[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Fica aqui o vídeo do Vincent, penso que seja este que o @Pheux falou. Ele fala do upscaling logo no início.

A conversão 8k é feita pelo processador AI sem qualquer acesso à net. O que está a ser feito é serem enviadas imagens para os servidores Samsung para melhorarem o algoritmo de AI que depois será carregado no processador via updates de firmware.
Resta saber se este envio de dados é voltuntário ou não e se, caso se opte pelo não envio de dados, se continua a ter acesso aos melhoramentos.


Nem é preciso serem vídeos caseiros. Vídeos e fotos de filhos/família a serem enviados para servidores da Samsung também é uma ideia que não me agrada nada.
O Vicent não diz nada disso que o user falou (inventou) aliás até menciona explicitamente que não é em real time (o que qualquer pessoa com dois dedos de testa percebia)

O que me parece ser é basicamente analisar imagens típicas que aparecem num ecrã como por exemplo num logo, tirar a geometria, as cores etc enviar esse tipo de conteúdo e ver como será a melhor forma de o mostrar com 8x 4x mais pixeis.

O algoritmo está a procura de formas pouco lhe importa o conteúdo em si.

Aliás a decisão do que parecerá melhor caberá sempre ao AI e a quem controla porque o utilizador final não terá forma de enviar o que vê no ecrã (depois de processado) de volta.

Tudo o que seja feito para melhorar o upscale nas TVs é bem vindo, porque a norma hoje em dia ainda são transmissões em 1080i, e são muitos pixeis para preencher em tempo real.
 
Última edição:
Antes de mais, obrigado por me chamares mentiroso nesses parêntesis. É sempre bom constatar que as bicadas continuam presentes e que alguns ainda gostam de provocar mau ambiente entre quem sempre se dispõe a ajudar só porque sim (às vezes ainda me questiono porque é que clico para ler aquilo que as pessoas que tenho na ignore liist escrevem). O Vincent disse que as imagens são enviadas, analisadas e posteriormente tratadas para usufruirmos do melhor upscale possível. Sim, é o algoritmo em si, e é tudo de forma "inteligente" através dos super servidores da Samsung. Mas esse mesmo algoritmo não é mais que as imagens em si simplificadas. O algoritmo da letra A é o da letra A, o da letra B é o da letra B, por aí fora. Ponto.

Posto isto, para bom entendedor, uma gaita é sempre uma gaita. E a geometria de uma gaita, não é a geometria de um tambor. Se analisam a geometria das coisas, analisam as suas imagens, isto em português bem escrito.

Fica bem pois não vou alimentar mais este assunto.
 
Última edição:
Para quem desconhecia:
46233246_10156213191299582_1405235646242488320_n.jpg


Já agora, a grande novidade deste ano...

8K: KKKKKKKK

:n1qshok:
 
boa, mas não o suficiente para ser uma sucessora em condições da ZD9. Ainda assim nota positiva para as cores que atinge agora o nivel de referencia.
 
Ainda não vi o video nem esperava que fosse a ZF9 a mudar isto, mas olhando para os melhores LED de 2018 (Samsung Q9F e Sony ZF9) está mais que visto que quando quiser um upgrade de 55'' lá terei de continuar a olhar para OLED e resta-me esperar que os PVP desçam mais em 2019.
 
Bem, espero que não comece a "parvoíce"

"X" bluray só com Dolby Vision
"Y" bluray só com HDR+

E nenhuma tv no mercado que suporte ambos formatos
 
Última edição:
Quando tentam forçar os leds a igualar os Oled... eis que dá bosta.

Como disse noutro tópico: não compreendo como é que ainda se vendem tv's acima de 1000€ sem serem Oleds.
Comprar uma tv não-oled destes preços é simplesmente ignorar o que é mais importante numa tv: qualidade de imagem.


Mas por algum motivo as vendas de leds de gama média-alta e alta têm caído, as pessoas já começam a ter noção do que é qualidade vs marketing da tanga.
Desta vez a qualidade está a vencer vs marketing de tanga de produto mais lucrativo para fabricantes. Ao contrário do que sucedeu com os plasmas, por exemplo.
Ainda bem que a LG conseguiu suportar e alavancar a evolução da tecnologia contra todo o marketing de tanga e mentalidades ignorantes formatadas à conta desse marketing.
Se a Panasonic tivesse tido a mesma capacidade, seria evolução do plasma para oled, mas... menos mal que agora as coisas foram pelo melhor qualidade em vez do mais lucrativo para fabricantes.
 
Bom input lag de 16ms ou 21ms é o que qualquer marca decente entrega em modo jogo mas tendo ouvido por aí maravilhas sobre o motion/interpolação dos LED Samsung em gaming, pensei que tivessem "reinventado a roda", afinal parece que não...
 
Bom input lag de 16ms ou 21ms é o que qualquer marca decente entrega em modo jogo mas tendo ouvido por aí maravilhas sobre o motion/interpolação dos LED Samsung em gaming, pensei que tivessem "reinventado a roda", afinal parece que não...

Numa pesquisa...muito rápida...

Input lag com interpolação 4k HDR

Q6FN - 21 ms
NU8005- 23.8 ms
Q9FN - 20.9 ms
LG B8 - 91.9 ms
LG C8 - 100 ms

...as tuas rodas devem ser quadradas.:joker:
 
Review: Samsung Q900R (8K)
Podem começar a meter o rim no OLX, ou não. :D

Algo que me chamou a atenção pela "conversa do dia", sobre o input lag e motion em LED Samsung como sendo o "Holy Grail" para gaming... :tareon:
Vender um rim por 8K.. seria capaz mas tinha que ser por um Oled de 80' ou mais.
A Samsung bem se esforça em impingir coisas parvas para continuar a forçar tanga que os led são.

Dar mais que 1000€ por uma tv led é simplesmente parvo, seja 8K ou não, ou por mais tangas de marketing que inventem.

Mas o marketing e tangas da Samsung enganam menos pessoas, nos primeiros 6 meses do ano vendeu-se mais do dobro de Oleds vs mesmo periodo de 2017, e este ano os oled devem ser mais de 70% das vendas de tvs 'premium' (>$1000/1000€ digo eu).
Mas claro que há quem defenda que leds podem valer a pena vs Oled, entre acreditar em tangas impingidas pelo marketing e/ou viverem bem com uma opção que fizeram.
 
Vender um rim por 8K.. seria capaz mas tinha que ser por um Oled de 80' ou mais.
A Samsung bem se esforça em impingir coisas parvas para continuar a forçar tanga que os led são.

Dar mais que 1000€ por uma tv led é simplesmente parvo, seja 8K ou não, ou por mais tangas de marketing que inventem.

Mas o marketing e tangas da Samsung enganam menos pessoas, nos primeiros 6 meses do ano vendeu-se mais do dobro de Oleds vs mesmo periodo de 2017, e este ano os oled devem ser mais de 70% das vendas de tvs 'premium' (>$1000/1000€ digo eu).
Mas claro que há quem defenda que leds podem valer a pena vs Oled, entre acreditar em tangas impingidas pelo marketing e/ou viverem bem com uma opção que fizeram.

Concordo, LED ao preço de OLEDs é ridiculo, nestes casos a escolha será sempre OLED.
Mas um Q9 a 1100/1200 euros marchava que era um mimo.

E dizer que LED é tudo tangas...

https://www.whathifi.com/samsung/qe55q9fn/review
 
Back
Topo