1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A que linguagem me dedico??

Discussão em 'Web Development' iniciada por LuisPitbull, 10 de Julho de 2007. (Respostas: 48; Visualizações: 9087)

1. LuisPitbull

LuisPitbull Power Member

Boas a todos!!

Estou já a algum tempo no mundo da programação mas nunca nada a sério e decidi-me dedicar a 100% a uma linguagem de programação dedicada a construir aplicações web.

Assim, venho perguntar a todos os utilizadores, experts, programadores e gurus qual na vossa opinião a linguagem a que me devo realmente dedicar a 100% as minhas pesquisas e leiturar?

Gostaria que me dessem motivos e/ou exemplos do porque da escolha dessa linguagem.

Neste momento a que mais me atrai é o PHP pela facilidade de encontrar servidores gratuitos para testes e por já ter elaborado algumas aplicações nessa linguagem...

Obrigado a todos!!

2. MadOnion

MadOnion Folding Member

Tens que instalar o servidor APACHE, MYSQL, PHP para poderes testar o teu código, para isso existem pacotes com todas as ferramentas necessárias:
    • LINUX - LAMP
    • WINDOWS - WAMP
    • MAC - MAMP

Podes ver aqui -> Link
    Subforum respectivo -> Web Development

Podes em detrimento, começar com um misto de HTML + JAVASCRIPT + CSS(para os estilos), só que vais precisar sempre de PHP, pois fica melhor para fazer as bases de dados, autenticação de dados, etc etc.

3. LuisPitbull

LuisPitbull Power Member

Mad, obrigado pelo teu post mas o que eu estava a perguntar mesmo éra se acham melhor dedicar-me a outra linguagem senão o PHP.

4. Ignoto_Deo

Ignoto_Deo Power Member

C# com mySql é o futuro

5. napalm

napalm Power Member

Depende muito do que fores fazer.
    C, C++, D - programação 3D, algoritmos, drivers, em resumo "coisas que tem de correr mesmo rápido"
    Scheme/Lisp - Inteligência Artificial
    Java, C# - menos eficientes que as anteriores mas mais alto-nível, o que se reflecte na quantidade e qualidade das bibliotecas. Bastante populares em meios empresariais ou que envolvam grandes grupos de trabalho.
    Python/PHP/Perl/Ruby - Ainda menos eficientes mas mais alto nível (variáveis não tipificadas). Ideais para alguns trabalhos simples e para ambientes onde a eficiência é um factor menos importante como a Web. Abro uma excepção para o Perl e para o Python que têm bibliotecas vastissimas e podem ser usados para produzir aplicações de maior dimensão.
    SQL - é a linguagem standard das bases de dados, apesar de haver ORM's para várias linguagens que te evitam andar a escrever SQL. Acho que é indispensável a qualquer programador saber trabalhar com SQL. Escolher uma base de dados é outro assunto.

6. LuisPitbull

LuisPitbull Power Member

A minha itenção é a criação de aplicativos web. Programas de gestão com a implementação de base de dados MySQL ou SQL.
    Por isso me dediquei inicialmente ao PHP.

O que posso usar sem ser o PHP? Ou melhor, aconselham outra linguagem? O pode ser alguma alternativa o ASP.NET ou o ColdFusion, ou não vale a pena começar do zero visto ja ter bastantes bases de PHP?

7. napalm

napalm Power Member

PHP já foi um projecto com futuro mas agora que vejo melhor, reparo que é uma linguagem colada com cuspo, sem principio meio e fim e com falhas imperdoáveis (namespaces anyone?)
    A minha sugestão vai para Python, mais concretamente para o Django que é uma framework web escrita em Python. Tem atenção é se o teu webhost suporta scripts python.

8. LuisPitbull

LuisPitbull Power Member

O Python parece-me interessante mas não será uma linguagem complexa de começar do zero?
    Por onde devo começar?

9. alfinete

alfinete Power Member

para design e visual html, css, asp

para funcionamento vb ou c#

para bd mysl ou sqlserver

a escolha é tua , ve as varias para veres com qual te das melhor

eu utilizo html, asp e css , vb e sqlserver

e dou-me bem

10. slack_guy

slack_guy Power Member

O meu conselho: escolhe a que quiseres de acordo com o tipo de projectos com que te vais confrontar (isto é: se vais programar para a web, o C pode não ser a mais indicada). Aprende tudo o que houver sobre essa linguagem. Quando 'sentires' que não tens mais nada a aprender, dedica-te a outra. Há quem opte por aprender um 'bocadinho' de cada, mas acaba por não dominar uma linguagem de programação - 'dá uns toques' em várias mas nada de profundo.

O ideal é teres uma linguagem há qual dedicas a maior parte do teu tempo e aprenderes outras que um dia poderão fazer-te falta.

Hoje em dia, as linguagens de programação têm comunidades mais ou menos activas. Integrar essas comunidades também faz parte da aprendizagem e do domínio da linguagem.

11. CoolMaster

CoolMaster Power Member

C is the way!! Dá um background muito grande a nivel do sistema e tem coisas muito avançadas. Claro que não aprendes logo tudo de uma só vez. Tem coisas mais complexas como pointers por exemplo, o que é excelente. Custa a entrar mas depois é de uma utilidade incrivel, da-te background maior em debugging e a preocupares-te com gestão de recursos.

Sinceramente C!
    Se não quiseres começar já já com C, para compiladas é mesmo Pascal a aconselhada para aprenderes e interpretadas apostava no Python.

Na minha experiência comecei mais a serio a fazer TCL scripts para o eggdrop e alguns PHP em 2000. Mas durante esse ano e mais concretamente em 2001 virei-me para o C e é até hoje a minha linguagem de eleição, se não tivesse dedicado tanto tempo a ela se calhar hoje seria um programador diferente, talvez pior.

12. alph

alph Power Member

PHP, ou frameworks.

Ruby On Rails - que se fala tanto no mundo técnico como empresarial.

Ou uma qualquer framework de Python (tenho andado a aprender Pylons, mas existem mais). E pelo contrário do que pensas, Python é a linguagem perfeita para começar do zero. Podes começar por aqui.

No final, não é a linguagem que interessa mas o que fazes com ela. E frameworks deixam-te chegar lá mais rápido.

Ao menos lê o primeiro post antes de começares a desbobinar. Descansa que não foste o primeiro. Web!

Última edição: 11 de Julho de 2007
  13. CoolMaster

CoolMaster Power Member

E quem disse que não se pode usar C em webdev, cgi anyone? :007:
    Seja como for claro que não aconselho a se desenvolver coisas para a web em C. No entanto aconselho a programarem primeiro aplicações "normais", se querem aprender a programar é a melhor situação. Mas isso é a minha opinião.

14. Depende dos teus objectivos..

Neste momento em Portugal a minha escolha seria ou ASP.NET ou PHP.

Se pretenderes um emprego com um vencimento razoável ou queres mais ter mais opções em termos de mercado: C# e ASP.NET

Se pretendes desenvolver uma actividade (criação de websites) a solo: Escolhe um CMS que utilize PHP, de preferência algo como o Drupal e aprende a costumizá-lo e a criar módulos.

Depois como já disseram existem várias outras alternativas, mas se queres construir aplicações web e não websites, é importante que percebas conceitos de programação orientada a objectos, seja em qual for a tua escolha, e que analises bem as várias opções, vantagens e desvantagens em cada uma dela.

Se queres criar aplicações web acho que alojamento gratuito não deve ser um factor decisivo na escolha de uma linguagem. Se for para sites o baixo preço de PHP+MySQL já é um factor a ter em conta.

Um abraço

15. jatbas

jatbas Power Member

Escolhes duas linguagens, uma mais orientada para web e outra dita "normal" e investe em aprender que uma quer outra e, quando digo aprender não é certamente dominar a 100% a linguagem mas sim a entender o seu conceito e não teres muitas dificuldades em realizar na mesma. Desta maneira depois de despertares para a programação, vais ver que num curto espaço de tempo consegues trabalhar com praticamente todas as linguagens que tenhas à disposição.

O que importa é entender a filosofia de cada linguagem, o que podes fazer e o que deves evitar, a partir daí, quando tiveres necessidade de, investes na aprendizagem da mesma. É um erro estar-se agarrado seja ao que for num mundo tão evolutivo como a informática, ontem estavas em C, hoje em php e amanha a trabalhar em flex.

16. alm3id4

alm3id4 Power Member

boas, eu já estive a ler alguns tópicos sobre o assunto e estou indeciso sobre o que escolher.
    Estou no 11º ano, e como estou a planear seguir Eng.ª Informática gostava de começar agora a programar, ou pelo menos ter umas noções básicas de programação.

Pelo que vi o que é mais aconselhado para beginners é o C, pascal e phython. Mas também vi umas coisas boas sobre o Visual Basic. Qual acham melhor?

17. lothar_m

lothar_m Power Member

Acho que mais importante que escolher a linguagem A ou B é aprender a desenvolver algoritmos.

a linguagem é apenas uma ferramenta. é no algoritmo que está a ciencia.

18. Sumerset

Sumerset Power Member

Português.

Dedica-te é a aprender os algoritmos e formas de pensar... Qualquer um programa mas nem todos pensam e estruturam as soluções dos problemas.

19. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Pena não haver aqui um smile de bater palmas, sendo assim tem que ser este: :beerchug:

Partilhar esta Página