A radiação e os seus malefícios

nunyx

Digital Member
Segundo a BBC/NewScientist, eis o que foi apurado sobre os níveis de radiação emitidos pelos telemóveis:

O uso do telemóvel durante apenas cinco minutos pode ser o suficiente para acelerar a divisão das células, segundo revelaram investigadores israelitas, sublinhando que o problema é a radiação e não a temperatura.

Uma investigação publicada na revista "New Scientist" partiu da análise à exposição de células humanas e de ratos à radiação electromagnética emitida em frequência semelhante à de um telemóvel mas a um décimo de sua potência.

Após cinco minutos, os cientistas observaram sinais da enzima ERK1/2, que estimula a divisão celular. Ora, conforme explicam, a divisão celular é um processo que ocorre naturalmente quando há crescimento ou renovação dos tecidos. Mas também pode provocar cancro.

Refira-se que o cancro se desenvolve quando o organismo não consegue interromper ou prevenir a reprodução excessiva das células, provocando o aparecimento do tumor.

Os investigadores salientam que uma das grandes descobertas do estudo foi ter observado que a divisão celular não foi provocada pelo aquecimento da região submetida à radiação electromagnética.

«É importante salientar as células não ficaram inertes diante de radiações não-térmicas. Nós usámos níveis de radiação cerca de um décimo mais fracos dos produzidos por um telemóvel normal e as mudanças observadas claramente não foram causadas pelo aquecimento», explicou o chefe da pesquisa, Rony Seger, investigador do departamento de oncologia do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel.

Pesquisas anteriores sugeriram que o aquecimento do telemóvel, durante a utilização, poderia aumentar os riscos de cancro.

Fonte
 
pois eu com chamadas de duas horas ja devo ter com cada tumor ^^, eu acho que é errado ver o telemovel como uma fonte de radiação se alguem tiver a hipotese de usar um contador de geiger na rua vão ficar surpreendidos ^^
 
Bem, eu continuo a usar os telemóveis como sempre, mas quando não tenho necessidade de os ter ao pé, ficam logo noutra divisão que eu. :-D

Não sei se é errado ver o telemóvel como fonte de radiação. Não há dúvidas que o é, quer seja muita ou pouca, e não é por haverem outras fontes de radiação talvez mais fortes que o telemóvel não deixa de poder causar danos. Ainda para mais sendo algo que muitas pessoas transportam consigo o dia inteiro.
 
Os auriculares com fios são uma boa solução. :)

Exactamente o contrário.

Ainda no tempo do meu 3210 lembro ter visto uma noticia que indicava que o uso de auriculares com fios ampliava a radiação dos equipamentos móveis em cerca de três vezes.

(...) Para este responsável, era importante dar informação às pessoas. E afasta mitos que se criaram: o auricular não diminui as radiações. No entanto, usar equipamentos mãos-livres (que não os auriculares), manter o telemóvel afastado do corpo e utilizar antena exterior no carro são recomendações dadas (...)

Fonte:
http://dn.sapo.pt/2007/05/23/sociedade/telemoveis_radiacoes_baixas.html
 
Última edição:
Ainda há pouco tempo vi na televisão o contrário do que estás a dizer, incentivando até o uso do auricular como forma de reduzir a exposição à radiação directa.
 
Por acaso não faço a minima ideia se o fio de auricular funciona como antena. A cadeira de Antenas deve ter sido das mais secantes que alguma vez tive....

No entanto o BT é uma boa opção já que tem uma potencia muito mais baixa que a antena de um telemóvel. O BT é para ligações de curta distancia.
 
eheh eu so mando msg :D

Coloca o telemóvel perto de um rádio e manda uma mensagem... vais acabar por descobrir que também emite radiações só que de pouco tempo. Mas basta enviar umas 3/4 e receber outras tantas que o nível de radiações é igual.

Ainda há pouco tempo vi na televisão o contrário do que estás a dizer, incentivando até o uso do auricular como forma de reduzir a exposição à radiação directa.

Deviam-se estar a referir aos auriculares BT.
 
resumindo, cada qual puxa a brasa à sua sardinha. abençoado alta-voz
Até fazerem testes como deve ser até chegarem a conclusões definitivas, parece que sim...

Por acaso não faço a minima ideia se o fio de auricular funciona como antena. A cadeira de Antenas deve ter sido das mais secantes que alguma vez tive....
No caso do rádio sim, mas quando esse se encontra desligado, não creio que faça nada.

Deviam-se estar a referir aos auriculares BT.
Não, demonstraram mesmo o uso de auriculares com fios, colocando o telemóvel no bolso.
 
E no bolso tens contacto directo com o telemóvel? :rolleyes: Não deixa de haver radiação, mas supostamente reduz-se um pouco a exposição à mesma.
 
O contacto directo não é relevante. É uma questão de potência do sinal, frequência do sinal, distância da antena e tempo de exposição.

No caso de meteres o telefone no bolso ficas mais ou menos na mesma situação que quando se fritam os miolos mas fritando os tomates.

Já agora o fio dos auriculares é sempre uma antena e está sempre a emitir (tem um campo electromagnético). No entanto isto é um bocado conceptual. É completamente desprezável. Mas também não domino muito o assunto. Não é a minha área.
 
O que o SAR define é uma potência por massa. Se os telemóveis utilizassem como propagação ondas mecânicas era relevante o contacto directo. Com ondas electromagnéticas daquela frequência não é relevante.
 
O SAR é o nível de radiação absorvida pelo corpo, e diz-se que a cabeça é uma parte do corpo mais susceptível a danos provocados pela radiação, e há estudos que indicam que o uso de telemóveis aumenta o risco de tumores cerebrais, bem como outros problemas.

Mas lá está, não há ainda resultados conclusivos, mas pelo sim pelo não vou minimizar o uso do telemóvel. :)
 
Back
Topo