A "qualidade" das TVs em 2014

Mais promessas de OLEDs a preços acessíveis e interessante que também prometem maior lifespan para sub pixeis vermelho e verde, o azul que é o mais preocupante nem mencionam :(
Coming Soon: Affordable Inkjet-Printed OLED UHDTVs


OLED provides the best performance of any display tech available today, with deep blacks, rich colors and a wide viewing angle that LED-lit LCD sets can’t touch. But the complex and inefficient techniques used to manufacture OLED TVs result in low yields, and that means high prices for sets that use the technology.
The current situation with expensive OLEDs is about to change, however. At the recent FlexTech Alliance’s Flexible and Printed Electronics conference, exciting new fabrication techniques were presented that promise to make big-screen OLED HDTVs—and UHDTVs—more affordable. The key developments include new manufacturing equipment, processes and inks. We’ve gleaned details on these from a presentation provided by the FlexTech Alliance and trade publication CE Daily. Read all about ‘em after the break.
A major player in the move to making big-screen OLED TVs affordable is Merck’s EMD Chemicals division. Michele Ricks, a business development manager at Merck, provided HD Guru with a PowerPoint presentation that details how the new displays will be manufactured.

Printing pixels
The current method used to produce big-screen OLED panels is vacuum thermal evaporation (VTE), a cost-effective technique for making small tablet and smartphone screens, but one that’s expensive for big TV screens (due to low yields). That’s why you’ll pay at least $6500 for a 2014 55-inch LG OLED or $9,000 for Samsung’s 55-inch curved screen S9 model.
In 2012, however, Merck and Epson launched a joint venture that resulted in Epson’s inkjet printer technology being used to apply the sub-pixels in OLED displays. Merck, meanwhile, has created new materials that promise longer panel lifespans and higher brightness than OLEDs manufactured using the current VTE method.
Merck claims that the new processes and inks result in lifespans of more than 50,000 hours for red sub-pixels and over 130,000 hours for green—twice as long as what current solutions deliver. The company’s presentation doesn’t mention a lifespan improvement for blue sub-pixels, however.
Yield of dreams
Tokyo Electron (currently being acquired by Flextronics) has developed machine tools to fabricate large OLED panels using the new inkjet printing techniques. The first example has been sold to an undisclosed customer, and, according to Ricks, Tokyo Electron expects for it to be installed in 2015. Ricks anticipates that it may take six months to remove bugs from the process following installation.
Current big-screen OLEDs manufactured using vapor deposition reportedly have yields of under 40 percent, meaning that more than 6 out of every 10 panels produced are tossed out due to defects. Ricks expects that inkjet-printed big-screen OLEDs will have yields similar to sub-10-inch panels: in the 90-95 percent range, though achieving that yield will take some time.
If the information provided by Merck is on target, HD Guru expects that prices for big-screen OLEDs will dip down to the point where the tech can compete with LCD by 2017. We intend to follow this story closely, so check back for additional details.
http://hdguru.com/coming-soon-affordable-inkjet-printed-oled-uhdtvs/
 
Continuo a achar que esses receios de lifespan são mais FUD do que outra coisa. Os LCDs normais -- sobretudo os a LED -- também não têm grande lifespan.

A título de exemplo, estou a trabalhar agora com um "iMac 24'' early 2008" que já tem manchas no ecrã por falha da retroiluminação. E passou a maior parte da vida desligado, imagino como estaria se tivesse sido usado como uma televisão!
 
Tenho um macbook late 2008 e de todos os problemas que tem (Aluminio é um péssimo material para laptops, dobradiças mal amanhadas com cola à boca do respiro de cooling não podem ter sido concebidas por gente sã, vidro à frente do ecrã foi à vida, a bateria inchou, a coluna tem o subwoofer rebentado, etc...) esse não é um deles. Tiveste azar, não generalizes.

Passou a vida util dele ligado 24/7.

Leds comuns para fins de backlight têm tempos de vida uteis previstos nas 60.000 a 80.000 horas, previstos. Desconfio que até devem durar mais, se os LED's não forem puxados ao estatuto de super led (que consiste em forçar que passem mais energia que o regulado, é isso que as lampadas de 3 leds fazem).

Os OLEDs actuais ao lado disso, não há comparação. De resto defeitos existem em todo o lado, isso é defeito e a excepção à regra.
 
Última edição:
Esperemos que andem com isso para a frente.
Com a morte dos plasmas pela Panasonic, só existem duas escolhas para mim. Ou os plasmas da Samsung ou os OLED.

Como não tenho dinheiro para este último e o 1º é um pouco caro também, resta-me aguardar. *cross fingers*
 
Tiveste azar, não generalizes.
Azar não tenho, a máquina é da empresa e só a uso para bater código, não para fazer trabalho gráfico...
Tenho tanto direito a generalizar a minha situação como tens tu da tua. Por exemplo, também tenho um MBP, mas é de 2009 e está impecável. Comprei-o precisamente por ser alumínio e graças a isso já caiu ao chão diversas vezes sem qualquer problema, coisa que certamente não teria corrido da mesma maneira se fosse de plástico.

O ecrã deste não tem manchas mas já tem um ligeiro "banding".

Leds comuns para fins de backlight têm tempos de vida uteis previstos nas 60.000 a 80.000 horas, previstos.

Os OLEDs actuais ao lado disso, não há comparação. De resto defeitos existem em todo o lado, isso é defeito e a excepção à regra.
Como suponho que saibas, LEDs vão perdendo luminosidade com o tempo e o grande problema é que esta perda não é uniforme e varia com cada exemplar. Daí começarem naturalmente a surgir manchas (não uniformidade na retroiluminação), e isto começa a acontecer muito antes das "previstas" 60K horas.
Uma questão que tenho é se os OLEDs num mesmo painel têm este problema, ou envelhecem todos a ritmos semelhantes (um para cada cor, claro) -- nesse caso, em termos úteis, um ecrã de OLED até durará mais do que um LCD a LEDs.

Outra coisa que gostava de saber era onde estão estudos, medições ou standards para essas afirmações de "não há comparação" e "isso é defeito e a excepção à regra." Só vejo é bitaites, achismos ou talvez estudos muito limitados sobre protótipos ou até apenas meras simulações. Isso é muito diferente de uma análise a produtos reais no mercado. De facto, em minha opinião nem os LCD a LED estão a tempo suficiente no mercado para fazer tal análise, quanto mais OLEDs e comparações entre os dois.
 
Última edição:
Azar não tenho, a máquina é da empresa e só a uso para bater código, não para fazer trabalho gráfico...
A empresa teve azar então, porque "passou a maior parte da vida desligado", tuas palavras, não minhas.
Tenho tanto direito a generalizar a minha situação como tens tu da tua. Por exemplo, também tenho um MBP, mas é de 2009 e está impecável. Comprei-o precisamente por ser alumínio e graças a isso já caiu ao chão diversas vezes sem qualquer problema, coisa que certamente não teria corrido da mesma maneira se fosse de plástico.
Estás só a usar um iMac defeituoso como trampolim para generalizar que ecrãs retroiluminados LED não têm um tempo de vida útil normal "decente" e não só insisto que não é a mesma coisa (que o que disse) como insisto que (tempos de vida reduzidos com "manchas") não correspondem à realidade.
Como suponho que saibas, LEDs vão perdendo luminosidade com o tempo e o grande problema é que esta perda não é uniforme e varia com cada exemplar. Daí começarem naturalmente a surgir manchas (não uniformidade na retroiluminação), e isto começa a acontecer muito antes das "previstas" 60K horas.
Uma questão que tenho é se os OLEDs num mesmo painel têm este problema, ou envelhecem todos a ritmos semelhantes (um para cada cor, claro) -- nesse caso, em termos úteis, um ecrã de OLED até durará mais do que um LCD a LEDs.
Sabes como se calculam os tempos de vida úteis, aliás, indo dar a volta completa ao coreto... Prazos de validade?

Prazos de validade são calculados com base em, pegas em 100 iogurtes, metes os gajos isolados e a serem monitorizados, quando um se estragar a tua data de validade está aí. Ou seja, quando o prazo acaba 99% dos produtos estão bons, mas um deixou de estar.

Com equipamentos com componente luminosa a estatistica é feita de forma ligeiramente diferente, como referes há degradação. Especificamente, 60.000/80.000 horas para um LCD são "half-life" ou seja, meia vida - o ponto em que a televisão atinge metade da luminosidade máxima original (e assumindo que foi usada no setting médio ao longo da sua vida), noutra nota estes calculos nunca são lineares, por isso em algo "novo" são também experimentais. Nos LCD's no entanto estão longe de serem experimentais.

Muitos destes LCD's têm light peak assombroso por isso daqui a 60.000 horas a ser uniforme continua a ser suficiente demais (mas nessa altura vais queimar a TV mais rápido porque estás inevitavelmente a passar mais energia por eles a metê-los em settings máximos para forçar a luminosidade média). A degradação no entanto continua a ser uma média "supostamente" calculada para baixo, (ie: monitorizaste vários, e não vais meter o melhor resultado, ou a mediana, vais ter em conta o pior) por isso ecrãs ultrapassarem o tempo de vida útil em, condições não é suposto ser uma raridade. O que são as figures cuspidas cá para fora ou não por cada fabricante é cedo demais para dizer, mas 60-80.000 horas para um LCD LED é o normal, e é além-modelo, como referi lá em cima, isto não é um valor experimental.

E tudo o que se lixa antes, por causas naturais... Não era suposto, tinha todas as condições para ultrapassar ligeiramente. Melhor só se tivessem usado a metodologia dos iogurtes, mas um produto electrónico não dá ou quando chegar ao mercado está 10 anos atrasado.

É suposto no entanto a atenuação ser muito consistente entre todos os leds, não são led's da loja de esquina, têm todos eles tempos de vida supostamente similares, e algo que saia dessa realidade é defeito, diferenças de atenuação graves só deveriam suceder lá para a meia vida, se aplicáveis.

Podemos usar os OLED's para ilustrar algo... É que os LED's azuis estão a ter tão pouco como 14.000 horas de vida e isso cria uma janela de oportunidade comparativamente curta para observar o que é meia vida. E meia vida é... Azul a meia luminosidade às 14.000 horas, não é oscilações brutais LED a LED. E no entanto tens um ecrã cheio deles.

Não devias estar a ter problemas tão cedo, daí o meu problema com a tua generalização. O meu exemplo (e "generalização"), bom, é diferente, eu tive problemas que muita gente na minha àrea tem, dependendo de como pegues num macbook ele até pode empenar sob o seu próprio peso. especialmente ao pé da porta de rede, por o bezel ser muito pequeno, de repente. Mas não vamos desenvolver este tópico.

Este laptop passou grande parte da sua vida útil como roadwarrior, e é o pior laptop para isso que tive, porque estaria novo se não fosse assemblado como foi. As colas especialmente (o aluminio não gosto dele mas não é defeito é feitio)
Outra coisa que gostava de saber era onde estão estudos, medições ou standards para essas afirmações de "não há comparação" e "isso é defeito e a excepção à regra." Só vejo é bitaites, achismos ou talvez estudos muito limitados sobre protótipos ou até apenas meras simulações. Isso é muito diferente de uma análise a produtos reais no mercado. De facto, em minha opinião nem os LCD a LED estão a tempo suficiente no mercado para fazer tal análise, quanto mais OLEDs e comparações entre os dois.
Acho que o facto de eu não ter estudos para te mostrar em como isso é vulgar (ou não) prova que realmente não deve ser, aliás, não é.

Sabes onde é o sitio melhor para observar tempos de vida útil para equipamento no mercado? Segmento profissional de alguma marca, é que por muito que desconfies que os tipos te estão a aldrabar, não vão aldrabar um aeroporto que comissionou os ecrãs deles a contar durarem 10 anos e... não duraram - é que aí é o fim da macaca.

É por isso que a joint venture Sony/Panasonic desmoronou, o problema do tempo de vida útil não foi resolvido, e estas duas empresas pretendiam inundar o mercado profissional antes de deixar o consumidor sequer cheirar a tecnologia. Tal não é o caso da LG e Samsung.

O que te estou a dizer é que, o tempo de vida útil dos OLED's "produzidos em massa" hoje é suficientemente curto para realmente não ser comparável a nada.


Considero este post que acabei de fazer algo irónico, é que eu normalmente seria das últimas pessoas à face da terra a defender a tecnologia LCD.
 
Última edição:
Não duvido que as ofertas mais viáveis a curto prazo venham dos tão "odiados" LG ou Samsung pois afinal de contas serem os únicos a produzi-los deverá trazer alguma vantagem também, agora se só daqui a um ano veremos OLED "mais baratos" (provavelmente a metade dos 5000€ actuais) então só lá para 2016/17 com sorte é que se deverá ver algo a um preço decente à volta dos 1000€.
 
O yield rate de 70% deles, referido no artigo, trás pixeis defeituosos a pontapé só pode.

Se até nos samples de análises calham 2 sub pixeis desligados numa matriz 1080p... O meu pensamento foi, quantas vezes teria de ir à loja trocar de set? Já não é muito frequente achar análises onde as TV's têm pixeis mortos.

A LG e a Samsung recusam-se a falar do tempo de vida útil destes ecrãs em horas, mais do que tudo o resto é esse o meu problema com a tecnologia e com as empresas neste momento. A solução da LG, no entanto, o WRGB, com um subpixel dedicado para branco, deverá dar algum descanso aos led's azuis (os com menor tempo de vida) e como tal é simplesmente superior. Mas superior que seja não é suficientemente bom se 30.00 horas que sejam são um pipe dream.

Eu continuo a meter o meu dinheiro na Panasonic ou nos parceiros que a Sony arranjar a seguir ao fim da parceria que mantinha com a primeira. É que ambas têm uma presença muito forte no segmento profissional, e para esse segmento a tecnologia não está mesmo pronta, não podem enfiar barretes a esses clientes.
 
Última edição:
[h=1]CEA Release Educational Video to Boost 4K Ultra HD TV Sales[/h]In an effort to boost sales of 4K Ultra HD TVs, the Consumer Electronics Association (CEA) has teamed up with DEG (The Digital Entertainment Group) to produce an ‘educational video’ aimed at retailers to help them better educate their customers.

As for the CEA’s educational video espousing just what 4K is all about, those interested will be able to see it in all of its Ultra HD glory at participating retail stores during CE Demo Days, a campaign that runs from the 2nd to the 4th of May. For those who wish to download the video themselves, they can do so at the following link. For the convenience of readers, we’ve uploaded the video on YouTube here:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=PUcs_tjnDj0

Interestingly, the phrase “Ultra HD 4K” was mentioned and displayed at least twice in the promotional video, even though the CEA had previously endorsed “Ultra HD” as the official term for the next-generation ultra high-resolution standard.
http://www.hdtvtest.co.uk/news/cea-4k-201404303754.htm

Basicamente é o que já se previa, vão começar a publicitar o 4K como a ultima maravilha para aumentar as vendas.

Uma coisa que eles referem e acho que toda gente já se apercebeu é que algumas das melhores tecnologias ficaram reservadas aos paineis 4K, quase todas as TVs Flagship FullHD deste ano desapontam, ou é mais do mesmo ou pioraram. Há sets mid-range FullHD bons, mas o nivel Flagship FullHD parece que foi sabotado para "forçar" as pessoas a fazerem o upgrade para 4k.
 
estavas há espera de quê??? isto é tudo markting mais nada, apresentam a novidade, mas depois para ter saida teem de enganar de certo modo os clientes, quando a tecnologia apesar de inovadora e implementada a curto prazo não vai ter pouco ou quase nenhum aproveitamento por falta de outros despositivos envolventes para que isso seja possivel...

o 4K é basicamente isso, ainda agora está n fase inicial, e pouca coisa teem interacção com esta tecnologia e o que existe é carissimo como é normal, depois ainda veem a utilidade para esmagadora maioria que compra tv...

as tv's cada vez estão mais evoluidas, cheias de extras, mas por mais coisas que tragam, a maioria das pessoas, ainda usa a tv só mesmo para essa finalidade "TV"...
 
True... A "última maravilha" felizmente tenho uma em casa :) enquanto se aguarda pela maturidade da próxima maravilha e a preços aceitáveis (OLED), essa história do 4K não é mais do que para enganar alguns.
 
Não é para enganar ninguém. Como eu estou farto de dizer, o propósito de um fabricante de televisões (ou qualquer outro) é vender aparelhos, não é fazer produtos melhores.

Gerou-se uma ideia, também devido ao marketing, que todos os produtos são automaticamente melhores que os seus antecessores, coisa que praticamente só é verdade em circuitos integrados.

Os consumidores têm de averiguar e comprar o que é melhor para si, não comprar algo apenas porque é mais recente. Claro que para a maior parte das pessoas isto dá muito trabalho.
 
Hoje na worten o oled da lg está a 3500€ há uns meses estava a 10000€ está a cair a pique.

isto é como tudo, é novidade custa x, eles apostam em compra n unidades para vender, e depois sugeitam-se a situação, de desatualização o que para depois se livrarem delas tenham de baixar o preço, o que neste caso é abismal face ao custo inicial...
 
Este ano esta uma vergonha, estou a pensar em comprar uma TV nova e não tenho escolha. quero comprar 55'' mas a unica que vejo é a 55F6500 (2013), ou então vou para a 50w828, mas tendo projetado comprar 55'' este ano os 50'' vão ficar curtos de certeza.
 
um preview das panasonic AX800
...
Performance
Panasonic conducted a demonstration showing how the AX800 can reproduce deep dark detail by comparing it side-by-side to last year’s top rated ZT60 plasma and last year’s UHD WT600 LED LCD. Turning all the lights off, the AX800 could reproduce a dark scene with fine detail equal to the plasma, while last year’s 4K model was mostly black. The lack of dark detail has been an issue since the first LCDs and we are pleased panel improvements appeared to have finally licked the problem bringing this important performance criterion in-line with the best plasma TVs.
Panasonic also compared the wider color reproduction of its new panel, which they claim can reproduce 98% of the Digital Cinema Color (DCI) gamut. Again, Panasonic choose head to head comparison with last year’s UHD TC-L65WT600 and ZT60 plasma. Well saturated reds were comparable to the ZT60 plasma during in the demo and far exceeding the crimson capabilty of the WT600′s LCD panel.
While like other LED LCDs the AX800 displayed some clouding (lighter areas) on letterboxed bars. There is a function that kills the LED edge lights at the top and bottom, making the clouds in those areas disappear.
...
http://hdguru.com/hands-on-panasonics-tc-l65ax800-4k-ultra-hdtv/

para primeiras impressões parecem-me positivas, apesar dos defeitos tipicos da tecnologia lcd. Pena o preço e não haver oferta para a gama FullHD.
 
Abaixo de 1000€ até teriam a minha atenção agora duvido é que vá esperar tanto tempo até isso acontecer.

Mas faz-me "alguma confusão" ver tecnologia LED embora melhorada num ou noutro ponto (e não me refiro aos 4k) a sair no mercado nesta altura do campeonato com PVP de 3000€, se é para fazer um rombo na conta bancária atirava-me antes para o OLED LG de primeira geração ou para a ZT60 que pelos vistos sempre fizeram mais algumas (mais valia terem metido mais ST60/GT60 no mercado mas pronto).
 
Este ano esta uma vergonha, estou a pensar em comprar uma TV nova e não tenho escolha. quero comprar 55'' mas a unica que vejo é a 55F6500 (2013), ou então vou para a 50w828, mas tendo projetado comprar 55'' este ano os 50'' vão ficar curtos de certeza.

Parece-me que o sucesso do modelo 50w828/9 deve ter levado a Sony a lançar um modelo de 55` que irá sair muito brevemente.
 
Back
Topo