1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A Tv Cabo pode fazer isto?? Tá na Lei???

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por konexion, 18 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 3166)

1. konexion

konexion Power Member

Bem, mais uma "novela" com esta empresa, agora foi directamente comigo. Preciso de ajuda de alguém que realmente esteja por dentro da Lei sff.

Tenho contrato (tinha, vou mandar cortar) com a Tv cabo à coisa de 4 anos.
    Em Dezembro passado fiz uma mudança de residência e certifiquei-me de que isso não dava origem a novo contrato, para não estar mais um ano "agarrado". Disseram-me que não, que não dava e que nem tinha lógica pois continuava a ser o mesmo cliente, os mesmos serviços, "tudo igual, só muda a morada" disseram.

óptimo, fiz o pedido e ficou a funcionar na nova morada.

O Traffic Shapping da Tv cabo e chegada da Artelecom em Fev +/- com uma melhor proposta fez-me querer anular o contrato existente. Agora aquela informação do "tudo igual, só muda a morada" é que tinha de ser fiável.
    Já estava a ver o filme, quando me desloquei a uma das lojas deles e disse que queria anular o contrato...
    Disseram-me que (tentativa 1 de meter o dedo numa certa parte) tinha feito o contrato em Dez e tinha de o cumprir. Eu retorqui dizendo que me haviam garantido que mudança de residência não dava azo a novo contrato, logo podia desistir do serviço qdo quisesse.
    Aí, foi-me prontamente respondido que (tentativa 2 de meter o dedo numa certa parte) tinha, desde Dez uma promoção na qual estava a pagar menos e que se cancelasse o negocio ia pagar o que não tinha estado a pagar (fazendo as contas vezes 12 meses estamos a falar de quase 100€!)
    Eu perguntei que promoção era essa, que no contracto não tinha nada e nem tinha dado conta?
    Indicaram-me que estaria no contrato, "em letras grandes".

Muito bem, fui para casa e li o contrato todo. Nada, nenhum campo dedicado a promoção em questão!

Voltei uns dias depois à mesma loja, para ser atendido por outra funcionária, expliquei a situação, mostrei o contrato e pedi para me indicar onde estava essa promo.
    Ela disse "pois, se estivesse estaria aí" apontando-me para um campo vazio, onde eles colocam dados escritos à mão.
    Assim sendo, não podia estar a ser cobrado por algo que nem assinei. Efectivamente estive a usufruir 2 meses dessa promo, mas nem dei conta (são menos 7 euros e tal por mês) e se quem fez esse novo contrato de mudança de residência se esqueceu de colocar essa promoção, não tenho a culpa, certo?

A funcionaria em questão fez o pedido para cancelar o registo onde incluiu a nota a dizer que no contrato não tem mencionado esse valor de 7 euros e tal de desconto.

Hoje recebi uma chamada de confirmação de cancelamento de serviço.
    Já estava a contar com uma contra-proposta manhosa, à qual iria ser prontamente negada.
    Ao inves, o funcionário veio com a mesma conversa de que teria de pagar esse montante e que o facto de ter pago 2 facturas com essa promoção era o equivalente a eu ter aceite essa situação mesmo não estando qualquer promoção mencionada no contracto. O Sr. até me disse que podia consultar a DECO e a ANACOM (que tenciono fazer) e confirmar que a Lei é mesmo assim.

Posto isto, preciso é de saber se realmente é assim. O facto de eu ter pago essas duas facturas com uma promoção que não está no contrato é equivalente a eu ter aceite as condições que me foram impostas?
    Consegue esse pagamento suprimir a existência de um contracto assinado entre ambas as partes onde não tem nenhuma promoção mencionada??

Lamento a maçada do post longo...
    Cumps a todos.

2. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Eu se fosse a ti, e se aguentasse esperava 2 meses...

Pagava mais 10€ por cada mês, se der.

No fim desses dois meses, ías lá, dizias que não vais pagar mais nada até ao final do ano porque como eles aceitaram o pagamento de 10€ em 2 meses, estavam a aceitar a tua promoção que não pagavas mais o resto do ano.

3. Morg2k2

Morg2k2 Power Member

Se nao esta no contrato que assinaste nao tem forma de comprovar algo que nao esta escrito e assinado por ti.

4. Skywatcher

Skywatcher Power Member

Existe na lei a figura do "aceitamento tácito", que é a do facto de a pessoa, mediante as circustâncias, aceitá-las sem se queixar, e, a partir desse momento assume-as. Penso que é a isso que eles se referem em relação ao facto de teres aceite as facturas sem te queixares.
    Não sei se essa figura legal se aplica ou não no teu caso, provavelmente não, pois poderás alegar má fé por parte da companhia em ter-te adicionado condições que não subscreveste, mas, por outro lado, aceitaste tacitamente as facturas.
    Desse modo tudo mais que pudesse dizer era estar a atirar postas para o ar sem ter uma base legal sólida para te esclarecer.

Assim, a única coisa verdadeiramente útil que te posso dizer é:

Anacom
    800 206 665
    9:00H - 16:00H

5. amjpereira

amjpereira Folding Member

Faz todo o sentido...até porque tem tudo a ver, especialmente porque a Tvcabo apesar de aceitar os 10€ fica o restante por liquidar.

O que vai originar a corte. 2 Facturas nao pagas, corte de serviços "extra" á Tvcabo(base) nomeadamente canais Premium, Internet, e telefone.

Passado as 4 facturas e 2 avisos de corte, levas com um técnico á porta a perguntar se queres pagar, se concordares todos amigos e tal, senão saca das ferramentas e corta o cabo no exterior da tua residência e ficas a ver "chuva"(uma vez que já não tens sinal)

Já vi casos de clientes com técnico á porta para cortar o serviço por causa de 5€ ou menos!

6. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Não tem tudo a ver?

Percebeste mal, eu disse para pagar MAIS 10€ QUE A FACTURA.

Não ficam por liquidar, até paga a mais.

Eles fazem-lhe uma promoção, com permanência sem ele saber das condições.
    Ele faz-lhes o mesmo.

Eles são arrogantes, nós temos de mostrar que também o sabemos ser quanto brincam com o nosso bolso.

7. Purex

Purex Power Member

Ligeiramente off-topic..mas achei curiosa a comparação, será que a situação não tem semelhanças ?

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=81176

"A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) alertou hoje que qualquer consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes sem ser pedido, mesmo que seja consumido"

Cumps

8. bazarouco

bazarouco Power Member

Eu tb queria desistir do meu contrato da Netcabo e agora não posso.
    Eu quando fiz contrato instalei TvCabo+Netcabo (à mais de 1 ano atrás) e depois entretanto suspendi o serviço de Netcabo e agora recentemente voltei a accionar a Net, tudo por telefone.

Sempre fui cliente e paguei sempre a TVCabo e agora não posso desistir, pq o meu contrato foi renovado por mais 12 meses, quando tb me tinham dito que isso não iria acontecer.

Só sei que estou farto de aturar estes gajos e quero desistir. :/

9. konexion

konexion Power Member

Só em jeito de resposta para alguns comentários. Não dá para ficar com a Tv cabo.
    Já cá tenho a Ar telecom a bombar à uns 2 meses, estou bastante satisfeito e não estou para estar novamente a mudar tudo e a ter de pagar à Ar Telecom (era a mesma cena, chatisses mas agora com a AR Telecom).

Isto vai levar o corte, tenha eu de pagar ou não! Agora é que não quero mesmo nada haver com estes chulos.

Tenho é de ligar para a ANACOM a ver como é mesmo a Lei.

Mas fica aqui já apresentado o caso, mesmo uma pessoa fazendo muitas perguntas, andando minimamente em cima da "coisa", eles arranjam maneira de dar ponto com nó! Ou pelo menos tentam...

10. Seavoices

Seavoices Power Member

Envia um fax ou carta registada com aviso de recepção com denuncia e cancelamento do contracto alegando clausulas que foram activas sem o teu consentimento e de activação de prazos de fidelização sem o teu conhecimento ou consentimento e que não foste informado que a denuncia do contracto antes do final do prazo de finalização da fidelização obrigava-te a pagar o valor remanescente até ao final do período em causa.

Indicas ainda que a partir da data de envio da carta deixas de pagar qualquer factura endereçada para a tua morada.

Mesmo que insistas, indicas que não assinaste nada, que não recebeste nenhuma informação por parte deles. Mais tarde ou mais cedo eles deixam de te chatear com o assunto.

Este tipo de situações são demasiadamente recorrentes para te deixares calado. O serviço de Helpdesk telefonico comete muitas vezes esse erro (falta de informação). Já fui vítima disso com uma promoção onde alteraram o meu contracto sem o meu consentimento. Demorou a que a situação fosse reposta, mas foi-me oferecido um bónus vitalício desde que mantivesse os parametros do meu contracto de internet (sem nunca terem referido um prazo de fidelização). A partir do momento em que enviei dois faxes a queixar onde apenas paguei o valor devido em cada uma das duas facturas erradas, felizmente na segunda ela já veio correcta,

11. HJesus

HJesus Power Member

entao e no caso de ele alegar que reclamou a factura por ter menos 7 euros?
    ele pode alegar que foi a loja e garantiram que estava tudo bem.
    Entao nao há assinaturas?
    Nesse caso um banco pode aldrabar o cliente com situaçao semelhante? O patrão também?
    pois o patrão num mes paga 50 euros a menos... o empregado reclama e ele diz que no próximo mês é reposto.
    No próximo mes acontece o mesmo e o patrão pede desculpa e diz que vai repôr.
    Zás... já o empregado está f*did* porque "aceitou".
    Então, a netcabo que dê uma caderneta e cada vez que o cliente for lá, o empregado carimba.
    é uma prova que fomos lá? ai ai ai ai como isto anda.

12. konexion

konexion Power Member

É basicamente esse o meu ponto de vista.
    Inumeros exemplos de "aceitas, agora já tá".
    Claro que também é tudo muito bonito, mas se a Tvcabo vai pra frente com o "pagas porque sim" eu não me vou tar a meter em processos judiciais que custam 3 ou 4x mais do que me estão a cobrar (indevidademente, a meu ver!).
    A ver vamos...

Desde já obrigado pelas dicas e conselhos.

13. pedrom2

pedrom2 Power Member

Mas não se deveria de estar a falar de um valor que andou a ser cobrado sem razão? Tens é de ser indeminizado pelo que te retiraram sem que tu tivesses concordado. Nem tacitamente se poderia admitir que concordaste, pois o serviço manteve-se o mesmo, apenas com a alteração (prevista e permitida, tanto que feita pela TvCabo) da morada.

Por ridiculo, se me passassem a debitar uma linha de 16mb quando só tinha 2mb, e quissesse disistir dentro do periodo de fidelidade, teria de indeminizar pelo valor do debito ou do contratado?

14. xoty

xoty Power Member

acho so engracado esta afirmacao, porque essas promocoes veem descriminadas nas facturas.
    aparece-te a mensalidade por completo e mais a baixo a retirar-te o valor correspondente a promocao com o seu respectivo nome.

perdendo a razao para alem disto que aconteceu
    cumps

15. konexion

konexion Power Member

Realmente aparece-me na factura "desconto de pacote clássico - 7,99€".

E agora outra questão. Essa promoção começou em Dez de 2007, e acabava em Dez de 2008.
    No caso de eu pagar esses 7,99€ que não paguei em Dez, Jan e Fev, vou receber a ultima factura com o acrescentado de 7,99+7,99+7,99 = 23.97€ certo?
    Ou eles vão me obrigar a pagar TODOS os 12 meses dessa promoção, apesar de ter pedido a rescisão do contracto a 13 de Fev???

16. kanguru

kanguru [email protected] Member

supostamente pedem os 12 meses. É essa a ideia deles com estas promoções. Já telefonaste pa anacom?

17. molhopicante

molhopicante Power Member

Isso não é uma promoção mas sim uma imposição.

Pergunta-lhes qual a base legal para te pedirem isso.
    Onde está e em que artigo está caso eles digam que existe.
    Quero ver o que eles dizem pois acho que de legal não tem nada.

18. molhopicante

molhopicante Power Member

Qual lei, em que artigo, onde?
    Alguém me ajuda a encontrar isto nos códigos ou nalguma outra legislação?

Obrigado.

19. boas pessoal,

o que eu vou postar aqui não tem a ver com o que tem sido escrito até aqui mas retrata mais uma novela da tv cabo, aqui vai:

desde 16 de setembro de 2007 que a tvcabo está disponível por cabo na minha área de residência. como tal aderi ao pacote de tv+net. até aqui tudo normal.

só que os dias iam passando e ninguém da parte técnica me telefonava como deve de ser normal, assim, telefonei para o comercial ao qual fiz a adesão e mostrou-se surpreso pelo facto de isso ainda não ter acontecido.

telefonei para o serviço comercial e informaram-me que para o meu lote só estava disponível a 17 de dezembro do mesmo ano, (o restante bairro com excepção do meu lote e de outro, já tinha tvcabo), pois estava uma autorização de terceiros pendente para que se efectua-se a restante instalação. do comercial telefonei para o técnico que tb me informaram o mesmo.

de 17 de dezembro passou para 31 de janeiro de 2008. de 31 de janeiro já passou par 11 de maio, e ninguém lá dentro sabe que raio de autorização é esta. penso que isto é vergonhoso para a própria espresa. alguém colocou lá que era necessário a autorização, agora ninguém sabe quem são os terceiros, apenas sabem ir mudando as datas de previsão da instalação do serviço.

para abrilhantar isto, houve uma comercial que me telefonou a dizer que a minha área de residência só tinha acesso por satélite e que não poderia ter net.

Mas que raio de profissionais são estes?!?!? Uns não sabem qual é o raio da autorização, e a outra não sabe o que anda a dizer e dirige-se aos clientes sem conhecer a situação para vender o produto!!!

sinceramente...

Partilhar esta Página