1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

À procura de um portátil...

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por larangines, 11 de Janeiro de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 2321)

1. Bom dia;

Estou à procura de um portátil, mas não percebo nada do assunto, se alguém me pudesse aconselhar seria óptimo!

Vai ser o único computador que vou usar. Não uso jogos, e o som e a imagem têm pouca importância. Além do office normal, uso regularmente o R (software de computação estatística e gráfica), o arcGIS (software de sistemas de informação geográfica) e o latex (um sistema de preparação de documentos). O R deve ser leve, mas acho que o arcgis e o latex ainda são pesaditos.

Queria que o portátil desse ainda para uns anitos, e queria comprá-lo já a pensar na mudança para o Vista.

Aconselharam-me um Acer Aspire 5634 WLMi - Intel Core 2 Duo T5600 (1.83 Ghz), 2048 Mb RAM, HD 120 Gb, DVD-supermulti, Ecrã 15.4"WXGA Cristalbrite,nVidia Geforce 7300 (128 Mb dedicados/256 Mb TurboCache), modem 56k, Lan 10/100 & 802.11abg,orbicam 1.3 Mpixels, bateria 6 celulas, Windows media center edition.
    Teria garantia de 3 anos e custaria 1319 € com oferta de mochila, rato mini óptico USB e pendrive 1Gb Kington.

O que é que acham? Se calhar não preciso de tanto... E o dinheiro faz falta!

Cumprimentos;

Catarina

2. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Eu não aconselho Acer! Apesar de nunca ter possuido um, toda a gente que conheço com portateis da Acer, já tiveram vários problemas com o portatil.

3. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Por 1300€s arranjas melhor. Vai a www.*****.com e vê os modelos lightspeed Z96 ou clasus impact C2D (mais pequenos). Ambos têm melhor CPU que deve ser o que precisas mais para esse tipo de programas. As gráficas tambem são melhores o que deve fazer bastante diferença no Vista.

4. Pois é, estive a pesquisar um bocadinho e já percebi que existem mesmo muitos problemas com a Acer, e que a assistência técnica é muito demorada. Acho que vou desistir da ideia da Acer...

Mas os lightspeed e os clasus são bons? E a assistência?

Mais algumas sugestões?

Obrigada!

5. balute

balute Power Member

Sim, especialmente o Asus Z96J (Lightspeed Z96J). Dificilmente encontras um portátil com este nível de qualidade de construção (resistência dos materiais, rigidez) aliado a uma excelente performance, sem problemas de aquecimento nem defeitos a nível do chassis e do ecrã.

O Zepto 6214W (Clasus Impact) é também um bom portátil de 14.1'', apesar de não ter uma construção tão sólida, o que é normal nos portáteis mais pequenos (A8Js, por exemplo).

Outra boa opção é o Compal HGL30, caso estejas mais interessado em portáteis de 14.1'' do que em 15.4'' como o Z96J.

Quanto à assistência, tanto a ***** como a Clasus têm tido críticas positivas.

6. Queria um de 15.4".
    Mas já me disseram que para a utilização que vou fazer não preciso de
    tanto. O que acham?
    Também me disseram que a asus tem uma assistência técnica péssima. É verdade?
    E o que acham deste que me recomendaram?
    http://www.pmelink.pt/catalog/index/?prod=131189&cat=1003229&img=1&def=productDetail&eProfile=9001
    É pior do que o que tinha dito anteriormente (e por isso também é mais
    barato), mas dizem que é capaz de chegar para o que quero fazer... Dizem também que talvez o único problema seja o processador, que por agora é óptimo mas a longo
    prazo (3, 4 anos) talvez comece a pesar um bocado...
    Fico à espera de novas sugestões...
    Obrigada!!

7. balute

balute Power Member

De facto esqueci-me de ter em conta as tarefas que vais fazer, pois começaram a sugerir portáteis com gráficas X1600 e 7600... lol

Nesse caso, podes adquirir um Compal HEL81 por 777€, com Core 2 Duo T5500, ou na www.poweron.pt com uns componentes mais rápidos. O HEL8x possui também uma construção bastante robusta.

Pelo que dizem, a assistência da Asus não é má, ao contrário da da Acer

Última edição: 11 de Janeiro de 2007
  8. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

A gráfica vai passar a ser um componente que contribui para a performance geral no Vista, portanto se for para mudar para o Vista a gráfica vai ser um factor importante.
    No mínimo, convém manter a distância a gráficas integradas da intel, nomeadamente o GM950 (que é o caso desse Toshiba que te recomendaram).

9. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

É verdade. Mais vale investir umas coroas mais e ficar um um sistema bem mais durável...

10. Bom dia!

Pelos conselhos que me deram, pelo uso que quero dar ao portátil (1º post) e pela minha preferência por 15.4", acaba por não sobrar nada!

Vejam lá:
    • Acer Aspire 5634 WLMi: É Acer. E pelo que percebi é demasiado para o uso que lhe vou dar.
    • clasus impact C2D: não queria 14.1", preferia um 15.4", porque é para trabalhar todos os dias
    • Zepto 6214W (Clasus Impact): Não o consegui descobrir, mas de qualquer maneira acho que também é 14.1".
    • Compal HGL30: é 14.1"
    • Compal HEL81: A gráfica não é adequada para o vista.
    • lightspeed Z96: existem vários. qual sugerem exactamente? Mas estes não são demasiado bons para o uso que lhes vou dar?
    • Toshiba Tecra A8: Pelo que percebi do que disseram, a gráfica não é adequada para o Vista.
    Podem-me dar mais algumas sugestões?? Preferia mesmo investir um bocadinho para ficar com uma coisa que durasse, mas nao queria que tivesse coisas a mais do que necessito!

Mais uma vez obrigada!!

11. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

O lightspeed Z96 entry, o mais barato, chega. A versão entry plus são mais 90€ por uma mala, rato e segunda bateria (dá jeito).

12. Sim, o lightspeed Z96 entry parece fixe. Mas não acham que é demasiado para o que vou fazer com ele?

Recomendaram-me também o Toshiba Satellite A100-498 - Centrino Core2Duo T5600 1.83 Ghz/Chipset 954 PM/Ecrã 15.4" WXGA, 1x1024MB DDR2 667 Mhz, HD 160 GB, Gráfica NVIDIA 7300, Drive SuerMulti Double Layer, WiFi 802.13a/b/g, MCE PT.
    Custa 1234 € já c IVA.
    Não vejo grandes diferenças entre este e o lightspeed, mas isso sou eu que não percebo nada do assunto.
    E também tenho a dúvida, tal como no lightspeed, se não é demasiado para o que vou fazer com ele...

Que caracteristicas de gráfica e que memória acham que devo escolher se fizer uma compra a pensar na mudança para o vista?

Estão a ajudar-me imenso, obrigada!!

13. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Aqui ficam algumas sugestões:

Toshiba Satellite A100-498 Core2 Duo, este é na minha opinião uma boa escolha, pois a gráfica n é nada do outro mundo, ou seja, a ideal para o teu caso. Tem um processador bom, 1 disco acima da média para portátil (160GB), e a caracteristica q eu axo q vale mesmo a pena, a Memória RAM, pois possui apenas 1 módulo de 1024MB, o q torna mais fácil e mais barato o upgrade para 2048MB, n esquecendo q é expansível até 4GB de Memória RAM.

HP Compaq nx7400 Notebook PC Core 2 Duo T5600, quanto a este HP, é 1a verdadeira máquina de trabalho, embora a placa gráfica n seja a mais indicada para o Windows Vista.

Recomendo ainda uma vista de olhos no site Kuanto Kusta, talvez haja preços mais baixos destes dois modelos.

Última edição: 12 de Janeiro de 2007
  14. E quanto custa mais ou menos o upgrade para 2048 MB no Toshiba de apenas 1 módulo?
    O HP não também de apenas um módulo? Não se pode fazer o mesmo?
    Disseram-me que deveria ter 2048 para estar à vontade com o Vista, é verdade?
    Se sim talvez o ideal fosse comprar um que viesse já com 2048 Mb.
    Era isso que eu gostava no Acer de que vos falei inicialmente, mas não encontro nada parecido que não seja Acer.

Obrigada!

15. Transmontano

O Acer tem a vantagem de ter já 2048MB de Ram, é verdade, mas, é talvez mais fraco em robustez e em qualidade, em relação ao Toshiba, por exemplo. Só tu, é q podes decidir. Na minha opinião, Toshiba A100-498, é a melhor opção.

Quanto às memórias, deixo aqui uma sugestão, convem dizer q a marca é Kingston!

Kingston 1GB 533MHz DDR2 Non-ECC CL4 SODIMM

16. Pronto, acho que está decidido, vou comprar o Toshiba A100-498O.

Fico com pena porque o ACER tinha a vantagem de ter já 2048MB de Ram e com a ACER teria garantia de 3 anos.
    Mas acho que mais vale jogar pela qualidade, não só do portátil, mas também da assistência!

E se daqui a uns anos precisar de mais memória gasto 150 € com a Kingston.

Mais uma vez muito obrigada a todos, ajudaram-me muito!! E se tiverem sugestões de última hora não as guardem, aida estoua tempo de mudar de ideias!!

17. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Máquina de trabalho?! É um autêntico roubo, isso sim.. Essas são as specs dos portáteis de 900€ da Asus..

Fazendo quote a mim mesmo..
    Performance geral. No Vista o processamento gráfico vai interferir muito mais do que em SOs anteriores. Os pixel shaders das gráficas vão passar a ser usados intensamente para vários tipos de tarefas. A 7300 do toshiba é fraquinha em shader power.. tem 4 pixel shaders ao passo que a X1600 tem 12.
    Com o Vista a teoria de que "uma gráfica boa para jogos não interessa para o trabalho" já não se aplica.

Se o portátil é para durar, convém investir mais uns 100€s para ter uma gráfica e um cpu mais à prova de futuro.. Esse A100 usa um core2 duo T5xxx que tem metade da cache dos T7xxx e a longo prazo isso tambem se vai notar (para pior)..
    As vantagens do A100 baseiam-se em componentes que se podem actualizar facilmente no futuro, ao contrário do cpu e da gráfica.

Última edição: 12 de Janeiro de 2007
  18. Transmontano

A qualidade de material desta gama da HP é bem melhor q qualquer Asus!
    Quando disse maquina de trabalho, referia-me aqueles que necessitam de um portátil para trabalhar e n para aqueles meninos q o q querem é jogar os ultimos jogos q sairam no mercado! Claro q uma boa gráfica é necessária para um bom desempenho, mas tb n é preciso ser topo de gama para poder funcionar!

19. Bons dias!

Já me trocaram as voltas, acho que vou esperar que duas pessoas concordem numa sugestão!:-D

Como sabem, jogos e filmes não me interessam. Preciso do computador para aceder à internet e para trabalhar. No entanto, quero investir numa coisa durável, mas que não seja demasiado (cara e boa) para a utilização que lhe vou dar.

Acham então que um computador à prova de futuro (Vista?) precisa de melhor gráfica e melhor CPU que este Toshiba?
    Se sim que portáteis sugerem exactamente?

Se não acham que o Toshiba é mesmo adequado para o que quero?
    Obrigada!

20. Transmontano

Ha aqui uma questão q é preciso esclarecer. A placa gráfica do Toshiba é boa o suficiente para correr o Vista durante bastante tempo! Já vi o Vista numa ATI X700 128MB (Asus W3J) e funciona na perfeição.
    O processador é bastante bom para o uso q lhe vais dar, n compensa gastar mais 200/250€ por um superior!
    Agora, foi como disse num post anterior, a decisão é tua, tu é q vais trabalhar com ele! Eu só estou a dar uma opinião!

Dps diz qual compraste e se tás satisfeita! ;)

Partilhar esta Página