A taxação ao segundo (ao abrigo da lei) e o SAC da Vodafone

bobdealer

Power Member
Boa noite,

Recebi há dias uma sms da Vodafone com o seguinte contéudo:
Ao abrigo da lei a Vodafone informa q p/ alem de tarifários sem consumo mínimo terá disponíveis tarifários c/ taxacao ao segundo. Info/adesão:1274 / vodafone.pt
Penso que o que diz a lei é que não podem haver diferenciais relativamente ao 1º minuto e seguintes, isto é, não pode ser cobrado 1 minuto de chamada se só forem utilizados, por exemplo, 30 segundos.

De qualquer modo, e visto que essa era uma das possibilidades, fui ao site da Vodafone, para ver as condições desses tais “tarifários c/ taxacao ao segundo”.

Nada encontrei. Até a caixa de pesquisa utilizei. Mas nada.
Foi então que reparei, no topo do site, no link “Suporte online

Transcrevo então de seguida a surreal conversa/chat online que tive com um operador do Serviço de Apoio ao Cliente da Vodafone (de início, até pensei que se tratasse de alguma coisa tipo resposta automática)

Nota: para proteger a sua identidade e para não lhe causar qualquer tipo de problema – apesar de toda a lavagem cerebral que ele me deu, penso que a culpa não é, de todo, sua… – rasurei o nome desse mesmo operador.
Vodafone
Bem-vindo ao Serviço Assistente Online da Vodafone.

Vodafone
Iremos atender brevemente o seu pedido

H*** D***
Boa noite, em que posso ajudar?

bobdealer
boa noite

bobdealer
recebi ha dias uma msg do num 35191 que referia a existencia, ao abrigo da lei, de tarifarios com taxaçao ao segundo

bobdealer
e que devia consultar vodafone.pt ou ligar para o num 1274

bobdealer
mas nao consigo encontrar informaçao nenhuma sobre isso

H*** D***
Para esclarecimentos adicionais pedimos-lhe que ligue 1274.

H*** D***
Há qualquer outra questão em que possa ajudar?

bobdealer
oi??

bobdealer
"esclarecimentos adicionais"?

bobdealer
mas voce nao me esclareceu nada

H*** D***

Referia-me a esclarecimentos adicionais relativamente ao conteúdo da mensagem.

bobdealer
caro amigo, a msg dizia explicitamente no seu final: "Info/adesao: 1274 / vodafone.pt"

bobdealer
pode-me entao dizer onde posso aderir em vodafone.pt?

H*** D***
Não existe informação disponível no site.

bobdealer

pois claro..

bobdealer
outra coisa, esclareça-me isto, os tarifarios extravaganza e vita 91 extreme,

bobdealer
comparitavamente com o tag da optimus,

bobdealer
retira-nos 10€ mal eles sao carregados

bobdealer
certo?

H*** D***
Não é feita comparação proactiva na medida em que a oferta Vodafone é nitidamente mais vantajosa. Poderá ser feita caso aponte características específicas. Quanto ao Vita 91Extreme toda a informação sobre o mesmo pode ser verificada em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/ seleccionando Vita 91 Extreme.

bobdealer
lol

bobdealer
pois claro..

H*** D***
Neste momento já pode verificar informação sobre a taxação ao segundo no site.

bobdealer
sim?

bobdealer

onde ja agora?

bobdealer
em "tarifarios"?

bobdealer
em "serviços"?

bobdealer
é que nao encontro nada em lado nenhum..

H*** D***
Em https://loja.vodafone.pt/tarifarios/ seleccione o tarifário que pretender dos abaixo mencionados e verificará a informação relativa à taxação ao segundo.

H*** D***
Pós-Pago
Best Total ao segundo

H*** D***
Pré-Pago para utilização regular
Vita Total ao segundo

H*** D***
Pré-Pago sem carregamentos obrigatórios
Vita Light Total ao segundo

H*** D***
Utilização em Casa
Vodafone Casa T0 ao segundo

H*** D***
Há qualquer outra questão em que possa ajudar?

H*** D***
Por falta de comunicação vamos dar o seu contacto por terminado. Obrigado. Boa noite.
Resta dizer que, tal como se pode verificar pela última frase, a conversa foi terminada pelo operador e não por mim. À medida que eu ia fazendo as perguntas, o indivíduo em alguns casos demorou mais de um minuto a responder-me às questões. Quando me falou, por fim, nestes tais tarifários ao segundo, fui então à procura dos mesmos no site. Não demorei mais de 30 segundos até que voltei à conversa para lhe dizer que aquilo que ele dizia não se encontra em lado nenhum. Mas a conversa já tinha sido terminada "
Por falta de comunicação"...

Surreal.

Uma vez que, penso eu, esta história da taxação ao segundo é do interesse de todos, alguém consegue encontrar alguma informação sobre isto no site? Está-me a escapar aqui alguma coisa? E os outros operadores, tmn e optimus, há alguma informação? Ao abrigo da lei, não era suposto todos os tarifários passarem a ser taxados ao segundo?

Cumprimentos e desculpem lá o testamento.
[FONT=&quot]
[/FONT]
 
Última edição:
aqui uma vista de olhos e vê se serve.

Esse funcionario é engraçado :-D "nitidamente mais vantajosa" inda bem que pensam assim :lol:
EDIT:
tarifariosvodafoneno0ye0.jpg
 
Última edição:
Achei piada a isto:

H*** D***
Não é feita comparação proactiva na medida em que a oferta Vodafone é nitidamente mais vantajosa. Poderá ser feita caso aponte características específicas. Quanto ao Vita 91Extreme toda a informação sobre o mesmo pode ser verificada em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/ seleccionando Vita 91 Extreme.

Enfim... querem enganar quem?
 
como se pode ver afinal todos andam com o SAC da VDF ao colo e no entanto é igual aos outros...
O SAC das operadoras são na sua grande maioria pessoas que apenas estão lá para ganhar uns trocos. Com sorte, apanhamos algumas simpaticas e prestaveis.

..."nitidamente mais vantajoso"... quantos já terão caido nessa... Sinceramente..
 
Bons Dias!

Por acaso eu fui outro que há mais ou menos 2 dias recebi essa mesma mensagem que o user bobdealer recebeu "ao abrigo da lei a vodafone informa q p ..... adesão:1274 / vodafone.pt".
Fui ao site e não vi nada a falar sobre isto.

Cumprimentos
 
e os preços das sms?? não vai haver um tarifário ao segundo com sms grátis para a vodafone??.. porra os outros operadores nem falam nisso..
 
Última edição:
Obrigado insectskin.
Já agora, onde encontraste esse quadro? Foi no site da Vodafone? É que eu não consigo mesmo encontrar info nenhuma lá e gostava de saber como alterar para um desses tarifários. De qualquer forma, obrigado, tanto pelo quadro como pelo link da teksapo.

raulpvl..... ??
Não percebi nada da tua msg. SMS taxadas ao segundo? :D Queres explicar-te melhor?

Cumps
 
claro que as sms não vão ser taxadas ao segundo.. mas queria saber quanto é que vai custar a unidade.. e também queria saber se as outras redes vão lançar tarifários análogos.
 
A imagem encontrei-a num outro forum... é igual a que esta no link. Mas mais bonita lol
Assim não é preciso carregar no link (a não ser para ler o texto que tem antes)
 
Mas entao afinal vão haver tarifarios proprios para taxação ao segundo?? mas que é isto??

Ja agora recebi hj essa tal mensagem da vodafone.. e tava com o mesmo problema de nao encontrar nada no site e vinha aqui abrir um topico. LOL
 
Os tarifários ao segundo são uma grande treta.

Já recebemos a circular e após analisar a informação e os preços, só posso concluir que só compensa para quem fizer chamadas de 1min ou menos. A partir de 1min (ou até antes) torna-se mais caro do que os tarifários que já existem.

O caso que tenho agora presente é o do Vita Total - 19cent/min para qualquer rede.

O Vita Total ao segundo tem períodos de 1seg que custam 0,35cent. Inicialmente, é feita uma taxação logo de 10seg, depois é ao segundo.

Ora: 0,35cent x 60seg = 21cent/min

Conclusão: Para chamadas até 59seg, compensa. Daí para a frente é mais caro.

Estes tarifários servem as pessoas que fazem sistematicamente chamadas muito curtas.

Haverá alguém que tire partido deles? Bem, certamente que sim.. Mas não devem ser muitos.

No que diz respeito ao SAC da Vodafone.. eu trabalho na Vodafone, mas em loja, e só digo uma coisa.. Há alturas em que nem sei para que é que o SAC existe. 90% do que fazem é dizer ao cliente para passar numa loja para resolver o que tem a resolver, 8% dão informações erradas, e os restantes 2% são os que lá trabalham a sério (mas a julgar pelo que os clientes dizem, não devem atender ninguém. :P).

Enfim.
 
Última edição:
Mas eu pensava que isso ia ser para todos os tarifários.
Mais uma vez os grandes é que facturam.

Julgo que serão obrigadas a ter um tarifario do genero. Não significa que se va aplicar aos restantes tarifarios. Quem quiser ser taxado ao segundo escolhe o tarifario criado para esse efeito. Se tiver errado peço desculpa.
 
Última edição:
Pois, eu também pensava que a taxação ao segundo seria aplicada nos tarifários que já existem, mas pelos vistos a lei já foi criada de forma a ser possível que a contornassem. E as empresas contornaram, claro.

As operadoras só são obrigadas a dar pelo menos uma alternativa de tarifário cuja taxação seja ao segundo. É o caso.

Os tarifários que já existem continuam iguais. Foram criadas alternativas taxadas ao segundo, mas com quase nenhuma vantagem. Ou seja, a lei é aplicada, mas tudo continua na mesma, à boa maneira portuguesa.
 
O caso que tenho agora presente é o do Vita Total - 19cent/min para qualquer rede.

O Vita Total ao segundo tem períodos de 1seg que custam 0,35cent. Inicialmente, é feita uma taxação logo de 10seg, depois é ao segundo.

Ora: 0,35cent x 60seg = 21cent/min

Conclusão: Para chamadas até 59seg, compensa. Daí para a frente é mais caro.


Isso não é ilegal? Não dizia algures que as empresas de telecomunicações não podiam aumentar os preços com a taxação ao segundo.. se calhar tou enganado.. mas tinha essa ideia..



Edit: Já agora aqui fica o link do tarifario ao segundo da vodafone: https://loja.vodafone.pt/tarifarios/vitaminas/Vita_Light_Total_ao_segundo
 
Conclusão: Para chamadas até 59seg, compensa. Daí para a frente é mais caro.

Estes tarifários servem as pessoas que fazem sistematicamente chamadas muito curtas.

Haverá alguém que tire partido deles? Bem, certamente que sim.. Mas não devem ser muitos.

Mto bom para mim, acho que vou mudar para um desses sem carregamentos. As minhas chamadas não duram mais de 1 min. Faço chamadas telegráficas :D
 
Mas eu pensava que isso ia ser para todos os tarifários.
Mais uma vez os grandes é que facturam.

Agradece à querida ANACOM (assunto já discutido aqui), que entendeu que as operadoras estariam a cumprir a lei desde que tivessem um tarifário ao segundo (com os montantes que as operadoras quisessem).
Coisas sem o mínimo de sentido... gostava de saber se na EU também têm esta interpretação...
a comissária europeia vai gostar imenso de saber o que a Inutilidade das Comunicações deliberou...
 
Pois claro... porque é que isto não me surpreende?
Um país a brincar este, é o que é... enfim.

Obrigado a todos pelas respostas e pelos vossos esclarecimentos.

Cumprimentos
 
como se pode ver afinal todos andam com o SAC da VDF ao colo e no entanto é igual aos outros...
O SAC das operadoras são na sua grande maioria pessoas que apenas estão lá para ganhar uns trocos. Com sorte, apanhamos algumas simpaticas e prestaveis.

..."nitidamente mais vantajoso"... quantos já terão caido nessa... Sinceramente..

É sinal que a estratégia da Optimus está a funcionar bem :)
 
Agradece à querida ANACOM (assunto já discutido aqui), que entendeu que as operadoras estariam a cumprir a lei desde que tivessem um tarifário ao segundo (com os montantes que as operadoras quisessem).
Coisas sem o mínimo de sentido... gostava de saber se na EU também têm esta interpretação...
a comissária europeia vai gostar imenso de saber o que a Inutilidade das Comunicações deliberou...

Não é que tenha que defender a ANACOM (antes pelo contrário), mas percebo a posição deles... se eles obrigassem todos os tarifários a ser ao segundo, o consumidor sairia obviamente prejudicado... basta comparar os preços destes novos tarifários com os equivalentes "normais", em que o preço por minuto subiu! Às vezes as leis podem ter efeitos perversos.
 
Back
Topo