1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

A vossa Ajuda - Desktop+Periféricos - +/-1800€ - Gaming

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Nahar, 2 de Dezembro de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 1956)

1. Ora bem...

Aqui vinha eu pedir ajuda para a compra da minha nova máquina.
    Depois de muito ler, sem comentar, em posts do mesmo género, aprendendo com os experts e com o que se tem escrito, sinto-me em melhores condições para poder colocar-vos as minhas próprias dúvidas.

Então, e antes de mais nada, o tal...
    Questionário
    =========
    1) Qual o orçamento?
    Entre 1800-2000€, máximo!! (se fosse possível gastar abaixo disto, era óptimo!)
    2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop
    3) Quando vais comprar o Computador?
    Em Janeiro 2009, se isso permitir poupar alguma coisa em relação a esta época natalícia (senão era para já)
    4) Qual será a funcionalidade do PC?
    a. Se jogos indicar o tipo de jogos e a resolução a que jogas
    Crysis, FarCry 2, WiC, e outros FPS mais recentes. A resolução seria a maxima do monitor, pelo que praí 1600x1200, talvez...
    5) Marca de processador
    b. Intel
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Queria comprar uma excelente máquina agora, para evitar actualizar tão cedo. Diria que pretendo actualizar daqui a 4-5 anos.
    7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Desconheço o que é um AMD Spider System. Não tenho preferências por marcas específicas.
    8) Processador
    c. I7
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    c. Single card mas possível CF ou SLI no futuro
    10) Memórias
    b. DDR3
    11) Motherboard
    a. ATX
    iii. Gaming
    12) Disco Rigido
    b. Raid 0
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    ii. 250 Gb
    vi. 1 TB
    13) Drives
    c. Gravador de DVD
    14) Necessitas de Fonte?
    Sim
    15) Necessitas de Caixa? (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Sim. Colocarei várias para me esclarecerem dúvidas.
    16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    a. Monitor (se sim, é favor indicar o tamanho desejado.) - SIM - 22'', não há orçamento para maior
    b. Teclado - SIM
    c. Rato - SIM
    d. Se outro, indicar
    Indicarei mais abaixo
    17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Tanto faz, desde que seja um bom serviço. Se for muito longe do Distrito de Lisboa, terá que ser online.
    18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não tenho. Se puder ser perto da minha zona de residência, tanto melhor (Lisboa). Se não, online.
    19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Bluetooth e Wireless, nada de mais.
    20) Vais fazer Overclock?
    Apesar de não saber muito nesta área, provavelmente sim. De futuro.

END ----------------------------------------

Bom, dito o que está em cima, a verdade é que, e depois de ter andado a percorrer a maioria dos muitos posts que se tem escrito sobre configurações para aquisição de máquinas recentes, cheguei à seguinte config, a qual gostaria que comentassem, e me esclarecessem nas dúvidas que tenho:

Motherboard: ASUS P6T DELUXE - 284.90€ - GlobalData

Processador: INTEL CORE I7 920 (2.66Ghz) SKT 1366 BOX – 288.10€ - GlobalData

RAM: GSKILL KIT 6GB DDR3 1600Mhz NQ PC10666(CL9) – 196.90€ – GlobalData

P. Gráfica: POWERCOLOR RADEON HD4870 x2 2GB GDDR5 – 463.60€ GlobalData
    MSI NVIDIA GFORCE GTX280 1GB DDR3 PCI-E – 383.10€ - GlobalData
    (eis a primeira grande dúvida - a HD4870 vale a diferença de preços?! Não ficarei bem servido com a GTX280?)

Fonte: CORSAIR TX-650W – 89.50€ - GlobalData
    CORSAIR TX-750W – 112.90€ - GlobalData
    PC POWER & COOLING SILENCER 750W QUAD – 145.30€ - GlobalData
    (outra dúvida. A diferença de preços é assinalavel. Sabendo que possivelmente poderei querer fazer OC um dia, qual é a fonte que me aconselham para este sistema?)

Caixa: NOX COOLBAY HX – 92.40€ - GlobalData
    ANTEC 900 – 92€ - GlobalData
    ANTEC 1200 – 145€ - GlobalData
    NZXT TEMPEST – 97.80€ - GlobalData (-5€ GigaStore)
    (outra das minhas dúvidas. Sei que a escolha recai muito no gosto pessoal, mas gostaria das vossas opiniões, até mesmo de outras que não estejam aqui. Isto porque eu nunca vi nenhuma destas caixas ao vivo, e de facto não sei qual escolher... Gosto das imagens que vejo da Antec 1200, mas compensa a diferença de preços para as restantes?!)

Disco SO: SEAGATE 250GB 7200 RPM SATA II 16MB SP – 44.70€ - GlobalData

Disco STORAGE: SAMSUNG 1TB 7200 RPM SATA II 32MB – 99.00€ - GlobalData

DVD: SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK – 19.90€ - GlobalData

Rato: LOGITECH MX 518 OPTICAL USB – 26.80€ - *****
    LOGITECH G9 – 54.40€ - *****
    (sendo o computador essencialmente para Gaming, gostaria de ter um bom rato... o que não sei é se compensa dar esta diferença de preço para ter um G9... Também gostava de ter um rato cordless, mas não sei... o que aconselham?)

Teclado: LOGITECH ULTRA FLAT - 16,80€ + CYBER SNIPA GAMEPAD V2 – 30.80€ - GlobalData
    LOGITECH G15 – 78,85€ - Yinformática
    LOGITECH G11 – 48,75€ - Yinformática
    (as observações do rato estendem-se ao teclado... qual é a vossa opinião?)

Colunas: LOGITECH X-230 – 38.10€ - GlobalData
    LOGITECH Z-4 – 77.10€ - GlobalData
    (valem a diferença de preço? quais as melhores colunas 2.1 do mercado, na sua relação preço/qualidade?)

Monitor:SAMSUNG TFT 22" T220 2MS (WIDE) – 215.40€ – *****

Cooler:NOCTUA NF-P12 120MM – 18.80€ - GlobalData
    ARTIC COOLING FREEZER 7 PRO – 18.80€ - GlobalData
    (esta é outra das dúvidas... suponho que, se não fizer OC, não precisarei de coolers extra, certo? Mas... e se depois decido fazer? Não será melhor ter e estar preparado?

E pronto, essencialmente é isto.
    Eu gostava de comprar isto antes do Natal, mas sei que os preços inflacionam nesta altura... Acham que compensa mesmo esperar um pouco mais, até Janeiro?

Todos os vossos comentários/sugestões serão muito bem vindos!
    Agradeço desde já! (e desculpem as muitas dúvidas...)

Última edição: 2 de Dezembro de 2008
  2. RSC

RSC Power Member

Por partes:

A gráfica, eu ia para uma GTX260 das novas (216 cores), consomem bem menos que qualquer uma das outras que indicaste, aquecem muito menos, não têm problemas de compatibilidade de drivers (como acontece muitas vezes com as placas com dual gpu) e em termos de performance, com OC, ficam taco a taco com uma GTX280, custando apenas 300/310 euros.

A caixa é a que tu pessoalmente preferires entre essas. Tira só a Nox fora do baralho porque dessas é a mais fraquinha. Uma das Antec's era a melhor escolha, pelo menos para mim.

A fonte, apesar de estar bastante cara na Globaldata (podes considerar comprar noutro local) eu ia para a PC Power & Cooling 750w, é claramente a melhor das 3.

O monitor, com o teu orçamento, ia para um HP w2228h, sem pensar duas vezes.

Quanto ao cooler, não é isso que tens aí. Um é, o outro não. O Arctic Cooling é mesmo um cooler (mas é muito, muito fraquinho para um PC desses e ainda pra mais para um i7). A Noctua é apenas uma ventoinha. O cooler Noctua que tu queres é o NH-U12P e custa 55 euros +/-. Se fores para o Noctua, pelo que li já saiu uma versão core i7 desse cooler que em vez de uma vem com duas ventoinhas. Era uma opção a considerar, se o preço não subir demasiado.

Tudo o resto está impecável. ;)

3. RSC, obrigado desde já pelo comment.

Em relação à gráfica, a minha dúvida mantém-se. Isto é, sobre tudo o que tenho lido por aqui, e para este computador, comprar uma GTX260 não acaba por ser "gráfica a menos" para o resto da máquina? Ou estarei a sub-avaliar a 260? É que só oiço falar por aqui na GTX280 e na HD4870x2!!

Já agora... e em relação aos restantes periféricos? :) São os que tenho mais dúvidas, uma vez que o pessoal raramente os aborda por aqui... Mas como eu estou a comprar o pacote inteiro...
    (obrigado pela sugestão do monitor, não conhecia aquele HP... mas não tem um tempo de resposta de 3 ms, maior que o Samsung? É que...ainda por cima sendo mais caro, na GlobalData (268,20), em que é que compensa, concretamente?)

4. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Uma gtx260 não é nada má..honestamente penso que são poucas as vezes que essas gráficas são recomendadas

Cumps

5. RSC

RSC Power Member

A GTX260 216 cores é uma gráfica brutal, acredita. Agora, se queres dar 450 euros pela gráfica, vai para a 4870x2. Quanto ao monitor, os tempos de resposta 2ms/3ms/5ms, é mais marketing que outra coisa. Em primeiro lugar abaixo de 8ms tu nem consegues notar e em segundo lugar são tempos que muitas vezes querem dizer coisas diferentes. Um 5ms pode ser ON/OFF e um 2ms pode ser Grey-to-grey. Não é por aí. Quanto ao monitor em si, e ao contrário dos Samsungs não tens a lotaria dos paineis (nos Samsung podes apanhar paines feitos por varios fabricantes e nem todos são muito bons).

6. Muito bem, convenceram-me quanto ao ecrã...

Em relação à gráfica tenho tentado procurar alguns indicadores e benchmarks na net, mas de facto ainda estou indeciso...

Obrigado pela ajuda.

7. INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX 288,10 €
    ASUS P6T DELUXE 284,90 €
    GSKILL KIT 6GB DDR3 1333MHZ NQ (CL9)* 196,60 €
    ANTEC NINE HUNDRED* 92,00 €
    SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP4 4,70 €
    SAMSUNG 1TB SATA II 32MB* 99,00 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €
    CORSAIR TX-750W 112,90 €
    MSI GTX280 OC 1GB DDR3 PCI-E* 383,10 €
    HP TFT 22" W2228H 3MS (WIDE) HDMI* 268,20 €
    LOGITECH Z-4* 77,10 €
    CYBER SNIPA GAMEPAD V2 30,80 €
    LOGITECH ULTRA FLAT 16,80 €
    LOGITECH G9 LASER MOUSE USB CORDLESS* 69,40 €

TOTAL (Preços GlobalData) - 1983,50 €

Em princípio será esta a config final.
    O que alterariam?
    Ah... e se quiser fazer um OC, preciso mesmo do cooler, não preciso?
    (será que valerá mesmo a pena aguardar pelo fim do Natal?)

8. LProlog

LProlog Power Member

Pensa bem se queres um monitor com painel glossy (por causa dos reflexos); não é verdade que os samsung são piores que os HP. Os painéis até são os mesmos, o que varia é o acabamento glossy, que fica muito bonito sobretudo com o monitor desligado, mas que na prática, deixa a desejar.

9. Exacto...
    Acho que terei que ver os dois ao vivo, em funcionamento, para poder tomar uma decisão... De facto não me apetece muito ter um ecrã que serve de espelho, em especial em condições de alguma luminosidade (o meu escritório tem bastante luz durante o dia...)

10. LProlog

LProlog Power Member

Então pensa bem nisso antes de escolheres. A qualidade geral dos 2 é semelhante, sendo que o HP tem o "preto mais preto" (devido ao glossy) e o Samsung tem maior profundidade de cores.

11. Há uma duvida que eu tenho, e que é se para um computador destes uma fonte de 750w é suficiente. É que pelo que tenho lido na várias reviews na net, o processador e a placa gráfica, em full load (ambos), consomem quase 600w (no smoatório dois 2...)... 150w chegarão para 2 discos, DVD e todos os usbs ligados ao computador? E se quiser fazer OC ao processador ou à gráfica?...

Alguém me saberá responder a isto?

12. RSC

RSC Power Member

Isso deve ser uma gráfica com 3 ou 4 gpu's não!? Eu acho que tu estás muito, mas muito equivocado. Para teres uma ideia, uma configuração com um Quad e com uma 4870x2 em max load não passa dos 450w. O teu PC em max load não passa dos 350/360w.

Última edição: 5 de Dezembro de 2008
  13. Então lê isto:

http://www.trustedreviews.com/cpu-memory/review/2008/11/04/Intel-Core-i7-Performance-Analysis/p7

http://www.legitreviews.com/article/726/20/

288+296 = 584w (FULL LOAD)

Nas minhas contas, não anda muito longe dos 600w...
    As reviews estão erradas, ou foi um erro meu de interpretação?

14. RSC

RSC Power Member

Que parte do "Total System Power Consumption" é que tu não percebeste...? Como em todas as reviews, esses valores são para o consumo total do PC, não apenas para gráfica/processador.

15. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

lol tens que arranjar um quarto com a gtx260 :D

eu ja arranjei um com a hd4870x2 :P

eheheh tou a brincar contigo ;)

sim a gtx260 maxcore e uma grafica brutal ^^

vai para a hd... ficas melhor servido a longo prazo (so se quiseres)

e tas a gastar dinheiro desnecessario em tapetes e ratos e etc...

compra um rato simples... os perifericos de gaming ficam pa mais tarde... a n ser que sejas gamer profissional isso tudo n vale a pena

Última edição: 5 de Dezembro de 2008
  16. Daí eu ter perguntado se foi um erro de interpretação meu... :)

Obrigado pelo esclarecimento, fico mais descansado assim...;)

17. Outra coisa... A instalação do Noctua NH-U12P implica a retirada do cooler de série que vem com o Intel i7, certo?

É que eu sobre isto percebo mesmo muito pouco... Se comprar um computador numa loja online, e pagar a instalação dos componentes, eles colocam este cooler em lugar do de série, é isso?...

18. RSC

RSC Power Member

Sim, só podes ter um cooler no CPU, ou o que vem de série ou outro. Neste caso eles instalam-te o Noctua em vez de instalarem o cooler de série. :)

19. Finalmente decidi-me, depois de andar a cirandar por mais alguns sites:

MotherBoard ASUS P6T DELUXE
    Processor INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX
    Processor Cooler NOCTUA NH-U12P SE 1366
    RAM GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ NQ PC10666(CL9)
    Grafica MSI NVIDIA GFORCE GTX280 OC 1GB DDR3 PCI-E
    Box COOLER MASTER DOMINATOR 690
    Power Fountain CORSAIR TX-750W
    OS/Games Disk SEAGATE 250GB 7200 RPM SATA II 16MB SP
    Storage Disk SAMSUNG 1TB 7200 RPM SATA II 32MB
    DVD SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK
    Cable Management AKASA CABLE MANAGEMENT KIT
    Refrigeration A1 COOLTEK ANTI-VIBRAÇÃO PARA FAN 120x120MM
    Refrigeration A2 NOISEBLOCKER XL2 120MM BLACKSILENT RETAIL
    Refrigeration B1 COOLTEK SILENT FAN 140MM BLUE
    Refrigeration C1 NOISEBLOCKER X1 80MM BLACKSILENT RETAIL
    Refrigeration C2 COOLTEK ANTI-VIBRAÇÃO PARA FAN 80x80MM

Total: 1610,50€ (preços GlobalData)

Agradeço se porventura houver comentários a fazer.
    Julgo que fica já preparado para OC e tudo, quando for preciso...
    Fará sentido ter um controlador de ventoinhas, externo?...
    O monitor novo será o HP TFT 24" W2408H 5MS (WIDE) HDMI (acabei do comprar... que maravilha... :D)
    E espero ter PC para uns tempos... ;)

Última edição: 21 de Dezembro de 2008
  20. Flama

Flama Power Member

Se fosse a ti esperava por janeiro para comprares o PC tal como eu vou fazer...Vou esperar ate fim janeiro inicio Fevereiro...Nao sei é se tu conseguirás ser tao paciente como eu :)

Isto, porque em janeiro (dia 8 se nao me engano) sai a gtx 295 dual gpu tal como a HD4870x2...E com isto estou a espera para ver se a ATI baixa os seus preços ou se compro a gtx295 caso seja algo do outro mundo...

So para tu veres, a gtx295 usada nas previews nao era a versao final e estava com drivers beta e em alguns jogos era igual ou superior mais ou menos 20%... So que pronto, é um bocado aquela coisa...So mesmo esperando para ver ;) Para nao falar nos Phenom 2 que saem em Fevereiro acho,mas isso ja nao tenho a certeza,mas se sairem talvez os i7 baixem um bocadinho :D

Mas é como digo, so mesmo esperando para ver porque a baixa de preços nao é certa da parte da ATI visto elas ja serem baratas e o i7 talvez baixe ou talvez nao ;)

Eu vou ser paciente e tu? consegues? hihihihahahaha :P pelo menos ate fim janeiro xD

Última edição: 20 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página