1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

A questão da emulação, ilegal ou algo legal com usos ilegais?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Morais, 23 de Janeiro de 2008. (Respostas: 33; Visualizações: 3459)

  1. Morais

    Morais Power Member

    Há coisa de um minuto atrás encerraram dois tópicos que, em parte, discutiam a emulação de jogos.

    Ao fazer um pouco de investigação descobri que, a titulo de exemplo, o famoso emulador da PSone, o Bleem! (o "!" faz parte da designação do produto) é, de facto, legal, o pormenor de este ter sido descontinuado à anos, ao ponto de nem correr no Windows XP (para pena de toda a comunidade interessada nesta matéria) deve-se ao suposto facto da empresa ter aberto falência, falência esta derivada dos custos legais de uma batalha judicial com a Sony, batalha essa que a Sony perdeu.

    Note-se que os argumentos da Sony eram em relação à competição, nada tinha a ver com copyright ou algo do género, o que faz pensar bem no assunto, então, em termos legais, não há nada que te impeça de correr um jogo num lugar que não o que era suposto? Isso quer dizer que posso correr o meu Tekken 5 na torradeira que não estou a cometer nenhuma ilegalidade?

    Teremos aqui uma, digamos, prova, que, pelo menos, através do Bleem!, não é ilegal correr um jogo emulado da PSone ou é algo mais do género do aborto em Portugal... isto é, o uso de emuladores é ilegal, mas os emuladores em si não são ilegais?


    Honestamente é algo curioso, em que sentido é que falar de emulação é ilegal? Não me refiro às regras do fórum em si, mas, mais no seu contexto moral, ético e, obviamente, legal. Todos nós sabemos que se indicas a um tipo como correr o seu Sonic 2 num emulador ele vai a um torrent e arranja a biblioteca inteira dos jogos que saíram para a Mega Drive, jogos esses ainda protegidos por leis de copyright, isso, sim, um acto ilegal.

    Agora se discutirmos qual a melhor forma de correr o nosso velhinho Resident Evil 2 no ePSXe sem, de nenhuma forma, indicar e/ou motivar usar uma versão que não tenha sido obtida por meios legais possa ser algo, em si, ilegal e/ou moralmente errado?


    Os emuladores são, em si, programas legais, o acto de emulação, com fontes originais ou obtidas de originais (uma ISO de um jogo que se tenha em CD/DVD/cartucho, por exemplo) é, também, ao máximo dos meus conhecimentos, legal, logo, qual a barreira moral/ética/legal que impede a discussão de emulação?
     
  2. Crrash

    Crrash Power Member

    em geral desde que tenhas o jogo e a consola, é legal. isto porque tiras o bios e o rom/iso da tua consola e dos teus jogos. claro na snes não se tira bios, e como tal acho que só precisas do jogo.
    no caso do bleem. não havia problema teres tu compraste o produto verdadeiro na loja, mas a empresa teve problemas legais... é como comprar um famiclone.

    o emulador é legal e tudo, mas mal vais piratear o bios e o iso já fica ilegal. basicamente nesse momento é que tas a roubar algo (tendo só o emulador não há elemento que tenhas tirado da consola, só um programa que interpreta informações do formato da consola).
     
  3. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    O emulador é legal..

    As rom's também o podem ser.. Caso seja rom's de jogos que já adquirimos, já temos direito de usufruir daquele jogo. Não é?
    Afinal, emulador é legal, já temos o direito a jogar o jogo..
     
  4. Jintro

    Jintro O Colaborador

    Resumindo e dando a minha opinião sobre o assunto, se se trata de uma área cinzenta, mais vale salvaguardar os interesses do fórum (não estar de qualquer maneira conotado com pirataria) e não permitir discussões desse género.
     
  5. ruben84

    ruben84 Power Member

    de qualquer forma existem outros forums ai na net em que é "livre" falar de emuladores e e roms e iso, quem não percebe inglês sempre tem os do brazil...por isso também não é por ai que um gajo não fica informado...o google nunca falha :002:
     
  6. Crrash

    Crrash Power Member

    não, é contra as regras discutir pirataria. Mas é sempre bom saber onde está o limite. Claro não estou a falar de dedicar-nos mais a falar da emulação, mas pelo menos quando se fala não se fica todo preocupado que o topico seja fechado.
     
  7. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Sempre entendi pirataria como cópias ilegais de software. Se compramos o software, podemos muito bem colocar o cd do jogo da PSOne no leitor do PC (não é preciso isos nenhuns!!!) e executar o emulador. Onde está a ilegalidade nisto? (supondo claro, que tambem temos a psone).
     
  8. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Eu pessoalmente acho os emuladores excelentes, especialmente para jogar pérolas que simplesmente já não se encontram à venda.

    Tenho jogos originais para PSone, mas já me deu mais jeito jogá-los no PC, em vez de os jogar na PS2. Não vejo problema nenhum nisso.

    Tenho o cartucho do Super Mario Land para Game Boy (grande vício) mas não o posso jogar no GB Micro... por isso jogo-o num emulador. Até o podia jogar na SNES com o adaptador, mas ligado a um LCD 32" deve ficar mauzinho :P

    No entanto há muitos jogos emulados que se encontram à venda... um exemplo disso são os KOF e Metal Slug para PS2/XBOX/PSP. Alguns jogos também se vendem no XBL, PSN ou VC :wvsore:

    Recentemente comprei o Art of Fighting Anthology para PS2...

    Abandonware não é freeware... é apenas um nome inventado para jogos que já não se encontram à venda em lojas. No entanto, sacar esses jogos continua a ser ilegal. Até o Another World foi recentemente reeditado para PC.

    No entanto, para efeitos do fórum Techzone, não é permitido falar sobre este assunto. Pode-se falar de qualquer jogo retro (até do Paradise Café :D) e por isso, falar de emuladores é basicamentre "onde sacar o rom X ou Y". Isso dispensa-se. Falem de jogos ;)
     
    Última edição: 23 de Janeiro de 2008
  9. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Emuladores, legais.
    Roms, ilegais. Em qualquer caso. Ponto final. Os jogos estão protegidos por copyright.
     
  10. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    Porque é que as roms são ilegais? Elas não são mais do que o dump dos cartuchos fisicos...

    Em principio são tão legais quanto as isos (que são o dump dos CD/DVD/...)

    Acho que tanto as isos como as roms são legais se pagaste pelo original.


    Cumprimentos
     
  11. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Se tens que perguntar isso, não entendes a "Lei" de Copyright.
    Na medida em que não podes copiar os conteúdos de um CD ou DVD (as protecções anti-cópia existem)
    não podes de igual maneira copiar um cartucho.

    Ponto final.

    Compras um pão. Queres outro? Compra-o.
    Tens um CD/DVD/Cartucho. Queres outro igual? Há mais na loja.
     
  12. Jorge Candeias

    Jorge Candeias Power Member

    E se eu quiser emular um jogo de megadrive no pc? Tendo a consola e o jogo original? Coloco o cartucho aonde?

    E não respondas "atão joga na consola" proque se quiser usar cheats GG/PAR não posso, enquanto que nos emuladores posso...

    Os emus até permitem jogar pela internet... Vai lá fazer isso numa consola de 16bit!

    E protecções anti copia não existem nos cartuchos


    Cumps
     
    Última edição: 23 de Janeiro de 2008
  13. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Abandonware não é um termo inventado, são jogos que podem ser sacados legalmente devido ao factor idade, entre outros. Wikipedia
    O software abandonware não tem copyrights associados.
     
  14. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Leste o artigo sequer?

    O conceito é muito "cinzento" e vejo-o a ser usado muitas vezes de forma algo "leviana".

    Acho que o exemplo dado, de ter o cartucho e a consola mas jogar o jogo no PC, não tem qualquer problema.

    Não vale a pena entrar em discussões legais, até porque pouca gente tem conhecimentos para o fazer. Cada um faz o que quer, e o que se pede é que se limitem a falar de jogos aqui neste fórum ;)
     
  15. o7irg

    o7irg Power Member

    Pelo pouco que sei, a Lei de "copyright" permite-te fazer um backup, ou seja, cópia, do teu CD/DVD.
    Não permite é que andes a distribuir por aí essa cópia.
     
  16. Jintro

    Jintro O Colaborador


    Obrigado por me lembrares das regras, corria o risco de já me ter esquecido. O problema das "zonas cinzentas" é exactamente o não se saber onde está o limite, pode variar de interpretação para interpretação e onde cada um diz aquilo que lhe apetece como se fosse jurista, logo, -e concordo com a medida- corta-se o mal pela raiz não se falando do assunto aqui.

    Tal como já foi dito, o que não deve faltar na net são locais de discussão sobre esse género de assuntos, compreendo que seja "confortável" agrupar todo o género de discussões num único local: a Techzone, mas temos que compreender que a Techzone, como maior fórum de tecnologias em Portugal (com isto quero dizer mediático) tem que se salvaguardar de desse género de situações. Se é simples evitá-lo, porque raio temos que andar no "limite" a ver quando parte a corda?
     
    Última edição: 23 de Janeiro de 2008
  17. Craven

    Craven Power Member

    ouch que grande asneira foste dizer. todos nós ao comprarmos um cd/dvd quer seja de música, jogo, programa etc tem o direito de fazer uma cópia para que bem entender, desde que seja para uso próprio. isto está na lei, até te digo mais, está na lei que os vendedores desses produtos devem fornecer forma de providenciar ao comprador (caso seja essa a sua vontade) uma cópia do mesmo. se o fazem ou não, isso já é outra história.
    então agora não podias ripar o teu cd de música e copiar para o leitor de mp3? ou os mp3s tinham que ser todos comprados online?

    das poucas coisas que me ficaram na memória das aulas de direito informático da faculdade ainda foi isto.
     
  18. Crrash

    Crrash Power Member

    e em vez de andar cada um a interpretar vamos por um limite que não se possa interpretar mal. desculpa, mas se ninguem te tivesse dito que roubar é ilegal tu saberias isso? Se ninguem te dissesse que abandonware na realidade não é legal tu saberias? Pode-se banir toda a discussão de emuladores, mas isso é uma estupidez, já que nem é ilegal e dá muitas vantagens.

    já varias vezes apareceram pessoas com duvidas sobre como jogar PS2 no PC. Vamos dizer-lhes "aqui não" e fechar o topico? Não, avisas que é ilegal se não tiver jogo nem consola e explicas em poucas frases como funciona e onde encontras mais informações

    hehe a unica parte util.
     
    Última edição: 23 de Janeiro de 2008
  19. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Antes do mais agradecia que não misturassem alhos com bugalhos, emulação é uma coisa e abbandonware é outra.

    Alias segundo o que está na wikipedia o abbandonware não existe, é apenas pirataria de jogos antigos com outro nome isto mesmo apesar da tal moção aprovada pelo congresso dos US acerca da preservação de software em media descontinuada.

    A duração do direito de copyright sobre software nos US é de 75 anos, ou seja abbandonware só daqui a 50-55 anos.

    Em relação à emulação

    A área não só é cinzenta como é de um cinzento muito escuro passando a preto...

    Passo a explicar:

    Não é ilegal possuir software que emule hardware (isto contanto que o software seja legal), o que quer dizer que até à 4ª geração de consolas está tudo bem, agora a partir da 5ª geração (Saturn, PSX) os emuladores por si só deixaram de funcionar já que a consola tinha passado a conter um sistema operativo próprio sem o qual o emulador (que por so poder emular hardware) não podia funcionar.

    Aqui a porca começa a torcer o rabo, vão ter de me desculpar mas tendo em conta a dificuldade em fazer o dump da bios de uma consola para um PC eu duvido que 1% dos emuladores de consolas de 5ª geração ou acima que estão em funcionamento neste fórum tenham BIOS obtidas de forma legal.

    Passando da parte cinzenta para a parte negra...

    Entretanto fui ler um bocado e encontrei isto na página da nintendo e foi o que me fez fechar as threads.

    Resumindo e concluindo a emulação é legal mas jogar jogos em emuladores é ilegal:

    Antes da 5ª geração
    O facto de termos uma primeira cópia de um jogo não nos permite legalmente ter uma segunda cópia de backup seja ela uma cópia mesmo ou uma imagem logo não nos é permitida a utilização de ROMS.
    Depois da 5ª Geração
    Há a questão das BIOS (até links para as mesmas apareceram numa das threads fechadas) e da dificuldade da sua obtenção de forma legal isto mesmo considerando que estariam a usar cd's /dvd's originais e não ISOs

    Vão ter de me desculpar mas tendo em conta estes dois parâmetros e a informação obtida na página da nintendo qualquer utilização legal de emuladores por parte de utilizadores deste forum será no minimo residual (sim Korben lamento informar-te que és um pirata ;))

    Pelo que qualquer tópico acerca de emulação será quase sempre fechado já que não é preciso demorar muito até se passar do cinzento para o preto.
     
  20. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Ou quando as editoras assim o definirem, como a Lucasarts com os jogos em Scumm e a Rockstar
    com os GTAs. ;)
     

Partilhar esta Página