[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Vou necessitar de comprar outra TV brevemente, para casa dos meus pais. Nessa não pretendo gastar muito, até porque não sei durante quantos anos irá ainda ser utilizada.

Será que a compra de um Plasma usado seria uma boa poção? Valerá a pena comprar um Plasma FHD dos últimos em bom estado (Fabricado entre 2011 a 2014)? Ou será jogar dinheiro fora?

Uma vez que muitos dos últimos plasmas ainda conseguem ter uma qualidade de imagem superior às gamas mais baixas dos LCD, poderia ser uma opção se estiver em perfeitas condições e o preço for uma pequena fração do que custa uma TV LED de entrada de gama com as mesmas polegadas.

Que marcas e modelos seriam os mais recomendados?
Plasma recomendo Panasonic. Um da gama 60 seria o ideal.
Tens que contar com os gastos energéticos que um plasma acarreta .
Que são irrisórios face a um LCD... E olha que o meu "velhinho" 46g20 passa cerca de 10h/dia ligado...
 
quanto gasta o teu plasma 46g20 por hora?
o meu ex plasma viera de 42 gastava 480.
logo em 3 horas gastava o mesmo que um aquecedor :/
 
Vou necessitar de comprar outra TV brevemente, para casa dos meus pais. Nessa não pretendo gastar muito, até porque não sei durante quantos anos irá ainda ser utilizada.

Será que a compra de um Plasma usado seria uma boa poção? Valerá a pena comprar um Plasma FHD dos últimos em bom estado (Fabricado entre 2011 a 2014)? Ou será jogar dinheiro fora?

Uma vez que muitos dos últimos plasmas ainda conseguem ter uma qualidade de imagem superior às gamas mais baixas dos LCD, poderia ser uma opção se estiver em perfeitas condições e o preço for uma pequena fração do que custa uma TV LED de entrada de gama com as mesmas polegadas.

Que marcas e modelos seriam os mais recomendados?
Aqui há tempos estive na mesma situação que tu. Se encontrares uma ST60 barata, vai-te a ela!
 
/ironic mode on

Deve ser então por isso que quando chega o Verão é só malta a vender plasmas no OLX.. :-D

/ironic mode off

@luissm3

Depende do orçamento, fonte a usar (para SD via TDT/RF nem recomendava maior que 32'' mas ter 32'' hoje dia numa sala é curto), e tamanho pretendido, comprar plasma usado por mais que seja adepto da tecnologia e não tenha duvidas que a serie xx60 seja superior a muitos modelos LED de 2016 mas eu se calhar nesta altura já não arriscava comprar um plasma usado hoje, já novo perdido numa loja qualquer com garantia de 2 anos a um preço simpático, uma 42ST60 por 400/500€ por exemplo e nem pensava 2x. :D
 
Última edição:
Ainda há uns meses andou aqui uma nos classificados a 300 ou 350€, estado como nova. Ainda mandei PM mas já não fui a tempo. :(
 
Bom, pelas vossas indicações a Panasonic poderá ser uma boa opção. Julgo que foi a herdeira da tecnologia KURO da Pioneer a partir Março de 2010 e a maior parte dos Viera utilizavam painéis com a tecnologia Kuro. Entretanto a Panasonic deixou de produzir em Dezembro de 2013. Quer então dizer que a serie ST60 foi a última? Vocês percebem mesmo disto :) boa dica.


O valor que pretendia gastar por um equipamento destes usado não pode ultrapassar os 200€, mas estiver mesmo muito novo e topo de gama (TX-P60ZT65B :)) mais uns 100€, mas não mais do que isso. Estamos a falar de usado, sem rede (garantia) e sem lhe conhecermos a utilização. Sei que em algumas marcas é possível saber as horas de uso, e isso seria um bom indicador.


No OLX, procurando por Plasma, praticamente só aparecem Samsung e LG na minha área de influência, sendo que muitos são apenas HD e muita coisa avariada. Encontrei um Panasonic, mas o TX-P42G20ES, de 2010 bastante mais antigo com 9379:30H e On/Off 6176. Julgo que este modelo ainda não vinha com a tecnologia Kuro.

bseixas
Claro que um ST60 numa loja com garantia de 2 anos, o preço de 400/500€, apesar de ser uma tecnologia abandonada tb acho que seria uma boa opção mas isso julgo que não existe.


Em relação a LG ou Samsung há alguma coisa que se aproveite?


Já agora, deixo um artigo para o nuno2k ler, do que tenho encontrado nas minhas buscas.


Mito 2-LCDgasta menos energia que plasma.

Isso, verdadeiramente, é um mito. Atualmente, pode-se dizer que o consumo da TV de plasma e da TVLCDsão equivalentes. A medição atual dá uma diferença maior para plasma porque ela é feita através da exibição estática de faixas coloridas. Porém, se medirmos o consumo de energia em uma situação normal, por exemplo, assistindo a uma novela, futebol ou filme, o consumo de energia de plasma e deLCDsão praticamente equivalentes. Isso porque em cenas mais escuras o plasma apaga ospixels, economizando energia - enquanto o consumo deLCDpermanece estável, já que essa tecnologia mantém a iluminação traseira sempre ligada. Concluindo, em condições normais de utilização, as duas tecnologias têm consumo de energia equivalente. Em números: consumo plasma = 0,216 kw/hora por polegada quadrada; consumoLCD= 0,228 kw/hora por polegada quadrada. (Fonte: APC -American Power Conversion).



http://forum.clubedohardware.com.br/topic/837078-tv-plasma-mitos-verdades-e-explicações-sobre-esta-tecnologia-de-televisores/?page=1
 
Última edição:
@luissm3

Infelizmente não existe para nós consumidores nem para a Panasonic que dificilmente voltará a ter uma posição de liderança/referência no que diz respeito a qualidade de imagem no mercado, quanto a LG/Samsung se estás a falar de plasmas eu só perderia tempo com o Samsung F8500, que não deve ser fácil arranjar e muito menos barato.

No teu lugar sinceramente querendo gastar pouco e para uma utilização menos exigente, pegava em 300€ e comprava algo tipo a Samsung 40J5100 (ou um LG de 43'' que andam pelos mesmos valores sendo painel IPS com o que isso tem de bom/mau), marcas como a Sharp e Hisense despertam-me curiosidade em LED e do que tenho visto não me parece mal mas fica dificil recomendar um modelo em concreto sem maior contacto com a oferta deles.

Plasma usado, em bom estado e barato será difícil e sempre um risco grande que se corre ainda para mais sendo para familiares (se ainda fosse para ti), imagina que compras algo por 300€ e ao fim de 3 meses avaria...
 
Concordo! Encontrar um bom plasma em excelentes condições é raríssimo, daí ter dito que só por uma vez vi uma ST60 nos classificados e a bom preço e desapareceu logo.
A melhor opção será mesmo uma LCD LED, dentro dessa gama de valores, que seja minimamente competente. Nada como veres ao vivo e escolheres aquela que te agradar mais. :)
 
os LED Vizio(que infelizmente nao estao disponiveis me muitos lados), teem oferecido excelente qualidade pelos precos pedidos. uma marca a crescer sem duvidas. Nao fossem as prioridades que tenho de momento, comprava uma Vizio da gama M(2016) ou mesmo P a bom preco.
 
eu acho que fui explicito a dizer que infelizmente nao vendem em todo o lado. Apenas mencionei isso porque reparei num suer que mencionou a Hisense, marca que ainda nao vale grande coisa, tal como a Vizio a uns anos atras.
 
Última edição:
@bseixas

@Pheux

Vocês realmente tem razão, nestes equipamentos é difícil encontrar algo usado que justifique o preço que pedem. E sendo para familiares, maior é o risco.

Pensando bem eu irei necessitar de comprar 3 TV’s. A da sala terá menor utilização mas com maior exigência ao nível de qualidade de imagem.

Em relação a esta vou aguardar para ver se acontece uma de duas situações, ou as OLED baixam de tal forma que se justifique a compra, ou a minha vontade de as comprar passa :)

A segunda é a tal para casa dos meus pais.

A terceira será para substituir a da cozinha que tb é uma Philips ainda CRT colocada em suporte de parede. Neste caso estou limitado a 32”, mas é condição essencial ter internet via wireless, para poder aceder ao streaming da Bloomberg TV. Nesta situação que modelos escolheriam? A utilização é essencialmente noticiários TDT ou a Bloomberg TV. O ambiente tem sempre iluminação, mas sem luz direta. Aqui não terei problemas com os pretos.

Como a Philips da cozinha tem dado conta do recado com muito boa imagem em TDT até ao momento, não tenho pressa. Poderia comprar já a TV para a cozinha e utiliza-la na sala enquanto aguardo melhores preços para as OLED. Afinal parece que cada vez mais marcas estão a apostar nesta tecnologia. Este ano as marcas alemãs Loewe e Metz lançam novos modelos OLED. Julgo que o público-alvo dos plasmas será sempre um mercado muito apetecível para quem produzir OLED.
 
@luissm3

Como disse antes nessas circunstâncias gastaria o menos possível, provavelmente uma Samsung 40J5100 para a casa dos teus pais e talvez a J5100 de 32'' para a cozinha (ou uma LG se os angulos do ecrã IPS te derem jeito), mas isso agora tu é que sabes qual o orçamento, uso a dar e polegadas.

Menos de 40'' numa TV de sala acho curto e 32'' na cozinha talvez seja grande mas depende da sala/cozinha e cada caso é um caso. ;)
 
Back
Topo