[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Depois de uma TV OLED vai ser difícil voltar a uma TV LED, mas a Sony com tecnologia miniLed é algo que me pode interessar.

Aquela X95K, se a Sony não cortar muito no numero de zonas, pode vir a ser uma das propostas mais interessantes do ano.
 
Também estou curioso com os miniLED deste ano (mais até que os Oled).

A Sony mesmo com poucas zonas tem feito bom trabalho através da IA por isso acredito que com miniLED haja um bom salto, tal como a 2a gen de miniLED da Samsung e outros deverá ser interessante.
 
Depois de uma TV OLED vai ser difícil voltar a uma TV LED, mas a Sony com tecnologia miniLed é algo que me pode interessar.

Aquela X95K, se a Sony não cortar muito no numero de zonas, pode vir a ser uma das propostas mais interessantes do ano.
Exacto... Se eu na minha 9505h tenho uma imagem que considero já muito boa (pretos profundos e sem blooming), fico bastante curioso para ver a performance desta nova X95K: https://www.sony.pt/electronics/televisores/x95k-series
 
É quase certo porque têm mais brilho para a mesma voltagem dado terem menos camadas entre a fonte luminosa e o utilizador, logo conseguem trabalhar com "menos esforço" que os W-OLED.
Nos W-OLED menos brilho reduz o burn-in porque usa menos voltagem, nos QD-OLED temos o brilho óptimo ao nível de voltagem de um W-OLED com o brilho baixo.

Acredito que a equação não seja linear, mas se a LG anunciou este ano mais 30% de brilho nos seus painéis W-OLED deveremos preocupar-nos?
 
O Linus excita-se facilmente, já o vi a fazer o mesmo filme com outras tecnologias como os LCD de camada dupla e viu-se o que saiu dali.
Fora que o ambiente era controlado e o vídeo patrocinado... Pela Samsung.
Até termos TVs lado a lado calibradas com os mesmos equipamentos, guardo julgamento.
Em teoria serão melhores, vamos ver a prática.
Eu quero muito que sejam melhores, que os WOLED da LG estagnaram há já alguns anos, talvez com concorrência comecem a por os novos painéis nos modelos mais baratos e invistam finalmente em fontes de alimentação e placas de refrigeração como as marcas de topo fizeram.

No caso do Linus ele validou o script inicialmente sem saber que o patrocinador era a própria Samsung. O próprio disse depois no podcast dele que se soubesse à priori teria atenuado o tom de forma a dar menos hype.
 
Julgo que apenas a série G terá heatsink e não a C, isto nos modelos mais pequenos pelo menos.
Certo, a LG disse que ia haver um aumento de, até 30% de luminosidade relativamente aos paineis OLED convencionais. Traduzido por miúdos painel EVO para a gama C e painel EVO + heatsink + algoritmo novo para a gama G.
 
Deverão a continuar a ganhar no fator preço mas, pelo menos para já, a Sony vai ter de origem as features de gaming que este ano só chegaram mais tarde via update de firmware e na gama mais alta vai usar o painel OLED da Samsung. A LG passa a ter concorrência nos painéis (e aparentemente perde) e as features também deixam de ser exclusivas. No processamento a Sony já era melhor.

Sem dúvida e talvez o mais decisivo. Não querendo especular, mas se pensarmos que a Sony lançou em 2020 o modelo de 48 polegadas da série A9, por uns espetaculares 1799 euros (PVP na Europa) e inseriu este ano o modelo “pequeno” de 42 polegadas na linha Premium Master Series, desconfio que 1500 euros não vão chegar e se calhar estou a ser optimista. Já o modelo de 42 da LG vais ser competitivo e é quase certo que em 2022 por 1000 euros ou menos (black friday, promos etc) vai ser possível adquirir, basta ver o que se passou com a C1
 
Opinião destas miniled da sony?

São uma evolução das oled?
Valerá a pena qd comparada a uma a90j ?


Já agora, existe algum topico onde se fale das miniled?
Em termos de qualidade de imagem propriamente dita, MiniLED nunca será uma evolução de Oled, pois não deixa de ser tecnologia LCD.
MicroLED sim é que será uma evolução de Oled.
 
:Winkani: nao tinha visto

Apesar de tudo apontar para a A95K ser a TV do ano, é na X95K(mini-led) que tenho mais curiosidade, mesmo sendo numa tecnologia inferior ao OLED.
 
Sinceramente acho q OLED chega e basta pro q temos. So precisa de continuar a baixar de preço, ter mais resistencia ao burn in e mais volumetria de cor. De resto...
 
Back
Topo