A razão nº1 do sucesso do WoW...

kuyzat

Membro
Não fiz este post no subforum do WoW pq acho q tem mais a ver com MMOGs em geral.

Li este post e achei q é a melhor explicação que encontrei até agora do sucesso do WoW. É simples e faz todo o sentido para mim:

http://www.cesspit.net/drupal/taxonomy/term/19

O WoW teve muitas razões para ser bem sucedido mas parece-me que é esta que explica porque conquistou tantos jogadores novos para os MMORPGs.

É acessível. É tão simples quanto isto. Tanto do ponto de vista do gameplay, que dá para se jogar sem ser preciso ser um cromo ou ter montes de horas disponíveis, como do ponto de vista do hardware necessario para fazê-lo correr bem.

Um jogo até pode ser um espectáculo, com um gameplay divertido, gráficos de fazer cair o queixo e tudo mais, mas se for necessário um computador bom para o jogar (nem digo um comp de topo, simplesmente um bom) todas as pessoas que têm um computador reles ou médio simplesmente não o podem jogar. E há muitas mesmo com computadores da treta.
 
O artigo também faz todo o sentido para mim. No entanto, eu acrescentaria uma quarta razão às apresentadas:


1- Low hardware requirements, wider compatibility
2- It launched EVERYWHERE, localized and with a good support
3- Game design all focused to simplify a genre and make it accessible/usable
4- O número de jogadores que, apesar de ainda não terem experimentando um mmorpg, já conheciam o nome "Warcraft" e a "Blizzard"


Eu posso falar por mim, há cerca de dois anos que ando para comprar um novo PC, só ainda não o fiz porque quero ter acesso à tecnologia mais recente o mais tarde possível (quando sair o Vanguard). Resultado: de momento tenho um "penico" de PC.
Por essa mesma razão é que não fiquei mais tempo no EQ2, que diga-se de passagem, está a evoluir bastante bem e de momento apresenta-se como um mmropg bastante bom. O meu PC não se aguenta à bronca com o EQ2 e por isso desisti de asssina-lo, simples.

Estou completamente de acordo, os requisitos de hardware são uma condicionante muito importante porque apesar de existir a hipótese de reduzir a qualidade dos gráficos dentro do jogo isso não é solução - é a mesma coisa que comprar um Ferrari com motor Skoda porque não temos capacidade de suportar o consumo.
 
Concordo com essa tua 4ª razão. A marca Warcraft e a reputação da Blizzard também ajudaram imenso.

Mas repara que mesmo essa reputação toda não serviria de nada se as pessoas não conseguissem correr o jogo em condições no seu comp.

Além disso a reputação leva as pessoas a experimentar o jogo, não as convence a ficar.

[edit: retirei offtopic]
 
Última edição:
Jintro disse:
Concordo totalmente e penso que seja esse mesmo motivo que continua a garantir o sucesso do CS.

Do CS ? ;)

Concordo com esse artigo, por acaso até hj ainda não tinha pensado no porquê do sucesso do WoW.
 
Exacto. Mas a Blizzard sabe o que faz e faz continuamente isto. Lança sempre os jogos optimizados para nunca ser necessário recorrer a um SuperPC. E obviamente são inteligentes ao darem aquele ar "cartoon" ao jogo, ao mesmo tempo é engraçado e não puxa tanto pela gráfica como requerer super realismo, por exemplo de um Vanguard.
 
Eu cá acho que todas essas razões foram muito importantes mas a principal delas todas é o facto de ser o UNICO mmorpg a poder ser comprado em portugal em QUALQUER loja... e tambem não ser preciso pagar via online.. já que compram os cartoes de 60dias tambem em QUALQUER loja!

Eu jogo lineage2 via-oficial e tive de comprar a serial pela net.. e todos os meses fasso o pagamento online. E muitos jogadores que talvez prefiram lineage2 a WoW com idade menor a 18 anos não o fazem porque em 90% os pais não confiam nos pagamentos online.. e o WoW é um jogo em que a maioria dos jogadores são "crianças"/jovens.

Cumps,
 
"Eu cá acho que todas essas razões foram muito importantes mas a principal delas todas é o facto de ser o UNICO mmorpg a poder ser comprado em portugal em QUALQUER loja... "

Hah ! Entao afinal o tal 1 milhão de jogadores wow são portugueses? Realmente ainda bem que o jogo foi posto cá à venda senão o WoW tinha sido um flop.

/sarcarm off

:berlusca:
 
Herege disse:
"Eu cá acho que todas essas razões foram muito importantes mas a principal delas todas é o facto de ser o UNICO mmorpg a poder ser comprado em portugal em QUALQUER loja... "

Hah ! Entao afinal o tal 1 milhão de jogadores wow são portugueses? Realmente ainda bem que o jogo foi posto cá à venda senão o WoW tinha sido um flop.

/sarcarm off

:berlusca:

Uma coisa é não perceber, outra é não querer perceber. É óbvio que o Leote se estava a referir ao sucesso do WOW -também- em Portugal.
Everybody's a comedian.
 
Jintro disse:
Uma coisa é não perceber, outra é não querer perceber. É óbvio que o Leote se estava a referir ao sucesso do WOW -também- em Portugal.
Everybody's a comedian.

Recordo o título do tópico : "A razão nº1 do sucesso do wow.." e não " A razão nº1 do sucesso do wow entre os 6 e os 18 anos em Portugal"

Se querem falar em alhos tudo bem mas nós estávamos a falar em bugalhos, portanto se faz favor mantenham-se no produto agrícola correcto :007:

Fico chateado pois claro que fico chateado , falam, falam..

Já 6 milhões ? O.O
 
Uma das principais, e sei do que falo é muito gente que jogava FPS mudou-se para o WoW, por causa do stress, por exemplo que tinha clans por exemplo, não há treinos, jogam quando querem, não stressam, jogam à vontade e é tudo mais "soft", no meu ver este é uma das principais razões de quem passou de FPS para MMORPGS, eu pessoalmente jogo os dois, e uso apenas os MMORPGS para descontrair já que nos FPS é um stress constante.
 
Herege disse:
Recordo o título do tópico : "A razão nº1 do sucesso do wow.." e não " A razão nº1 do sucesso do wow entre os 6 e os 18 anos em Portugal"

Se querem falar em alhos tudo bem mas nós estávamos a falar em bugalhos, portanto se faz favor mantenham-se no produto agrícola correcto :007:

Fico chateado pois claro que fico chateado , falam, falam..

Já 6 milhões ? O.O

Suponho que esta forma de comercializar o WOW e as subscrições não se resuma apenas a Portugal, ou resume? Portugal foi apenas um exemplo.
 
O jogo estar a venda em muitos pontos no nosso país, ser fácil de pagar, etc.. também faz parte da razão número 1 mencionada acima: acessibilidade.

Acessível a quem não tem cartão de crédito, acessível a quem compra o jogo por impulso num hipermercado qualquer, etc. Isto tudo aumenta muito o número de pessoas a quem o jogo chega.

Até se pode dar o caso de a percentagem de pessoas que continua a jogar WoW após experimentar seja menor que noutros jogos do género (tenho sérias dúvidas que seja, isto é apenas exercício teórico) mas uma vez que o WoW é acessível a muitos mais, o número total de jogadores é muitissimo superior. 50% de 10 milhões é bem mais que 80% de 1 milhão.
 
Herege disse:
"Eu cá acho que todas essas razões foram muito importantes mas a principal delas todas é o facto de ser o UNICO mmorpg a poder ser comprado em portugal em QUALQUER loja... "

Hah ! Entao afinal o tal 1 milhão de jogadores wow são portugueses? Realmente ainda bem que o jogo foi posto cá à venda senão o WoW tinha sido um flop.

/sarcarm off

:berlusca:
resposta: -__-

É que não mereces mesmo mais nada... o Jintro já disse tudo...
 
Última edição:
Sinceramente não sei pk me dou ao trabalho de responder em alguns tópicos.
O tópico começa mt bem a falar em coisas decentes e a dar explicações e opiniões serias sobre as coisas. PRONTO. Tem logo que aparecer alguem a dizerem mal do jogo e que so caxopos o jogam. Mas pq? É inveja? :002:
 
Herege disse:
Recordo o título do tópico : "A razão nº1 do sucesso do wow.." e não " A razão nº1 do sucesso do wow entre os 6 e os 18 anos em Portugal"

Se querem falar em alhos tudo bem mas nós estávamos a falar em bugalhos, portanto se faz favor mantenham-se no produto agrícola correcto :007:

Fico chateado pois claro que fico chateado , falam, falam..

Já 6 milhões ? O.O

Realmente qd as pessoas ficam obcecadas e so sabem dizer mal saiem coisas destas.

Sim somos 6 milhoes a jogar e com muito prazer. Nao gostas, nao jogues .. o dizer sempre mal por dizer e uma coisa que fica menos bem a qq um. Pelo menos no meu ponto de vista. Ja sabemos que nao gostas . .agora em todas as threads viradas para o wow aparece um post teu a dizer que e um jogo infantil.
Os que jogamos somos todos putos e nao temos vida propria ao contrario de ti que aparentemente levelas um character ate nivel 60 em duas semanas sem ser hardcore.

E por estas e por outras que o forum esta como esta .. em 1000posts aproveitam-se 10 com sorte.
 
Última edição:
Back
Topo