A que linguagem me dedico??

HTML não implica XML, ao contrário do (x)HTML .

É essa a diferença entre um profissional e um amador, o profissional segue os standards da W3C, o amador faz de qualquer maneira estando 11 anos atrás no tempo. Más dá assim tanto trabalho fechar as tags depois de as abrir?


Lembra-te que o DOM só é necessário na prática pelo Javascript para iterar objectos.

A API DOM serve para manipular documentos XML e como tal, na prática, só pode ser usada para tais operações. Alem de essas operações de iteração (coisa que não se entende muito bem o que queres dizer), também serve para aceder ao conteúdo dos elementos, aceder aos atributos dos elementos, criar elementos, criar novos atributos para os elementos, modificar elementos, modificar os atributos dos elementos, substituir elementos...


A API DOM muito dificilmente não é utilizada, mas ambos sabemos que a devemos evitar ao máximo em aplicações pesadas...

Permita-me discordar da afirmação, no caso de documentos bem estruturados a utilização de uma API de DOM acelera e muito o processo, mas para tal é necessário que os documentos estejam convenientemente estruturados e descritos convenientemente. Sem saber o que o DOM consegue fazer, "sabendo apenas 1 truque", torna-se difícil tornar a coisa rápida e eficiente.

No entanto não percebi muito bem como é que retirar informação do DOM está relacionado com AJAX... isso para mim é javascript duro e simples, que não implica necessariamente ser AJAX... e não é estritamente necessário para fazer um pedido de AJAX.

O Documented Object Model é uma especificação do W3C e não é JavaScript. O DOM é transcendente à linguagem de programação,as APIs de DOM estão disponíveis em várias linguagens C#, C++, Java, PHP, JavaScript... e a sintaxe é sempre a mesma. Confundir DOM com javascript é um erro grave.
 
É essa a diferença entre um profissional e um amador, o profissional segue os standards da W3C, o amador faz de qualquer maneira estando 11 anos atrás no tempo. Más dá assim tanto trabalho fechar as tags depois de as abrir?

Estava mais com HTML5 e (x)HTML5 na cabeça do que propriamente HTML4 e (x)HTML 1.0... visto que já não uso nenhuma dessas duas....
Sei que fecho as minhas tags, e isso basta-me.


A API DOM serve para manipular documentos XML e como tal, na prática, só pode ser usada para tais operações. Alem de essas operações de iteração (coisa que não se entende muito bem o que queres dizer), também serve para aceder ao conteúdo dos elementos, aceder aos atributos dos elementos, criar elementos, criar novos atributos para os elementos, modificar elementos, modificar os atributos dos elementos, substituir elementos...

Até aí estamos os dois de acordo.


Permita-me discordar da afirmação, no caso de documentos bem estruturados a utilização de uma API de DOM acelera e muito o processo, mas para tal é necessário que os documentos estejam convenientemente estruturados e descritos convenientemente. Sem saber o que o DOM consegue fazer, "sabendo apenas 1 truque", torna-se difícil tornar a coisa rápida e eficiente.

A minha experiência é fundamentalmente com Javascript, não sei qual é a tua, mas posso-te dizer que manipular objectos do DOM com javascript é uma operação extremamente lenta, quando comparada a operações equivalentes sem acesso ao DOM... (se neste aspecto eu estiver enganado, por favor mostra-me algo em javascript a manipular o DOM de forma rápida e eficiente, porque eu adorava ver e resolver-me-ia vários problemas)

O Documented Object Model é uma especificação do W3C e não é JavaScript. O DOM é transcendente à linguagem de programação,as APIs de DOM estão disponíveis em várias linguagens C#, C++, Java, PHP, JavaScript... e a sintaxe é sempre a mesma. Confundir DOM com javascript é um erro grave.

Eu sei perfeitamente, que DOM é uma especificação do W3C... mas não fui eu quem puxou o DOM ao assunto, eu somente te interroguei o porque de o AJAX estar relacionado com o DOM quando pode não haver manipulação deste, e apesar do que eu disse acima, próprio uso do objecto XMLHttpRequest não é mandatório como a propria Microsoft nos mostrou no IE6. Se me tivessem perguntado a opinião eu teria dito que o nome AJAX era uma péssima escolha.
 
Última edição:
Ninguém reparou que o tópico é de 2007? (: lol

Anyway, isto interessa-me bastante, porque pouco sei de linguagens para Web. Continuo baralhado no meio de tantas opiniões porque tinha ideia de que, por exemplo, PHP era essencial, mas já estou a ver que não lol. Vou continuar a seguir o tópico para fundamentar a minha escolha
 
Anyway, isto interessa-me bastante, porque pouco sei de linguagens para Web. Continuo baralhado no meio de tantas opiniões porque tinha ideia de que, por exemplo, PHP era essencial, mas já estou a ver que não lol. Vou continuar a seguir o tópico para fundamentar a minha escolha
Para sites web, sim acaba por ser. Para desenvolver web apps, que algo bem diferente, não.
 
Entretanto isto morreu e eu continuo com ideias hibernadas para desenvolver.
A minha questão é qual a linguagem por onde devo começar para web apps (uma aplicação que tenha gestão de clientes, neste caso).
Tenho umas noções de Java e Python e pergunto-me se Django pode ser uma solução.
No entanto, surgem outras opções como Ruby on Rails ou ASP.NET.

Agradeço alguma ajuda, apesar de saber que isto é uma pergunta sem resposta certa.

Grazie
 
Entretanto isto morreu e eu continuo com ideias hibernadas para desenvolver.
A minha questão é qual a linguagem por onde devo começar para web apps (uma aplicação que tenha gestão de clientes, neste caso).
Tenho umas noções de Java e Python e pergunto-me se Django pode ser uma solução.
No entanto, surgem outras opções como Ruby on Rails ou ASP.NET.

Agradeço alguma ajuda, apesar de saber que isto é uma pergunta sem resposta certa.

Grazie

Javascript é uma linguagem que certamente irás precisar... Client-Side é como que obrigatório (falando de Web Apps), Server-Side pode vir a ser útil...

Quanto às outras linguagens, a não ser que tenhas algum motivo muito especifico, todas elas te permitem fazer o mesmo, de maneiras diferentes, o melhor será mesmo escolher uma que te agrade.

Se tiveres algum motivo, especifico, então sim, é possivel dar uma opinião mais concreta =)
 
Javascript é uma linguagem que certamente irás precisar... Client-Side é como que obrigatório (falando de Web Apps), Server-Side pode vir a ser útil...

Quanto às outras linguagens, a não ser que tenhas algum motivo muito especifico, todas elas te permitem fazer o mesmo, de maneiras diferentes, o melhor será mesmo escolher uma que te agrade.

Se tiveres algum motivo, especifico, então sim, é possivel dar uma opinião mais concreta =)
Trata-se simplesmente de encontrar uma linguagem simples de usar. Experimentei aqueles tutoriais interactivos do tryruby e não me pareceu nada mal, mas quando aprendi python também me pareceu acessível, daí a curiosidade em Django. Portanto, não tenho nenhum motivo específico, porque as linguagens com que mais trabalhei foi C/C++.
 
Back
Topo