A utilidade de compar Camaras de Video HD

apcampos

Membro
Uma pergunta para os conhecedores da matéria: Vale a pena comprar uma camara de video que filma em HD, para depois gravar esses videos em DVD?
A pergunta se calhar é um bocado idiota, mas para um leigo na matéria, a dúvida faz sentido. Eu tenho uma televisão full HD e tenho uma camara de video que grava em HD (HD700). Como vou gravar os videos em DVD para ver quando me apetecer (tb vou gravar num disco externo. os DVD são backups) não valerá mais a pena gravar na camara em modo SD, para os ficheiros serem mais "leves", já que o DVD não grava em alta definição (se calhar estou a dizer uma calinada de todo o tamanho)?
Obrigado pelos esclarecimentos.
 
Pelo que vi a camara grava até 720p no codec MPEG-4 AVC/H.264. Como falas em SD suponho que ela te permita gravar tambem à resolução de dvd (480p?), mas em principio será também no formato MPEG4.

Ou seja, se quiseres ver os filmes num leitor de dvd de sala "normal" vais precisar de fazer sempre a conversão mpg4->mpg2, se o filme for gravado em SD, e ainda 720p->480p(?) se for gravado em HD. Isto porque a maioria dos leitores de dvd de sala suportam apenas mpeg2/480p.

Como dizes que já fazes backups para um disco externo, e os preços destes estão relativamente baratos, o que eu faria era gravar sempre em HD. Depois fazia o backup para o disco externo sempre em HD/MPEG4, e gravava num DVD (SD/MPEG2) para ver no leitor da sala. No fundo nem tens mais trabalho porque precisas fazer sempre a conversão mpeg4->mpeg2 (a não ser que o teu leitor suporte mpeg4).

Assim ficas com os backups na qualidade máxima, e no futuro, quando arranjares um leitor HD/mpeg4 gravas a partir dos backups para um dvd-dl ou blu-ray, e sempre fica com uma qualidade mais "adequada" para a televisão que tens.

Quando dizes que o dvd não grava em alta definicão se calhar estas a confundir o suporte fisico (dvd, dvd-dl, bluray) com aquilo que por vezes se chama "qualidade dvd" (ou SD, filme com resolução de 480p no codec mpeg2). A única razão pela qual não consegues gravar HD num dvd, é porque como a resolução do video é muito maior (720p ou 1080p) os ficheiros não caberiam no dvd, que tem um máx de 4,7GB. Se for um filme pequeno e ocupar de menos de 4,7GB não há problema nenhum. Não esqueças é que a maioria dos leitores de mesa suportam dvd (suporte fisico) mas apenas mpeg2/480p.

..espero que não tenha sido muito confuso lol
 
Eu compraría um leitor de DVD com suporte para HD e gravaría em mídia apropriado, porque como disse o kmolazz um filme que não seja pequeno em HD não cabe num DVD de 4.7GB.

O formato SD (não HD) é de 720x576 linhas (PAL). E depois temos o MPEG 2 para comprimir em alta qualidade de forma a que 1 hora de vídeo (e até mais) caiba num DVD 4.7GB.

Ando desactualizadíssimo quanto ao HD porque interrompí a minha carreira de produção de vídeo no tempo do SD (DV/DVCAM/DVC PRO/BETACAM SP), mas penso que é uma explicação mais ou menos aceitável (espero...).
 
O maior problema das camaras que gravam directamente em DVD é a qualidade, para visualização directa passa, mas se quiseres editar um pouco mais cedo ou mais tarde vais ver efeitos da compressão aplicada na gravação.
 
Não, não aconselho nada uma camara que grave directamente em DVD. Tem de gravar para um disco rígido interno para se poder depois fazer pós-produção. Claro que editar em HD exige um grande PC.

Para poderes editar do DVD terías de converter o .mpg para .avi. Isso causa uma enorme destruição na qualidade de imagem. Depois de editado é mais uma compressão para MPEG em cima. Isto já começam a ser demasiadas camadas.
 
Bem... vou ter que ler as vossas mensagens 4 ou 5 vezes :D
não é que estejam mal escritas, eu é que não percebo muito disto!
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou mesmo optar por gravar em HD.
 
Sim, em HD é uma qualidade extraordinária (mas também dependendo da máquina, claro. 3CCD é o ideal).

Aquilo que nós estamos aqui a falar tem a ver com o facto de quereres ou não editar o filme, ou seja, através dum software, acrescentar música, alterar o vídeo (usar câmara lenta e correcção de cor, por exemplo), cortar partes que não interessam, etc.

Se a máquina gravar directamente para DVD não podes fazer isto sem perder imensa qualidade e sendo um processo extremamente complicado (senão impossível) para um amador.

Há agora um software de edição em HD semi-amador, muito intuitivo da Pinnacle - Pinnacle Studio 11.
 
Nunca vais ter os teus filmes de férias em HD. Porquê? Várias razões:

- Não tens gravador HD
- Não tens leitor HD
- Não tens PC capaz de editar filmes em HD

Respondendo à tua pergunta. Se vale a pena comprar uma câmara de vídeo HD. Não. As HDs compactas que vais comprar não tem relativa diferença para uma boa DV. Para mais, como referi em cima, não tens maneira de ver o teu filme em HD sem gastares dinheiro - e bastante - em material extra. Opta por uma boa DV, por exemplo, Sony XL2.
 
HD?????????? querem comprar hd?????????

vao fazer cinema????? vao fazer tv?????


entao porque é que querem comprar uma camara de cerca de CENTO E CINQUENTA MIL EUROS mais cerca de CINQUENTA MIL EM LENTES?????

sim porque HD não não é HDV...


HDV È VIDEO DE ALTA DEFINIÇÂOI

HD SUBSTITUI PELICULA .... é um mundo aparte....


porra estou farto de ouvir falar em HD POR TUDO E POR NADA.... ainda hoje falei disso com uma colega... leva tudo HD porque é bonito dizer que é de alta definição, mas nao passa de publicidade enganosa... de certeza que a mini dvd canon xl1
que por acaso ate a tenho aqui comigo tem muito mais qualidade que essa suposta HD...


isso quanto muito e um hdv muito fraquinho ( tal como é normal a qualidade mini dv tambem n ser igual de camara para camara....) e tem uma saida para ligar as tvs de hd....

a unica HD que conheço é uma panasonic do tamanho de uma camara normal semiprofissional que quando comparada com a sony 900 deve parecer ridicula....
 
Última edição:
Não há diferença (a olho) entre DVCPRO e DVCAM. A escolha de uma câmara, resume-se, como em fotografia, à lente. As compactas HDs tem lentes miseráveis. Já trabalhei com DVs e HDs e, havendo diferença, ganha sempre uma boa DV com uma boa lente para estas compactas HDs. E ninguém falou em compressão. Comprimes o que gravaste quanto tu quiseres e se quiseres. :007:

edit: este post já não faz sentido no seguimento da conversa, visto que alguém teve a genial ideia de apagar posts. Palmas para esta mente brilhante.
 
Última edição:
HD não substitui a película. Película continua a ter uma qualidade muito superior ao HD e não vejo isso mudar tão cedo. São formatos diferentes. Não vai acontecer para o vídeo o que aconteceu com a fotografia digital.

edit: Sim, não faz sentido nenhum comprar uma câmara HD para fazer filmes de férias. E dentro das compactas, não faz sentido comprar uma destas, de todo. Nem são usadas a nível profissional.
 
Última edição:
quando falei que substitui pelicula, queria dizer que HD é usada nos mesmos formatos que habitulamente sao rodados em pelicula.... e isto ate porque eu prefiro pelicula ao hd.... nao vejo a hora de por as maos numa arri ( tanto de 16 ou 35mm) pelos vistos estou no unico curso de cinema onde nao fazemos nada em pelicula :(:(:(:(:(:( os projectos finais sao rodados em HDV

segundo o meu professor de fotografia que recentemente fez a fotografia de uma curta em HD e usou a sony 900 roça a perfeição e ja esta bastante perto da qualidade de pelicula.... ele ultimamente anda a falar bastante dessa camara.... mas que continua a gostar de trabalhar em pelicula....
 
Qualquer bom director de fotografia prefere película ao HD. Não estás no único curso de cinema que não utiliza película. São praticamente todos assim. Tens aulas em que podes praticar em película, +- uma bobine por turma. :-D É caro. >(

Estudas onde?

edit: também trabalhei com uma arri :007:
 
Desculpem. Mas esclarecam-me uma coisa. Essas handycams compactas gravam em HD ou HDV. È que existe uma grande diferença entre estes dois formatos. Uma coisa é HD puro outra muito diferente é HDV. Penso que existe aí alguma confusão.

EDIT: Esqueçam. Já vi que alguem ja tinha esclarecido esta questão em cima.

Cumps
 
Quem te ouvir falar e perceber do assunto percebe que estás a disparar para todo o lado. Beta CAM SP? A seguir vais recomendar ao gajo comprar uma câmara de película. :-D
 
Eu estou a recomendar BETACAM SP a alguém?!

Aquilo que eu quiz dizer com o BETACAM SP (vídeo DESCOMPRIMIDO) foi em resposta ao teu comentário ignorante que DV não é um formato comprimido (que "comprimes o que gravaste quanto tu quiseres e se quiseres").
 
Obviamente, não estava a comparar com o formato BETACAM, como também não o iria comparar com película numa thread destas. O autor não procura uma câmara deste género. A compressão que referi era em relação à pós-produção.
 
Back
Topo