1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Blue_Ray, 5 de Janeiro de 2015. (Respostas: 3563; Visualizações: 270668)

1. Blue_Ray

Blue_Ray Power Member

Boas pessoal,

Mais um ano que passou, o CES 2015 começa hoje e os fabricantes anunciam durante esta semana as novidades para 2015. Decidi criar um topico semelhante ao de 2014 para discutirmos os avanços e qualidade geral das TVs em 2015.

2014 foi um pessimo ano para comprar TVs, os ultimos bons plasmas(ST60,F8500,VT60) esgotaram ou estão a ser vendidos a preços inflacionados.
    Muitas promessas foram feitas e poucas cumpridas, os sets 4K realmente baixaram de preço, mas a sua qualidade mal conseguia competir os modelos midrange FullHd, as TVs com FALD foram quase inexistentes e no OLED apenas a LG se aventurou com algum sucesso.

Praticamente apenas a Sony X9005 e a Panasonic AX800 se podem aproveitar do lineup de 2014(o OLED LG 930V também foi uma boa surpresa), mas o seu preço ainda é muito alto, se tivermos em conta que TVs como a F8500 e a VT60 andaram pelos 2000€ e a ST60 ainda mais abaixo, nenhuma consegue justificar o preço premium e certamente nem mesmo as elites como AX900 ou a X950 com a sua qualidade de referencia conseguem justificar o seu preço insano. No final praticamente todos sentiram falta dos plasmas.

O que passou, passou, estamos em 2015, semana do CES e novas promessas de mais qualidade foram feitas:

Quantumdots para um espaço de cor maior.

Mais Oleds e modelos planos finalmente.

Algumas marcas voltam a prometer TVs com FALD e backlit para acabar com os problemas tipicos das TV edgelit(clouding, DSE e banding).

Será este o ano em que vamos esquecer os plasmas?

Última edição: 5 de Janeiro de 2015
  2. hbejinha

hbejinha Power Member

resumindo que saudades vou ter da tecnologia plasma....tive muitas dificuldades em trocar a minha Kuro.
    Até acho estranho neste forum se falar tão pouco de plasma, não sabem o que é bom.
    A LG prometeu preços do OLED mais em conta para o ano 2015 vamos ver se cumprem....

3. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Colaborador
    Staff Member

Só posso resumir a minha esperança no que a TV´s diz respeito: espero que o OLED se torne na referencia, em função da qualidade de imagem que possibilita. Espero que a tecnologia amadureça e que a produção seja em quantidade suficiente para tornar os preços apetecíveis...

Que o "plasma" descanse em paz :(. Entretanto, agora já se fala no 8K e o 3D parece mesmo "moribundo"...

A necessidade de "vender" é enorme, mas tenho esperança que o OLED consiga mesmo vingar...

4. Blue_Ray

Blue_Ray Power Member

A conferencia da Panasonic vai começar daqui a pouco, vamos la ver se não ha para ali um Oled (painel LG com processamento Panasonic), que nos andou a provocar na IFA2014, na manga.

5. hbejinha

hbejinha Power Member

a LG já confirmou os rumores, pena ainda não haver preços.

até a grundig vai lançar televisões oled feitas pela LG :)

Última edição: 5 de Janeiro de 2015
  6. Jack-O-Lantern

Staff Member

Pelo que vi, do resumo da Cnet, relativamente a TV´s, não houve grandes surpresas... 4K, 4K, 4K...

7. 6969

6969 Power Member

Parece que a LG "detem" o monopolio da tecnologia OLED...

8. Blue_Ray

Blue_Ray Power Member

Parece que mais uma vez tivemos mais promessas que realizações.

a maior parte da TVs anunciadas com quantum dots vai cobrir "apenas" o espaço de cor DCI, ja a uns 2 anos que a Panasonic e a Sony conseguem este espaço de cor alargado, vamos continuar longe do rec.2020.

A Samsung prometeu sistemas FALD nos seus lcds, mas parece só os curvos topo de gama é que vão vão ter este sistema, o topo de gama plano vai ser edgelit :(

parece que este ano apenas vamos ter LCDs 4K mais refinados com suporte para DCI, alguns com HDR, e suporte mais completo para os H.265 + VP9.

9. Jack-O-Lantern

Staff Member

Entretanto o line-up OLED da LG já é oficial:

Fonte: http://www.flatpanelshd.com/news.ph...HD+-+CES+2015,+2&utm_term=newsletter_sub1_jpg

10. hbejinha

hbejinha Power Member

Como a LG vai vender oled para outros fabricantes poderemos ver os preços descer.

11. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Só TVs "gigantes". Parece que OLED para TVs mais pequenas ainda é mito...

12. galego100

galego100 Power Member

Não compensa produzir OLED´s em formatos inferiores a 50... Para que queres um OLED de 42???!!!

13. hbejinha

hbejinha Power Member

o que a tecnologia do ecrã tem haver com o tamanho?

queres da mesma maneira um oled de 42" como já quiseste um plasma do mesmo tamanho.

14. galego100

galego100 Power Member

Actualmente não compensa financeiramente à LG produzir painéis OLED inferiores a 50... As linhas de produção teriam de ser alteradas para que isso acontecesse, os equipamentos não foram projectados para isso.. Procura no FlatPanels que encontras a notícia...

Claro que não tem a ver tamanho com tecnologia...

15. hbejinha

hbejinha Power Member

não é essa a questão, eu repondi a esta afirmação "para que queres oled de 42" :)

16. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Então mas eu não tenho direito a ter uma TV com qualidade se quiser um tamanho de 42" ?

17. Dissectory

Dissectory Power Member

Gostava era ver um melhoramento no judder.
    Dos topos de gama que tive ou vi na loja ainda nenhum se portou a 100% neste aspecto. Opções anti judder resolvem mas alteram o feel de cinema.
    Nao sei se os OLED trazem alguma melhoria referente a isso. Até no cinema noto bastante o arrastamento.

18. Blue_Ray

Blue_Ray Power Member

a X900C é interessante, mas parece que suporta apenas [email protected] em 4:2:0(deve ser engano a esta altura do campeonato) e vai ter apenas framediming, é pena, o que se pretendia deste modelo é que fosse apenas uma 930C sem as colunas laterais. Tem 3d passivo espero que sejam paineis VA AUO e não IPS LG senão está o caldo entornado.

Última edição: 7 de Janeiro de 2015
  19. Bmw-Mpower

Bmw-Mpower Power Member

A Sony vai apostar forte no sistema Android. Espero que não siga os passos da Philips com o mesmo sistema , com adiamentos e mais adiamentos

20. bathombre

bathombre Power Member

Oled e resolução são coisas diferentes. Um Oled qualitativamente é bom para qualquer tamanho, já resolução 4k para ecrãs abaixo de 50´vai ser notório a partir de uma certa distância. É pena que produção OLED só esteja do lado da LG e esteja em desvantagem a nível de custos. Acho que hoje nos LCD, mais grave que os pretos que para as pessoas normais até são aceitáveis, é o ângulo de visão.

Partilhar esta Página