[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

8K vai ser um espectáculo para ver o Goucha na TVI em SD :)
triste sina a nossa com a nossa TV, nos dias de hoje, em que o HD está massificado, em portugal ainda é considerado Premium
 
Mas isso é normal tambem quando ponho bonecos a qualidade e logo outra na minha 1080p ja tive foi pessoas aqui em casa a dizer que a minha 4k é brutal quando é 1080p ..
 
Talvez se note, eu é que posso ser meio cegueta (tenho 0.5 dioptrias em cada olho). Anyway a razão de eu dizer que acho que não noto é que no outro dia estava a ver um filme de animação com uma qualidade brutal convencido que era 4K e afinal era só 1080p.
Um bluray bem remasterizado, com um bom bitrate, a 1080p é muito melhor que qualquer stream 4K que temos hoje em dia.
Mesmo comparando blurays 4k com 1080p (e já tentei com os GoG 2 e o SM Homecoming), se desligarmos o HDR é difícil ver a diferença (ou então estes que tenho em 4K não estão bem masterizados, não me espantava).
 
8k vai ser overpower durante uns bons anos, em filmes a maioria das cameras existentes filmam entre 4k a 6 k e a edição final devido ao computer power necessário para os efeitos especiais são convertidos a 2k. São poucos os filmes convertidos em 4k. Mesmo que nos próximos anos o cenário mude devido a redução do custo deste processo, conversões para 8k ainda vai demorar uma década até vermos mudanças reais.
O mesmo para gaming, agora começam a surgir placas gráficas que correm 4k sem se engasgarem e mesmo assim a preços exorbitantes. A próxima geração já devemos ver consolas que correm 4k com maior ou menos esforço, mas 8 k, nem uma Ps5 Pro ou X-box 2 X vão conseguir faze-lo nativamente.
8k é uma tecnologia para 2030 para a frente. 2020 é a década do 4k. Mesmo assim em 2030 a TVI ainda emite em SD
 
Vocês esquecem-se que existem pessoas com visão de águia de rapina que conseguem distinguir o tamanho dos pixeis a quilómetros da TV.

Isto, claro, a julgar pela quantidade de pessoas que já por aqui passaram a dizer que a 3 metros conseguiam distinguir a diferença entre 1080P e 4K numa TV inferior a 55”. Cheguei a ler pessoas que diziam distinguir diferenças de 4K para 1080P em TVs de 40” e a mais de 2m. :facepalm:
O que é perferitamente normal.

Os gráficos normalmente apresentados sobre a relação resolução vs distância de visualização baseiam-se numa acuidade visual 20/20. É perfeitamente normal e comum ter uma visão melhor que 20/20.
Os 20/20 são apenas um cut-off que foi definido para distinguir entre visão normal e visão com deficiência.

É bom lembrar que basta conseguir ler a linha abaixo da linha 20/20 num teste de Snellen (visão 20/10), para as distâncias de visualização normalmente referidas baixarem para metade!
 
The 8K TV You Can Actually Buy! [Samsung Q900R QLED 8K] | The Tech Chap

The Samsung Q900R QLED 8K TV is the WORLD's first 8K TV you can actually buy! This 8K HDR QLED TV comes in 4 sizes (65-85"), has a new 8K Quantum Processor, Up to 4000 Nit Brightness, 8K HDR, and AI Upscaling! But why would ANYONE buy this?

 
The 8K TV You Can Actually Buy! [Samsung Q900R QLED 8K] | The Tech Chap




ApJVniM.jpg


Morri. :rrotflm::rrotflm:
 
Muito bom. :-D

São 2 coisas em que não embarco, a corrida à resolução e aos nits e a realidade actual dos OLED é esclarecedor q.b. na minha opinião.
 
Vocês esquecem-se que existem pessoas com visão de águia de rapina que conseguem distinguir o tamanho dos pixeis a quilómetros da TV.

Isto, claro, a julgar pela quantidade de pessoas que já por aqui passaram a dizer que a 3 metros conseguiam distinguir a diferença entre 1080P e 4K numa TV inferior a 55”. Cheguei a ler pessoas que diziam distinguir diferenças de 4K para 1080P em TVs de 40” e a mais de 2m. :facepalm:

th

Isso é simplesmente ignorância, se fores ali ao tópico dos videojogos ui ui...
A 3m de uma tv 50" ninguem consegue ver qualquer diferença entre 4k e 1080p, isto falando unicamente de resolução, agora se estão a meter um filme 4k com quase o dobro bitrate de um 1080p é claro que se vão ver diferenças, se o filme tiver HDR também vão ver as diferenças, mas isto nada tem a ver com o aumento da resolução. Agora tenta explicar isso a alguém que comprou recentemente uma qualquer tv lcd led 4k e esta a ver a essa distancia, good luck. lol
 
Boas a todos.

Bem, depois de passar vários dias a ler os tópicos por aqui começo a duvidar da utilidade de uma nova TV mas gostaria que a Malta expert me desse a sua opinião
Tenho neste momento um fhd de 43" da marca LG e não gosto muito da qualidade da imagem. Está TV já tem 3 anos e fica a cerca de 3 metros do sofá.
Justificasse a compra de um 4k de 55" ou será que estou a deixar me levar pela conversa dos vendedores de loja?

Obrigado a todos :)

Edit: a dúvida é em relarel á qualidade de imagem justificar ou nao a compra tendo em conta que tenho uma 43" FHD e a minha sala não permitir um TV maior que 55"
Thanks you all
 
Última edição:
Justificar ou não irá depender da tua acuidade visual, do teu nível de exigência e expectativas.

Provavelmente a falta de qualidade que notas na tua TV, não tem nada a ver com falta de resolução, mas sim com a dificuldade da tecnologia LCD oferecer imagens naturais e realistas - em modelos mais fracos e com alguns anos, ainda pior!

Se não estás satisfeito, e não queres gastar mais de 1000€, LG A7V - não é 4K, mas tem melhor imagem do que qualquer outra TV deste preço (e do que muitas outras mais caras, mesmo com mais resolução)

Se queres gastar mais, tens já modelos OLED de 55" 4K a partir dos 1300~1400€

Se eu fosse trocar agora, ia para a A7V
 
Eu por acaso até sou a favor dos 8K... ... ... mas por causa dos benefícios que trazem para as TVs 4K.

por exemplo, estou a prever que o ABL nos OLEDs 4K deve melhorar bastante nos próximos tempos por causa dos OLEDs 8K.
 
@Auchh

Tinha 42'' a cerca de 3,2m e passei para 55'' Ful HD na mesma, não sei que orçamento tens mas aquilo que te posso garantir é que em relação à TV que tens a OLED A7V por exemplo será um upgrade do 8 para o 80 e não precisa de ser 4K para isso.

Quanto ao 4K a 3m de 55'' nada como veres por ti se notas diferenças ou não embora pelos € da A7V não arranjes nada com melhor qualidade de imagem mesmo sendo 4K, na minha opinião claro.


@Blue_Ray

O problema é se com a chegada do 8K as marcas começam a fazer ao 4K aquilo que fizeram ao 1080p nestes anos (onde a excepção nos últimos anos foram o OLED Full HD e a Samsung J62xx), mas em OLED estando a falar da LG que dita a evolução na tecnologia talvez possa ser diferente, espero. :D
 
@Auchh

Tinha 42'' a cerca de 3,2m e passei para 55'' Ful HD na mesma, não sei que orçamento tens mas aquilo que te posso garantir é que em relação à TV que tens a OLED A7V por exemplo será um upgrade do 8 para o 80 e não precisa de ser 4K para isso.

Quanto ao 4K a 3m de 55'' nada como veres por ti se notas diferenças ou não embora pelos € da A7V não arranjes nada com melhor qualidade de imagem mesmo sendo 4K, na minha opinião claro.


@Blue_Ray

O problema é se com a chegada do 8K as marcas começam a fazer ao 4K aquilo que fizeram ao 1080p nestes anos (onde a excepção nos últimos anos foram o OLED Full HD e a Samsung J62xx), mas em OLED estando a falar da LG que dita a evolução na tecnologia talvez possa ser diferente, espero. :D
O meu orçamento é curto :P
Ando á procura de 55" até 600€.
Em relação ao modelo que fazes referência, pesquisei no comparador de preços e não consegui encontrar. Podes me indicar a marca da TV por favor?
Muito obrigado a todos pela ajuda e opiniões :)

Edit: já descobri que são da marca LG
Reparei que há um tópico só para essas oped e vou acompanhar na esperança que fiquem acessíveis :)
Obrigado a todos pelas opiniões
 
Última edição:
@Auchh

OLED por esse valor vai ser dificil mas dá uma vista de olhos no tópico relacionado com a compra de uma nova TV, generalizado em relação à LG com painel IPS que tens, se comprares um LED Hisense ou TCL até esses € que tenha painel VA o upgrade em relação à qualidade de imagem já será considerável. ;)
 
Back
Topo