À procura de um portátil...

Descobri agora que pus dois posts iguais... (Que naba!!) Tinha respostas ao outro, mas vou responder sempre neste.

  • O Ricreis além do mesmo Toshiba, recomendou modelos da ASUS: o F3Jc e o F3Jp. Que acham? As gráficas são indicadas para o Vista?
  • O setekh perguntou se 17'' está fora de questão e quanto estava a pensar gastar. 17" é pesado demais, e 14" é pequeno demais, em princípio queria mesmo um 15". Quanto ao custo, estava a pensar gastar o mínimo possível para uma coisa o mais durável possível e que se adaptasse APENAS às minhas necessidades com um bom desempenho.
  • Aluminium, quanto ao HP que sugeriste, achas que a placa gráfica não é indicada para o Vista, não é? Estou inclinada para o Toshiba Satellite A100-498 Core2 Duo, só queria ouvir mais opiniões positivas quanto ao desempenho deste com o Vista, e criticas que me dissessem que o Toshiba Satellite A100-498 Core2 Duo é melhor que o HP Compaq nx7400 Notebook PC Core 2 Duo T5600, e que os modelos F3Jc e o F3Jp da ASUS. Claro que depois digo qual é que comprei, e se não ficar satisfeita venho aqui chatear-vos!!:)
Obrigada!
 
i will vouch for this laptop: it runs Vista's Aero Glass PERFECTLY. 100% perfectly smooth, all effects. transparency, Flip 3D, etc. etc.

it is "only" an Intel GMA 950 integrated graphics chip, but, apparently, that is absolutely enough.
Aero Glass worked perfectly straight out of the Vista installation. I didn't have to change or add anything. Just went through the Vista installation, and it was working perfectly. WDDM drivers and all.
No problems with Aero Glass. Vistas own system performance-check actually recommended none of the eye candy to be turned off.
even Intel GMA 950 will work with aero, there for this should have no problem.
i have install vista beta2 on my inspiron 1505 notebook, using GMA 950. and Yes, i can see aero in my laptop
Fonte: NBR Forums
Definitivamente, uma gráfica integrada (Intel GMA 950) será suficiente para o Vista, desde que instales drivers gráficas compatíveis com Microsoft WDDM.

Quanto ao HP nx7400, é talvez o portátil com melhor qualidade de materiais (alumínio, magnésio), daí a má relação performance/preço.
 
Última edição:
Não, quero dizer que não necessitas de uma gráfica dedicada, superior a essa, como a Geforce 7300 ou a ATI X1300. Assim poupas dinheiro e sempre podes optar por um VBI com gráfica integrada, como o HEL81, Z96F e o HGL31.
 
Vi agora esse Asus F3JP e pelo preço, parece-me uma boa escolha!

Quanto às diferenças entre o F3JP e o A100-498:

A placa gráfica (ATI X1700) do F3JP é bem superior à do Toshiba, mas perde no disco (120GB para o Asus e 160GB para o Toshiba). Outra diferença está nos módulos de memória Ram, o A100-498 apresenta-se com apenas 1 módulo de 1024MB, o q facilita o upgrade, enquanto que o Asus tras de fábrica 2x512MB.

Tendo em conta o preço de um e de outro, axo q o Asus F3JP é uma boa escolha, mas para dificultar as coisas, o Toshiba A100-498 também. :)

Asus F3JP

Toshiba Satellite A100-498

Com qualquer um destes portáteis vais ficar bem servida! Mais uma vez, a decisão é tua :)
 
Quanto ao post do Wizard of War: Se servirem bem para o que quero e forem à prova de tempo, é óptimo poupar dinheiro. Não têm nenhuma desvantagem? (Para quem não joga nem vê filmes...)
Quanto ao que sugeriste tenho algumas dúvidas:
  • HEL81: não há duvidas, é o compal em que já tinhas falado.
  • Z96F: é o Asus Z96F barebone?
  • HGL31: Queres dizer Compal HEL31?
Em relação ao post do Aluminium: Das diferenças que falaste prefiro o disco, a RAM e o preço do Toshiba à placa gráfica do Asus. Decidir-me-ia pelo Toshiba sem hesitações, não fosse o Wizard of War ter falado em computadores fixes para mim, e à prova de tempos futuros, por menos 300 € que este. Esses computadores não têm mesmo nenhum problema tendo a conta a utilização que lhes vou dar?

Mais uns dias e começo a sonhar com placas gráficas e RAMs, e com o Vista a tentar destruir o meu portátil novinho em folha...
 
De facto as diferenças entre o Toshiba e o Asus faziam-me escolher o Toshiba tb!

Quanto aos Compal, n conheço a marca, por isso n posso dizer se são bons ou maus, mas pelo q vi nas caracteristicas parecem-me bem acima do preço! O q é bom para o nós, clientes!
 
Fonte: NBR Forums
Definitivamente, uma gráfica integrada (Intel GMA 950) será suficiente para o Vista, desde que instales drivers gráficas compatíveis com Microsoft WDDM.

Quanto ao HP nx7400, é talvez o portátil com melhor qualidade de materiais (alumínio, magnésio), daí a má relação performance/preço.

theinquirer disse:
Vista's worst compromise is its support for Intel integrated graphics


INTEL, WE HEAR, leaned on Microsoft to get Vista's DirectX 10 and Aero glass interface to run on its integrated graphics boards.

And as far as some voles are concerned it was the the worst setback that the software maker had to do. We heard it from the horse’s mouth and the guys that had a direct impact to this matter.

The marketing people talked to the business chaps and all together made a decision that Vista's Aero glass should work on i945G and faster Intel integrated stuff.
Aqui tens a razão para o i945G funcionar no i945GM. Mas é apenas uma questão de tempo até esse IGP ter uma performance demasiado deficiente para cumprir as funções mais avançadas do Vista.
Se fosse o novo GMA X3000 se calhar ainda valia a pena "arriscar", mas o GMA950 das i945G é demasiado lento (e antigo).


Uma coisa é usar o Vista com os programas primários que existem agora, outra coisa é usar todo o tipo de programas que vão aparecer (webrowsers, aplicações flash, java, office etc) e que com o tempo irão fazer um uso intensivo de shaders. O GMA950 é um IGP com apenas um pixel shader e fraco ainda por cima. Para piorar as coisas vai roubar toda a sua memória à memória do sistema (que é normalmente mais lenta que as memórias dedicadas das placas gráficas).





Daqui fica outro voto para o Asus F3JP. Realmente a esse preço parece-me ser a melhor opção.
 
Então num curto espaço de tempo o HEL81, o Z96F (Asus Z96F barebone?) e o HGL31 (Compal HEL31?) não vão estar adaptados ao vista!
Aluminium e Wizard of War, concordam?
Mas a placa gráfica do Toshiba também não aguenta isso? Acham que é mesmo preciso o Asus? É que além a RAM não ser de apenas um módulo, ainda é um bocado mais caro!
 
http://youtube.com/watch?v=aTdTdTELZj4

http://www.google.pt/search?num=100...off&q=vista+gma-950+aero&btnG=Pesquisar&meta=

Não têm nenhuma desvantagem? (Para quem não joga nem vê filmes...)
Quanto ao que sugeriste tenho algumas dúvidas:
  • HEL81: não há duvidas, é o compal em que já tinhas falado.
  • Z96F: é o Asus Z96F barebone?
  • HGL31: Queres dizer Compal HEL31?
A desvantagem do Compal HEL81 é o teclado que afunda demasiado. Podes, no entanto, corrigir isso se colares o teclado ao fundo (à superfície onde ele assenta) colocando fita cola de dupla face por baixo do teclado, que anula completamente a flexibilidade. De qualquer forma, a maioria das pessoas nem se incomodam com esse problema...

As desvantagens do HGL31, além do teclado que afunda, é a falta de uma porta firewire (não sei se necessitas).

Quanto ao Asus Z96F, a única desvantagem, que eu saiba, são os botões do touchpad, que requerem um pouco mais de força que o normal para clicar.

HEL31 não existe. Foi um erro cometido pela ***** ao escrever o nome do HGL31 :P

De resto, posso acrescentar que os 3 têm uma excelente qualidade de construção (materiais, solidez, etc; o HGL31 não tanto como os outros 2), sem problemas de aquecimento e bons ecrãs (especialmente o do HGL31, um dos melhores ecrãs para 14.1'').
 
Então num curto espaço de tempo o HEL81, o Z96F (Asus Z96F barebone?) e o HGL31 (Compal HEL31?) não vão estar adaptados ao vista!

É ao contrário.. Eles no início vão estar adaptados. Quando começar a aparecer programas que aproveita melhor as funcionalidades do Vista é que os integrados da intel vão começar a ser marginalizados por causa da performance deficiente destes.
 
Back
Topo