[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

A qualidade dos canais digitais via RF é excelente, mas há muitos canais HD em falta em relação à box.

Uma possível solução, se poderem ter um cabo ethernet DEDICADO desde a segunda TV até à box, é comprarem um extensor HDMI por ethernet. Eu comprei um que vem com um extensor de infravermelhos e assim pode-se controlar e visualizar a box da sala quando estão no quarto.
 
@miguelbarroso

Eu tenho um OLED Full HD de 55'' como sabes e mesmo a 3,2m (ou 4m como estou actualmente) nunca teria comprado OLED (por melhor que este seja e é mas não faz milagres) ou 55'' se fosse para me limitar a conteúdo SD, é simplesmente overkill e demasiados € para a finalidade que é.

A verdade é que para SD qualquer treta serve e quanto mais pequena melhor, até mesmo uma e-smart de 50'' por 299€.
 
O que o @bseixas disse :)

Podes sempre pedir a caixa 4k da meo (fibra), que faz um upscale bem porreiro, mas mesmo assim em canais SD não faz milagres (nem lá perto).

Conteudo de qualidade, para esse tamanho de tv e distância, é essencial.

Eu que o diga, que tenho uma tv de 65' a +- 2.4 metros.

Engraçado que liguei à meo a pedir informações sobre esta box e quem me atendeu disse que não valia a pena porque os canais não têm transmissão em 4k ... por isso pus esta hipótese logo de lado :boredo:


Tenho a agradecer a vossa preciosa ajuda. Embora veja alguns conteúdos em HD tenho uma pequenita cá em casa que vê muitos desenhos animados e gosta de se por bem de perto da televisão (apesar de dizermos milhares de vezes que nao :P). Uma televisão de 65 polegadas irá cansar a vista e provocar dores de cabeça por ser 'demasiado' perto de onde estamos sentados. E tenho de pensar na pequenita...e na quantidade de vezes que gosta de ver os bonecos.
Digamos que 70% da utilização da tv será para ver maioritariamente canais portugues, rtp, sic, tvi, etc ... os outros 30% será entretenimento nas horas vagas (filmes e netflix). Como tal estamos mesmo decididos a trocar por um tv de 55. Fui à loja 'radio do costume' (nao sei se posso dizer o nome) e fazem a troca. Aconselharam uma LG 55SK8100. O que acham desta aposta? A samsung custou 950 euros. Não pretendo gastar mais do que isto mas se puder trazer um modelo melhor por este preço ou inferior já é muito bom. O que acham?
 
Última edição:
@miguelbarroso

Eu tenho um OLED Full HD de 55'' como sabes e mesmo a 3,2m (ou 4m como estou actualmente) nunca teria comprado OLED (por melhor que este seja e é mas não faz milagres) ou 55'' se fosse para me limitar a conteúdo SD, é simplesmente overkill e demasiados € para a finalidade que é.

A verdade é que para SD qualquer treta serve e quanto mais pequena melhor, até mesmo uma e-smart de 50'' por 299€.

Claro que se for para ver SÓ SD, então o melhor é um CRT de 32" :-P

A questão é esta: um OLED 55" vai mostrar conteúdos SD muito melhor que um LED de 65" - e será melhor também em conteúdos HD (apenas perdendo no tamanho, como é óbvio). No meu plasma de 50", considero os conteúdos SD bem razoáveis, mas claro que no CRT de 32" que tive antes, eram muito melhores. Neste plasma, os conteúdos SD são melhores do que na maioria dos LEDs acima das 42"... e até melhores do que muitos mais pequenos que já vi! E nos OLEDs a mesma coisa...
 
@RaysofHope

Acho que com 55'' provavelmente irás continuar a ter o mesmo problema e para ir para 55'' em vez desse LED LG e apesar do post que escrevi antes, mais valia ir para o OLED LG A7V Full HD por 999€ embora mantenha o que disse antes mas pelo menos nos 30% de utilização (filmes e netflix) não terás melhor no mercado.

Outra opção a ter em conta seria a Sony 55XE9005 se ainda a encontrares em stock, mas recomendaria mesmo era desceres para 49'' se achares que não faz sentido 43'' por ser praticamente o mesmo tamanho da TV anterior, 55'' para 3m é muito bom mas lá está para conteúdo HD e não SD por experiência própria.

De qualquer forma convém referir que no RF por fibra boa parte dos canais generalistas até estão em HD e isto independentemente da opinião de cada um acaba sempre por ser uma opção pessoal.


@miguelbarroso

Sim eu sei, o SD no OLED de 55'' não é pior do que no LED Sony de 42'' que tinha antes e CRT era "melhor" porque também eram só 32'', na minha opinião que ainda tive um CRT com mais polegadas (devia ter +-40'') há muitos anos e a "qualidade" já não era a mesma, bigger but not better. :D

Para continuar a dar prioridade a conteúdos de fraca qualidade do meu ponto de vista não faz qualquer sentido gastar tantos € numa TV com aquilo que existe no mercado e por isso mesmo é que deixei de ver conteúdo SD em 90/95% daquilo que consumo, caso contrário para "o resto" uma Hisense de 49'' teria dado para os gastos.

Mas como disse antes é uma decisão pessoal e cabe a cada um decidir aquilo que faz mais sentido para si. ;)
 
@RaysofHope

Infelizmente o apoio da meo, normalmente, percebe tanto "disto" quanto eu de física quântica.

O upscale da box 4k (em setting 4k 50mhz) melhorou bastante a qualidade dos canais SD cá em casa.

E não sou o único user ca do fórum a notar tal coisa.

:)

Quanto ao resto, 55' vais continiar a achar grande, mas talvez mais adequado ao que pretendes.
 
E a tal história de que uma TV muito grande numa sala pequena e uma TV muito pequena numa sala grande que cansa e esforça a vista? Já ouvi 3 pessoas diferentes me dizerem isto hoje e é um facto que tb está a pesar na minha decisão de adquirir um tamanho abaixo. Sei que a resolução dos canais influencia a distância a que temos de estar da TV. Falando num termo médio, se fosse para assistir em HD, segundo os cálculos, a minha TV de 65 teria de estar a cerca de 4 metros. Neste momento está a 3.
Essa Oled LG 7av seria uma boa opção mas vou encontrar onde?
 
VuOW5Z.jpg

Estou a esta distância. Desculpem a foto ficou torta
 
@RaysofHope

De uma forma geral que isto depois além do racional e o aquilo que o conteúdo justifica também vai no gosto de cada um, diria que entre 3m e 4m. Eu por exemplo estava a 3,2m das 55'' e já pensava em 65'' agora estando a 4m ainda mais, já o @Silver-Eye por exemplo está a menos de 3m das 65'' e como vês não vai haver uma verdade universal nisto.

Em relação ao esforçar/cansar os olhos, pessoalmente incomoda-me mais a experiência com TVs pequenas como 32'' a 2m ou mais por exemplo e a tendência no brilho excessivo que as TV emitem hoje em dia que também pode ser bastante incomodativo dependendo das condições de visualização, ter um ecrã grande numa sala mais pequena não posso falar mas parece-me ser um problema menor, lá está se os conteúdos acompanharem e não é por acaso que tens pessoal à procura de projectores.

Existe sempre um tempo de adaptação até porque de 40'' para 65'' é um salto brutal, mas acima de tudo deves optar por algo que os teus olhos digam que te sentes confortável na visualização, a OLED A7V costuma estar regularmente em algumas grandes superfícies em promoção nesses 999€, é uma questão de aguardares que certamente voltará a esses valores.
 
@RaysofHope, pegando naquilo que disse o @bseixas
pessoalmente incomoda-me mais ... a tendência no brilho excessivo que as TV emitem hoje em dia que também pode ser bastante incomodativo dependendo das condições de visualização
Já alteraste as configurações de imagem? A maneira como as TVs costumam vir configuradas na loja parece muito bom mas em casa é preciso usar óculos de sol. Eu tenho uma Samsung de 2016 e, com sala iluminada, uso a retro-iluminação a 6 (0-20).
Altera o modo da imagem para Padrão ou Filme, ajusta a retro-iluminação para um valor menos agressivo e exprimenta algo no netflix.

Já agora, pela foto, parece que vês essencialmente TV de frente. Se continuares a optar por um LCD escolhe um que tenha painel VA. Essa LG de que falas tem painel IPS.
 
Última edição:
Então, anda por aí um novo formato, e ninguem diz nada?

https://www.imaxenhanced.com

Imax Enhanced - Imax junta-se à DTS para criar novo formato de video/audio

Para já, Denon/Marantz/Sony (hardware) e Sony e Paramount pictures (conteúdo) estão envolvidos no formato.

Novos receivers ja terão a certificação, e salvo erro os actuais 4300 para cima (denon) receberão um update.

As Oled entre outras tv's (projectores tb), da Sony irão receber via update a certificação

Parece que a DTS quer voltar ao combate, Vs D. Atmos, e Imax, a tentar uma share de mercado em HDR e 4k.

Será o início do fim das barras negras nas nossas tvs e projectores?

Vamos lá ver se o não passará de uma certificação estilo "THX" ou se irá apresentar algo mais a nível de qualidade.
 
@RaysofHope

Para essa distância que tens a de 65 está boa, apenas terias de ter canais com boas fontes em HD. Se tivesses uma box de alguma operadora já não terias de mudar de TV. Eu tenho a Oled Philips de 55 e estou a 2 metros de distância. O tamanho maior que tive foi 49 e quando instalei esta tive receio que fosse grande demais pois meus filhos quando os tenho comigo vêm muitos bonecos, mas como tenho box e canais com boas fontes vejo bem, em alguns canais sd noto menos qualidade mas tenho o upscaling pra hd ativado na TV e melhora muito. Tudo depende da qualidade dos canais. Mas como é pra tua filha ver bonecos, se não tiveres possibilidade de meter uma box, entao tens mesmo de reduzir o tamanho da TV para a menina não ter problemas de visão. Acho que uma de 49 ajuda.
 
Então, anda por aí um novo formato, e ninguem diz nada?

https://www.imaxenhanced.com

Imax Enhanced - Imax junta-se à DTS para criar novo formato de video/audio

Para já, Denon/Marantz/Sony (hardware) e Sony e Paramount pictures (conteúdo) estão envolvidos no formato.

Novos receivers ja terão a certificação, e salvo erro os actuais 4300 para cima (denon) receberão um update.

As Oled entre outras tv's (projectores tb), da Sony irão receber via update a certificação

Parece que a DTS quer voltar ao combate, Vs D. Atmos, e Imax, a tentar uma share de mercado em HDR e 4k.

Será o início do fim das barras negras nas nossas tvs e projectores?

Vamos lá ver se o não passará de uma certificação estilo "THX" ou se irá apresentar algo mais a nível de qualidade.
Acho bem pois assim teremos mais opções e preços mais acessíveis (penso eu) ;) mas pra mim o dts hd chega e bem para abanar a barraca ;)
 
Então, anda por aí um novo formato, e ninguem diz nada?

https://www.imaxenhanced.com

Imax Enhanced - Imax junta-se à DTS para criar novo formato de video/audio

Para já, Denon/Marantz/Sony (hardware) e Sony e Paramount pictures (conteúdo) estão envolvidos no formato.

Novos receivers ja terão a certificação, e salvo erro os actuais 4300 para cima (denon) receberão um update.

As Oled entre outras tv's (projectores tb), da Sony irão receber via update a certificação

Parece que a DTS quer voltar ao combate, Vs D. Atmos, e Imax, a tentar uma share de mercado em HDR e 4k.

Será o início do fim das barras negras nas nossas tvs e projectores?

Vamos lá ver se o não passará de uma certificação estilo "THX" ou se irá apresentar algo mais a nível de qualidade.

Isto pelo que me parece, não é um novo formato mas sim uma nova certificação, tipo THX
 
Isto pelo que me parece, não é um novo formato mas sim uma nova certificação, tipo THX
Espero para ver.

Mas pelo que tenho lido, querem fazer uma reedição de todos os filmes feitos para e com câmeras Imax, para usufruir deste formato.

Tb já li que o Hardware com a certificação irá receber mais opções, tal como opção de upscale para Imax Format.

Mas td sem provas, claro.
 
@Victords

Não tem nada a ver com o ter box ou não, se tiveres fibra e ligares por RF directamente ao OLED aposto que tens maior qualidade de imagem do que passando pela box através de HDMI.

Exatamente, o sinal RF tem menos compressão e em geral o upscale das tvs é bastante melhor que o das boxes.
Por HDMI Box, a tv tem de ajustar e processar um sinal que já o foi pela box.
 
Back
Topo