[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

:-D

Estava-se mais ou menos a ver onde isto ia dar e é óbvio que só alguém muito optimista (ou então que só veja Samsung à frente) é que podia esperar outro desfecho, claro que até podia acontecer mas não deixaria de ser surpreendente depois do embalo que Dolby Vision tem ganho desde que surgiu.
 
TU ainda não entendeste que quem está mal não é quem tem Dolby Vision, É QUEM TEM HDR10+ E NÃO TEM OS RESTANTES FORMATOS.

Uma imagem que vale 1000 palavras, para ver se entendes de uma vez por todas:

e1ByH0v.jpg


O HDR+ neste momento é um formato destinado a morrer e completamente irrelevante no panorama mundial. O HDR+ e o Dolby Vision estão para esta batalha digital como o HD DVD e o Bluray estavam na batalha dos formatos físicos.

Ponto. Final.

É um regalo ler a página anterior e constatar os argumentos de quem defendia o indefensável. :D
 
https://hdtvtest.co.uk/n/Samsungs-QLED-TVs-Outsold-OLED-in-2018

Parece que o marketing da Samsung afinal resulta

"Going by brand, Samsung sold 2.6 million QLED TVs in total in 2018, compared to 1.56 million OLED TV sales from LG."

"QLED TV sales weren’t quite as profitable however, due to Samsung’s aggressive pricing strategy. Total shipments for the year were valued at $6.34 million for QLED, versus $6.53 million for OLED TVs."

"With that in mind, IHS Markit says QLED TV sales will continue to grow. It’s forecasting sales of 4.17 million units this year, rising to 8.47 million by 2021. In contrast, it expects OLED TV sales to reach just 3.4 million this year, and 7.1 million by 2021."
 
Não tarda temos aqui a velha máxima do "se vende mais é porque é melhor". :-D

Bom para a Samsung que farta-se de fazer € vendendo gato por lebre à custa dos consumidores, é mau para o mercado que passa a mensagem que nem têm de se esforçar muito que vendem toda a porcaria que meterem no mercado que o consumidor afinal papa tudo e no fim claro, é mau para o consumidor mas só lamento por aqueles que gostariam de ter um mercado com mais concorrência e com PVP mais baixos assentes em qualidade, já os outros esses só têm aquilo que merecem...

Convém também dizer que os QLED de 2018 que são FALD apesar de tudo são melhores que o resto que a marca tem andado a impingir ao consumidor (se valem os € que pedem por eles isso já é outra coisa) e que as vendas de OLED embora a maior parte do bolo deva naturalmente pertencer à LG, não se resumem a esta e não me surpreendia nada que Philips, Panasonic ou Sony tivessem vendido mais em 2018.
 
Perdoem-me a ignorância, mas só por curiosidade, tendo em conta que a Samsung domina os ecrãs AMOLED nos smartphones (é um tipo particular de OLED, certo?), porque não produz a Samsung smart TVs OLED? Já a LG usa e abusa de ecrãs IPS nos seus telemóveis, mas é uma das marcas mais conhecidas pelas suas Smart TVs com ecrãs OLED...
 
@kinky

Resumindo, porque a Samsung não sabe produzir paineis com a tecnologia nesta escala (55'' para cima) pelo menos de forma viável para si (lucro) e durabilidade dos mesmos, não é que não queiram mas não conseguem o que é uma pena para o mercado/consumidor.

https://www.samsung.com/uk/tvs/curved-oled-s9c/

Nem sei se chegou realmente ao mercado (pelo menos ainda teve uma ou outra review) ou se ficou por tech demo em feiras tecnológicas, espero como consumidor é que não aconteça o mesmo com microLED embora a Samsung não sejam os únicos que estejam a desenvolver a tecnologia (mas tentem passar essa ideia).
 
@bseixas: é tão estranho a Samsung, uma empresa com as dimensões e o R&D que tem, não ser capaz de produzir OLEDs de maiores dimensões, enquanto que a Philips, Sony e LG (esqueci-me de alguma marca?) o parecem fazer na boa. Ou então estou mesmo por fora do tema. Seja como for, agradeço o esclarecimento :)
 
@kinky

Só a LG produz paineis OLED, tudo o resto compram os paineis à LG excepto a Samsung claro, resta saber se por birra ou se a LG nem considera sequer fornecer paineis ao rival.
 
@bseixas: não fazia a mínima ideia que a LG era produtora exclusiva de OLEDs! As coisas que eu aprendo por aqui...
Bem, pelo menos há uns anos a Samsung e LG eram concorrentes directas no segmento dos smartphones, mas ultimamente penso que a LG só manda tiros ao lado, nesse aspecto e a Samsung domina com uma excelente margem de distancia (entre essas duas marcas). Mas imagino que a coisa continue renhida ao nível das TVs. A notícia colocada ali em cima parece ser um bom exemplo disso.
Enfim, que pena que OLED não seja opção para mim, caso contrário ficaria muito mais fácil escolher a minha futura TV, ia logo para uma B8.
 
@kinky

Pois, isto depende sempre da forma como quiseres ver o copo se meio cheio ou meio vazio... :D

Facto é que a Samsung nos últimos anos passou de um share de mercado no segmento premium de mais de 50% para algo pouco acima de 10%, em 2018 é que a tendência parece ter sido atenuada/invertida claro está à custa de PVP mais baixos nos QLED e margens de lucro menores também.
 
FALD ou Full array local dimming é o melhor tipo de retro iluminação que se pode ter numa TV LCD, que basicamente é Direct Led com local dimming.

Direct led por si só quer dizer que a retro iluminação fica diretamente atrás do painel.
 
FALD ou Full array local dimming é o melhor tipo de retro iluminação que se pode ter numa TV LCD, que basicamente é Direct Led com local dimming.

Direct led por si só quer dizer que a retro iluminação fica diretamente atrás do painel.


MAs quando vemos nas especificações tem de dizer especificamente “com local dimming”? Ou se aparecer “direct led” já se assume isso?
 
Entao qual é o melhor entre um direct led sem ter local dimming e edge led?
É uma coisa mais ou menos intuitiva.

Se quiseres iluminar um quarto como se consegue melhores resultados? Colocando pontos de luz no meio da sala (aliás, na sala toda) ou só nos cantos?

Para um edge LED ser melhor que um direct LED é preciso que seja uma implementação espectacular comparada com um trabalho da caca.

E perguntas porque é que alguém usa essa porcaria? Porque se consegue fazer uma TV ainda mais fina com mais facilidade. Também é intuitivo, se não tens que por luzes por trás fica mais fácil.
 
Back
Topo