A vantagem de comprar um iPhone "velho"

chrispy

Power Member
Com os iPhone 14 quase a chegar, comecei a pensar um bocado em cenários de compras. Em tempos, não comprar a versão mais recente de um smartphone significava ficar para trás no que diz respeito ao desempenho, espaço ou câmeras.

Hoje em dia, a não ser em cenários bastante específicos (existirão sempre), os smartphones já não vivem de revoluções mas sim de evoluções incrementais. Por isso, comprar o iPhone 13 ou o 14 na verdade não muda grande coisa para a maioria dos utilizadores: a experiência será fluida, as fotos bonitas e a velocidade rápida.

Isto tudo para dizer: quem anda a pensar em comprar um iPhone (seja de Android para iOS ou de um iPhone mais antigo para um mais recente), se querem poupar uns trocos, o atual vai estando em desconto e é uma grande máquina
 
Também penso assim e é por esse motivo que deverei fazer upgrade do 12 para um 13 Pro Max para ganhar tamanho, bateria e 120 Hz. Ainda não sei se vai ser novo ou semi-novo. Depende dos negócios que na altura aparecerem.

O último iPhone que comprei após o lançamento foi o X.

O XS comprei 8 meses após o lançamento (a um amigo, estado imaculado), o 11 Pro foi passado 5 meses (também ao mesmo amigo), o 12 foi comprado novo após 8 meses e poupei 200€. Tenho poupado algum dinheiro comprando sempre uns meses mais tarde.
 
Com os iPhone 14 quase a chegar, comecei a pensar um bocado em cenários de compras. Em tempos, não comprar a versão mais recente de um smartphone significava ficar para trás no que diz respeito ao desempenho, espaço ou câmeras.

Hoje em dia, a não ser em cenários bastante específicos (existirão sempre), os smartphones já não vivem de revoluções mas sim de evoluções incrementais. Por isso, comprar o iPhone 13 ou o 14 na verdade não muda grande coisa para a maioria dos utilizadores: a experiência será fluida, as fotos bonitas e a velocidade rápida.

Isto tudo para dizer: quem anda a pensar em comprar um iPhone (seja de Android para iOS ou de um iPhone mais antigo para um mais recente), se querem poupar uns trocos, o atual vai estando em desconto e é uma grande máquina
Concordo plenamente. Comprei recentemente um Iphone 8 para a minha mãe, e fiquei estupefacto pela performance que aquilo ainda tem nos dias de hoje ;)
 
Concordo plenamente. Comprei recentemente um Iphone 8 para a minha mãe, e fiquei estupefacto pela performance que aquilo ainda tem nos dias de hoje ;)
É mesmo isso. Enquanto nos primórdios, a diferença do iPhone atual para o seguinte era enorme, hoje em dia os avanços são mais modestos, o que é natural. Não temos de estar sempre com aquela fome de ter o mais recente
 
Concordo, dentro do que tenho contacto, um iPhone XS Max está muito capaz por exemplo em relação ao meu 13 Pro Max, por isso e poupando algumas centenas de euros encomendei para a minha filha (10 aninhos) o seu primeiro iPhone, novo, mas vai ser um 11, mais do que suficiente e actual ainda, e com boas perspectivas de futuro, como é apanágio nos produtos da Apple.
 
Estou a ponderar "reformar" o meu iPhone 7, 32 GB, desbloqueado de cor preta.

Em termos estéticos (exterior) tem uns riscos nas pontas devido ao uso (tenho-o desde 2017) e em termos de performance a bateria já deu as últimas. Todos os dias a carregar e já nem um dia dura. (p.e. fica a carregar durante a noite e no outro dia por volta das 18/19/20 horas (conforme o uso nesse dia) já está a pedir para carregar. Até nas definições no iPhone diz que convém trocar a bateria.)

Estou a espera que saía o iPhone 14 Pro (pelos rumores traz muitas coisas que queria sendo a única que para mim faltava era a entrada USB-C) mas não devo comprar logo e esperar uns meses (3 a 6 meses).

Tenho um colega (já apalavrado) que está interessado e disse que ficava com o meu iPhone 7. Vendia-o por 150€ que acho que é bom negócio.
O que acham?
 
Última edição:
Excelente para ti, mau para ele, tendo em conta que tem de mudar a bateria.
Falei que a bateria só durava 1 dia mas não lhe disse (quem negoceia também tem que guardar trunfos) que já era preciso ser trocada.

Como ele tem um telemóvel ainda dos antigos (tipo nokia, com teclas, etc.) e nunca teve smartphone acho que ainda não sabe o que é realmente um smartphone.
 
Guardar trunfos e aproveitarmo-nos do desconhecimento dos outros não é forma de negociar com pessoas que não conhecemos, quanto mais com colegas.
 
Guardar trunfos e aproveitarmo-nos do desconhecimento dos outros não é forma de negociar com pessoas que não conhecemos, quanto mais com colegas.
Compreendo o que dizes mas somo colegas há pouco tempo e não o conhecia até há poucos meses.
Se já o conhecesse há mais tempo como colega, aí a conversa era outra.

Eu fui honesto e claro com ele.
Mexeu no iPhone, disse-lhe que já o tinha há uns anos, falei-lhe dos riscos exteriores e da bateria durar só 1 dia e que tenho phones guardados na caixa que nunca usei. (uso do outro iPhone que tive)
Apercebi-me que ele não sabia que depois terá que trocar de cartão (para Nano SIM) e que podia passar músicas, fotos, etc. através do pc e expliquei assim por alto.
Acho que não sabia que se podia fazer isto tudo.

Só não falei que na sugestão da própria marca sugeria a troca de bateria indo as definições - bateria no iPhone.

Até te digo mais. Na altura perguntou-me quanto queria pelo iPhone (ainda pensei em 200€) mas pensei que seria exagerado e então falei dos 150€ e ele disse que se eu fosse comprar um novo iPhone que me comprava o que tenho atualmente.
Também lhe falei de várias lojas (não podemos mencionar aqui) que iPhone 7 recondicionados e mostrei-lhe o site e até disse para ir ver.
Mesmo assim, achou que queria seguir com o meu negócio.

Por isso, acho que não fui um mau colega e até pus "quase" todos os trunfos na mesa.
 
Se o rapaz não percebe nada de smartphones ao dizeres que a bateria dura um dia, e omites que é com a bateria nova mas que neste momento nem um dia dura, estás a enganá-lo. Desculpa a sinceridade mas se me fizessem isso sentia que me tinham enganado deliberadamente.
 
Se o rapaz não percebe nada de smartphones ao dizeres que a bateria dura um dia, e omites que é com a bateria nova mas que neste momento nem um dia dura, estás a enganá-lo. Desculpa a sinceridade mas se me fizessem isso sentia que me tinham enganado deliberadamente.
Não sei se percebe ou não de smartphones.
Foi o que me deu a entender.

Acho que fui claro e sincero dizendo que a bateria só durava 1 dia e que tinha que carregar todos os dias.
Como já disse no post anterior, até falei em lojas onde se pode comprar recondicionados por 200€-250€, etc.
Disse-lhe para ir ver.

Concluindo, ainda nem sei se farei negócio.
Isto foi falado há uns meses (janeiro ou fevereiro) e até lá ele pode querer desistir.
Estamos aqui a especular sem certezas.

Se avançar com um novo iPhone, voltarei a perguntar-lhe e dir-lhe-ei que a bateria só dura 1 dia (com pouco uso) e menos de 1 dia (com muito uso) e que precisa de ser substituída e depois logo vejo como corre.
 
Compreendo o que dizes mas somo colegas há pouco tempo e não o conhecia até há poucos meses.
Se já o conhecesse há mais tempo como colega, aí a conversa era outra.

Eu fui honesto e claro com ele.
Mexeu no iPhone, disse-lhe que já o tinha há uns anos, falei-lhe dos riscos exteriores e da bateria durar só 1 dia e que tenho phones guardados na caixa que nunca usei. (uso do outro iPhone que tive)
Apercebi-me que ele não sabia que depois terá que trocar de cartão (para Nano SIM) e que podia passar músicas, fotos, etc. através do pc e expliquei assim por alto.
Acho que não sabia que se podia fazer isto tudo.

Só não falei que na sugestão da própria marca sugeria a troca de bateria indo as definições - bateria no iPhone.

Até te digo mais. Na altura perguntou-me quanto queria pelo iPhone (ainda pensei em 200€) mas pensei que seria exagerado e então falei dos 150€ e ele disse que se eu fosse comprar um novo iPhone que me comprava o que tenho atualmente.
Também lhe falei de várias lojas (não podemos mencionar aqui) que iPhone 7 recondicionados e mostrei-lhe o site e até disse para ir ver.
Mesmo assim, achou que queria seguir com o meu negócio.

Por isso, acho que não fui um mau colega e até pus "quase" todos os trunfos na mesa.

Não diria que estás a usar trunfos mas sim estás a guardar os defeitos do equipamento para ti, sendo que ele irá gastar os 150€ + o valor de uma bateria nova, que se for original, será na casa dos 60€, se fosse contigo gostavas que um colega teu te fizesse o mesmo?
 
Não diria que estás a usar trunfos mas sim estás a guardar os defeitos do equipamento para ti, sendo que ele irá gastar os 150€ + o valor de uma bateria nova, que se for original, será na casa dos 60€, se fosse contigo gostavas que um colega teu te fizesse o mesmo?
Não, não gostava.

Vou repensar no negócio.

Vou-lhe dizer que a bateria precisa de ser trocada (por 49,90€ arranja-se numa loja e trocam na hora) e se quiser o preço será 200€ e não 150€ já que investi numa bateria e fui eu que paguei.

Ou achas que ficava pelos 150€ já com a troca da bateria paga por mim?
 
Não, não gostava.

Vou repensar no negócio.

Vou-lhe dizer que a bateria precisa de ser trocada (por 49,90€ arranja-se numa loja e trocam na hora) e se quiser o preço será 200€ e não 150€ já que investi numa bateria e fui eu que paguei.

Ou achas que ficava pelos 150€ já com a troca da bateria paga por mim?

Epah isso é relativo, podes vender pelos 150€ e indicar que a bateria precisa de ser substituída e ele decide o que pretende fazer, mas ao menos ficas de consciência limpa no que toca a futuras, e garantidas, queixas que ele venha a ter
 
Epah isso é relativo, podes vender pelos 150€ e indicar que a bateria precisa de ser substituída e ele decide o que pretende fazer, mas ao menos ficas de consciência limpa no que toca a futuras, e garantidas, queixas que ele venha a ter
Disse-lhe por outras palavras mas em vez de "ser substituída" foi "dura 1 dia ou até menos com algum uso durante o dia".
Acho que fui sincero e honesto com ele.

Mas quando voltar a falar com ele (volto a repetir, se avançar para o novo iPhone) vou-lhe dizer e ser mais direto que a bateria precisa de ser substituída e que o preço se mantém.
Depois logo se vê...
 
Disse-lhe por outras palavras mas em vez de "ser substituída" foi "dura 1 dia ou até menos com algum uso durante o dia".
Acho que fui sincero e honesto com ele.

Mas quando voltar a falar com ele (volto a repetir, se avançar para o novo iPhone) vou-lhe dizer e ser mais direto que a bateria precisa de ser substituída e que o preço se mantém.
Depois logo se vê...

Acho que é melhor para ambas as partes e não corres o risco de ficar mal visto nem ser chamado de burlão, eu sempre que vendo algo, seja a um conhecido ou não, sou honesto no estado do artigo e não vendo sem o mesmo ser testado a minha frente, assim não há cá confusões nem problemas mais tarde, já são muitos anos a vender e comprar produtos e já vi muita coisa…..
 
Acho que é melhor para ambas as partes e não corres o risco de ficar mal visto nem ser chamado de burlão, eu sempre que vendo algo, seja a um conhecido ou não, sou honesto no estado do artigo e não vendo sem o mesmo ser testado a minha frente, assim não há cá confusões nem problemas mais tarde, já são muitos anos a vender e comprar produtos e já vi muita coisa…..
A minha primeira abordagem não foi a mais correta. Admito!
Devia ter sido mais claro em relação a bateria (que era preciso de ser substituída) apesar de (já referi aqui ao longo dos post´s) dizer-lhe que a bateria durava 1 dia ou até menos conforme a utilização.

Quando tiver com ele, volto a perguntar se continua interessado e dou-lhe a indicação da troca da bateria.
 
Já agora, informa que já não vai atualizar para o novo iOS. Admito que para o tipo de utilizador que é, não faça muita diferença, mas assim pões as cartas todas em cima da mesa.

Um iPhone 7 com, boa bateria por 150€, sem trunfos e com todas as cartas em cima da mesa, seria um bom negócio para ambas as partes, no caso que descreves.
 
Já agora, informa que já não vai atualizar para o novo iOS. Admito que para o tipo de utilizador que é, não faça muita diferença, mas assim pões as cartas todas em cima da mesa.

Um iPhone 7 com, boa bateria por 150€, sem trunfos e com todas as cartas em cima da mesa, seria um bom negócio para ambas as partes, no caso que descreves.
Bem visto!

Nem tinha lembrado nesse pormenor.

Obrigado
 
Back
Topo