A QUALIDADE da LUZ na Fotografia

Boas tardes,

Gostaría que todos oudessemos esclarecer aqui aos novos fotógrafos, a importância da QUALIDADE DA LUZ e como utilizá-la. As melhores horas para fotografar, que efeito causa a luz vinda de trás, de frente, de lado, de cima, etc, e as respectivas horas a que este tipo de luz acontece.

No fundo uma espécie de "guia online" para esclarecimento sobre tudo o que seja relacionado com a qualidade da luz do dia para que se obtenham melhores fotos.

Cumprimentos,

CA
 
Última edição:
melhores horas para fotografar: nascer do dia e por do sol.

Depende do que pretendes.

Nascer do dia e por do sol tens uma luz quente, com tons agradáveis e com uma direcção que ajuda a criar relevo através das sombras.
Durante o resto do dia tens uma luz mais vertical e mais fria.

Se o céu estiver limpo, tens uma luz forte, dura, com sombras carregadas. Se estiver muito nublado tens luz de uma qualidade bastante elevada, suave e mais fraca, boa para retratos e uso de Fs baixos.
 
Por acaso tenho andado a ler umas coisas sobre isso e encontrei uma página de um livro que mostra bem a diferença da luz, numa imagem, ao longo do dia...

Interessante, por acaso!
 
Bons dias,

Perfeito, cardosoaac, era mesmo isto que se pretendía. Agora é debater e explorar um pouco mais, pois há muito mais a dizer sobre este assunto. Tentarei dar o meu contributo assim que tiver algum tempo disponível.

Cumprimentos.
 
Para se ter uma ideia da sua importância basta colocar o tema da seguinte forma:
Sem luz haveria fotografia?

Pode-se assim concluir que a luz será o factor mais importante para a fotografia.

A partir dai entramos num debate com um tema subjectivo, porque a utilização da luz depende do resultado pretendido e dos gostos de cada fotografo ou visualizador.

Para mim a questão da sua importância acaba aqui.
Interessa agora é debater e partilhar as experiências acerca dos tipos de utilização e a sua adequação a cada momento, de preferência com exemplos de resultados obtidos e condições utilizadas.
 
Para se ter uma ideia da sua importância basta colocar o tema da seguinte forma:
Sem luz haveria fotografia?

Pode-se assim concluir que a luz será o factor mais importante para a fotografia.

A partir dai entramos num debate com um tema subjectivo, porque a utilização da luz depende do resultado pretendido e dos gostos de cada fotografo ou visualizador.

Para mim a questão da sua importância acaba aqui.
Interessa agora é debater e partilhar as experiências acerca dos tipos de utilização e a sua adequação a cada momento, de preferência com exemplos de resultados obtidos e condições utilizadas.


Acho que esse não é o melhor caminho. Claro que a luz faz a fotografia etc, mas sinceramente estar a entrar em pormenores não faz qualquer sentido. Falamos da luz na fotografia, não da luz que faz a fotografia ou a luz e a fotografia. São coisas diferentes, portanto confusões dessas não podem existir. Claro que é importante perceber como funciona a luz na fotografia. Seja pela hora do dia, pela utilização ou não dum flash, pelo modo como controlamos ou não a luz. Aí vejo a importância que se falou no início.
 
Boas tardes,

Há muito, mas mesmo muito a dizer/ensinar sobre a QUALIDADE da luz. Dá pelo menos uma centena de páginas. Assim que me seja possível, procurarei fazer um resumo dos melhores livros que tenho lido sobre o assunto. Estou certo que vai ajudar aqueles que não dominam a língua inglesa e como tal não têm acesso a este tipo de informação, ainda mais gratuitamente.

Cumprimentos,

CA
 
Última edição:
Acho que esse não é o melhor caminho. Claro que a luz faz a fotografia etc, mas sinceramente estar a entrar em pormenores não faz qualquer sentido. Falamos da luz na fotografia, não da luz que faz a fotografia ou a luz e a fotografia. São coisas diferentes, portanto confusões dessas não podem existir. Claro que é importante perceber como funciona a luz na fotografia. Seja pela hora do dia, pela utilização ou não dum flash, pelo modo como controlamos ou não a luz. Aí vejo a importância que se falou no início.

Epah, andas-te para ai ás voltas e reviravoltas mas no final acho que foste dizer o mesmo que eu...}>

Entretanto mudaram o titulo do tópico de importância para qualidade.

Mas não estou nada de acordo com o que referes em "estar a entrar em pormenores não faz qualquer sentido.". Não te esqueças que o que distingue as boas fotografias de fotografias são os pormenores!
A maneira como controlamos a luz a usamos em nosso proveito permite destacar esses pormenores, criar novos pormenores ou até ocultar indesejados.

No artigo que já mostraram dá para perceber as diferenças que a hora do dia tem na foto.
A posição que escolhemos tem outra grande influencia para a criação de uma foto. A maneira como posicionamos a nossa fonte de luz (o sol neste caso) permite realçar ou criar efeitos interessantes.O Rui já referiu o efeito da intensidade da luz solar nas sombras e nas definições da máquina.
Acho que já vi uns artigos interessantes numa ou outra revista de fotografia. Não faço ideia se ainda tenho alguma coisa. Mas de qualquer das formas acho que a melhor maneira é pegar na maquina e com tempo, muito tempo, experimentar, errar e tentar novamente. Ainda para mais quando se fala de luz exterior em que não a podemos controlar como desejaria-mos...
 
Última edição:
Conspiracy quando falei de pormenores, era apenas que não fazia sentido falar de luz ao pormenor do fotão quase. Inicialmente foi essa a ideia com que fiquei quando li o que escreveste. Provavelmente entendi mal então.
 
Boas noites,

Esse livro é fantástico. Já encomendei um para mim. Deve estar quase a chegar. A partir desse livro e outros que tenho, poderei dar aqui no tópico uma boa ajuda sobre este tema a quem não souber inglês. Haja tempo (entenda-se férias).

Cumprimentos,

CA
 
Back
Topo