1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A radiação e os seus malefícios

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por nunyx, 2 de Setembro de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 12649)

1. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Segundo a BBC/NewScientist, eis o que foi apurado sobre os níveis de radiação emitidos pelos telemóveis:

Fonte

2. MaDi

MaDi Banido

Estou safa, nunca falo ao tlm mais do que 5 min. :-D Fico-me pelos 2 min.
    Não morro de cancro de tlm, morro de outro qualquer !

3. Kisai

Kisai Power Member

pois eu com chamadas de duas horas ja devo ter com cada tumor ^^, eu acho que é errado ver o telemovel como uma fonte de radiação se alguem tiver a hipotese de usar um contador de geiger na rua vão ficar surpreendidos ^^

4. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Bem, eu continuo a usar os telemóveis como sempre, mas quando não tenho necessidade de os ter ao pé, ficam logo noutra divisão que eu. :-D

Não sei se é errado ver o telemóvel como fonte de radiação. Não há dúvidas que o é, quer seja muita ou pouca, e não é por haverem outras fontes de radiação talvez mais fortes que o telemóvel não deixa de poder causar danos. Ainda para mais sendo algo que muitas pessoas transportam consigo o dia inteiro.

5. kaiten

kaiten Power Member

usem o auricular lol

6. anonymopt

anonymopt Power Member

mesmo o auricular se for bt tambem estás sujeito a radiações.. o melhor é alta voz lol

7. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Os auriculares com fios são uma boa solução. :)

8. Migael

Migael Banido

Exactamente o contrário.

Ainda no tempo do meu 3210 lembro ter visto uma noticia que indicava que o uso de auriculares com fios ampliava a radiação dos equipamentos móveis em cerca de três vezes.

Fonte:
    http://dn.sapo.pt/2007/05/23/sociedade/telemoveis_radiacoes_baixas.html

Última edição: 3 de Setembro de 2007
  9. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Ainda há pouco tempo vi na televisão o contrário do que estás a dizer, incentivando até o uso do auricular como forma de reduzir a exposição à radiação directa.

10. kaiten

kaiten Power Member

resumindo, cada qual puxa a brasa à sua sardinha. abençoado alta-voz

11. AwakE

AwakE Banido

Por acaso não faço a minima ideia se o fio de auricular funciona como antena. A cadeira de Antenas deve ter sido das mais secantes que alguma vez tive....

No entanto o BT é uma boa opção já que tem uma potencia muito mais baixa que a antena de um telemóvel. O BT é para ligações de curta distancia.

12. Migael

Migael Banido

Coloca o telemóvel perto de um rádio e manda uma mensagem... vais acabar por descobrir que também emite radiações só que de pouco tempo. Mas basta enviar umas 3/4 e receber outras tantas que o nível de radiações é igual.

Deviam-se estar a referir aos auriculares BT.

13. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Bem, há uns 50 anos haviam uns malucos que diziam que o tabaco fazia mal... :)

14. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Até fazerem testes como deve ser até chegarem a conclusões definitivas, parece que sim...

No caso do rádio sim, mas quando esse se encontra desligado, não creio que faça nada.

Não, demonstraram mesmo o uso de auriculares com fios, colocando o telemóvel no bolso.

15. AwakE

AwakE Banido

Em vez de lixares o cerebro lixas as bolas. Fixe.

16. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

E no bolso tens contacto directo com o telemóvel? :rolleyes: Não deixa de haver radiação, mas supostamente reduz-se um pouco a exposição à mesma.

17. timber

timber Zwame Advisor

O contacto directo não é relevante. É uma questão de potência do sinal, frequência do sinal, distância da antena e tempo de exposição.

No caso de meteres o telefone no bolso ficas mais ou menos na mesma situação que quando se fritam os miolos mas fritando os tomates.

Já agora o fio dos auriculares é sempre uma antena e está sempre a emitir (tem um campo electromagnético). No entanto isto é um bocado conceptual. É completamente desprezável. Mas também não domino muito o assunto. Não é a minha área.

18. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Creio que é relevante. Caso contrário, não impunham um limite de SAR para todos os modelos.

19. timber

timber Zwame Advisor

O que o SAR define é uma potência por massa. Se os telemóveis utilizassem como propagação ondas mecânicas era relevante o contacto directo. Com ondas electromagnéticas daquela frequência não é relevante.

20. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

O SAR é o nível de radiação absorvida pelo corpo, e diz-se que a cabeça é uma parte do corpo mais susceptível a danos provocados pela radiação, e há estudos que indicam que o uso de telemóveis aumenta o risco de tumores cerebrais, bem como outros problemas.

Mas lá está, não há ainda resultados conclusivos, mas pelo sim pelo não vou minimizar o uso do telemóvel. :)

Partilhar esta Página