A Tamron 17-50 f2.8 ainda "rules"?

Conseguiste mesmo. :p

Por acaso fui ver as reviews das duas da Photozone.de e apesar de uma L ser uma L, não sei se neste caso dava a diferença.
Em distorções são mais ou menos a mesma coisa.
Em resolução a Tamron é melhor a todas as aberturas em toda a gama de focais, tanto no centro como nos cantos.
Em vignetting também são mais ou menos a mesma coisa, com uma vantagem ligeira para a 17-40 L nos 17mm.
Em aberrações cromáticas a Tamron é um pouco pior dos 17 aos 24mm, mas melhor daí para cima.
Em qualidade de construção a 17-40L é indiscutivelmente melhor.
Também é silenciosa e mais rápida a focar.
No entanto a Tamron é um stop mais luminosa e tem mais 10mm utilizáveis.

No meu caso não se justifica pagar o que a 17-40 F4L custa a mais.
 
Tudo o que disseste é bem verdade rui marto...:)
Sem dúvida...
Se eu comprasse uma zoom standard, ía para a Tam 17-50... mesmo em deterimento da 17-55 f/2.8 da canon, pois acho-a muito cara para as diferenças que apresenta em relação à primeira...

Para mim, o que me faz esperar mais um pouco e optar por mais tarde comprar a 17-40 é simplesmenta a incerteza no futuro em relação ao Full Frame...

Estou com um pressentimento que a Canon nos vais presentear com uma surpresa em breve...
E não sei até que ponto será viável, apostar-mos em lentes não preparadas para full frame...

Bom, além do que já falaste... rapidez de focagem, silêncio, robustez...

Mas a tamron é sem duvida e talvez uma das melhores compras que se podem fazer hoje em dia no âmbito das zoom standard para APS...

Basta vermos esta tabela de comparações...:) (Podemos comparar quaisquer lentes disponiveis, mas para começar, nada melhor que olhar-mos para as prestações da tammy versus a 17-55 f/2.8 da canon que custa ... 1000 e muitos €€...:)...)
 
Eu também acho que a Canon vai trazer o Full Frame para a gama da 40D, talvez numa 50D. Mas como comprei agora a 40D e é um corpo mais que suficiente para mim, não faço intenções de trocar de corpo nos próximos 2 ou 3 anos, logo talvez já só troque por uma 60D. :p

Também é a única lente EF-S que devo comprar, visto que as restantes lentes que quero são a 70-200 F4L e algumas primes. Se entretanto quiser passar para Full Frame optarei pela 24-70 L, visto que deixarei de ter o crop factor.
 
Pois... eu também não penso trocar... para já...:):)

Mas as L duram anos e anos...:):)

Imagina-te daqui a uns 2 ou 3 com uma 60D, FF, 24-70 e 70-200...:):)... e umas primesitas para desenjoar... :)
 
Ah, sim! Vou confirmar isso. Mas estou a vê-las em todo o lado acima de 400€! Tinha a ideia que custavam 350€, por aí. Cheguei a ver usadas a 250€, mas isso é outra história.
 
Como utilizador desta lente posso dar uma breve opinião :)
Primeira nota a ter em conta é que a ultima versão desta lente (atenção, não refiro a versão VC) já tem motor de focagem próprio, não se tornando impedimento para utilizadores D40, D60...
A sua rapidez de focagem está mais ou menos ao nivel da 18-55mm VR, o que acho que não é nada mau.
Não é muito silenciosa é verdade, mas sinceramente também não é como muita gente a pinta, penso que só fará diferença para pessoas que realmente precisam de silencio.
Apesar da construção ser em liga de plástico, essa é no entanto de alta qualidade, muito robusta, os aneis tem funcionamento suave e preciso.
A qualidade óptica é o que já se falou...alto nível!
Parece-me também que as cores são menos quentes que na Sigma (parecem-me mais fieis).
O Bokeh é também de transição suave.
Esta lente "hesita" por vezes um pouco em situações de pouca luz mas coisa que não incomoda. :)
Resumindo: altamente recomendada

Espero que a info seja útil!
 
A sua rapidez de focagem está mais ou menos ao nivel da 18-55mm VR, o que acho que não é nada mau.
Não é muito silenciosa é verdade, mas sinceramente também não é como muita gente a pinta, penso que só fará diferença para pessoas que realmente precisam de silencio.

Se não estiver enganado e a versão que o helius tinha no encontro de Coimbra for a versão com motor, então as versões Canon e Nikon diferem, não sei se pelo motor se pela mecânica. A versão Canon é mais rápida e bastante barulhenta (é por uma grande margem a lente mais barulhenta que me consigo lembrar).

Em relação à qualidade de construção, a minha ao fim de um ano descolou parcialmente a borracha do anel de zoom. Não é nada que interfira na utilização, mas dá para ver que já não está bem colada e se puxarmos um pouco dá para "espreitar" por baixo.
 
Última edição:
Confirmo que a versão do Helius é com motor. A minha é sem motor. Achei-a a minha versão, com motor, mais barulhenta que a versão dele, com motor (tal como já tinha lido). Quanto à rapidez de focagem, não tenho bem a certeza, mas fiquei com a ideia que a versão sem motor era um pouco mais rápida a focar. Mas são pormenores.

A única grande chatisse desta lente é a curvatura do plano de foco, o que impossibilita a usar a técnica de focar com o ponto central e reenquadrar.
 
A única grande chatisse desta lente é a curvatura do plano de foco, o que impossibilita a usar a técnica de focar com o ponto central e reenquadrar.

bolas... volto à indecisão... grande info Strobe. Obrigado! como é que posso saber se outras lentes têm este problema da "curvatura do plano de foco"? nem me recordo de ter lido isto em outro lado... :confused: deve ser a beggin'ice !! :p
 
É daquelas coisas que não se sabe. Há algumas lentes em que é sabido por meio de testes em algumas reviews, ou pela experiência dos utilizadores. De qualquer forma essa característica não impossibilita o uso dessa técnica, eu faço-o várias vezes e com bons resultados. Tens é que ter mais cuidado com o DoF.
 
Vou desenterrar este tópico da tamron 17-50 (pareceu-me o que tinha mais respostas) para perguntar duas coisas que depois de ter corrido uma data de topicos não encontrei. Saiu esta lente Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF] que agora é ASPHERICAL, sabem se é melhor que a anterior em termos de nitidez? Outra pergunta e que as pessoas não têm falado muito aqui mas que vejo escrito por essa net fora é a questão de algumas lentes destas não focarem como deve ser, não serem tão sharp como deviam...dizem que ás vezes só à terceira troca é que acertam. Já aconteceu a alguma pessoa esta experiência ou a qualidade melhorou?
 
Back
Topo