A razão nº1 do sucesso do WoW...

A meu ver o unico problema do WoW está mesmo no facto de ser MMO :P Se não fosse por isso era perfeito. Não que eu não goste do conceito de MMORPGS, não gosto é de 99% dos jogadores que por lá andam.

Chamem-me velho se quiserem mas eu ainda sou da altura dos MUDS e nessa altura os jogadores eram bem mais civilizados, talvez por sermos relativamente poucos (era raro o MUD que tinha mais de 100 jogadores online em simultâneo), mas acima de tudo havia um certo respeito inerente quer pelas personagens quer pelas outras pessoas que andavam no jogo.

O enfase pelo RPG era diferente, o ppl não andava la so para matar monstros e fazer quests mas era capaz de passar horas na praça central a fazer role play da personagem que tinha feito. Se estavamos a passar por alguma zona e acontecia passarmos por outro jogador uma pessoa parava e cumprimentava-a (geralmente usava-se o emote bow), as vezes falava-se um bocado e la ia cada um à sua vida, ainda arranjei alguns amigos assim :)

O kill stealing era uma coisa que não existia, se um jogador passava por outro e o via a lutar com um monstro tivesse ele o drop que tivesse deixava-o em paz ou quando muito perguntava-lhe se ele precisava de ajuda ou se podia entrar para a party dele. Alias se se visse que o tipo ia morrer ainda se tentava curar o personagem dele ou se ele morresse pegava-se no corpo do tipo e levava-se até ao templo de maneira a que ele recuperasse todos os bens dele antes que o corpo dele decaisse e o equipamento dele se perdesse (sim em alguns muds tinhamos de ir recuperar o corpo senão os nossos bens iam todos com o caraças). Melhor ainda alguns dos jogadores de nivel alto geralmente associavam-se às NAG (newbie assistance guilds) que basicamente ajudavam o ppl de toda a maneira que ia desde o buffing até à recuperação de corpos ou a xp runs que eram do genero 10 a 20 jogadores de nivel alto e 10 newbies em que eles so diziam "Ok guys turn autoassist off" (o autoassist era um comando que fazia com que um tipo entrasse na luta automaticamente quando um party member era atacado) e depois la iamos nós para uma area qualquer maluca e nos recebiamos uma percentagem minima de xp enquanto viamos batalhas titanicas entre os jogadores de nivel alto e os mobs de uma sala. O mais engraçado era quando algum jogador menos experiente fazia uma asneira e basicamente morriam 30 - 40 jogadores de uma assentada, outra coisa gira era quando um gajo pensava e' pa se calhar eu até posso ajudar... ligava o autoassist, levava com um "Black Dragon breathes fire at you" "Fire breath <<<MAIMS>>> you for 2000 HP", "You are dead". Depois lia-se "Ok seems that we lost one, hold on i'll take you to your body", via-se um portal a abrir e la estava a sala cheia de cadaveres e a indicação de que o teu cadaver la estava". Um gajo fazia um "Loot all corpse nome do personagem" e la seguiamos viagem...

Agora entro num MMORPG e vejo tudo menos isso, é so pessoal burro que nem toros, so vejo campers, kill stealers, ninja looters, ppl a pedir dinheiro e ppl de nivel alto a dar uma de 133t, alias pior ainda, os que ajudam com as coisas que so eles é que podem fazer esperam que o resto do ppl lhes pague por isso... tipo... jeeesh...
 
Pois é Triston, estamos a pagar os custos da massificação dos mmorpgs.

O problema é que com essa generalização seria natural que a oferta fosse mais diversa e inovadora. No entanto a maioria dos mmropgs que sairam ultimamente não são mais do que versões melhoradas, com mais umas pequenas funcionalidades, dos anteriores.

Presentemente as vantagens dessa massificação são praticamente nenhumas e as desvantagens são muitas.

Não sei se o Vanguard irá alterar o estado das coisas, mas espero que os Devs e as empresas realizem que este mercado precisa de inovação e que o jogador dos Muds ou do inicio dos tempos do Ultima ou do EQ também evoluiu e tem outros interesses além de andar a fazer grieffing, KS , etc.

Isto para dizer que existe um nicho no mercado que ainda está por explorar devidamente. Uma área de jogadores de mmorpgs com uma faixa etária superior à do WoW (só para dar um exemplo)

Existe um único mmropg que cobre essa área , que é "A Tale in the Desert" que apesar de se basear num conceito bastante inovador é no entanto bastante limitado.

O Eve Online também tem algumas caracteristicas que desencorajam o typical D3wwd.

Enfim, acho que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de mmorpgs esqueceram-se que o seu mercado também envelhece
 
re:

Eu acho que vocês já estão a levar a conversa para caminhos um bocado tortos.

Mas se virem bem acho que cado deve saber mais como deve passar o seu tempo. Se não fosse o computador a tv, etc.. andam ai nos copos e em outras activadades. Enfim é uma actividade tal como outra qualquer. Agora considero mais triste aqueles que resumem a sua vida apenas em trabalhar e pagar as contas. E isto é independente de jogar jogos ou não. Se jogar ou fazer outro tipo de actividade não vejo qual o problema...

Já agora eu não dúvido o sucesso do WoW, mas existem alguns pontos que queria por em causa ( apesar de pessoalmente não jogar ).

- Acho que a disponibilidade nas lojas, deve-se à boa venda e procura do título... porque muitos outros mmorpg's estavam disponiveis e simplesmente as lojas ou as distribuidoras desistiram deles.

- Bom outro factor para o sucesso e importantissimo no mercado deste género. Foi a explosão que houve na europa ( claro portugal incluído ), para este género de jogos. Talvez o que poderá ter ajudado isso foi o facto de ser uma empresa com uma boa integração e conhecida na europa como a blizzard. E talvez uma aposta mais descentralizada dos serviços para os clientes. Ao contrário de outros jogos em que apostam no contrário, ou seja, concentram os serviços todos.

- Claro que se deve reconhecer outro factor, como facilidades de pagamento que uma determinada disponibiliza no paises alvo que pretende explorar. Normalmente só existe facilidades em pouco paises. Bom mas isso tambem acho que tem mais a ver com o facto de eles apostarem numa descentralização dos serviços.
 
re:

Desculpem o double post, mas como o reply anterior foi feito uma parte de manhã e outra agora à tarde, acabei depois por ver as mensagens que estão agora escritas.

Acho que... a resposta é simples a massificação, faz com que as cisas se tornem numa selva, e uma das maneiras de as resolver é impodo heraquia. E isso é coisa que os jogadores não irão gostar qualquer das formas, mas a igual de opurtunidades seriam diferentes.

Anyways, isto é como as grandes cidades e as aldeias. Vais para uma aldeia toda gente te ajuda, toda gente te conhece e cumprimenta-te. Vais para a cidade é a selva..... e só o que mantem aquilo é heraquia da sociedade. Porque sem isso.... já se tinha tudo à vida.
Bom apenas quero dizer que estes problemas todos inerentes é o resultado da existencia de jogos onde tem uma taxa activa de jogadores muito grande.

Um boa maneira de ajudar é obrigar aos jogadores cooperarem entre si. Mas mesmo assim não resolve tudo. A descentralização dos servidores tambem ajuda a reduzir a população e por um certo lado, menos população, menos selvagem é a comunidade.
 
Os beggers é a cena que mais me irrita. Tive um gajo que me viu uma vez no jogo a pedir-me ontem 36G assim sem mais nem menos. Quando eu lhe disse que não lhe ia dar pois eu ganhei o meu dinheiro todo sem o pedir... ele disse "ok"...

E sim, já emprestei gold e até já dei cenas de muito valor, mas a "amigos" no jogo. E muitas vezes eu e alguns membros da guild e não só ficamos pela noite dentro com uma fogueira em Elwin forest ou mesmo em Ironforge a falar! :)

Noto que ainda há muita gente que leva mais a sério a componente RPG, mas como já disseram, há de tudo, principalmente num jogo (no caso do WoW) com uma população gigante.
 
greven disse:
Os beggers é a cena que mais me irrita. Tive um gajo que me viu uma vez no jogo a pedir-me ontem 36G assim sem mais nem menos. Quando eu lhe disse que não lhe ia dar pois eu ganhei o meu dinheiro todo sem o pedir... ele disse "ok"...

E sim, já emprestei gold e até já dei cenas de muito valor, mas a "amigos" no jogo. E muitas vezes eu e alguns membros da guild e não só ficamos pela noite dentro com uma fogueira em Elwin forest ou mesmo em Ironforge a falar! :)

Noto que ainda há muita gente que leva mais a sério a componente RPG, mas como já disseram, há de tudo, principalmente num jogo (no caso do WoW) com uma população gigante.

ah uma cena fixe a fazer pa esses gajos, quando abrem a janela metes tipo 1000g e depois vais buscar umas pipocas para ver o tempo que os gajos demoram ate fechar a janela e cancelarem a trade :002:
 
Sou um jogador assiduo do EQ2 e concordo plenamente com o post inicial, o EQ2 teem grandes defeitos.... Penso que a grande (única ?)vantagem do EQ2 (em relação ao Wow) é o suporte técnico sem mácula da SOE. Tive algumas vezes problemas/dùvidas que queria ver esclarecidos e obtive sempre resposta em minutos... O Server downtime é tambem devidamente anunciado.
 
O wow é realmente um grande jogo e sim, é relativamente facil subir um char ate nivel 60 em pouco tempo, eu fiz um warlock 60 em 3 semanas, claro que jogava todos os dias..

O grande defeito do wow a meu ver é o content para os casual gamers apartir de level 60, em que ficam estancados para fazer ubrs, scholo, strat e afins...

Quem nao tiver uma guild minimamente grande e com jogadores assiduos fica estancado..

Ou faz pvp ate se fartar ne, para mim é o unico aspecto que estraga o jogo e pelo qual deixei de jogar, porque simplesmente enjoei de experimentar classes e upar characters ;x
 
..

tenta comparar com o knightonline ;)
o KO e gratis(+-) nao tem tanto graf. mas e porreiro!
tem melhor pvp e de todo o people k konheco k saio do ko para o WoW passados um meses
voltaram ao KO e venderam ou xkeceram as contas do WoW....sabe se la pk nee ;)
 
Para quem achou uma grande alarvidade o que eu disse sobre chegar ao lvl 60 no wow em 2 semanas aqui fica um excerto de um post retirado do forum Vanguard :

"Fastest known 1-60 run that i can think of is my friend from Deathwing who on her 2nd toon did 1-60 in just 11days. I'm sure it could be done in 10- if she didn't run instances to gear up so much. "

10 dias meus amigos, e ainda sobram 4 dias para os não tão hardcores.

Para os mais cépticos aqui fica o link: http://www.vanguardsoh.com/forums/showthread.php?t=72000
 
Um jogador "normal" demora cerca de um mês ou um mês e meio a chegar a 60... Agora se eu fizer um Alt e pedir aos meus amigos 60's para andarem comigo atrás por todo o lado isso chego a 60 bem antes dos 11 dias... Há uns dias com a char da minha namorada druida fiz SM cath 5 vezes praí em 40 minutos com um mage60... Fiz cerca de 300k de xp em 40 minutos...

Ela SOZINHA nunca demorava menos de 3 semanas ou um mês...
 
Se entenderes esses 11 dias em /played time posso-te dizer que o meu unico 60 demorou 13dias de playtime... e eu nao conhecia nada do jogo... por isso n vejo grande admiração nisso...


claro que em tempo real foi 1 mês +- a jogar 2-3-4 horas por dia
 
Claro que sim, 11 dias. Eu em 15 cheguei com o meu... mas 15 dias de jogo foram 4 meses reais. Isto porque eu não passo 24 por 24 a jogar a não ser que se seja demente como esses bacanos aí.

E qual é a vantagem de ser extremamente dificil chegar a nível 60? Tornar o jogo frustrante? Gosto bem mais do jogo agora que sou nível 60, por isso não vejo vantagens nisso.
 
Pessoalmente joguei a maior parte do tempo a lvl 60... e agora que deixei o wow de vez posso dizer que o vicio do jogo não está em ir todos os dias a mc/bwl/aq/naxx... isso e frustrante... sempre a mesma coisa... prazer é sim andar a levlar estar com akela ideia.. so mais um mob e dingo... va so mais um... ir a deadmines/scarlet/diremaul antes de ser 60/ zul farak e wipar pq n temos lvl suficiente e 1 hora depois fazer sempre a abrir com um grupo melhor... isso sim é o que me vai ficar na memoria.. não são os wipes q tive em bwl... a frustação que tive em aq...
Lembro-me de dizerem aki que depois de 60 o jogo muda todo... a minha opinião? sim.. é verdade... mas depois de estar 1 ano a jogar a um alto nivel posso dizer... sucka bue...
Se algum dia voltasse ao wow era pelo prazer de expar mais uma char... n era pelo prazer de fazer high-end instances...

just my 2 cents
 
Boa... Se eu fizesse 4 ou mais raids todas as semanas acredito que ao fim dum ano me fartasse! LOL
Entrei pra uma high end guild no meu server e começei ha menos de um mes a andar em mc/aq/zg/bwl(ainda n tenho o amuleto da onyxia), tenho feito 2-3 raids por semana ainda n fiz mts claro. Mas tou a curtir mais agora do que em toda a minha experiencia de levlar a personagem que tb gostei muito... A cena da organização e de ter responsabilidade sobre 40 pessoas faz-me estar a adorar estar a lvl60!

Claro que tb n devo ficar mt tempo em nivel 60, daki a uns meses vou pra 70! Hehe!

Já agora cheguei a nivel 60 em 18 dias e qq coisa, fiz montes de instancias e por ai fora.
Só tive mm pressa pra chegar a 60 quando entrei nos 50... lol
 
Bah, eu a 51 bem começo a reparar nisso... Ao menos tenho a vantagem de ja' conhecer bem as instancias quase todas e saber onde ir pro que quero fazer... A desvantagem é que já o fiz várias vezes e torna-se chato...
 
Tb faço parte do clube que está a curtir mais a lvl60 que no resto do jogo. Ainda para mais como facilmente faço guito a lvl 60 posso alimentar as outras chars e isso também ajuda a levelar :)
Acabei também por entrar numa guilda High level com bastante actividade. Eu só tenho pena de nao ter mais tempo para fazer raids... infelizmente acabo por não começar os raids pois começam as 7 da tarde e a essa hora ainda estou no batente, mas tenho entrado em alguns a meio e curtido largo :)

:wow:
 
Eu fartei-me do jogo ao fim de 1 ano e meio. Depois de levlar o sexto alt, e fazer MC/BWL até ao limite da paciência humana desisti.

Depois do sexto alt o jogo non-lvl 60 já não tem piada pois já fizeste tudo. Por outro lado BWL exigia demasiada disponibilidade. Tinha de estar todos os dias às 20 horas online, já parecia um trabalho, e ainda por cima um trabalho chato.

Talvez volte com a expansão.
 
Back
Topo