[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

A incoerência no que diz respeito à resolução é tanta que microLED nos tamanho que têm sido apresentados até devia ser 8K e no entanto afinal é "só" 4K.

OLED 65'' Full HD HDR (tipo uma LG B9 sem 4K) por 1000 paus? Eu comprava, devia era ser dos poucos tal como em 2017 devem ter existido muitos que não compraram uma OLED LG 55EG910V porque afinal era só Full HD e não tinha HDR... :D

Mas pronto, a mim também não me choca ter 100'' num projector 1080p.

HDR VIDEO / WCG, é só o maior progresso na qualidade de imagem dos últimos ~15 anos, no mercado de consumo. E claro, não estou a falar do pseudo hdr de alguns lcds. Portanto sim, é perfeitamente entendivel que algumas pessoas excluam tvs sem hdr das suas opções.

Compraria mais depressa uma 1080p @ hdr (oled) do que uma qualquer 4k sem hdr.
Mas isto sou eu, que já joguei vários jogos e vi alguns blu ray com hdr.
É sempre dificil habituarmo nos ao downgrade depois termos tido melhor.
 
Última edição:
na minha opinião, continuam a isolar a resolução com se toda uma industria não trabalha-se para vender a ultima coca cola do deserto. por exemplo, no caso da netflix 4k é claramente melhor que o 1080p seja pelo bitrate mais elevado, codec, etc. e o 8k vai continuar a ser assim. a industria vai transmitir aquele detalhe extra na "tecnologia top de gama". não quer dizer que seja por causa da resolução. basta limitar bitrate, ou comprimir de forma mais agressiva nas versões inferiores. mas quem quer a melhor imagem vai ter que continuar a comprar os bluray 8k ou netflix 8k,etc em que precisam de um sistema 8k para ver. a industrias não investem milhões em desenvolvimento e marketing sem uma estratégia de retorno.
 
Quando o bitrate em 1080p é mais elevado a qualidade também sobe...No caso do Netflix se colocasse bitrate igual ao do 4k se calhar depois não vendia tantas assinaturas 4K mesmo com os 4 devices e o HDR.

Já em relação ao HDR ser a maior inovação dos últimos anos, é se estiver a passar num OLED ou em 3 ou 4 LEDs FALD que estão no mercado porque em 90% do resto das TVs ninguém diria.

Sobre a conversa do LED 4K HDR vs OLED 1080P SDR já dei a minha opinião antes e não vale apena estar-me a repetir.
 
Quando o bitrate em 1080p é mais elevado a qualidade também sobe...No caso do Netflix se colocasse bitrate igual ao do 4k se calhar depois não vendia tantas assinaturas 4K mesmo com os 4 devices e o HDR.

Já em relação ao HDR ser a maior inovação dos últimos anos, é se estiver a passar num OLED ou em 3 ou 4 LEDs FALD que estão no mercado porque em 90% do resto das TVs ninguém diria.

Sobre a conversa do LED 4K HDR vs OLED 1080P SDR já dei a minha opinião antes e não vale apena estar-me a repetir.
Claro que se o bitrate de uma forma geral fosse idêntico a qualidade seria idêntica. Mas como justificas o valor extra? Existe indústria inteira que explora isto. Se estiveres a falar de fontes alternativas em que com algum trabalho tens a qualidade que pretendes é uma coisa. De uma forma oficial terá que se ter sempre a última tecnologia
 
Adeus. :D

Aconteceu aquilo que sempre questionei quando comecei a ver os PVP praticados pela Hisense no seu OLED e em que basicamente ninguém o comprou...

Na realidade ninguém dará pela sua falta, duvido que entregassem um OLED com a qualidade da LG, Philips ou Panasonic sequer e quanto à aposta em LCD não surpreende sendo a Hisense uma marca budget terá certamente margens de lucro muito maiores.

Resta saber se o mercado e o consumidor estão disponíveis para pagar mais de 1000 paus por LCDs da Hisense, quando não o fez pelo seu OLED.
 
Em Portugal os OLEDs da Hisense não baixaram de preço como se esperava. Na Austrália li que venderam bastante e a preços muito competitivos, mas que devido a isso não foi muito lucrativo para a marca, já que tinham de comprar os painéis à LG. Acho que este é o motivo para agora abandonarem a tecnologia. O custo de produção de painéis LCD na China caiu a pique, e será muito mais lucrativo para eles vender essa tecnologia, mesmo recorrendo a painéis duplos
 
Na Austrália foi uma solução de recurso, não estavam a conseguir vender e decidiram saldar os stocks para minorar os prejuízos.
Nem sequer tiveram lucro.
 
Sinceramente não vão fazer falta absolutamente nenhuma. Pensavam que isto era como nos LCDs, em que qualquer um compra o peixe ao preço que pedem, e lixaram-se.

Ou apresentavam um produto over-the-top com features a mais que a concorrência e um preço agressivo, ou estavam destinados a perder.

Não apostaram em nada de diferenciador. Nem no OS, nem no design, nem no som, nem no comando, nem no marketing da própria tecnologia. Zero. Foi uma aposta em cima da mesa só para dizer que também tinham uma oled.

A Philips, Panasonic e Sony ainda continuam de pé com os Oleds por alguma coisa. A Philips soube colocar um preço agressivo com um design e som atrativos, a Panasonic soube apostar nas features e no melhor processador de imagem e a Sony apostou no factor diferenciador do Design.

Já a Hisense lançou a sua oled com um aspecto tão banal que se estivesse desligada ao lado de um LCD da mesma marca, ninguém daria pela diferença.
 
Última edição:
Eu continuo a achar q a longo termo o HDR10+ poderá ombrear com o DV, pq basicamente é gratis e todos sabemos q numa escala de mercado global todos os centimos contam... Uma parvoice a LG e a Sony continuarem a serem intransigentes neste aspecto.
Quem me diz q daqui a uns tempos n iremos a começar ver o DV a desaparecer dos discos uhd e da netflix por ex?!
Isto supostamente pra meter hdr10+ nas tv bastaria so uma actualização de firmware... ao menos temos sempre a Philips e a Panasonic como alternativas...
 
Lamento informar mas a Samsung é a única a ser intransigente e a não aceitar adoptar o Dolby Vision nas suas televisões. Portanto a parvoíce principal advém da parte deles.

As outras já estão a começar a adoptar todos os tipos de HDR, incluindo HDR+ e Dolby Vision. Panasonic e Philips já deram o mote.

Continuas com a ladainha que quem está em contra mão na auto estrada é que está bem e os outros estão todos mal. Dolby Vision NUNCA irá perder para o HDR10+ porque simplesmente é melhor e suporta maior metadata dinâmica (12 bit) enquanto que o HDR10+ estará sempre limitado a 10 bit.

Dolby-Vision.jpg


Dolby-Vision-vs-HDR-10.png


Reference-Color-gamuts-Dolby-Vision.png


É desta diferença que estamos a falar.
 
Última edição:

Em princípio não deverão trazer HDMI 2.1 como a LG. Pena, mas sendo assim lá irei me ter q contentar por uma LG, n tou pra ficar +1 ano à espera... agora só tenho q esperar q as novas LGs saiam pra torrar o cacau


É uma pena, mesmo, até porque assim tinhas tudo o que pretendias (HDMI 2.1, VRR, HDR10+ e Dolby Vision...).

Pode ser que a Panasonic lance um modelo “barato” com essas características.
 
Parece q as diferenças entre os 3 modelos de 2020 são minimas, 865 com base ao meio rotativa, 855 fixa ao meio e 805 de cada lado. Deverá ainda ser lançado la pro meio do ano mais um ou outro OLED... falta o de topo q deverá ter coluna de som e o de entrada de gama q n devera ter android tv
Mas porra, os 865/855 são muita lindos...

Update do bacano do flatpanelshd:
Update. These TVs will not feature HDMI 2.1, says Philips.

ALLM is supported on HDMI 2.0.

Schermata-2020-01-21-alle-17.19.12.png
 
Última edição:
Dizer que as topo de gama da Samsung não valem nada é algo estranho e estúpido na minha modesta opinião. Podemos e devemos desancar a Samsung pelos preços que pratica (quando fabricam televisões fom tecnologia já madura e a dar as ultimas) mas não na qualidade que apresentam nos seus modelos de topo. Eles elevaram o LCD ao extremo potencial da tecnologia.
Ninguém se queixa da LG apresentar todos os anos basicamente o mesmo painel oled, a tecnologia em questão já atingiu o seu potencial máximo?
Atenção, apesar de ser dos primeiros a dizer que a Samsung não produz só más tvs como se ouve por ai afora, e que o LCD não presta e ângulos de visão IPS isto e aquilo..., tens de perceber que este é um fórum de entusiastas, logo é normal que a maior parte da malta se foque nos modelos high end.

E aí queiramos quer não, OLED é Rei, nada se aproxima sequer à qualidade de imagem que estas TVs entregam, fora a feature set delas que por norma é completa.

A Samsung, a meu ver ainda é muito relevante na gama média fruto da sua aposta nas features gaming, amplo suporte a painéis VA e a aposta no seu tizen OS.

Tanto a série 7 como a série 8 fornecem boas opções a preços médios/médios altos este ano, mesmo oferecendo menos qualidade de imagem que os modelos de 2018.

Agora a série q não o consegue, simplesmente porque tem um custo semelhante aos Oleds.

A partir dos 1000€ todos os argumentos das gamas baixas e médias caiem por terra e chegas ao território das TVs Oled que são melhores em tudo...na sua grande maioria.

Contraste, qualidade de imagem, ângulos de visão, features, velocidade, processador de imagem, etc etc...

Ou seja, a não ser que se procure modelos acima de 55 pol ali perto dos mil euros, e aí sim percebo bem uma Série Q ou uma série 900 da Sony (Não é possível, mas façamos de conta que sim).

São televisões que naquele tamanho entregam do melhor que há, dentro das suas limitações por um preço em conta.

É mesmo aí existem problemas, pois a Samsung continua a insistir na falta de suporte ao Dolby Vision, o forced auto-dim nas TVs sem full array, retirou as One Connect Box às séries abaixo da Q90r e agora decidiu deixar cair o suporte ao DTS, pelo que parece...

Numa altura em que se caminha para feature sets completas, a Samsung continua a insistir em questoes mesquinhas, que apenas servem para enfurecer os seus utilizadores.

Numa altura em que a oferta é cada vez maior, com a TLC e a Hisense a planearem começar a expansao das suas melhores ofertas para o território europeu a partir deste ano, é normal que o sentimento em relação ás TVs da Samsung não sejam as melhores.
 
Back
Topo