A vantagem de comprar um iPhone "velho"

Pois já no meu caso ando a ponderar passar novamente para iPhone. J não tenho um desde o 6s. Só me está a chatear é o rumor do aumento de preço e daí me estar um pouco a identificar com o tópico. Se calhar um 13 pro ficaria tão bem como um 14 pro
 
Em relação ao aumento de preço de notar que a geração do iPhone 13 já teve um aumento de 100€. Foi meio camuflado porque o iPhone 13 mini assumiu o mesmo preço do iPhone 12.

Mas se compararmos os iPhones equivalentes do ano passado estão 100€ mais caros.
 
Pois já no meu caso ando a ponderar passar novamente para iPhone. J não tenho um desde o 6s. Só me está a chatear é o rumor do aumento de preço e daí me estar um pouco a identificar com o tópico. Se calhar um 13 pro ficaria tão bem como um 14 pro

Já agora e para quem anda tão longe do mundo Apple como eu, os modelos pro em comparação com os modelos não pro são assim tão mais "fracos"?
 
É mesmo isso. Enquanto nos primórdios, a diferença do iPhone atual para o seguinte era enorme, hoje em dia os avanços são mais modestos, o que é natural. Não temos de estar sempre com aquela fome de ter o mais recente

Diria que para a grande maioria dos utilizadores terem um iphone 13 ou iphone14 (ou S21 vs S22, por exmeplo) é exactamente igual. Se não lhes disserem qual é provavelmente não conseguem dizer a diferença.
Já se atingiu uma capacidade de processamento que é basicamente inutil num telemovel para 99% das pessoas. Quase ninguem anda a editar vidos de 2 horas em 4K num telemovel....
O que há para evoluir é mais a duração da bateria e pouco mais. A nivel de fotografia já devemos estar proximos do limite do que dá para fazer neste espaço e ecrã também não vejo bem o que pode evoluir mais...
 
Diria que para a grande maioria dos utilizadores terem um iphone 13 ou iphone14 (ou S21 vs S22, por exmeplo) é exactamente igual. Se não lhes disserem qual é provavelmente não conseguem dizer a diferença.
Já se atingiu uma capacidade de processamento que é basicamente inutil num telemovel para 99% das pessoas. Quase ninguem anda a editar vidos de 2 horas em 4K num telemovel....
O que há para evoluir é mais a duração da bateria e pouco mais. A nivel de fotografia já devemos estar proximos do limite do que dá para fazer neste espaço e ecrã também não vejo bem o que pode evoluir mais...
De acordo. A bateria é a grande cena que tem de melhorar. Quanto à fotografia, as melhorias serão cada vez mais no software, diria
 
Em relação ao aumento de preço de notar que a geração do iPhone 13 já teve um aumento de 100€. Foi meio camuflado porque o iPhone 13 mini assumiu o mesmo preço do iPhone 12.

Mas se compararmos os iPhones equivalentes do ano passado estão 100€ mais caros.
Estás a fazer confusão. Os mini 12 e 13 foram ambos lançados a € 829. E os base 12 e 13 ambos a € 929.
 
Alguém me conseguia elucidar?
Depende do que tu queres como utilizador. Se queres uma utilização normal (tirar umas foros, email, mensagens, ver uns videos, etc), o base chega e sobra. Se precisas ou queres tirar fotos mais “pro”, usar a lente extra que traz ou se precisas de ram é um processador mais forte, então o pro é mais para ti.

Mas diria que para 98% dos utilizadores, o base chega
 
Nos iPhone 11, em termos de SoC a versão normal e a Pro são iguais. Nos 12 o SoC também é o mesmo, mas as versões Pro têm mais RAM. Nos 13, existe a mesma diferença na RAM e a versão Pro têm mais um core no GPU.

Eu comprei a versão Pro por capricho. Preferia o chassis em aço em vez de alumínio porque em termos de utilização faço uma utilização muito leve do telemóvel. Prefiro chorar uma vez e pagar mais na compra do que andar eternamente arrependido passado uns tempos.

A versão normal já é boa o suficiente.
 
Depende do que tu queres como utilizador. Se queres uma utilização normal (tirar umas foros, email, mensagens, ver uns videos, etc), o base chega e sobra. Se precisas ou queres tirar fotos mais “pro”, usar a lente extra que traz ou se precisas de ram é um processador mais forte, então o pro é mais para ti.

Mas diria que para 98% dos utilizadores, o base chega
Basicamente fotos com qualidade e não quero que fique lento em ano e meio/2 wnos
 
Eu troquei o meu SE 1st gen pelo 13 e posso garantir que o SE funcionou sempre muito bem, nada que ver com experiencia que tinha em Android. Embora ressalvo que não tenho experiencia com Android mais recente para saber se melhoraram a questão de ficar lento.
 
Por aqui, iPhone 6s 128gb, desde Nov 2015. Apenas substituí a bateria em Out 2021 e 9 meses depois, está com pior performance que a original com 6 anos de uso.
Ando a ponderar trocar, não por falta de desempenho, mas por querer algo mais recente.
Esperarei para ver o que trará o 14. Mais do mesmo?
 
Por aqui, iPhone 6s 128gb, desde Nov 2015. Apenas substituí a bateria em Out 2021 e 9 meses depois, está com pior performance que a original com 6 anos de uso.
Ando a ponderar trocar, não por falta de desempenho, mas por querer algo mais recente.
Esperarei para ver o que trará o 14. Mais do mesmo?
Mais do mesmo, pelo que se anda a dizer. Se fores para o modelo base, então até o processador é o mesmo. Em termos visuais, só o pro deve mudar um pouco
 
Pelo menos sabemos que no 15 type C será o que por si só implica muitas melhorias. Gostava de ver era o Touch ID novamente, no ecrã. Nunca percebi a razão de não colocaram em complemento ao Face ID.
Já agora, o que acham do Face ID em comparação com o Touch ID?
 
Por aqui, iPhone 6s 128gb, desde Nov 2015. Apenas substituí a bateria em Out 2021 e 9 meses depois, está com pior performance que a original com 6 anos de uso.
Ando a ponderar trocar, não por falta de desempenho, mas por querer algo mais recente.
Esperarei para ver o que trará o 14. Mais do mesmo?
Não tem garantia?
 
Pelo menos sabemos que no 15 type C será o que por si só implica muitas melhorias. Gostava de ver era o Touch ID novamente, no ecrã. Nunca percebi a razão de não colocaram em complemento ao Face ID.
Já agora, o que acham do Face ID em comparação com o Touch ID?
Touch ID > Face ID.

Mas, os dois, seria o ideal.
 
Com os iPhone 14 quase a chegar, comecei a pensar um bocado em cenários de compras. Em tempos, não comprar a versão mais recente de um smartphone significava ficar para trás no que diz respeito ao desempenho, espaço ou câmeras.

Hoje em dia, a não ser em cenários bastante específicos (existirão sempre), os smartphones já não vivem de revoluções mas sim de evoluções incrementais. Por isso, comprar o iPhone 13 ou o 14 na verdade não muda grande coisa para a maioria dos utilizadores: a experiência será fluida, as fotos bonitas e a velocidade rápida.

Isto tudo para dizer: quem anda a pensar em comprar um iPhone (seja de Android para iOS ou de um iPhone mais antigo para um mais recente), se querem poupar uns trocos, o atual vai estando em desconto e é uma grande máquina
Eu tenho só comprado usados, ainda mais no Brasil. E tem um amigo que ele compra sempre no lançamento e já comprei dele o 11 pro max em 2020 e 12 pro max ano passado (que foi pro meu pai) a preço bom.

O que chateia de andar sempre "1 ano atrás" é mesmo bateria, depois de 3 anos a bateria já foi, mas usufruiste 2...

Se fosse algo acessível ou simples, trocava-se a bateria depois do segundo ano e tinha uma maquina ainda perfeitamente capaz. O iPhone 11 pro max ainda é excelente aparelho, mas a autonomia já noto que nem de perto é a mesma de quando peguei (veio com 95% de bateria e durava 2 dias inteiros de uso).

Com o iPhone 14 ainda vou ver se compro em viagem ou pegar o 13 pro max deste amigo, lol...

A nivel de ecran, performance é tudo quase a mesma coisa, o que noto diferenças mesmo é a qualidade fotográfica. Do 11 PRO vs 13 PRO a diferença é enorme, digo isso porque teve um fds que tirei fotos com ambos os telefones no mesmo local, em condições de luminosidade desafiadoras e notava-se!
 
Última edição:
Back
Topo