[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Blue_Ray

Power Member
Boas pessoal,

Mais um ano que passou, o CES 2015 começa hoje e os fabricantes anunciam durante esta semana as novidades para 2015. Decidi criar um topico semelhante ao de 2014 para discutirmos os avanços e qualidade geral das TVs em 2015.

2014 foi um pessimo ano para comprar TVs, os ultimos bons plasmas(ST60,F8500,VT60) esgotaram ou estão a ser vendidos a preços inflacionados.
Muitas promessas foram feitas e poucas cumpridas, os sets 4K realmente baixaram de preço, mas a sua qualidade mal conseguia competir os modelos midrange FullHd, as TVs com FALD foram quase inexistentes e no OLED apenas a LG se aventurou com algum sucesso.

Praticamente apenas a Sony X9005 e a Panasonic AX800 se podem aproveitar do lineup de 2014(o OLED LG 930V também foi uma boa surpresa), mas o seu preço ainda é muito alto, se tivermos em conta que TVs como a F8500 e a VT60 andaram pelos 2000€ e a ST60 ainda mais abaixo, nenhuma consegue justificar o preço premium e certamente nem mesmo as elites como AX900 ou a X950 com a sua qualidade de referencia conseguem justificar o seu preço insano. No final praticamente todos sentiram falta dos plasmas.


O que passou, passou, estamos em 2015, semana do CES e novas promessas de mais qualidade foram feitas:

Quantumdots para um espaço de cor maior.

Mais Oleds e modelos planos finalmente.

Algumas marcas voltam a prometer TVs com FALD e backlit para acabar com os problemas tipicos das TV edgelit(clouding, DSE e banding).


Será este o ano em que vamos esquecer os plasmas?
 
Última edição:

hbejinha

Power Member
resumindo que saudades vou ter da tecnologia plasma....tive muitas dificuldades em trocar a minha Kuro.
Até acho estranho neste forum se falar tão pouco de plasma, não sabem o que é bom.
A LG prometeu preços do OLED mais em conta para o ano 2015 vamos ver se cumprem....
 

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Só posso resumir a minha esperança no que a TV´s diz respeito: espero que o OLED se torne na referencia, em função da qualidade de imagem que possibilita. Espero que a tecnologia amadureça e que a produção seja em quantidade suficiente para tornar os preços apetecíveis...

Que o "plasma" descanse em paz :(. Entretanto, agora já se fala no 8K e o 3D parece mesmo "moribundo"...

A necessidade de "vender" é enorme, mas tenho esperança que o OLED consiga mesmo vingar...
 

Blue_Ray

Power Member
A conferencia da Panasonic vai começar daqui a pouco, vamos la ver se não ha para ali um Oled (painel LG com processamento Panasonic), que nos andou a provocar na IFA2014, na manga.
 

hbejinha

Power Member
a LG já confirmou os rumores, pena ainda não haver preços.

até a grundig vai lançar televisões oled feitas pela LG :)
 
Última edição:

Blue_Ray

Power Member
Parece que mais uma vez tivemos mais promessas que realizações.

a maior parte da TVs anunciadas com quantum dots vai cobrir "apenas" o espaço de cor DCI, ja a uns 2 anos que a Panasonic e a Sony conseguem este espaço de cor alargado, vamos continuar longe do rec.2020.

A Samsung prometeu sistemas FALD nos seus lcds, mas parece só os curvos topo de gama é que vão vão ter este sistema, o topo de gama plano vai ser edgelit :(

parece que este ano apenas vamos ter LCDs 4K mais refinados com suporte para DCI, alguns com HDR, e suporte mais completo para os H.265 + VP9.
 

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Entretanto o line-up OLED da LG já é oficial:

Most details had already leaked but here is the official word from LG. In 2015, LG will release a range of new 4K OLED TVs in flat and curved versions. There is even a flexible version.

LG 2015 OLED TV line-up
At CES 2015, LG announced its 2015 OLED TV line-up. All new models will utilize 4K Ultra HD resolution and sizes will range from 55 to 77 inches.

A new design philosophy is called Art Slim, and LG says that it has strived to make the thinnest TVs possible while keeping the overall aesthetic simple and minimal. Even the back cover has a smooth finish without holes or other distractions.



LG says that response time is just 0.001 ms, making LG’s OLED TVs more than 1000 times faster than the fastest LCD TVs. Additionally, LG’s OLED TVs have extremely high contrast and virtually perfect viewing angles. Sound has bee co-developed with Harman Kardon.

All of LG’s 2015 OLED TVs will feature webOS 2.0, which is faster than before. LG’s new 4K OLED TVs will also support Netflix’s HDR 4K when it launches later this year.

A few details below - more coming soon.

EF9500
55 and 65-inch flat OLED TVs with improved anti-reflective coating, webOS 2.0 and a quad-core processor.

EG9600
Like the EF9500 but with a curved panel.



EG9700 / EC9700
EC9700 has already been announced and was expected to launch in most markets in late 2014. Instead, it will be part of LG’s 2015 line-up as a lower-cost model with webOS 1.0. It will be available in 65 and 77-inch sizes with Ultra HD.

EF9800
A flat 65-inch OLED TV with Ultra HD resolution and an external Harman Kardon soundbar. It also features webOS 2.0, improved anti-reflective coating and a deca-core processor.



EG9900
The is LG’s flagship OLED TV for 2015. It is a 77-inch Ultra HD model that has all the features of the other TVs. The unique twist here is that it is flexible so you can choose whether to use it as a flat or curved screen simply by pressing a button on the remote.

lgeg9900.jpg



Fonte: http://www.flatpanelshd.com/news.ph...HD+-+CES+2015,+2&utm_term=newsletter_sub1_jpg
 

galego100

Power Member
Actualmente não compensa financeiramente à LG produzir painéis OLED inferiores a 50... As linhas de produção teriam de ser alteradas para que isso acontecesse, os equipamentos não foram projectados para isso.. Procura no FlatPanels que encontras a notícia...

Claro que não tem a ver tamanho com tecnologia...
 

Dissectory

Power Member
Gostava era ver um melhoramento no judder.
Dos topos de gama que tive ou vi na loja ainda nenhum se portou a 100% neste aspecto. Opções anti judder resolvem mas alteram o feel de cinema.
Nao sei se os OLED trazem alguma melhoria referente a isso. Até no cinema noto bastante o arrastamento.
 

Blue_Ray

Power Member
a X900C é interessante, mas parece que suporta apenas [email protected] em 4:2:0(deve ser engano a esta altura do campeonato) e vai ter apenas framediming, é pena, o que se pretendia deste modelo é que fosse apenas uma 930C sem as colunas laterais. Tem 3d passivo espero que sejam paineis VA AUO e não IPS LG senão está o caldo entornado.
 
Última edição:

Bmw-Mpower

Power Member
A Sony vai apostar forte no sistema Android. Espero que não siga os passos da Philips com o mesmo sistema , com adiamentos e mais adiamentos
 

bathombre

Power Member
Oled e resolução são coisas diferentes. Um Oled qualitativamente é bom para qualquer tamanho, já resolução 4k para ecrãs abaixo de 50´vai ser notório a partir de uma certa distância. É pena que produção OLED só esteja do lado da LG e esteja em desvantagem a nível de custos. Acho que hoje nos LCD, mais grave que os pretos que para as pessoas normais até são aceitáveis, é o ângulo de visão.
 
Topo