A "qualidade" das TVs em 2014

Praticamente igual aqui, LG 42" com uns 8 anos, 1400€ na altura, nunca tive problemas com ela. Até tenho pena porque queria uma tv nova já led e com leitura de ficheiros pelo USB (esta nem usb tem lol) mas não gosto de trocar só por trocar ehehe, se ainda trabalha deixa estar.

Compra um raspberry pi e ficas a conseguir ler os ficheiros todos que queiras sem gastares 50€ ;-)
 
Hoje comparei a imagem das 4k e oled e fiquei deslumbrado com a imgem da LG curva mesmo expetacular em relação as 4k apenas uma da panasonic e da samsung é que conseguiam dar alguma "luta" a oled, isto na minha opinião... Agora a 4k da sony é bastante fraquinha comparada com as restantes...
 
Houve uma LED panasonic que achei bastante agradável, mas não me recordo de qual era... Por outro lado havia uma 4k da panasonic com a mesma imagem do que a primeira e era mesmo linda, mas custava perto dos 5000 euros penso eu... Em relação a LED's já sairam os novos modelos de todas as marcas?
 
58” TC-58AX800U - $3,799.99

Fonte


Há uns post atrás dizia que estava curioso para saber como a Panasonic ia tentar vender LEDs num mercado em que nunca foi referência com eles, só espero que não seja adulterando settings nas comparações que fizerem entre os novos LEDs e os plasmas de 2013 que tinham no mercado :

At this week’s Panasonic Convention 2014, the company put on the same side-by-side comparison between the Viera TX-65AX900, a TX-P65ZT60 plasma, and last year’s TX-L65WT600 Ultra HD television. We managed to confirm that the ZT60 used in this demo was operating with [Panel Brightness] set to “Low“, resulting in shallower blacks (roughly double the MLL compared with if [Panel Brightness] was “Mid“).

Fonte e mais info da AX900


O local dimming e melhores angulos de visão em LED são bem vindos mas eu pelo menos estou esclarecido no que toca ao preço, de algo que o mais certo é não superar o que hoje é referência, mas mesmo que cheguem lá por estes valores bem que podem ficar com eles.

Como esperava está visto é que tenho de me mexer e rápido se em 2014 ainda quiser meter na sala uma TV de qualidade a um preço decente.
 
Só 32 zonas nas AX800, isso é muito pouco :( esperava ver pelo menos 128 nas AX800 e 256 ou mais nas AX900. Só para comparação a Vizio vai colocar 384 zonas na serie Reference e 64 na serie P, é uma pena que não vendem por cá.

Vamos lá ver se a Panasonic não comete o erro da Sony e coloca um painel IPS nestas TVs.
Panasonic: our new AX900 LED TVs finally rival plasma

Panasonic has revealed to TechRadar that its latest 4K LED TV, the AX900, is as good as its plasma technology - with the company finally happy to make the jump fully into LED.
It was announced in October last year that Panasonic was ending its production of plasma televisions.
For AV enthusiasts this was the end of a brilliant era. Plasma was always seen as the better technology when compared to LCD and, more recently, LED.
With the advent of 4K LED, though, the writing was on the wall for plasma but Panasonic believes its AX900 range has what it takes to replace its much-heralded ZT plasma lineup.
Craig Cunningham, Viera Product Manager at Panasonic, spoke to TechRadar at the company's European conference in Amsterdam about the situation, saying: "The AX900 will be coming at the end of the summer and it will be what we are replacing our plasma business with.
"It has THX certification, local dimming, studio mastered colour... it is everything we had on plasma on an LED."
Back to black

To compare the quality of the AX900 to the ZT range we were shown side by side comparisons of the two TVs.
"The hardest part is always going to be replacing the blacks," explained Cunningham.
"LED uses dimming whereas plasma pixels lights themselves. You also have excellent colour control on plasma - but what it can't offer is depth and the power consumption is far worse than LED."
When shown the two panels we have to admit it was almost like for like when it came to colour reproduction - last year's 4K model was also on show but that just didn't compare.
The new local dimming also held its own against the plasma's self-lit pixels, while the blacks were inkier than we have seen on an LED setup.
"We are able to pick up tiny details that you just couldn't before," said Cunningham.
"If you look at the two blacks side by side then the Z2 may just win but all the other aspects mean that LED is better.
"It's sharper, lower powered, 4K and it also wins at the price point."
http://www.techradar.com/news/telev...finally-rival-plasma-1236592?src=rss&attr=all

Engraçado a ultima afirmação, qual era o preço de lançamento da VT60 ou ZT60?
Com a ax800 de 58"a 3800$, não estou a ver a AX900 ser mais barata que as VT/ZT quando foram lançadas.
 
Última edição:
Porque não fazem uma com essa qualidade mas a 1080p? Os filmes a 4k ainda não existem, e mesmo que existem são muito caros face ao blu ray, que em portugal continua caro, sem ser os mais antigos que se vai encontrando bons negocios.
 
Pois também li isso, e fiquei logo de pé atrás com o painel ips, não me acredito que essa faça face a uma st60, muito menos a uma vt60.
 
O pior mesmo é que a Panasonic já tinha paineis 1080p que eram referência e resolveram acabar já com eles por causa da cruzada 4K e porque digo eu, acreditam ter maior lucro com LEDs do que os que tinham com os plasmas (o tempo o dirá), agora para o consumidor não vejo onde estará a vantagem, mais resolução que dificilmente se tira partido e as mesmas polegadas a custar 3x ou 4x mais com qualidade de imagem que está para se ver, mas na volta como consome metade e não há retenção de imagem tudo está bem quando acaba bem. :D

Painel IPS para mim só mesmo em monitores/smartphones/tablets, em TVs continuam a não me convencer.
 
tinha de ser, parece que houve um erro na troca de informações agora já dizem que as AX800 são edgelit e parece que sempre vão usar paineis IPS nas AX900.
Updated 25 March 2014:: Correct info supplied by senior Panasonic TV engineer from Japan added.
Today, we also learnt about the difference between the AX900/AX902 and the step-down AX800/AX802 4K Ultra HD TVs. The Panasonic AX800 – comprising the 50in TX-50AX800, the 58in TX-58AX800 and the 65in TX-65AX800 – features edge LED backlight with pseudo-local dimming (branded as “Local Dimming PRO” by the Japanese manufacturer). The LCD panel type is VA with active 3D capability.

The range-topping Viera AX900 gets full-array direct LED local dimming, meaning that its LED clusters can be switched on or off independently of each other to achieve deeper blacks and brighter whites at the same time on screen. The 55″ TX55AX900 and the 65″ TX65AX900 direct LED televisions will feature IPS LCD panel and 128 dimming zones (16×8), carrying a moniker of “Local Dimming ULTRA”. Strangely, the largest 85″ TX85AX900 will be equipped with only 32 dimming zones: perhaps it’s a limitation of the VA-type LCD panel used? Does the same 4K LCD panel grace Samsung’s UHD (ultra high-definition) 85S9 or Sony’s KD-85X9505 4K TV too? One can only speculate.
...
http://www.hdtvtest.co.uk/news/ax900-201403243688.htm
 
Uau, Edge Lit num LED a custar os olhos da cara (e mais alguns) e painel IPS para a topo de gama? Mal posso esperar. :-D


Isso dos paineis IPS é assim tão mau? Eu sei que ficam com pretos mais claros, mas isso nota-se mesmo muito durante os filmes, jogos e tv?

Ganhas angulos de visão e perdes no nível de pretos/contraste que influência a qualidade de imagem no global, agora se não é assim tão mau isso vai na tolerancia de cada um, para mim hoje e com o que existe actualmente no mercado é impensável dar uns milhares por um topo de gama com painel IPS mas pode ser que a Panasonic "reinvente a roda". :D
 
Basicamente estão a vender a mesma lata que os outros todos e a chamar-lhe ouro.

Obviamente não digo que tenham de vender plasmas a força e caminhar alegremente para o buraco mas a verdade é que dantes tinham um produto diferenciado e agora estão no matagal com os outros
 
^Resta saber se ao juntar-se ao que os outros já fazem há largos anos não será desta forma que estarão mesmo a "caminhar alegremente para o buraco" mas seja qual for o resultado final, ainda nem os modelos sairam das fábricas e acho que já deu para perceber que fazia todo o sentido manter no mercado dois ou três modelos 1080p baseados nos plasmas de 2013, durante mais um ou dois anos.

A pergunta que me faço em relação à Panasonic é se os plasmas vendiam assim tão mal e os seu LEDs assim tão bem de forma a tomarem uma decisão neste sentido, é que a "evolução" 4K não justifica tudo.
 
Alguem conseguiu ver alguma info do acabamento do painel nestas ax800/900 da panasonic, pelos videos e fotos parece que levam um filtro anti reflexo "mate".
Para ser sincero acho que era melhor um acabamento em glossy/vidro, mesmo com reflexos, prefiro isso ao efeito vaselina dos ecrãs "mate", que parecem prejudicar o contraste e cores :(
 
Basicamente estão a vender a mesma lata que os outros todos e a chamar-lhe ouro.

Obviamente não digo que tenham de vender plasmas a força e caminhar alegremente para o buraco mas a verdade é que dantes tinham um produto diferenciado e agora estão no matagal com os outros
Não é bem assim porque sabemos que a AX900 tem muito bons pretos, se for como os test samples da CES. Ninguém diria que aquilo é IPS.

Há um monte de anos, na altura quando mostrou dos NeoPDP's serem mostrados como protótipos (logo a seguir à aquisição da tecnologia de plasma da Pioneer) a Panasonic mostrou de esgelha uma coisa chamada NeoLCD, que era o re-encaminhar do R&D dos plasmas para os LCD's, para mostrar o que era possivel.

Nunca mais se falou deste projecto mas ele foi desenterrado em meses recentes, claramente. E se calhar é daí que retem um painel IPS, porque em 2008/2009 que é a altura do prototipo original, mal se falava em telas VA, mas...

Facto é que está a funcionar.


O "ouro" no entanto não deve estar no painel, que por custom ordered que possa ser... Será LG ou CMO. Estará no backlight de 128 zonas e muito processamento gamado aos plasmas por cima (color quantization e look up tables - aquilo que toda a gente planeia fazer em telas 4K mas ninguém está a fazer).
A pergunta que me faço em relação à Panasonic é se os plasmas vendiam assim tão mal e os seu LEDs assim tão bem de forma a tomarem uma decisão neste sentido, é que a "evolução" 4K não justifica tudo.
:-D A fábrica de LCD's deles fechou antes da de plasma.

Os plasmas não estavam a vender mal, mas as vendas estavam a diminuir year on year e foi com base nessas curvas de crescimento que a Panasonic tomou uma decisão. Aumentaram em 2013 com este escoamento todo mas a verdade é que depois de 2012 estavam condenadas, o consumidor não poderia ter feito para para os CEO's concluirem de outra forma.

A questão era se conseguiam fazer um LCD de jeito que podessem vender a esse público como modelo flagship, e com a AX900 supostamente conseguiram por isso lá se foram as reservas. O facto de a margem de lucro em LCD's ser muito maior que em paineis tão complexos como plasma também ajudou.

Isto é plano B, C ou D (por bom que o resultado final possa ser face a outros LCD's no mercado), o foco real da Panasonic é os OLED's, mas aí e como toda a gente... Estão atrasados.
Alguem conseguiu ver alguma info do acabamento do painel nestas ax800/900 da panasonic, pelos videos e fotos parece que levam um filtro anti reflexo "mate".
Para ser sincero acho que era melhor um acabamento em glossy/vidro, mesmo com reflexos, prefiro isso ao efeito vaselina dos ecrãs "mate", que parecem prejudicar o contraste e cores :(
Muito provavelmente deve ter o acabamento da ZT60 não lhe chamassem Studio Mater Panel 4K.

O que lhe dava a nomenclatura Studio Master face à VT60 que tinha o mesmo painel era o acabamento Anti-Reflexo sem caixa de ar.

Ou seja, filtro de contaste no painel+filtro AR aplicado de forma adjacente.

Vai parecer menos "vidro" porque o reflexo nos restantes plasmas com camada AR ainda vinha do painel e não do filtro. Ao não dares espaço anulas muito do espaço para reflexões porque a luz não consegue viajar tanto, anula coisas como o double image quando estás a olhar de angulos muito laterais também.

os painéis VA normalmente tambem conseguem contraste nativo melhor que os IPS.
Os paineis IPS passam mais luz chegam a cuspir 400 cd/m^2, uma tela VA nunca vi a passar dos 240 cd/m^2. O efeito secundário disto é... uma tela IPS vai ter pretos muito mais iluminados.

As motivações para ir IPS devem ser as mesmas da Sony com a W950B... especificamente: o modo impulso/strobing... Se eles querem vender isto como um "plasma killer" como o apresentaram na CES tem de ter bom motion... as telas VA de topo ficam-se pelas 350 linhas de actualização por frame refrescada, uma IPS salvo erro chega às 500. Com backlight strobing numa tela VA chega-se às 1080 linhas por actualização mas isso escurece a imagem toda devido ao flicker, daí que o IPS se torna, teóricamente, útil.

Teóricamente porque... erm... W950B. (e antes disso a W805A)


Mas os plasmas eram mentalidade de submarino, camadas e camadas para isolar coisas... só faltava as comportas propriamente ditas (os pretos foram obtidos assim, nas Kuro foi originalmente um byproduct da anulação do DFC), a ideia nestes LCD's, a serem fieis ao marketing da Panasonic pode muito bem passar por aí, se selarem bem a luz, nas zonas que é suposto ser escuro continua escuro (como fazem isto com 128 clusters no entanto não sei), mas o facto de ser IPS poderá não ser um problema de maior se a luz nas zonas pretas efectivamente for controlável.


... Eu cheira-me é que se os yields de OLED's não melhoram rápido ainda vamos ter hibridos LCD/OLED. Um painel OLED pode ser o backlight 1:1 (qual 128 zonas), é pegar no WRGB (White+Red+Green+Blue) e ficar só com os subpixeis White, 1/4 da complexidade e isso permitiria controlo de pretos bastante eficiente.

Engraçado a ultima afirmação, qual era o preço de lançamento da VT60 ou ZT60?
Com a ax800 de 58"a 3800$, não estou a ver a AX900 ser mais barata que as VT/ZT quando foram lançadas.
Estão meramente a vender o peixe deles.

Estes paineis não vão parecer melhores em color reproduction face a outros LCD's (estão presos a usar uma look up table e interpolação 4K para que os teus olhos misturem o detalhe final à distancia óptima de visão e concedas que está ao nível de uma ST60/VT60/ZT60), muito menos serão melhores em motion, especialmente se estiverem a fazer strobing, que nos plasmas era parte da tecnologia (3000 Hertz) aqui, se estão a ser usados vão aumentar as linhas por actualização mas vão ganhar um pouco de motion blur adicional (coisa que nos plasmas nem existe).

Não é uma guerra que possam ganhar.
Porque não fazem uma com essa qualidade mas a 1080p? Os filmes a 4k ainda não existem, e mesmo que existem são muito caros face ao blu ray, que em portugal continua caro, sem ser os mais antigos que se vai encontrando bons negocios.
O que ninguém diz é que todas as 4K são TV's, ou melhor LCD's, para 2K.

Os plasmas tinham color reproduction profissional, e todos os LCD's do mercado estão àquem. A própria Panasonic o disse este ano na CES, o flagship 4K deles do ano passado ficava 20% àquem de DCI 98%. (e se a WT600 ficava 20% àquem, tudo no mercado estava nesse escalão menos as Sony com triluminos e as Sharp quattron), como o planeiam re-implementar nesta televisão? simples.

Look up tables. O scaling de 1920x1080 para 3840x2160 significa que 1x1 passa a 2x2. subitamente tens 4 pixeis e à distancia ideal o expectador só irá recolher um pixel (ecrãs 1080p já são "retina" à distancia óptima) por isso podes interpolar 4 resultados para tirar um. Isto cria a oportunidade de cuspires mais cores perceptidas cá para fora em 2K, do que numa tela LCD 2K.


Todo o fabricante pensou nisso aquando da criação do standard 4K, mas a Panasonic é a primeira a vangloriar-se do quão avançada supostamente está nesse processo, já a WT600 o ano passado era a única a processar sinal 2K sem o violar de alto abaixo (LG e Samsung introduziam sharpen não derrotavel com ringing, e as Sony não tinham bandwidth por isso das duas uma, ou não resolviam 2K decentemente ou ia ter falta de bandwidth, pronto), e isto é o próximo passo para eles.

Em 4K com o grão e nuances adicionais supostamente não precisas de compensação, mas como o formato de video se adivinha mais comprimido que os actuais (porque como disse 4K ultrapassa a nossa acuidade visual) se calhar vão ter de adicionar eles uma espécie de chroma-noise ou logo se vê. Acho que ainda ninguém está a pensar nisso.

Mas agora já sabes porque mostram sempre o 4K com imagens coloridas giganormes. Do sofá a única melhoria real plausivel face às nossas TV's FullHD actuais é mesmo em color reproduction, embora não o seja pixel-a-pixel mas sim de forma aditiva.


Já agora, os plasmas também usavam look up tables, mas era de forma diferente; o plasma grain advém desse processo.
Só 32 zonas nas AX800, isso é muito pouco :( esperava ver pelo menos 128 nas AX800 e 256 ou mais nas AX900. Só para comparação a Vizio vai colocar 384 zonas na serie Reference e 64 na serie P, é uma pena que não vendem por cá.
Olha que uma Vizio a prestar... Coisas mais improváveis já aconteceram, mas não é incrivelmente provável.

128, 256 e 384 são poucas zonas, o que vai fazer ou quebrar estes métodos em grande parte é a engine de processamento/grau de controlo permitido na implementação.

Mas concordo em esperar para ver... para todas elas.
 
Última edição:
Back
Topo