A que linguagem me dedico??

obrigado pelas respostas.

Agora desculpem mais uma pergunta de newbie, mas como é que voçês fazem/fizeram isso (aprender a desenvolver algoritmos), livros, aulas?


Acham bem começar a fazer isso e ir aprendendo alguma coisa de uma linguagem qualquer? (ex: C ou visual basic)


ps: encontrei uns livros cá em casa, um é de c#, outro tem várias linguagens web (java, php, asp, etc...) e o outro é de visual basic 6.
 
Última edição:
Eu programo já desde muito pequeno. Conheço já alguns problemas, mas existem problemas engraçados que ainda não conhecia e dão que pensar. No meu caso o que me focou mais em algoritmos foram 3 cadeiras de algoritmos e estruturação de codigo da faculdade, especialmente uma que era mesmo apenas e só algoritmos.

Começa por isto, pensa num algoritmo de como colocar livros dentro de uma mochila.
 
Eu programo já desde muito pequeno. Conheço já alguns problemas, mas existem problemas engraçados que ainda não conhecia e dão que pensar. No meu caso o que me focou mais em algoritmos foram 3 cadeiras de algoritmos e estruturação de codigo da faculdade, especialmente uma que era mesmo apenas e só algoritmos.

Começa por isto, pensa num algoritmo de como colocar livros dentro de uma mochila.


estás a dizer para pensar em qualquer coisa tipo isto?:

Quais os procedimentos para abrir uma porta:
- Deslocar-se até à porta
- Verificar se a porta já está aberta
- Verificar se é necessário destrancar a porta
- Abrir a porta
- Confirmar se a porta foi aberta

ou devo imaginar várias hipóteses para a capacidade da mochila e do peso dos livros, etc?

se pudesses dar um exemplo e depois dizer outro problema era óptimo! Obrigado
 
Última edição:
obrigado pelas respostas.

Agora desculpem mais uma pergunta de newbie, mas como é que voçês fazem/fizeram isso (aprender a desenvolver algoritmos), livros, aulas?
Antes demais tens de aprender que ferramentas tens ao teu dispor para resolveres os teus "problemas". É como na vida real, queres levar agua do ponto A para o B, no mundo real já sabes o que usar, um balde, um copo, etc. Vais ter que aprender que "ferramentas/suporte" tens no mundo da programação.

Basicamente todas as linguagens fornecem os mesmos tipos de dados. A partir dos mesmos podes criar depois os teus mais complexos, entras na área das estruturas de dados.
Acho que é por aqui que deverás começar, saberes antes com o que podes contar. Como são representados os dados numa linguagem de programação.

Quanto a que com que linguagem começar :rolleyes:... não te consigo dizer. Qualquer uma será boa, desde que a aprendas desde o inicio. No entanto, baseado no que queres tens que ter noção que há linguagens mais parecidas entre si do que outras.
 
Não? no teu outro post disseste algumas coisas que eu devia saber para começar, não achas que aprender algumas coisas de algoritmia iria ajudar?
Não. Acho que primeiro tens de saber o que tens ao teu dispor e o que podes fazer com isso. Se não conheces nada de programação é por onde deves começar. Conhecer o que há.

Depois podes começar a pensar o que fazer com o que há. Basicamente ias aprender como fazer uma casa sem saber o que era cimento, areia, ferro, madeira... ;)
 
LOL

O futuro? =)

(C#)Microsft com (MySQL)Oracle(SUN) ...nao me parece.. Quem o faz nao é bom no que faz.

antes fosse: C#/.Net/Asp/C++ com SQL Server ou Java/PHP com MySQL ok, estou de acordo
 
Confesso que acho piada que pouca gente diga Javascript.

Sois todos altamente com as voces linguagens de servidor. Mas sem javascript, as vossas aplicações são uma seca =)
Para alem que quem so sabe PHP, so trabalham em empresas que usam PHP
Quem trabalha com C#, ASP idem...

Mas quem faz javascript trabalha nessas empresas todas ^^ e não pensem que javascript somente serve para animaçoes bonitas e coisas... ;)

(Pago uma cerveja a quem disse que antes de escolher uma linguagem é preciso aprender algoritmia!)
 
Eu aconselhava-te a aprender Alemão e ir para a Alemanhã, em PT está complicado para toda e qualquer linguagem.
Anyway, a linguagem de onde se espera uma maior procura a médio prazo é python (digamos que está na moda).

O importante no meio disto tudo é teres boas noções de algoritmia e o google à mão, depois programas em qualquer linguagem com o mínimo de estudo.

Quanto ao Ajax, é algo que hoje em dia se faz com duas pernas ás costas e uma mão no bolso. Desde que se comece a pensar no mesmo desde o inicio do projecto. jQuerys e afins facilitaram MUITO as coisas.
 
Em rigor é Javascript / XML

já que estamos numa de correcções....

Javascript / XML(HttpRequest) não é necessário XML por sí...


Em rigor vocês os 2 estão errados.


Ajax é a combinação de Javascript, com DOM (e aqui entra o XML) e com pedidos HTTP a um servidor (e aqui entra o objecto HttpRequest) geralmente assíncronos (mas também podem ser síncronos é questão de configurar os atributos do objecto HttpRequest).


A API DOM é muito dificilmente não é utilizada, por isso o XML não pode ser excluído. A própria pagina XHTML é uma aplicação XML que acedida/modificada com DOM. O getElementByID que voces muito usam é um, dos muitos, métodos da API DOM.



----------------------

Quanto ao autor do post, para aprender eu recomendo-lhe que comece com java ou C#. E no inicio que comece com exercícios que estimulam a programação procedimental e os algoritmos. Numa segunda fase é que deve avançar para a programação orientada a objectos, e finalmente numa terceira fase é que deve avançar para o aspecto visual. Aplicações de consola são do melhor para se aprender.

E nunca esquecer de visitar esta thread
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=181467
 
Última edição:
Estão a dar-te boas dicas para começar.

Mas falando, que aprendeu tudo sozinho a nivel de programação de sites, sugiro o seguinte.

Primariamente, tem uma ideia do funcionamento da programação em HTML, apesar de ser velhinha, digam o que disserem todos os sites e tem um toque em HTML. Apos teres uma ideia de como é HTML, vai ser mais facil entender as outras linguagens, pelo o menos numa fase inicial e basica, salvo seja.

Depois, com o conhecimento que vais tendo, vais quase automaticamente vir a necessidade de aprender javascript.

E visto que vais ter limitações nestas duas linguagens, vais quer aprender e entender linguagens mais avançadas. Nesse campo sugiro o PHP, é praticamente a linguagem mais utilizada e a que dá para fazer "quase tudo" na web, salvo seja.

Depois, podes aprender as outras linguagens já faladas, tudo dependera das necessidades que tiveres.

Na minha opnião pessoal, saber HTML, PHP, Javascript e CSS (para o layout da pagina) são as principais. Ainda mais, porque são as linguagens que mais vão ao encontra das normas da W3C. Claro que as outras tambem vão, mas estas são as melhores.

Aprende estas e quando deres por ela, vais estar a fazer sites bastante bons.
Se queres inovar a 100%, podes começar pelas outras, mas vais ficar limitado a outras questões, como por exemplo servidores.

Uma coisa é certa HTML, PHP, Javascritp, CSS e MySQL (para as bds's), são os mais utilizados, e funcionam em praticamente todos os servidores.

PS.: Eu estou a falar de programação web, para paginas de internet... Não para programas de computador...
 
Última edição:
Em rigor vocês os 2 estão errados.


Ajax é a combinação de Javascript, com DOM (e aqui entra o XML) e com pedidos HTTP a um servidor (e aqui entra o objecto HttpRequest) geralmente assíncronos (mas também podem ser síncronos é questão de configurar os atributos do objecto HttpRequest).


A API DOM é muito dificilmente não é utilizada, por isso o XML não pode ser excluído. A própria pagina XHTML é uma aplicação XML que acedida/modificada com DOM. O getElementByID que voces muito usam é um, dos muitos, métodos da API DOM.
]

HTML não implica XML, ao contrário do (x)HTML . Lembra-te que o DOM só é necessário na prática pelo Javascript para iterar objectos.
A API DOM muito dificilmente não é utilizada, mas ambos sabemos que a devemos evitar ao máximo em aplicações pesadas... No entanto não percebi muito bem como é que retirar informação do DOM está relacionado com AJAX... isso para mim é javascript duro e simples, que não implica necessariamente ser AJAX... e não é estritamente necessário para fazer um pedido de AJAX.
 
Só para finalizar, até porque não é esse o tema do tópico, reafirmo que Ajax não é javascript, é mais do que isso.
Javascript é uma linguagem de programação, Ajax não!!
O que se pode afirmar é que se trata de um tecnologia que faz uso de Javascript.

Em todo o caso, e o que importa neste tópico é que nos dias de hoje é quase essencial nas aplicações Web.
 
Back
Topo