFi Guest - Penso que só pela app, via web não existe nada.

- Reencaminhamento de portas para ftp, http e outras - Sim
- Controlo parental a determinadas horas. - Sim, pela app Android
- Boa performance a servir rede e também a aceder via web para configurar. - Bem, cumpre o que diz, mas nada de fantástico, sinceramente.

Boas a tod@s.

Desenterrei este tópico apenas para adicionar que, após bastante tempo à espera, flashei o OpenWRT no meu AX3600 e todos os pontos negativos desapareceram - só ainda não descobri como criar a rede Guest, mas li que é possível.

O procedimento é (relativamente) fácil, mas não isento de riscos, por isso tenham um router de backup à mão caso o processo corra mal.

O URL com informação e ficheiros necessários é https://openwrt.org/toh/xiaomi/ax3600

Abraço!
 
Back
Topo